quinta, 18 de abril de 2024

Como o conceito torto de liberdade de imprensa matou um ato de solidariedade

 

Maior doadora de leite materno do Brasil perde mais uma batalha: a estupidez venceu a solidariedade

maior doadora leite brasil
Michele Maximino, a maior doadora de leite materno do Brasil (Reprodução)

Texto enviado a Pragmatismo Político pelos autores Michele Maximino e Ederval Trajano

Em Janeiro de 2009 chegamos à cidade de Quipapá para prestar concurso público para a Prefeitura Municipal. Enquanto tentava uma vaga para Professor de História, Michele Maximino tentou uma vaga para Técnica de Enfermagem. Com o resultado do concurso, comemorei o primeiro lugar, mas Michele não obteve êxito. Em junho de 2009, tomei posse do cargo e em julho comecei a trabalhar. Pedi remoção do concurso estadual, da Escola Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão dos Guararapes, para a Escola Dr. Fernando pessoa de Méllo e finalmente estava em uma cidade pequena, com cerca de 25 mil habitantes, e de uma receptividade grandiosa. Boas amizades, clima bom, custo de vida melhor ainda, sem trânsito, violência quase inexistente, típica cidade do interior onde todos se conhecem. Um belo local para criar filhos e educá-los.

No dia 03 de outubro 2013 tudo mudou. Em um programa ‘humorístico’ de televisão em rede nacional e internacional, blindados pela liberdade de expressão, somos atacados (relembre aqui) por um projeto de humorista que em pouco mais de um minuto e meio desferiu vários golpes contra a honra e a dignidade de uma doadora, que além de doar mais de trezentos e cinqüenta litros de leite humano, ainda dirigia cerca de 80 quilômetros até o banco de leite mais próximo, na cidade de Caruaru, PE. (acesse aqui o site de Michele)

Tudo mudou. Pessoas ligavam, passavam mensagens, comentários nas ruas, risadas em grupos, ataques no facebook; casos típicos de uma pequena cidade do interior e de uma pequena minoria que é invejosa e caluniosa. Quipapá não se resume a essas pessoas, elas não representam o sentimento da maioria.

Fomos vencidos, perdemos a primeira batalha. Uma pequena parcela da população regida pela “simples piada” de Danilo Gentili que até hoje “surfa” na onda da piada, nos atacou covardemente. Já Danilo Gentili ganhou mais seguidores no facebook; ganhou mais audiência em seu programa; conseqüentemente mais patrocinadore$; uma nova emissora (SBT); um salário que pode saltar de 70 mil para até 700 mil mês.

doadora leite materno brasil

Quem ganhou com a piada? Michele deveria ser alvo de chacota em rede nacional por que fazia campanha para incentivar mais doações de leite humano? Desde o momento percebi que existe uma inversão de valores nesse episódio. A doadora de leite humano que salva vidas foi transformada em uma criminosa, pelo simples fato de doar leite e sensibilizar outras lactantes a doarem o seu excesso de leite materno.

Mais uma batalha perdida

No último domingo (26 de janeiro de 2014) saímos da cidade e estamos recomeçando nossas vidas no Recife. Incertezas é o nome dessa mudança de vida, causada por “uma simples piada”. Deixei cinco anos de uma vida tranqüila, um concurso municipal, em virtude de uma humilhação em rede nacional.

Recomeçar é a palavra de ordem, procurar uma escola para meu filho Gabriel estudar, procurar um emprego para Michele Maximino, trabalhar e ajudá-la a esquecer tudo. Não estamos arrependidos de nada, faríamos tudo novamente, pois temos a certeza que Deus está no comando e não vai nos abandonar. Perdoamos todos que nos fizeram mal, pois tenho a certeza que ódio é um sentimento que devemos eliminar para não desencadear outros males. Doar é dividir o seu amor com o próximo.

 

Luis Nassif

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Atenção

    Atenção, se alguem  olhar para o sol ( com protetor adequado) nesse exato  momento, 13:10 verá um pequeno ponto negro quase no centro do nosso astro. Alguem  sabe o que é?

     

  2. Nada a ver com imprensa ou liberdade

    Data vênia, caro Nassif, o episódio nada tem a ver com imprensa ou liberdade para jornalismo. Foi um programa de entretenimento (nesse caso, para boçais, mas entretenimento), que quis fazer chacota sobre a atitude da doadora de leite, não noticiar um fato. Transformou em bizarrice, no estilo desses programas mundo cão, o que era um gesto a ser louvado e encorajado.

    Nenhuma reflexão, nenhum critério jornalístico. A generosidade da natureza com a doadora e a da própria doadora com as pessoas por quem dirigia por 80 quilômetros para repartir o que lhe sobrava viraram piada machista e grotesca no programa do sujeito, até hohje sem remorso pela sua luicrativa cretinice.

    1. Tem a ver sim. Todas as

      Tem a ver sim. Todas as tentativas do Ministério Público Federal contra abusos desses programas – caso PCC no Gugu, entre outros – esbarram no entendimento dos juizes de que a punição seria um atentado à liberdade de imprensa. No caso do PCC, por exemplo, Veja e outros jornais moveram uma campanha ignobil contra a procuradora, apontando-a como inimiga da liberdade de imprensa.

      1. Mais um exemplo de como

        Mais um exemplo de como explorar um direito que o regime democrático nos proporciona, para atacar, desta vez, não só a imprensa, como a própria justiça.

      2. Qual é o bem maior?

        O problema do entendimento do juízes é questão de coragem na convicção. Afinal, qual o valor a ser protegido no presente caso? A liberdade de imprensa ou o bem maior, qual seja o direito a vida, a saúde, de milhares de crianças? Acho que o que falta é os senhores juízes tomaram decisões democráticas em conjunto. Aí, o assassinato de reputações poderá ser vencido.

  3. Enquanto as  pessoas que se

    Enquanto as  pessoas que se sentirem lesadas ou prejudicadas não entrarem na justiça ou protestarem contra elementos deste tipo, nada vai acontecer. Vão ficar todos aqui se lamentando. Efeito prático nenhum.

    Gentille agora é funcionário do SBT, que fica na Rod. Anhanguera, Osasco.

    Ele tem também uma casa de “standup comedy” na Rua Augusta, SP.

  4. A liberdade de imprensa pressupõe o direito de resposta, mas….

    O problema principal é que Michele Maximino não tem como se defender. Porque apesar do direito de resposta existir, na prática é quase impossível de exercê-lo.

    Alguns argumentarão que não se trata da imprensa e sim de um programa humorístico. Mas jornalismo como um todo não virou justamente isso, entretenimento?

    Nos telejornais a notícia de um desastre de avião que mata duzentos é veiculada ao lado dos gols da rodada. Não é tão fácil assim diferenciar o que é entretenimento e jornalismo, pois ambas as coisas estão cada vez mais próximas.

    Uma outra falácia é a de que por ser um programa de humor a intenção não era a de prejudicar ninguém. Levar alguém e atividade deste alguém ,que presta um serviço de máxima importância, ao ridículo é para ajudar esse alguém? Algo me diz que não.

    A solução é simples. O apresentador não criou o problema? Então. Agora é só o mesmo apresentador concertar. É simples, uai.

  5. humor predatório

    Um exemplo típico de humor nojento, predatório, de um cara sem graça que para alcançar sucesso, é capaz de destruir reputações e condutas, jogá-las na chacota coletiva. Ele fez um humor nomeado, que, deliberadamente, coloca pessoa ou pessoas como alvo de linchamento midiático. Foi o que ocorreu. A culpa é do público que prestigia esse pseudo humorista rude, da emissora que contrata, dos anunciantes que lhe colocam publicidade e de boa parte da mídia que o incessa.

  6. Enquanto isso, no Ig, a federalização das notícias ruins

    Brasil perde R$ 1,1 bilhão com enchentes

    Pesquisa feita com base no PIB medido pelo IBGE entre 2008 e 2012 revela que as enchentes na região metropolitana de São Paulo já causaram ao País prejuízo de R$ 1,13 bilhão em cinco anos

     

    Quanto ao humor fascista do escárnio ao semelhante, do desprezo à solidariedade, do “nós é nós, o resto é bost@!”, a luta é longa e árdua pra melhorar…

  7. A democracia, com todos os
    A democracia, com todos os seus defeitos, ainda é o regime menos ruim entre tantos experimentados pela Humanidade. Seu apanágio maior – a liberdade de expressão – paradoxalmente também pode se converter na sua maior inimiga quando é vista e exercida sem responsabilidade cívica e moral. Se ultrapassa o limite do aceitável passa, num átimo, de néctar para veneno.O que fizeram com essa senhora mais do que um ataque ignóbil, infame, rasteiro e covarde, foi um crime; um atentado à própria democracia porque foi abusada para atacar a honra de terceiros.Terceiros, como é o caso dessa senhora, a que devemos não só respeito, mas veneração. Uma cidadã que pelo seu exemplo nunca poderia ser motivo de chacota por parte de um pseudo humorista. Um reacionário, covarde, boquirroto, inconsequente e desnaturado. O que é mais triste e sombrio é constatarmos que esse desqualificado tem milhares de “seguidores” nas redes sociais. Gente da mesma laia dele.A que ponto chegamos!

  8. Fraquíssimo como humorista. E

    Fraquíssimo como humorista. E com essa vozinha afeminada não sei como ele ainda não apanhou de algum 88 direitoso da vida.

  9. Não existe liberdade de imprensa, há uma ditadura patronal

        Ao mesmo tempo em que os meios de comunicação dão toda a liberdade para ataques covardes contra pessoas indefesas, exercem uma censura patronal contra a apuração de notícias que incriminem seus aliados políticos. Ou alguém ainda acha que a cobertura que a imprensa faz ao caso da cocaína no helicóptero dos Perrela, no melhor estilo moleque de recado do acusado, não significa ausência de liberdade para o trabalho dos jornalistas.

  10. As vezes me sinto muito mal,

    As vezes me sinto muito mal, com essa gente, que tem o poder de humilhar as pessoas! Esse cara é um ser sem luz! Sabe quando vai ter a minha audiência, nunca!

    1. Concordo integralmente!

      Concordo integralmente contigo! Este ser que foi contratado pelo SBT ( antes tivesse ficado com o Bozo) e o outro ser que ficou no lugar desse sujeito na Band no Agora é Tarde tem uma alma podre, valores corrompidos e uma ânsia pelo estrelismo de 15 minutos na TV aberta ( que é um saco imenso de merda!)

      Lamentável o que fizeram com essa jovem.

  11. Quer dizer que se eu ofender

    Quer dizer que se eu ofender o Danilo em nome da minha liberdade de expressão

    (inteligente ?) não corro risco algum de ser processado e perder? Ou ..

    1. A liberdade de expressão não

      A liberdade de expressão não é um direito absoluto, que gera imunidade para o jornalista ou qualquer pessoa humilhar e ofender a honra de terceiros, principalmente, em rede nacional de televisão, que é uma concessão pública que deveria cumprir as  finalidadesprevistas na Constituição Federal, no artigo 221. Danilo Gentili ofendeu a dignidade desta senhora e deveria ser processado. A mídia usa desse humor negro e apelativo como instrumento de infantilização e idiotização da sociedade, construindo consumidores ao invés de cidadãos. Comunicadores como Danilo Gentili apenas somam para a aumentar a indigência mental das pessoas. Ele merece ser boicotado.

      Veja o que fala a Constituição Federal:

      Art. 221 – A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

      I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

      II – promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

      III – regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei; 

      IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família. 

  12. Eu sinto muito, Nassif, mas é

    Eu sinto muito, Nassif, mas é muito difícil não embarcar na onda dos que atribuem aos paulistas uma boa parte do que de pior existe no Brasil. Infelizmente tenho notado isso há alguns anos na cidade que já foi considerada a melhor das Américas para se viver. Depois de sucessivas “invasões” paulistas, BH tem se tornado um mini inferno, o que quer dizer uma mini Sampa. Incluindo ai todos os ódios, preconceitos e atitudes arrogantes de um povo que se julga superior aos outros. Nessa história da moça pernambucana, eu queria muito que uma onda tsunâmica levantada pelas mulheres com M desse país sufocasse, afogasse, varrese da face da tela, da internet, dos impressos, uma figura tão grotesca quanto esse “companheiro” de trabalho do Amigo dos Garis. Fica a sugestão e o sonho.

    1. Se eu fosse humorista

      Se eu fosse homorista como o Danilo Gentili, diria:

      “Em 1932, o Brasil teve a grande oportunidade de se livrar do estado de São Paulo. Não quis. Não pode, não dá, é preciso manter a indivisibilidade da Pátria etc. Agora aguentem.”

      Como não sou humorista, digo o seguinte ao leitor Silvio Torres: Deixe BH e venha para Santarém do Pará. Aqui quase não tem paulistas.

      Aqui ninguém põe a culpa de nada nos paulistas; os culpados pelos problemas da região são os gaúchos (que vieram plantar a maldita soja), os cearenses (que dominam o comércio local e só se casasm entre si, para não dividir suas fortunas), os maranhenses (que migram para “tomar empregos” dos paraenses), os mineiros, goianos e mato-grossenses (que desmatam e criam “boi branco”), os missionários protestantes americanos (que vêm converter os índios), a Igreja Católica (que se intromete nos assuntos de estado), a Cargill (que construiu um terminal graneleiro na orla da cidade), a Zona Franca de Manaus (que vai instalar um entreposto por aqui), o Governo Federal (que quer construir hidrelétricas no rio Tapajós e estragá-lo), sem contar os amazonenses, que os paraenses dizem ser preguiçosos (por isso os paraenses migram para Manaus e conseguem empregos, deixando de produzir em seu estado natal).

      Todos eles são, com certeza, os culpados pela falta de rede de esgotos, falta de água, falta de asfalto, falta de escrituras (cerca de 80% dos imóveis de Santarém não têm escritura), rio Tapajós poluído com mercúrio, desnutrição de nossas crianças, derrubada da mata. Nada disso existia antes da chegada dos “de fora”. Se não existissem os cearenses, os gaúchos e a Cargill em Santarém, com certeza teríamos rede de coleta de esgoto em toda a cidade, além de transporte coletivo de qualidade; sem os grandes projetos na região, poderíamos continuar vivendo como nossos ancestrais, plantando mandioca (em várias acepções) e pescando, antes de se embalar numa boa rede… Para quê mais do que isso?

      (Para os que têm desligado ou quebrado o botãozinho da ironia: reproduzi acima diversos preconceitos e frases feitas que circulam por aqui sobre os brasileiros de outras regiões que vêm ao Pará. Não concordo com essas ideias. Entenderam ou querem que eu desenhe?)

      Não sou paulista, mas estudei em SP e morei também em outros estados, inclusive em MG; conheço SP o suficiente para saber do que falo: o povo de lá não é diferente da população de outros estados brasileiros que conheço.

      É um absurdo ver o preconceito regional ser expresso sem freios e sem ninguém reclamar. Se fosse alguém falando mal do Nordeste, já teria sido preso. Mas como só está pondo a culpa dos problemas do Brasil nos paulistas, então tudo bem… Pau neles, como diria o Ratinho!

      Em 15 de agosto de 1823, o Grão-Pará foi obrigado a reconhecer a Independência do Brasil e aderir ao Império de Pedro I. Até então, os grão-paraenses não eram brasileiros. Tornaram-se brasileiros na marra!

      Já pararam para pensar em que, talvez, seja o Brasil a causa dos problemas da Amazônia?

      Aqui muitos pensam assim.

  13. O aleitamento materno salvou a vida de minha filha

    O assunto é sério.

    Devo a vida de minha filha ao colostro, o primeiro leite materno, quase um soro,  produzido em um curto período, de um a cinco dias após o parto, e que é muito rico em fatores de defesa, como leucócitos e imonuglobulinas.

    Ela nasceu com baixíssima resistência e as infecções eram sucessivas. Todos os medicamentos falharam e não produziam resultados. Ela quase não tinha anticorpos e sua vida seria breve em face a ineficácia dos medicamentos, como o médico tristemente adiantara-me.

    Porém os saudosos pediatras, Dr. Raya e o Dr. Achê – do Hospital São Lucas, de Ribeirão Preto, nunca esquecerei o nome destes médicos maravilhosos, disseram-me que restava uma esperança: o colostro, o primeiro leite materno, um soro que durava quase cinco dias, insisto, rico em elementos de defesa, além de riqueza alimentar.

    Para tanto, precisávamos, eu e aminha esposa, de perigrinar pelos consultórios médicos, pedir auxílio a gestantes, que repartissem o colostro do futuro nenê também com a nossa bebê.

    Pensamos que era uma tarefa difícil e desagradável. Mas não foi. Encontramos muita receptividade, solidariedade e compaixão entre as gestantes. Muitas delas nos perguntava o porquê desta necessidade. Porque também tínhamos lido e muito sobre o assunto, além das explicações destes médicos inesquecíveis, passávamos a também explicar a necessidade do aleitamento materno e as propriedade deles, máxime nos primeiros dias de vida da criança. Inclusive a necessidade do aleitamento por cerca de seis meses, tudo para evitar doenças e, inclusive, óbitos de recém nascidos.

    Tornamo-nos os mensageiros do leite materno. Todos  os pedidos que fizemos foram atendidos. Todas as mães atenderam nossos pedidos. Não houve nenhuma recusa. Um ensinamento de solidariedade e compaixão.

    E durante cerca de quatro anos – tivemos que tratar nossa filha  com o colostro- até que um dia, através do  acompanhamento médico, houve a percepção que poderia deixar de ingerir. Dla voltou a ter a imunidade normal de um ser humano. Uma vitória da percepção de grandes médicos, de nossa persistência e, renito, da compaixão e da solidariedade das gestantes que até hoje são nossas amigas.

    Houve até um caso – ouso em lembrar – que nos comoveu intensamente. Foi uma gestante, amiga de nossa esposa, que perdeu o filho, logo após o parto. Estava, no entanto, com o leite. Negou-se ao pedido do médico para secar o leite materno, pois queria ajudar a sua amiga. Para nossa surpresa, ela nos telefonou e pediu para ir até a casa dela buscar o colostro. Choramos, é claro, e muito, com este gesto de maravilhosa compaixão, pois acima ela enfrentou a dor da perda do filho para nos ajudar.

    Depois disto, sempre acreditei em solidariedade e compaixão. Estes sentimentos humanos existem.

    Conto todo este episódio, para ressaltar como é importante o aleitamento materno e como a brincadeira e atitude do humorista foi dotada de uma ignorância infantil e indecência indesculpável. Certamente, ele prejudicou muitas crianças e diminuiu bastante a importância do aleitamento materno, que tanto bem traz as crianças.

    Anatematizo, assim, o humorista. A liberdade da imprensa deve ser responsável.

     

    1. Parabéns pelo comentário
      Dude,

      Meu está apenas começando nesta manhã e após este comentário se encheu de alegria. É sempre bom ouvir Histórias como esta em tempos de leituras tão áridas.

      Esta História poderia subir para publicação.

      Parabéns para vc e sua esposa, para além de todos que contribuíram.

      Abraços,

  14. Houve uma época que para

    Houve uma época que para protestar usava-se camisetas (silk screem) com dizeres e tais,

    bem issom poderia voltar: “não leio aVeja” Não vejo a globo” e  CQCs..Danilos etc..

    Parece ingênuo ,  mas faz um estrago danado, só que quem usa tem que segurar o 

    rojão e manter o argumento.

  15. Qual foi a piada? Eu não sei

    Qual foi a piada? Eu não sei como  uma piada boa ou ruim  pode interferir no discernimento das pessoas. O que já ouvi de piadas toscas sobre Lula, daria um livro .E olhe o Lula aí, gente.

  16.  Liberdade de expressão serve

     Liberdade de expressão serve para proteger o indivíduo contra excessos do Estado E contra a opinião pública, sempre tomada por opiniões apressadas e sem bases em provas. O que o senhor Gentili fez foi imoral, contra uma pessoa de bem que não possui meios de se defender e que teve sua vida afetada sem nenhum justificativa. Fico imaginando essa mulher, tentando racionalizar a agressão e ainda se sentindo culpada, mesmo sendo vítima. Quem defende esse sujeito equivocado não defende direitos individuais, e sim a barbárie, como muitos liberais de jabotica que infestam estas bandas.

  17. Isto também é liberdade de imprensa?

    A GLOBO NÃO EXPLORA TODOS OS BUMBUNS QUE TEM EM CASA

    O assunto aparentemente é sacanagem, mas eu começo com seriedade dizendo que não entendo o porquê da Rede Globo não mostrar o bumbum da Fátima Bernardes no seu programa matinal.

    “No encontro com Fátima Bernardes” de hoje, 04/02, um dos assuntos foi “Irmãos de 3 e 5 anos salvam síndico de afogamento: ‘Mergulhamos e puxamos”- disseram que foi assim que aconteceu.

    Ao longo da matéria, e de vez em quando, um cinegrafista (cameraman) dava um close no bonito rosto e no corpo da Fátima, ou mesmo no seu volumoso cabelo, o suficiente para se perceber que ela é baixinha, tem umas gordurinhas localizadas, mas ainda se encontra bastante em forma.

    Mas uma coisa me intrigou bastante: a falta de um close no bumbum da apresentadora mais querida do Brasil (ou será que é a Ana Maria Braga?).

    E por que eu cobro este tipo de coisa?

    Por que bumbum é preferência nacional graças à Rede Globo de Televisão. Não é não?

    Quem não se lembra dos closes demoradíssimos nos bumbuns das passistas das escolas de samba? Quem não se lembra dos closes igualmente safadinhos nos bumbuns apetitosos e sensuais das atrizes e atores da Rede Globo? E nos bumbuns das garotas que circulam nas praias cariocas, sem que a Globo solicite às donas nenhuma permissão para exibi-los? Isto para não falar dos bumbuns fervilhantes das garotas do BBB 14.

    E por que todo esse respeito com o bumbum da mulher do Bonner? Eu não compreendo.

    O programa da Fátima poderia ganhar mais uns pontinhos na audiência se a colocassem numa calça comprida bem apertadinha e a produção do programa orientasse os câmeras para focalizarem de vez em quando o bumbum da nova
    (recente) namoradinha do Brasil.

     

  18. Não foi o suposto “conceito

    Não foi o suposto “conceito torto de liberdade de imprensa” — democratas verdadeiros hão de temer esse tipo de colocação — que matou o ato de solidariedade. 

    Se há algo que matou o ato foi a IGNORÂNCIA, má educação, preconceito da sociedade ao redor da doadora.

    O suposto “conceito torto de liberdade de imprensa” é justamente o subterfúgio que o Marco Feliciano usa para censurar as piadas do Porta dos Fundos.
     

  19. Outro dia eu postei uma

    Outro dia eu postei uma notícia sobre os absurdos que esse cara anda praticando no Brasil, sob os aplausos de milhões de fãs, e muita gente preferiu “esnobar” a informação.

    Alguns ficavam perguntando “quem é Danilo Gentili? Não faz parte do meu mundo”, como se isso fosse algo certo de se fazer diante dos graves acontecimentos que ele vem protagonizando, diante da fama que ele tem e do grau de influência que ele tem sobre as pessoas atualmente neste país.

    Danilo Gentili hoje é um das celebridades mais influentes do Brasil. Quem ignorar isso poderá ser supreendido, ainda mais considerando ele não está exatamente sozinho. Ele faz parte de um movimento crescente no Brasil, que cada vez ocupa mais espaços na mídia.

    Gentili hoje forma opinião, com um direcionamento nitidamente político em seu discurso pseudo-despretensioso.

    Já soltou várias notas atacando petistas, com larga repercussão nas redes sociais. Um dos textos dele foi muito compartilhado e “curtido” no facebook. Era um ataque político-marketeiro ao PT, minuciosamente bem pensado, bem escrito, o suficiente para ser entendido pelo seu público.

    Enquanto isso, os que se “acham” continuam a “esnobar” pessoas que verdadeiramente são poderosas hoje no Brasil, como Danilo Gentili.

    A alienação não é só o que dizem que é. O buraco é bem mais embaixo.

     

  20. Decisão do TJ-PE

    Não sou advogado por isso não tenho familiariadade com a consulta de processos na justiça.

    Entretanto, no site da Michele consta que do Tribunal de Justiça de Pernambuco NEGOU mais um provimento ao recurso de agravo, impetrado pela Rede Bandeirantes, Danilo Gentili, Marcelo Masfield e a Rede Tribuna.

    Questão para os advogados de plantão responder: a Justiça deve ter REFORMADO a sentença e CONDENADO a Rede Bandeirantes. Vejam os que afirmam os desembargadores:

    “1. Da análise dos documentos colacionados, especialmente das imagens do programa “Agora é Tarde” apresentado pela Recorrente em 03.10.2013 (documento de fls.132), é inegável que os comentários realizados na ocasião pelos seus funcionários ultrapassam o limite da mera “brincadeira”, como defendido pela Agravante, mostrando-se ofensivos e até certo ponto grosseiros, atingindo diretamente a honra e dignidade da Recorrida.

    2. Não é possível que sob o manto da proteção à liberdade de expressão e de imprensa se admita qualquer violação à dignidade da pessoa humana, princípio jurídico basilar da nossa Carta Magna, devendo-se ser plenamente rejeitado qualquer tipo de comportamento que importe na exposição de qualquer indivíduo a situações vexatórias e humilhantes, presente, pois, a fumaça do bom direito.”

    Me parece saudável analisar o desdobramento do caso e não acusar o Poder Judiciário que PODE, num primeiro momento, não ter aceito o argumento da Michele mas que, posteriormente (ao que tudo indicada), REFORMOU a sentença condenando a Bandeirantes (e os respectivos autores da “brincadeira” de muito mau gosto), restabelecendo os princípios da dignidade da pessoa humana e o respeito aos cidadãos de bem.

     

  21. Humor deprimente e nada inteligente

    Gostaria de pensar que esse tipo de “humor” está com os dias contados, mas não creio nisso. Parece que nossa sociedade está bestializada, a ponto de dar audiência a esse tipo de programa.

    Quase não vejo televisão, pois prefiro ler ou ver filmes que escolho. Gentili e seus companheiros de gracejos picantes têm pela frente uma longa carreira, até que a sociedade dê um “chega para lá” neles, mudando de canal ou desligando a televisão.

    O problema de uma ação judicial é conseguir discernir até que ponto ela pode ir apenas para defender o cidadão, sem se tornar censura.

    1. lixos da tv aberta como cqc, gentilis…não se enquadram ►

      A liberdade de expressão não é um direito absoluto, que gera imunidade para o jornalista ou qualquer pessoa humilhar e ofender a honra de terceiros, principalmente, em rede nacional de televisão, que é uma concessão pública que deveria cumprir as  finalidades previstas na Constituição Federal, no artigo 221. Danilo Gentili ofendeu a dignidade desta senhora e deveria ser processado. A mídia usa desse humor negro e apelativo como instrumento de infantilização e idiotização da sociedade, construindo consumidores ao invés de cidadãos. Comunicadores como Danilo Gentili apenas somam para a aumentar a indigência mental das pessoas. Ele merece ser boicotado.

      Veja o que fala a Constituição Federal:

      Art. 221 – A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:

      I – preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;

      II – promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;

      III – regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei; 

      IV – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

       

      ______ é isso aí!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador