Discurso de ódio na internet agora pode ser denunciado em site do governo

Jornal GGN – O governo federal, chefiado por Dilma Rousseff (PT), lançou nesta terça-feira (7) o site Humaniza Redes. O portal funcionará como uma “ouvidoria dos direitos humanos” na internet, e faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos. Segundo a presidente, a ideia é fazer com que os espaços virtuais sejam permeados por mais respeito à diversidade de opiniões e que as denúncias de atentados contra as minorias sejam encaminhadas às autoridades competentes. 

“As redes sociais têm sido palco de manifestações de caráter ofensivo, preconceituoso, discriminatório, de grave intolerância. Escondidas no anonimato que as redes sociais permitem ou no distanciamento que promovem, algumas pessoas se sentem à vontade para expressar todo tipo de agressão e difusão de mentiras, ferindo a honra e dignidade de outras pessoas. Usam a extraordinária liberdade de expressão da internet para massacrar direitos”, disse Dilma, durante a cerimônica de lançamento do projeto.

O Humaniza Redes é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e Ministério da Justiça. O MEC e a SDH disponibilizarão orientações para professores, pais e alunos sobre a importância de uma internet segura e livre de violações.

Na ouvidoria online, é possível denúnciar páginas com conteúdo criminoso. Os principais tipos de agressão foram divididos conforme a lista abaixo:

Os três pactos

Segundo o governo federal, o Humaniza Redes é dividido em três pactos:

Leia também:  Comissão pede providências à justiça para reassentamento de famílias do massacre de Pau D’Arco

– O Pacto pela Denúncia: além do Disque 100, que recolhe as denúncias contra direitos humanos na vida real, a Secretaria de Direitos Humanos recolherá, através da ouvidoria online (o site Humaniza Rede) as denúncias de crimes praticados na internet. O canal, firmado em parceria com entidades provedoras de aplicativos, vai mapear e apurar denúncias virtuais, que serão encaminhadas à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial e à Ouvidoria da Mulher, dependendo de cada caso, e com especial atenção à proteção de crianças e adolescentes.

– O Pacto pela Prevenção: serão criadas e estimuladas iniciativas que ajudem o usuário a se prevenir de violações dos direitos humanos – amparadas, entre outras leis, pelo Marco Civil da Internet, pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

– O Pacto pela Segurança: o Humaniza Redes pretende contribuir para o uso responsável da internet e aplicativos, com a divulgação de dicas de segurança aos usuários da rede. 

A ouvidoria na internet estará disponível no endereço www.humanizaredes.gov.br. 

Com informações da Agência Brasil

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

47 comentários

  1. Ok, vamos lá:

    Onde eu denuncio o discurso do ex-presidente Lula que falou que a crise de 2008 era coisa de gente branca de olhos azuis? Onde eu denuncio Marilena de Chauí que vocifera odiosamente contra a classe média? 

    • Denuncie

       

      Se você tem convição do que está dizendo então denuncie. Mas o propósito do site não é o das baboseiras que escrevestes.

    • Boa. Tb acho que o discurso

      Boa. Tb acho que o discurso da Chaui é um clássico e literal discurso de ódio, textualmente aquela senhora vociferou raivosamente “eu odeio A classe média”. E aí? 

  2. Acho que esssa qualquer

    Acho que esssa qualquer vidente acertaria, Fábio de Oliveira Ribeiro. Os imbecias que acham que Direitos Humanos quer “livrar” pessoas da cadeia vão brotar aqui como aquelas maritacas infernais. Será que é difícil entender que não se quer que criminosos não sejam punidos. O que se quer é que sejam punidos de acordo com a Lei, ou seja, sem que os instintos primitivos, que diga-se de passagem eu achava que eram efemeros, possam desempenhar o papel de juíz.

    • E também queremos que todos

      E também queremos que todos os criminosos sejam punidos, por que os criminosos “deles” não são mais cheirosos do que os dos outros…

  3. Senti falta do Ministério da

    Senti falta do Ministério da Justiça. Se não forem levadas aos tribunais, essas denúncias vão ser inúteis. 

  4. Liberdade com responsabilidade

    Sob a camuflagem da “liberdade de imprensa” vive-se a era da libertinagem de expressão, que começou nos jornais e que contaminou a Internet, rádio e televisão. A libertinagem de expressão, que ninguém aguenta mais, tem remédio: aplicação das leis aos que cometem abusos. Uns quantos processos e punições, e a dádiva da liberdade passará a ser praticada como deve, com responsabilidade.

  5. Isso faz bem à saúde do ser

    Isso faz bem à saúde do ser humano. Covardes, liberados pela internet, pensarão antes de vomitar. Espero.

  6. à partir de agora sim…

    podemos considerar a Internet como uma praça pública

    segue total liberdade de expressão, mas sem ter como se livrar das vaias ou deixar de responder pelo que diz ou escreve e, o mais importante de tudo, pelo que faz ou deixa de fazer

    mas é claro que em 90% dos casos de exagero deixam de fazer

  7. como denunciar???

    normalmente o canalha usa um apelido (nick)………..

    faz ameaças, e fica por isso mesmo………..

    os canalhas metidos á valentões se escondem atrás dos teclados, se for frente a frente se transformam em maricas.

      • Já que nada vai dar certo

        Já que estão enlouquecidos de ódio, e acham que tudo vai acabar em pizza, eu gostei da idéia do suicidio em massa.

  8. Pessoal, cuidado com estes sites raivosos.

    Uma recomendação suplementar a todos, procurem não entrar nestes sites raivosos nem para conferir quantos loucos há no Brasil. A recomendação é simples, uma ou duas vezes que procurei saber de onde saíam estas besteiras, simplesmente o meu anti-virus deu o sinal.

    É interessante isto, principalmente pela falta de critério destes loucos eles colocam qualquer coisa nestes sites e geralmente vem virus e outras espécies de pragas da Internet.

  9. Será que agora vou ter

    Será que agora vou ter sossego e poder manter meu whatsapp em rede?  Não aguento mais figurinha, filminho, xingamento e falta de civilidade.  Quem não tolera intolerância, acaba sem liberdade por causa desses bobocas.

  10.  
    Quando fica caraCterizado

     

    Quando fica caraCterizado ”discurso de ódio”? Quem julga? O PT? 

            Bobageira.

            Eu não escrevo no ”Face”. E NUNCA escreverei.

                Mas se falar mal do PT no Face for criminalizado, seria necessário construir cadeias pra mais de 150 MILHÕES de pessoas.

             Cada uma….

                 Eu pensava que o governo estivesse ”apenas ” perdido. E não está.

                     Ele está ”surtado”.

                        Pirou de vez.

    • Mas não existe nenhum tópico

      Mas não existe nenhum tópico chamado PTFobia, Vermelhofobia, políticafobia!!!! Releia o texto.

    • Você está confundindo crítica

      Você está confundindo crítica política com xingamentos irracionais.

      São coisas bem diferentes.

  11. Hum, sei não. Logo, logo vão

    Hum, sei não. Logo, logo vão chamar isso de ditadura. Mas que é uma boa idéia, não resta dúvida.

  12. JUSTIÇA BRASILEIRA

    Visa coibir os crimes de ódio que empesteiam toda a internet. Ofensa contra negros, judeus, nordestinos, etc.

    Há muitas besteiras a respeito sobre “verdades históricas”,  há as mentiras contra Lula e seu filho, mas isso é problema particular dos atingidos, que por sinal demoraram muito para processsar crimninalmente.

    Há um caso que acontece agora de injúria através de “fake”, que eu escrevi para a vítima entrar com ação judicial.  Os canalhas debocharam falando ‘sobre dívidas que seriam contraídas”.  É assim que funciona a cabeça de canalhas, já pensa em dinheiro.  A ação na minha opinião deve ser criminal e depois se o canalha tiver dinheiro aí sim pensar em indenização. 

    • excesso de opressão

      Ah vai,

      Não gostou de um comentário (como o meu), então escreva uma resposta a altura ou ignore. O que é inaceítavel é um bando de marmanjo babudo agindo como criança que sofre bullying na escola (isso SIM muito pior e sem escapatória).

      Podem negar o quanto vocês quiserem, mas isso é apenas um meio para fazer política e perpetuar canalhas no poder.

  13. discurso de ódio

    Acho conveniente e suma importância como cidadão Brasileiro, devemos punir excetuando com isso o escolho das redes sociais -parabéns ao Governo Federal pela nobre iniciativa

  14. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome