Filho morto pelo pai mostra como o Brasil está doente, por Eugênio Aragão

 
Do Conversa Afiada
 
Aragão: este País está doente
 
por Eugênio Aragão
 
Este País está doente.
 
Quando se lê, ao acordar, que em Goiânia, pertinho de nós, um pai matou seu filho único, estudante de matemática na UFG, porque participara do movimento de ocupação de escolas e, depois do crime, suicidou-se, há algo de muito errado acontecendo conosco. Há quem dirá que a culpa é dos “comunistas” que incitaram à ocupação de escolas. Argumento fácil para adoçar neurônios intoxicados de ódio disseminado por todos os meios de comunicação. Não percebem, porém, esses dedos apontados, que são eles tão vítimas quanto o infeliz pai.

 
Fatos como este não acontecem por acaso. Não podem mais ser qualificados de marginais. Eles fazem cada vez mais parte de nosso doentio cotidiano. Estamos assistindo entorpecidos ao alastramento dessa psicose coletiva, adredemente inoculada na sociedade, para tornar-nos incapazes de reagir ao desmonte de nosso estado, nossa economia, nossa cultura e nosso modo de ser e viver. Só não vê quem não quer ou quem já se deixou acometer por essa epidemia.
 
Há quem possa e deva ser responsabilizado por isso. O inimigo comum não é o outro que pensa diferente e faz escolhas outras que as minhas. O inimigo comum é quem alastra o ódio para tornar nossa terra um inferno em que se fica encapetando o próximo, longe da lição de homem de Nazaré que nos ensinou a amá-lo.
 
Quem dissemina bronca, raiva, indignação seletiva pode se considerar co-autor, participe dessa tragédia de Goiânia. Quem semeia o ódio na população civil, orientado por objetivos políticos indisfarçáveis, com a sistematicidade de uma campanha massiva de desinformação calculada, está praticando crime contra a humanidade.
 
É só ler o Art. 7° do Estatuto de Roma que disciplina o funcionamento do Tribunal Penal Internacional e lembrar-se do precedente do Tribunal de Ruanda sobre a Rádio Mille Collines.
 
Será que diante da recusa do ministério público e do judiciário, muitas vezes cúmplices, de por termo a essa onda de ódio, vamos ter que recorrer a instâncias internacionais? Reflitamos.
 
Eugênio Aragão é ex-Ministro da Justiça

 

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. manipulação via semiótica….

    Vocês já repararam que um coxinha não consegue discutir em termos civilizados ?   Seja pelos comentários publicados nas redes sociais, nos encontros do dia a dia,  …ou mesmo em eventos criados para discutir política…

    Durante anos sendo bombardeadas pela mídia golpista, as pessoas se embruteceram e passam a defender idéias implantadas dia após dia na sua mente.

    Isso acaba criando uma convicção que acontece sem passar pelo raciocínio, pela análise de cada um. Pode reparar, quando você tenta fazer o coitado midiotizado pensar suas crenças, …ou o sujeito parte pra agressão, ou foge do confronto de idéias…

     

    Fatos como esse vão, infelizmente, se repetir… é triste, mas vão se repetir…

  2. Plim PIG mata!

    Já ouvi de gente mansa e esclarecida que o Lula era dono do sítio e do ap. 

    Que o lulinha era dono da FRIBOI. Que tinha uma boiada de QUAQUILHÕES de cabeças.

    Que o Chico Buarque era um aproveitador e que não escrevia as músicas pois as mesmas eram de autoria de um pobre mexicano que as vendia. Que era mentira que o salário do mouro beirava 80 mil mensais. Depois de comprovado, que valia cada tostão. Que era impossível que a Petrobrás retirasse óleo na camada pré sal (esse ainda não mudou de opinião!). Gente que jura que o homem nunca esteve na lua.

    E, pasme: que fegacê foi o melhor presidente que o pais teve! …Serve para entender como a Alemanha permitiu o homem do bigodinho. 

  3. Caso como esse só soube na

    Caso como esse só soube na Ditadura Chilena. Em  que um próprio pai entregou seu filho ao exercíto de Pinochet sobre a acusação de ser comunista. Seu filho acabou morto, fusilado em uma vala,  horas depois pelo exercíto.

  4. O que e como fazer…

    Pergunto ao nobre ex-ministro – a quem atribuo sincero apreço à verdade – como ” o ministério público e o judiciário, muitas vezes cúmplices dessa onda de ódio, poderiam por termo a isso? E como poderíamos recorrer a instâncias internacionais? De que forma elas agiriam?

     

     

  5. Certamente este processo foi

    Certamente este processo foi utilizado aqui no Brasil para depor ilegalmente o governo trabalhista e impor a destruição da nação. Entretanto, esta coisa é mais universal do que parece. Coisa que nunca faço, um pouco entediado assisti aos dois últimos episódios de Walking Dead. O que se vê é o esquema, quase sempre explorado por Hollywood, de torturar um inocente até que os espectadores desejem que a vítima faça coisa pior ainda com o algoz.

    A arrogância, a tortura e as maldades extremas vão num crescendo que induz nos espectadores um ódio profundo pelo personagem. Quem, diabolicamente, patrocina esse tipo de coisa na humanidade e com que propósito?

  6. Se ainda existe alguma esperança, ela está nos proles

    “Come, Mothers and Fathers
    Throughout the land
    And don’t criticize
    What you can’t understand
    Your Sons and your Daughters
    Are beyond your command
    Your old road is
    Rapidly agin’
    Please get out of the new one
    If you can’t lend your hand
    For the times they are a-changin’.

    The line it is drawn
    The curse it is cast
    The slow one now
    Will later be fast
    As the present now
    Will later be past
    The order is
    Rapidly fadin’
    And the first one now
    Will later be last
    For the times they are a-changin’.”

    Bob Dylan

  7. Sempre esteve

    Esse país mata (sim o sujeito é proposital) 60 mil pessoas todos os anos. E a culpa é da imprensa também? O breve ministro da justiça, mas que é um longincuo marajá do MP, escolhe um homicídio raro (de um branco de classe média-alta morto pelo pai) para diagnosticar que o país está doente? E o que ele tem a dizer dos demais 59999 homicícios? Colocar a culpa na imprensa ou em quem quer que seja é querer lavar suas mãos e com uma falácia banal, maniqueísta e simplista.

    Todos nós somos culpados. E cada um tem o dever de pensar o que deve ser feito para resolver a situação ao invés de apenas apontar dedos, que aliás é a única grande tarefa do MP a que pertence.
     

  8. Grande Ministro, sua fala

    Grande Ministro, sua fala firme, porém serena e conciliatória explicita a importância de S. Excia. nos conturbados tempos de hoje. Só um pequeno senão, o homem de Nazaré nos ensinou a oferecer a outra face quando uma for agredida. Mas ele se esqueceu de nos dizer (ou teria deixado a nosso critério ?) como comportar após a segunda agressão. Mil faces nós tivéssemos, mil faces nós daríamos ? Pois já fomos agredidos 999 vezes.

  9. Quem achou que eu estava

    Quem achou que eu estava brincando quando eu afirmei que a sua mídia pratica técnicas de condicionamento (a famosa “lavagem cerebral”)? Vocês nunca estranharam quando aquele seu conhecido que repete sem pensar as coisas ditas pela mídia se torna inexplicavelmente violento quando entra em contradição? Nunca se perguntaram porquê uma pessoa aparentemente normal e racional reage de forma irracional e agressiva quando certos triggers são ditos?

    Condicionamento não é coisa de filmes feita com “máquinas misteriosas” ou por “cientistas do mal”, é real e infelizmente funciona muito bem. A minha única surpresa é que não tenha acontecido mais cedo, talvez vocês tenham que agradecer à natureza (para o bem e para o mal) bovina do brasileiro que dificilmente parte para o confronto mesmo quando deveria.

  10. Mesmo que o filho não tivesse

    Mesmo que o filho não tivesse envolvido em protesto ou ocupação, mas apresentasse algum tipo de ação contrária ao que o pai queria, mesmo assim ele talvez promovesse uma trágédia semelhante.

    Pelo que li, o pai também não gostava do modo de vestir do filho.   Para uma pessoa que mata um filho e se mata, significa como este pai estava mentalmente perturbado.  Qualquer que fosse o motivo, seria um motivo pra ele. Pena que não explicam melhor quem era este homem. Se havia algum fato importante et c.

  11. Esses são os argumentos intelectuais dos defensores da PEC 55

    “Precisamos aprender no país a respeitar as instituições. O que menos se faz hoje é respeitar as instituições, e isso cria problemas. O direito existe para regular as relações sociais. Hoje, ao invés do argumento intelectual, verbal, usa-se o argumento físico. A pessoa vai e ocupa não sei o quê, põe o pneu velho, é o argumento físico”. Michel Temer

    Vamos ver se o Michel Temer vai se manifestar acerca desse argumento físico do pai defensor da PEC do teto dos gastos.

  12. Quedamos mudos, tristes e

    Quedamos mudos, tristes e desesperançados ao ver uma noticia como essa. Ainda ontem lia que na Polônia, Pais ultra-conservador e catolico ferrenho, o governo tenta impedir que uma lei pela legalização do aborto seja aprovada. E aconteceu o que ninguém esperava. Milhares de mulheres, vestidas de preto, sairam às ruas numa sexta-feira para protestar pelo direito ao aborto. Pelo direito de decidir sobre seu destino, sua vida. O protesto foi tão grande e amplo, que o governo teve que recuar.

    O que me fez refletir nesse caso polonês (sou amiga de uma familia polonesa, em que ha uma pianista, outra professora etc, e eles são contra qualquer coisa que não esteja dentro dos preceitos da igreja catolica, incluindo ai a pilula anticoncepcional), pois bem, se na Polônia, tão conservadora, tão pouco instruida quanto o Brasil, que tem uma geração de jovem apaticos politicamente, é muito encorajador saber que, enfim, resolveram ir contra esse conservadorismo arcaico e dizer não à instituição igreja e ao Estado e lutarem por seus direitos.

    Assim também acho que caminhamos no Brasil. Ja temos uma juventude mais interessada em seu futuro que a anterior, ja temos movimentos sociais em todas as regiões e, apesar de toda a truculência das nossas instituições e de nossa midia, nos ainda faremos avançar este Pais. Nos não seremos uma imenso Portugal, o qual nem cabe mais essa comparação, pois este esta se emancipando de seus bolores e pouco a pouco ganhando força para ir em busca de seu futuro.

    Apesar da tristeza, do medo e da desesperança, nossa luta continua. Por Guilherme Irish e todos os jovens, presente e futuro do Brasil.

  13. Sério?

    Serio mesmo que o pai é vitima? Faça-me o favor! Essa inociencia tá virando burrice! Ele teve consiencia de seus ato, sabia do que tava fazendo. 

  14. Renato Janine, em 14.01.2016

    Quando o professor publicou o texto abaixo no Facebook, recortei e salvei, porque já havia constatado pessoalmente isso há muito tempo. Assim como lá no Chile, a História se repete, só que aqui muito mais trágica: 

    “Um amigo me conta do Chile, anos 70. Antes e sobretudo depois do golpe, as famílias racharam. Irmãos pararam de conversar, de se ver, de desejar feliz natal ou aniversário. Isso continuou pelas gerações seguintes. Primos irmãos nem se conhecem, em terceiro grau nem sabem que existem. Triste. Dava um romance, poderia ser de Isabel Allende ou Garcia Márquez.”

    Renato Janine Ribeiro, 14.01.2016

    1. Seria mais fácil que nós nos

      Seria mais fácil que nós nos conformássemos… Aceitássemos o governo atual que não foi eleito por nós e consequentemente as suas medidas impopulares aconselhadas pelo FMI, que só quer o bem de todos nós. Como eles nos mostraram muito bem através de um grande exemplo ocorrido na linda região do planeta conhecida como Grécia… Seria muito mais simples se ligássemos todo nos meios de comunicação tradicionais deles, e aceitássemos suas opiniões e de seus supostos especialista, sem nos rebelar por nada… Seriamos cidadãos exemplares… Na visão deles, é óbvio. Ou seja, aceitássemos normalmente um governo não eleito por nós… Medidas impopulares não propostas por nós e um rombo nas contas ppúblicas não criados por nós, mas por um sistema financeiro altamente egoista e desumano. Que também seriam eles, é claro. Seria mais fácil para eles… que nós nos curvassemos a suas análises, quase sempre parciais…. E aceitássemos a morte lenta e quase certa de nossa nação… Sentados no sofá e assistindo a televisão! Seria o ideal… Para eles, é claro… Se nos sintonizássemos todos no Jornal Nacional, seríamos a oitava maravilha do mundo. Na visão deles, é claro… Se nós nos comportássemos como zumbis em frente aos seus meios de comunicação… E aceitássemos passivamente as suas analises conjuturais da economia moderna baseadas em gráficos e cartilhas austriacas. Seríamos os cidadões mais inteligentes e sensatos de toda a face da terra! Se nós nos trabalhássemos um terço de nossa vida para eles, com um salário negociado diretamente com eles para que nós não afetassemos seus lucros e sua conta bancária… Meu deus, que maravilha que seriamos! Que nos aposentássemos bem tarde, cheio de doenças e por um valor mínimo possível para que não sobrecarreguemos as contas públicas e o pagamento dos juros da dívida pública para eles e assim, não afetemos os seus lucros e a sua conta bancária… Afinal… Com tão altos juros e a baixa circulação de nossa moeda em nossa economia… e o baixo crédito com valores exorbitantes… Só nos faltaria nos curvarmos às suas multinacionas e seus investimentos em nossos títulos públicos, como seus servos. A nossa fonte secou, eles diriam. Sinto muito… Mas o alto juros dos títulos públicos para bancarmos a vida de vocês regrada a arroz e feijão, acabou! Seriamos muito mais felizes… Na visão deles, é claro… Se nós nos divertíssimos os últimos dias de nossas vidas sentados em frente a um aparelho de televisão sintonizados em seus canais, cheio de remorsos por aquilo que não vivemos, para que assim nós não afetássemos a conta bancária de nossos patrões que dependem de nossa audiência todas as noites para vender os seus produtos e mostrar as novidades no mercado que não poderemos comprar… E dependem também, porque não, de nossa conformidade com tudo aquilo que nos dizem que é certo e o melhor para as nossas vidas! Isto seria a cereja do bolo! A nossa conformidade com tudo aquilo que eles nos mostram como certo… Seria uma linda vida, bem vivida… De acordo com eles e seus especialistas… é claro! E se quisermos vê-los felizes, contentes e saudáveis… Imagine… Em nosso leito de morte… Olharmos uma última edição do jornal dizendo… Parabéns! Você nos enche de orgulho cidadão brasileiro! Hoje ganhamos mais uma copa do mundo de futebol! Seria a coroação de nosso povo! Na visão deles… é claro…

  15. O mais impressionantes é o

    O mais impressionantes é o fato de existir pessoas que ganhem alguma coisa para disseminar este ódio na sociedade contra os seus semelhantes… Como a sociedade chegou a este ponto de letargia… Quem ganha com isso? Quem ganha com a confusão e a disseminação do ódio social… Só pode ser aqueles que estão no poder e querem ver o circo pegar fogo! Quanto pior melhor! Não há problema com juros… O FMI disse que é preciso tomar medidas impopulares se quisermos melhorar! Precisamos cortas investimentos… Matarmos uns aos outros, se quisermos nos desenvolver… Enquanto isso os ratos tomam conta do convés e ditam as regras! Nos fazem de bobos com seus meios de comunicação… Nos manipulam… Nos tranformam em seus fantoches… Mesmo que para isso precisamos nos destruir… Pois não queremos ficar contrários a opinião pública formada por eles… Quem duvidava que os meios de comunicação precisava de uma regulação pode ficar em dúvida agora em relação ao oposto… Estamos em uma época crucial… Aonde ou tudo muda para melhor, ou tudo se acaba de uma vez! Precisamos de reformadores… De união entre a classe intelectual.. Uma nova revolução Francesa, sem violência… Mas com inteligência! A mente, o cérebro, acabou a barbárie! Sem a foice comunista, sem o dinheiro capitalista e sem o facebook socialista! Com a mente, o cérebro e as universidades!

  16. Meu querido filho

    Estou chocado. Penso no filho que tenho um pouco mais novo e que tento lhe passar lições de cidadania e de ser um verdaeiro brasileiro. vejo de um lado a tristeza do meu filho quando mostro-lhe a situação a que chegamos no país. Porém, sinto nele um brilho nos seus olhos quando digo que nem tudo está perdido e dele depende o futuro do país. Agora fico pensando na alegria e esperança que brotava no coração desse rapaz cujo crime coitado foi fazer o que muitos deveriam ter feito, ou seja, lutar pelos seus direitos pacificamente acreditando nm país melhor. Ironica e tragicamente foi abatido covardemente por aquele que mais deveria apoiá-lo e protege-lo. Minha homenagem a todos os filhos do Brasil e a você Alex herói anônimo  que deu sua vida por um país melhor e mais justo.

  17. Pela abolição da família, já!

    “Supressão da família! Até os mais radicais se indignam com este propósito infame dos comunistas.

    Sobre que assenta a família actual, a família burguesa? Sobre o capital, sobre o proveito privado. Completamente desenvolvida ela só existe para a burguesia; mas ela encontra o seu complemento na ausência forçada da família para os proletários e na prostituição pública.

    A família dos burgueses elimina-se naturalmente com o eliminar deste seu complemento, e ambos desaparecem com o desaparecer do capital.

    Censurais-nos por querermos suprimir a exploração dos filhos pelos pais? Confessamos este crime.

    Mas, dizeis vós, nós suprimimos as relações mais íntimas ao pormos no lugar da educação doméstica a social.

    E não está também a vossa educação determinada pela sociedade? Pelas relações sociais em que educais, pela intromissão mais directa ou mais indirecta da sociedade, por meio da escola, etc.? Os comunistas não inventam o efeito da sociedade sobre a educação; apenas transformam o seu carácter, arrancam a educação à influência da classe dominante.

    O palavreado burguês acerca da família e da educação, acerca da relação íntima de pais e filhos, torna-se tanto mais repugnante quanto mais, em consequência da grande indústria, todos os laços de família dos proletários são rasgados e os seus filhos transformados em simples artigos de comércio e instrumentos de trabalho.” – Marx e Engels, Manifesto Comunista

     

    A família é uma instituição reacionária e adota os valores da classe parasita, por mais pobre que seus membros possam ser.

  18. Talvez não haja outra saída

    Talvez, não haja outra saída, que não seja denunciar aos Tribunais Internacionais… Boa lembrança a do exemplo de Ruanda. Boa, enquanto experiência de pedido de socorro!! Muito triste com tudo isso! Muito triste ao imaginar o sofrimento deste jovem, mártir e perseguido político em pleno século 21!!!

  19. Essa assassinato me lembrou de Sociedade dos Poetas Mortos

    Sapato 36

    (Raul Seixas)

    Eu calço é 37
    Meu pai me dá 36
    Dói, mas no dia seguinte
    Aperto meu pé outra vez
    Eu aperto meu pé outra vez

    Pai eu já tô crescidinho
    Pague pra ver, que eu aposto
    Vou escolher meu sapato
    E andar do jeito que eu gosto
    E andar do jeito que eu gosto

    Por que cargas d’água
    Você acha que tem o direito
    De afogar tudo aquilo que eu
    Sinto em meu peito
    Você só vai ter o respeito que quer
    Na realidade
    No dia em que você souber respeitar
    A minha vontade
    Meu pai
    Meu pai

    Pai já tô indo embora
    Quero partir sem brigar
    Pois eu já escolhi meu sapato
    Que não vai mais me apertar
    Que não vai mais me apertar

  20. A PROMOÇÃO DO ÓDIO E A CONSTRUÇÃO DO CAOS

    Concordo com o entendimento expresso pelo exemplar procurador Eugênio Aragão, de que o mal maior a ser enfrentado é a disseminação orquestrada do ódio cego.

    Sem dúvida, existe uma estratégia vil e mal camuflada de desestabilização da sociedade brasileira, que está estribada na promoção do ódio, que visa a viabilização de interesses indefensáveis, e que considero como o mais abjeto e hediondo mecanismo daquilo que muitos denominam corretamente de construção do caos.

    Tal estratégia criminosa consiste em acirrar os conflitos, tem sido favorecida por ações diversas ações de diferentes setores de todo o espectro político, possui raízes nos abjetos interesses do capitalismo selvagem serviçal do imperialismo predatório e visa promover confrontos generalizados, para impedir a realização de eleições livres em 2018.

    A conjuntura tem evoluído recentemente de forma tal que evidencia as características principais do asqueroso modus operandis de índole fascistoide, que consiste na geração de factoides provocativos de diferentes espécies e de variadas origens. Haja à vista a radicalização do discurso midiatizado e a escalada de episódios exasperantes.

    Diante de tantas evidências das tragédias anunciadas, é urgente clamar pela mobilização das instituições representativas da sociedade brasileira e da comunidade internacional, para que passem a atuar, de forma sistemática e articulada, no sentido de promover amplos debates qualificados, com todos os envolvidos nos conflitos patentes e latentes, a fim de resgatar a coerência, em face da necessidade de obstar, através do diálogo e do Estado Democrático de Direito, a escalada da promoção de confrontos. Pois este é o único caminho para a preservação da possibilidade de virem a ser viabilizadas soluções democráticas para as gravíssimas crises institucionais evidenciadas em nosso país.

    Assim, a militância progressista tem o dever de alertar as instituições democráticas e os movimentos populares para a urgência da adoção de estratégias coerentes de atuação, para defender a democracia através dos meios democráticos.

    1. ACRÉSCIMO AO NOSSO COMENTÁRIO ACIMA

      Vale acrescentar que a mobilização junto a instituições democráticas representativas da comunidade internacional deve ter o objetivo específico de denunciar as arbitrariedades e manipulações praticadas contra os direitos sociais. E tais iniciativas devem denunciar também todas as formas de intervencionismo estrangeiro nos assuntos nacionais. Pois a atuação de organizações estrangeiras com o objetivo de induzir a trajetória política da sociedade brasileira deve ser repudiada.

      Além disso, é importante frisar que a atuação das instituições democráticas representativas da sociedade brasileira em conjunto com os movimentos populares é necessária também para agregar de forma inovadora a vanguarda política das novas gerações, surgidas principalmente no âmbito dos movimentos estudantis e periféricos.

      A construção de um futuro mais justo, mais inclusivo e sustentável depende, agora e sempre, da capacidade de extrair das experiências históricas as lições que haverão de balizar a evolução renovadora da juventude e da nação brasileira.

  21. Pai mata filho porque ele era

    Pai mata filho porque ele era contra  PEC 55.

    Depois se perguntam porque Trump venceu nos EUA. a ascensão consevadora mundial , a rejeição ao PT (esquerda) não para de crescer.

    Tenho uma má noticia você não esta do lado dos mocinhos, mas dos bandidos.

  22. QUE NADA, COITADAS DAS MINHOCAS!
    RS RS RSCÉREBRO DE MINHOCA!QUE NADA, COITADAS DAS MINHOCAS!CÉREBRO DE UM COITADO, LITERALMENTE. BOM DIA!!!RS RS RS “NUNCA VI UM SUPREMO TÃO MERDA”: 30 FRASES QUE ABALARAM 2016> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/11/17/nunca-vi-um-supremo-tao-merda-30-frases-que-abalaram-2016/ ”…Foi duro escolher as 30 frases mais significativas. E, como todas as listas, esta não escapará da velha sina: polemizar sobre o que foi incluído e o que foi desprezado. Aliás, às vezes as frases nem aparecem isoladas …”Ayrton Centeno 

  23. A Netflix tem um filme bem

    A Netflix tem um filme bem nessa direção, se não me falha a memória o título é Ele está de volta. A cena inicial mostra  a queda de um raio no meio de uma praça onde está sendo filmado um documentário para TV. E  a equipe encontra um homem caido próximo ao local em que o raio caiu. Ele está caracterizado como Hitler na verdade, (ele é próprio). O fato é que o roteirista encontra nele o personagem ideal para subir na carreira. E o Hitler, uma celebridade instântanea, convence a opinião pública que tudo precisa ser mudado na Alemanha. E, estranhamente, talvez por ser uma comédia, ele vai se tornando simpático até para quem abominou aquela fase da história mundial. E aí, a gente se estranha. Tem um comentário final que explica melhor esse estranhamento. A banalização do mal esta no DNA humano. Não podemos naturalizar essa coisa nem em nós mesmos. A tragédia de Goiânia é maior do que a aparente tragédia familiar. Diz respeito a cada um de nós.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador