Ideli traz novas esperanças aos familiares dos desaparecidos de Perus

Humilde, bem intencionada, disposta a fazer acontecer, a nova Secretária dos Direitos Humanos Ideli Salvatti finalmente trouxe alguma luz para os familiares das vítimas da ditadura enterradas no cemitério de Perus.

Em reunião ocorrida hoje de manhã, apresentou um conjunto de medidas visando resolver uma chaga de 25 anos, período que os familiares aguardam para identificar e poder enterrar seus mortos.

Em sua gestão na SDH, Maria do Rosário emperrou todos os trabalhos relativos a Perus. Nada avançou, nem mesmo quando a Prefeitura de São Paulo ofereceu apoio para acelerar os trabalhos. Familiares de desaparecidos tiveram que desembolsar dinheiro do próprio bolso para contratar peritos argentinos e avançar na análise das ossadas.

Sem ser do ramo, sem fazer dos direitos humanos sua bandeira política, apenas com sentimento de solidariedade e boa vontade, Ideli reavivou as esperanças dos familiares trazendo medidas concretas.

Anunciou verbas para contratar técnicos brasileiros. O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou verba da CAPES para contratar peritos estrangeiros. A Unifesp ofereceu projeto para o MEC para capitanear os trabalhos visando assimilar tecnologia e conhecimento para seus cursos.

Foi destituído também o Coordenador da Comissão de Mortos e Desaparecidos, Gilles Gomes, visto como um dos principais responsáveis pelo emperramento dos trabalhos.

Mas ainda nada foi feito em relação ao advogado Marco Antônio Barbosa, da Comissão dos Desaparecidos, alvo de ações do Ministério Público por falta de responsabilidade em relação às atribuições do cargo.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas afinal, qual a razão da

    Mas afinal, qual a razão da senhora que ocupava o cargo ter um desempenho tão semelhante ao seu colega da Justiça; alguém sabe?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador