Jungmann: envolvimento de poderosos na morte de Marielle é certeza

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Tomaz Silva/ABr

Da Agência Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann, declarou ter certeza do envolvimento de pessoas poderosas nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridas em 14 de março deste ano. Jungmann participou no Rio do encerramento do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, nesta sexta-feira (23), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) .

“A procuradora-geral da República [Raquel Dodge] teve acesso a duas testemunhas, uma do Orlando Curicica e a outra que permanece no anonimato, em que são feitas gravíssimas acusações a agentes públicos do Rio de Janeiro. Que existiria uma grande articulação envolvendo agentes públicos, milicianos e políticos, em um esquema muito poderoso que não teria interesse na elucidação do caso Marielle. Até porque estariam envolvidos neste processo. Se não tanto na qualidade daqueles que executaram, na qualidade de mandantes”, disse Jungmann.

Perguntado se o envolvimento de poderosos na morte da vereadora era uma certeza ou uma hipótese, o ministro afirmou: “Eu diria que é mais que uma certeza”. Apesar de revelar ter informações importantes sobre o assassinato da vereadora, Jungmann não confirmou se o caso será resolvido até o final do ano.

“Começamos há pouco mais de três semanas, mas eu acredito que a Polícia Federal, que é uma das melhores polícias do mundo, vai sim avançar, esclarecendo o complô dos poderosos. [Até o final do ano] Não posso dizer isso. Nós vamos chegar seja em quem for. O governo federal tem distanciamento suficiente para poder avançar nesse processo de faxina do Rio de Janeiro. Porque é disso que se trata”, disse o ministro.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já sei quem são os poderosos

    Algos me diz que Lula, Dilma, Haddad e Dirceu serão anunciados por um poderoso power point como os autores intelectuais de mais um crime tenebroso. Tenho até a impressão de que vão restabelecer a pena de morte no país para que eles possam receber o merecido castigo. 

  2. o exército brancaleone

    Nassif,

    Até que enfim, alguém fala a verdade.

    Se alguém, algum governante realmente quiser frear a violência naquele que é um dos principais focos de violência do patropi, a cidade do RJ, terá que avançar prá valer sobre esta articulação de agentes públicos ( afnal, quem são os tais agentes publicos rsrsrs?, milicianos e determinados políticos. Se não se destruir este exército do crime que nem mesmo o verdadeiro exército ainnda não conseguiu dar conta, nada feito.

    Este caso só continua respirando porque existe algum tipo de comprometimento com organizações internaconais ligadas ao assunto, caso contrário já estaria devidamente enterrado, como sempre foi a praxe. Esta lenga- lenga de que o patropi é país violento não passa de conversa prá boi dormir, dos cerca de 5500 municípios, cerca de 50 ou 60 deles podem conviver com o problema, enquanto o resto vive, sempre viveu no sossego.

    Morei numa cidade nacionalmente famosa por sua violência – pois bem, nos 30 meses em que estive lá, soube de uma ou duas morte e tres ou quatro roubos de carro, e ainda dizem que aquilo lá é violento. Já com relação aos políticos, a carnificina é ampla, geral e irrestrita. 

  3. tá na mão a solução

    Chama o moro p%$$@!!

    O juizeco agora pode e sabe tudo, tal qual posto ipiranga tem a solução, ou vamos desperdiçar este talentoso leonardo!!

  4. E SOBRE A MORTE DE TEORI?

    FALA-SE MUITO, EMBORA NÃO TANTO QUANTO NECESSÁRIO, NA MORTE DE MARIELLE.   MAS INFELIZMENTE HÁ UM SILÊNCIO MAROTO SOBRE A MORTE DE TEORI ZAVASKI, PARECENDO QUE ACEITAM A HIPÓTESE DE ACIDENTE.   ORA, DEPOIS DO PUXÃO DE ORELHAS QUE ELE DEU NUM CRIMINOSO (MORO), CRIMINOSO ESTE QUE CONTINUARIA  A COMETER BARBARIDADES NA JUSTIÇA ATÉ CONSEGUIR TIRAR LULA DA ELEIÇÃO E DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, CRIMINOSO ESTE QUE TEVE SEU PROCEDIMENTO CONTESTADO ATÉ PELA INTERPOL,  QUEM TERIA MUITO INTERESSE NO DESAPARECIMENTO DE TEORI?    POIS O CRIMINOSO NÃO PODERIA CORRER O RISCO DE LEVAR MAIS UM PUXÃO DE ORELHAS SOB PENA DE SER AFASTADO DE CASOS CONTRA LULA.    ENTÃO, O “ACIDENTE” COM O AVIÃO FOI MUITO CONVENIENTE….E RAPIDAMENTE SE “EXPLICOU” SER APENAS UM ACIDENTE…….ORA, A GENTE NÃO TEM PROVAS……SÓ CONVICÇÃO, COMO MUITO NOS ENSINOU DALAGNOL…….MAS SE A POLÍCIA FEDERAL TIVESSE GENTE COM VERGONHA NA CARA SOBRE ESSE CASO, É MUITO PROVÁVEL QUE O CRIMINOSO PASSASSE A SER QUESTIONADO SOBRE O QUE LHE FOI CONVENIENTE…….MAS QUEM SABE UM DIA ALGUM JORNALISMO INVESTIGATIVO NÃO DESCUBRA MAIS DETALHES…….QUEM SABE……

    1. Outros …
      Outros acidentes de avião alguns jornalistas especializados dissecam o relatório final , neste a mídia comprou o bichinho como um PF de buteco.

  5. Eu posso …
    Eu posso achar que foram ETs , mas não sou o responsável pela investigação , algumas entrevistas de nossas autoridades são inacreditáveis. O Armando Falcāo com seu “nada a declarar” não caia nisto.

  6. “Jungleman”, o gênio.

    Pensei que, com o Exército nas ruas do Rio e com a fabulosa força de inteligência, o caso seria resolvido logo.

    É bom dar um comentário público de quando em quando só pra quebrar o gelo e dizer que a gente tá preocupado. 

  7. Jogo do bicho!

    Penso que a ligação entre policia e o crime , acontece desde o 2º dia da implantação do jogo do bicho , só que sem armas poderosas atualmente usadas, já que a grana é alta demais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador