Juristas internacionais alertam Brasil: determinação da ONU é para se cumprir

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Juristas internacionais, reconhecidos por sua competência, enviaram carta a Michel Temer, insistindo que o governo brasileiro tem que cumprir a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). A determinação é de que o Brasil garanta o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de se candidatar nas próximas eleições.

Na carta, a preocupação dos juristas com as ‘graves irregularidades que absolutamente eivam o processo legal que conduziu à condenação judicial’ de Lula, assim como o encarceramento e manutenção de sua detenção.

Para eles, há o risco de danos irreparáveis aos direitos e liberdades protegidos pelo artigo 25 do Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário. Isso torna ainda mais imperativo o cumprimento da determinação da ONU, dizem eles.

Assinam a carta os juristas Baltasar Garzón, da Espanha; Luigi Ferrajoli, da Itália e William Bourdon, da França. A carta também é assinada por outros nomes, como o jurista Emílio García Mendez, presidente da Fundação Sul Argentina e o presidente de honra da Liga de Direitos Humanos (LDH), Henri Leclerc.

Leia a tradução da carta em anexo.

 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguem me responde.
    Como vai

    Alguem me responde.

    Como vai ficar a imagem do Brasil apos as eleicoes terminarem e o Lula ser inocentado no TSJ ou STF? Provavelmente em 2019. Porque ninguem acredita nesse julgamento, nem mesmo o mais ferrenho anti Petista.

    Vai ficar aquela sensacao podre no ar de que o Lula foi preso realmente pra nao concorrer e as pesquisas (provavelmente proximo as eleicoes ele tera 50% das intencoes de votos).

    Por mais que Haddad venca, a podridao ainda vai estar no ar.

    Se outro que nao seja o Haddad vencer, sera uma vergonha internacional. Ninguem na midia encherga isso? Vale a pena queimar tanto o filme do Brasil no exterior?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador