Ministério da Justiça quer retorno dos Tenharim e Awá-Guajá às terras indígenas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A Força Nacional de Segurança Pública instalou efetivo por mais 90 dias nas regiões de Humaitá (AM) e Santa Inês (MA). A decisão do Ministério da Justiça foi publicada ontem (13) no Diário Oficial da União.

A Força Nacional foi comandada a atuar em ações de proteção dos indígenas e preservação da ordem. Desde o dia 5 de janeiro, a tropa permanece em Santa Inês, notificando moradores não índios de saída obrigatória e voluntária em até 40 dias, para cumprimento da decisão judicial expedida em dezembro.

O local foi assegurado a etnia Awá-Guajá, com o objetivo de conter o desmatamento da região, ameaçada por madeireiros. Além da Força, tropas da Polícia Federal, Exército e Polícia Rodoviária Federal também estão lá, realizando ordem de busca e apreensão de materiais usados na extração e transporte da madeira.

Em Humaitá, o histórico é mais violento. Índios da etnia Tenharim sofrem preconceito, são vistos com hostilidade e ódio por moradores, ficaram presos em quartel do exército depois de suspeitos pelo desaparecimento de 3 bancos na região, e não podem mais comprar alimentos ou remédios, sequer pisar na cidade, sob pena de serem mortos por comerciantes, pecuaristas e moradores.

O Ministério Público Federal no Amazonas pediu que a União garantisse o retorno dos indígenas às aldeias e a proteção das terras. A Força Nacional ficará até 12 de abril, com possibilidade de prorrogação.

Com informações do Ministério da Justiça e Agência Pública.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador