Neymar é vítima de racismo no jogo do Barcelona com o Espanyol

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O jogador de futebol Neymar Jr. foi vítima de racismo no jogo entre Barcelona e Espanyol, neste sábado (2), segundo o ex-dirigente do Barcelona Toni Freixa. Em post no Twitter, o ex-dirigente escreveu em catalão: “Espero que os gritos racistas a Neymar sejam registrados na ata da arbitragem”.

O jogo do Campeonato Espanhol é um clássico catalão e terminou em empate, 0 a 0. Esta não é a primeira vez que o jogador Neymar sofre com racismo. Em março de 2014, a torcida do Espanyol jogou uma banana no gramado em direção ao Barcelona.

Em 2014, Neymar Jr. e Daniel Alves foram vítimas de racismo na final da Copa do Rei, entre Barcelona e Real Madrid. O caso fez com o que o pai do jogador, Neymar da Silva Santos procurasse a agência Loducca, que lançou a polêmica campanha #somostodosmacacos.

Outro caso de racismo no futebol foi o sofrido pelo goleiro Aranha, então do Santos, clube que deixou em 2015. O jogador foi chamado de macaco durante partida. Aranha recebeu manifestações de apoio de todo o Brasil, e a repercussão do caso levou ao indiciamento dos torcedores que o insultaram.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Racismo é + – = a separatismo

    Aqui na Europa está o germe do separatismo, do preconceito que sempre contaminaram parcela de descendentes no sul do Brasil e em certos bairros paulistanos.

    1. Lembrei que qdo estive no sul

      Lembrei que qdo estive no sul do Brasil em 1992, vi adesivos em vários carros com a inscrição ” O Sul é o meu país”. Me entristeceu. Não voltei mais lá (não por causa disso, claro) e desconheço se ainda usam tais adesivos. Mas essa semente não deve ter morrido. O quanto germinou é a questão, sobretudo se considerarmos que há neste mundo insano quem explora com habilidade esses nichos de rebeldia, canalizando essa dissidência para grandes movimentos de desestabilização.

      1. Câncer europeu.

        Usam. Não sem motivo, esse separatismo acontece na região menos miscigenada com negros do Brasil, ou seja, o câncer europeu do separatismo vicejou mais livremente no sul.

        1. Creio que tens complexo de

          Creio que tens complexo de inferioridade. 

          Esse movimento é idiota, mas não tem nada a ver com raça. E sim com questões tributárias. 

          O maior movimento separatista do Brasil está em SP. 

          De resto, a região onde há menos afro-descendentes no país é o Norte. 

          1. Cultura

            Por que achas que eu teria complexo de inferioridade? Ah, és ruim de interpretação de texto. Na realidade, se soubesses ler, saberias que fiz elogio da miscigenação, especialmente com negros, que dá substância à nacionalidade e que cura o câncer europeu do sectarismo, do divisionismo, do conflito. Quem sabe, eu teria complexo de superioridade? Ora, que bobajada essa tua.

            Lembra-te das últimas guerras que aconteceram em território europeu, além das intervenções francesas, inglesas, portuguesas, italianas nas terras alheias.Os americanos com seu WASP, e é esta turma não miscigenada que governa de fato os EUA, são tão beligerantes quanto europeus. Mesmo o Brasil, quando a miscigenação era menor e maior a influência cultural europeia, era mais beligerante e as regiões mais propensas a separação (Uruguai, RS etc.). Descendentes europeus não miscigenados têm a má propensão de guerrear todo mundo, de tentar dominar tudo e todos, trata-se de fato da vida.

            A questão da miscigenação é antropológica, cultural. É com ela que surgem novos marcadores culturais que enfraquecem atavismos deletérios.

            Questão tributária todos os estados têm, inclusive o RJ, onde estou, e, igualmente, SP. Questão tributária é apenas camuflagem, desculpa, para a emergência dos impulsos atávicos que a miscigenação cura, permitindo o surgimento de novos marcadores culturais com desligamento de liames com as culturas originais e a criação de ligações com os novos marcos culturais da própria terra. Questões tributárias são resolvidas em mesas de negociação, não com separação.

            O movimento separatista do Sul não é de agora, vem de longe, e não é pequeno, nem idiota, ou melhor, é idiota, mas não é ignorável.

            Quanto a São Paulo, a canalhice lá, fruto de provincianismo doentio, é endógena.

  2. Ele escolheu se entupir de
    Ele escolheu se entupir de dinheiro na Europa. Que aguente o racismo. Além disto, Neymar é tão racista que sonegou impostos no Brasil, pois não quer sustentar pogramas sociais com seu rico dinheiro branco.

      1. Pois é, ele mesmo é racista com suas próprias origens…

        Talvez ache que brasileiro negro não poderia ser milionário, como ele e a máquina de marketing e RP que ganha dinheiro com ele.

        Aliás futebol e música hoje no Brasil é 99% marketing… dá-lhe curíntia e sertanejo “universitário”.

        Ivamukivamu!

      2. Sou fã incondicional do

        Sou fã incondicional do futebol do Neymar, também acho que ele deveria assumir sua condição de negro e inclusive aproveitar de sua fama para criar um debate sobre o assunto. Mas ele prefere fazer chapinha no cabelo…

    1. Não sou fã do “mascarado”

      Não sou fã do “mascarado” Neymar, Fábio de Oliveira, mas nesse caso não concordo com essa tua avaliação. Racismo é uma excrescência em que nenhuma hipótese pode ser relativizado. 

      1. Sua discordância é para mim
        Sua discordância é para mim tão irrelevante quanto os brasileiros pobres são para um SONEGADOR DE IMPOSTOS como Neymar.

        1. Deixa de ser pretencioso,

          Deixa de ser pretencioso, cara. Quem tu pensas que és? 

          Pois te declaro uma coisa; há tempos que observo as imbecilidades, as agressões, as baixarias exaradas nos teus  comentários. Só não rebatia porque avalio estar no teu direito de expressão. Mas que pega mal, isso pega. 

          Não acho tuas opiniões, aliás, coices, irrelevantes.Servem ao menos  para desnudar o teu verdadeiro caráter. 

           

  3. E FICA PIOR

    Quando constatamos que os meuzovskis, gatunis, matadorius etctrium la do sul e dessa parte de sao paulo tem boa parte da ascendência no que os livros europeus chamavam de esscória. E se acham.

  4. Bobagem

    Na posição de Neymar, os gritos contra ele são de invejoso ou maus perdedores do time adversário.

    Muita publicidade acima de um fato bobo, apenas por que é politicamente correto. Meses atrás chamaram a nossa Presidenta “vtnc” e acredito que ninguém ficou tão chocado por isso, como sendo uma coisa machista, mas sim uma ação delitiva, de eleitores inconformados de direita.

    1. Ninguém? Fale por você, p/ quem o machismo é irrelevante

      Claro que foi algo machista, além de açao delitiva de eleitores inconformados.

          1. É verdade

            É estranho alguém achar isso, sem observar todo o contexto político da situação..

            O Mantega e alguém mais do Governo (não lembro) foram achacados publicamente, e isso deve-se ao mesmo efeito de intolerância da direita em relação ao fato de ainda termos um governo popular.

          2. Nao disse q havia SÓ machismo naquela conduta

            Apenas que também havia machismo. Mandaram o Mantega tomar no c*?

            E nao um grupo de militantes de direita, mas todo um estádio? Ou vc nao vê diferença nenhuma?

          3. è posivel

            Esses imbecis são assim. Começa um e a coxinhada segue toda sem saber por que. Não tiro razão do seu comentário.

  5. Black is beautiful

    Infelizmente muitos “mulatos” brasileiros quando enriquecem esquecem que são negros, não gostam. Casam com mulheres brancas, fazem filhos brancos e quando xingados por racistas se espantam.

    Se assumissem sua cor e ajudassem seus irmãos menos afortunados, seriam nossos heróis. Mas, pegamos o Neymar e seu mestre Ronaldão, dois amigões do Aécio, porta-vozes da campanha contra Dilma e suas políticas sociais. O que que eles fazem para o movimento negro? Renegam!

    E se vítimas de episódios (odiosos) de racismo, se queixam, mas só para si mesmos: eles pelo menos tem dinheiro para pagar advogados, ter a imprensa noticiando o fato, execrando os autores… Mas quando em São Paulo, e não só, negros (e mulatos) se tornam vítimas de violência física (infelizmente, não só verbal) e não necessariamente por cuidadões comuns mas pela polícia, aquela que deveria defender todos indistintamente, eles não fazem nada, não tomam partido, não se indignam, pois eles são brancos!

    Até que negros famosos e prestigiados não tomarem a bandeira da luta contra o racismo indiscriminado, continuará assim. Quem tira a banana pro Neymar paga multa, é proibido de entrar no estádio, até pode ir pra cadeia. Mas quem ofende, massacra, mata negros da periferia no Brasil… nada.

    Os negros ricos USA são mais solidários, além de orgulhosos da cor da sua pele. Aguardamos os nossos, um dia. Tomara seja cedo.

    1. Não entendi as aspas na

      Não entendi as aspas na palavra mulato. O que a autoriza a chamar Neymar de negro? O critério americano, 1 gota de sangue negro e o cara é considerado negro? Neymar tem tanto sangue branco quanto negro correndo em suas veias, nada mais razoável do que chamá-lo de mulato, que para a maioria dos brasileiros tem a acepção de mestiço, o que efetivamente é o que ele é.

  6. Ué, o que houve ?
    Neymar

    Ué, o que houve ?

    Neymar disse que nunca sofreu racismo no Brasil porque não é preto.

    O que houve Neymar, andou se quimando muito no sol ?

    O Ronaldo gordo que foi “esperto”

    Na epoca em que era jogador usava o look careca, para não deixar suas madeixas à mostra.

    Senão, poderiam descobrir suas raizes.

    1. Na boa, não tenho nem um

      Na boa, não tenho nem um pouco de pena desses negros que renegam sua raça, suas origem.

      Se fossem negros seguros, confiantes, de personalidades, tirariam essas posturas racista de letra.

      A melhor arma de combater os racista, é utilizar suas próprias armas.

      Toda vez que um jogador negro for chamado de macaco, vai lá marca um gol, e fica imitando macaco sacaneando a torcida.

      Foi chamado de macaco, vai lá e mete outro gol, e imita macaco.

      Logo, logo, vão parar com essa palhaçada de chamar jogador negro de macaco.

      A torcida irá associar chamar alguém de macaco a um gol contra o seu time.

      Esses jogadores negros deveriam fazer uma campanha ” Cada macaco um gol”

      1. Gilson, não sei se uma

        Gilson, não sei se uma campanha dessa surtiria efeito, mas uma coisa é certa: é preciso processar os racistas, como fez Aranha. 

  7. Somos racistas (inclusive Neymar)

    Censuram Neymar por ele ter dito que não é preto. Discordo da censura.

    Neymar é mestiço, como o é grande parte da população brasileira, não é negro. Se Neymar fosse negro por ter sangue negro; também seria branco, por ter sangue branco. Neymar muito provavelmente tem sangue branco e, talvez, sangue índio afora negro. Neymar é mestiço, óbvio.

    Neymar quase certamente é culturalmente branco: formou-se em ambiente de cultura branca que menospreza especialmente negros e mulatos. Neymar aprendeu da forma mais efetiva, e que é vivendo, que não-branco é feio, mentalmente limitado e tem cabelo “ruim”. Viu a polícia (mestiça!) atacar mestiços e negros, aprendeu que os mais pobres são mestiços e negros; viu as raízes africanas, especialmente religiosas, serem esculhambadas, condenadas, demonizadas, o que passou a acontecer com muito mais frequência depois do infausto advento da praga do evangelismo de TV modelo americano.

    O fato é que o racismo está instilado sutilmente na nossa cultura, especialmente nas cidades grandes e médias, de tal forma que mesmo negros e mulatos, por terem sido formados nessa cultura racista, são racistas, menosprezam si mesmos.

    É perfeitamente compreensível, portanto, que Neymar, um jovem cuja vida consistiu em jogar futebol quase que exclusivamente, não lhe sobrando tempo para desenvolver reflexões aprofundadas sobre a própria formação cultural, rejeite sua negritude, estique o cabelo e namore “brancas”. Entende-se que, por ele ser um pouco mais claro do que o negro puro, se considere branco; que não se considere nem mesmo mestiço, mas branco.

    A confusão de Neymar relativamente à sua identidade étnica não é culpa dele. Neymar, neste aspecto, é, apenas, mais uma vítima do racismo, racismo que começa na própria família, passando por escola, amigos, colegas, policiais, gente de televisão, religiosos chegando a ele mesmo. E dizem que “não somos racistas”…

    Censurar Neymar por se declarar branco deixando de levar em conta a lavagem cerebral a que ele foi submetido desde que nasceu é covardia, é sacanagem, é culpar a vítima. Ademais disto, a censura a Neymar por sua declaração tem viés racista, e o próprio Neymar é racista!

    Onde estão os bons antropólogos, sociólogos, psicólogos quando se precisa?

    1. Juri Racional

      JÁ DIZIA RACIONAIS M’C.

       

      Você não tem amor próprio, fulano!

      Nos envergonha, pensa que é o maior

      Não passa de um sem vergonha em seus atos!

      Por si só define sua personalidade

      Mas é a inferioridade que você sente no fundo

      Dá aos racistas imundos razões o bastante

      Pra prosseguirem nos fodendo como antes

      Ovelha branca da raça, traidor!

      Vendeu a alma ao inimigo, renegou sua cor!

      Mas nosso júri é racional, não falha!

      Por que? (Não somos fãs de canalha!)
      ……….

  8. Dão importância demais a inveja

    E para alguns grandes jornalistas, intelectuais e celebridades que discordam do título do livro de Ali Kamel “Não somos racistas”, faço questão de dizer que concordo 100% com o título (com o conteúdo não falo nada, não li).

    ***

    O porcalismo que ele comanda na Globo, sou absolutamente contra.

    ***

    Ah, tem mais…me lembrei de uma campanha que fizeram em todas a mídias que perguntavam:

    “Onde você esconde seu racismo?”

    Se eu tivesse sido perguntado, minha resposta seria:

    No teu cu, filho da puta!

    No cu, era a ignorância. Filho da puta, seria para ofender. Se quem faz uma pergunta dessa, se ofende com algo.

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador