Urariano Mota
Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".
[email protected]

O silêncio dos democratas, por Urariano Mota

 

Eu relutei, tive dúvida em relatar um fato desagradável acontecido comigo no mais recente dia 13 de março, aqui no Recife. Mas agora mudei pra não ser mudo. Vocês já vão entender a razão.

Para a defesa da Petrobras e do governo Dilma, antes de sair de casa no dia 13, aconselhei aos filhos e esposa:

– Olhem, vão acontecer provocações da direita. Mas a gente não tem olhos nem ouvidos para a provocação. Faz de conta que não vemos nem ouvimos, e vamos em frente.

Mas eu próprio não resisti a 2 minutos de insulto fascista. Assim se deu. Quando a passeata da multidão vestida de vermelho saiu da Avenida Guararapes, e dobrou para a avenida Dantas Barreto, antes da Igreja de Santo Antonio, notei que a minha mulher respondia a um senhor forte, de cabelos brancos. Dizia ela:

– Todos nós somos trabalhadores.

Então voltei e me acerquei dele. E ouvi:

– Era bom metralhar, fuzilar todos os petistas, tudo que é comunista.

– Como é? – perguntei.

E o animal:

– Tem que cortar a cabeça de todos eles.

– Que é isso? Que estupidez é essa? – perguntei.

E o animal, passando a mão na cintura me soltou mais um coice:

– Vou marcar a sua cara. Pra no dia em que a gente voltar…  

Olhem, entre as minhas raras qualidades não se encontram a coragem ou o desassombro. Mas diante daquela agressão verbal, pior, mais que verbal, diria, pela promessa que encerrava e cerrava, com c ou com s, a democracia, na hora me subiu uma onda que não pude segurar, um calor, um sangue quente veio, e respondi ao fascistão:

– Marque a minha cara, que eu marco a sua – disse-lhe com os dedos da mão direita em V sobre os meus olhos. – Marque a minha, que eu marco a sua. Mas vamos prum combate aberto, franco. Não de modo covarde, não na maior covardia, como vocês fizeram – e neste ponto eu lhe apontava o dedo, que eu desejava fosse um soco na sua carantonha criminosa – Não na covardia, como vocês fizeram com os presos políticos na ditadura. Vocês assassinaram pessoas algemadas, presas, desarmadas, sob torturas.  

Ao que o fascistão, réu confesso, sentindo-se identificado, saiu puxando a perna como um diabo coxo. Não sei, tive vontade de segui-lo, mesmo sabendo que entre nós a civilização estava morta, que palavras mais não se deviam pronunciar porque eram surdas e absurdas. Um companheiro que ainda não sei quem é, se acercou de mim e me tocando o ombro procurava me pôr de volta à sensatez:

– O que é que tá acontecendo com você? Relaxe, amigo. 

A pressão estava alta e desnorteada, e eu não soube como reagir de modo mais sereno .

Contei isso agora porque uma ameaça maior veio na movimentação no dia 15, em São Paulo. A ótima coluna Notas Vermelhas já havia chamado a atenção para o vídeo que  “mostra manifestantes idolatrando o famigerado torturador e assassino Carlinhos Metralha, agente do DOPs que aparece orgulhoso de sua ‘atuação’ durante a ditadura e cercado por ‘admiradores’ ”.

Carlinhos Metralha, o cara que foi sócio do cabo Anselmo nos 6 assassinatos do Recife em 1973, aparece na passeata paulista como herói. Os caras não estão folgados. Estão ais que isso, estão livres, soltos e ameaçadores. Olhem o vídeo onde ele aparece com a cara obscena

https://www.facebook.com/video.php?v=10152760919021238&fref=nf ou aqui

https://www.youtube.com/watch?v=ebzEbjflXkM

No vídeo, ele mostra um cartaz onde se lê: “Quero ser ouvido pela Omissão da Verdade”. Mas notem que o corajoso delegado Carlos Alberto Augusto, ou Carlinhos Metralha, herói dos coxinhas de São Paulo, foi convocado, no fim de 2013, para um depoimento na Comissão da Verdade de Pernambuco, e não quis vir. Por excesso de valentia, digamos.  Mas no vídeo, ele faz declarações orgulhosas dos seus crimes:

“Carlinhos Metralha foi o apelido que os comunistas me deram, porque me respeitam até hoje. Já andei infiltrado na organização terrorista VPR, conheci pessoalmente alguns desses delinquentes que estão aí, não metralhei porque não tive essa oportunidade. Se eu tivesse, faria com o maior prazer”. Mais adiante, aparece marchando com um velho. Impune. Os pés que ele bate ritmado no chão pisam sobre os democratas e o sangue de brasileiros assassinados pela ditadura.   A isso, a militante comunista Mara Loguercio respondeu por email: 

“Isto já é provocação. Caberia, no mínimo, ao meu juízo uma ‘notitia criminis’. O cara dizer que não metralhou nenhum de nós porque não teve oportunidade, embora tenha participado do assassinato de vários, mas que se tivesse (a oportunidade) o faria com prazer, se isto não é crime eu jogo todo o material de estudo e prática de advocacia e magistratura no lixo!!!!

Se mais alguém topar a ideia, eu penso que nos caberia. Ou no mínimo, uma interpelação judicial ou uma representação para o Conselho do Ministério Público ou até para a Comissão da Anistia.

Não dá é para ficar inerte diante disto. Isso é mais do que passividade, passa a ser cumplicidade da nossa parte. É minha visão”.

É a nossa visão também. Porque em outro vídeo, a extrema-direita fala em gravação para pegar em armas, assassinar Dilma e seguidores:   

https://www.youtube.com/watch?v=lsB875X-0KA

Trata-se do ex-comandante da Policia Militar de Goiás, olhem só, ex-comandante de uma policia militar, o coronel Pacheco. No vídeo ele insulta a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, além de ameaçar “pegar em armas” para destituir do poder o atual governo federal – eleito através do voto.

Exaltado, Pacheco chama Dilma de “chefe de quadrilha” e o ex-presidente Lula de “ladrão”. Ele diz, ainda, que não tem medo dos “guerrilheiros” da petista. Diz o fascistão, pago com o dinheiro de todos nós, civis, intelectuais e povo desarmados:

“Quero dizer pra você Dilma, pra você Lula ladrão, que eu não tenho medo dos seus guerrilheiros, e tenho certeza que as centenas de milhares de policiais militares dos diversos Estados desse País também estão prontos para ir para a luta armada para defender esse País”. E mais:

“Nós policiais militares da reserva, não aceitamos mais ser roubados e ainda por cima, agora, ser ameaçados e oprimidos. Nós vamos defender a nossa sociedade e estamos prontos para qualquer convocação, seja oficial ou não, para lutar contra os seus guerrilheiros”, completou Camilo, que informou ser coronel da reserva remunerada há três anos.

Observo que nunca é demais lembrar que, de um ponto de vista legal, a Constituição da Federal em seu artigo Artigo 5º :

“XLI – a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais;

 XLIII – a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

XLIV – constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;”

E então? Vamos continuar à mercê dos criminosos e torturadores, que mal satisfeitos com a impunidade dos seus crimes, nos ameaçam agora com novos assassinatos, a nós, que fazemos parte da civilização e da humanidade brasileira? É claro que deveremos reagir com medidas legais e com movimentos de opinião pública, com uma política de reassentamento da democracia real. Para que se levem a sério as novas ameaças dos fascistas.

Ou iremos todos para o suplício como novos cordeiros para o sacrifício final. Em um novo silêncio dos democratas, que não viram a tempo a aberração da existência desses velhinhos dos quarteis.

*Áudio na Rádio Vermelho http://www.vermelho.org.br/noticia/260793-333

Urariano Mota

Escritor, jornalista. Autor de "A mais longa duração da juventude", "O filho renegado de Deus" e "Soledad no Recife". Também publicou o "Dicionário Amoroso do Recife".

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado UranianoE este

    Prezado Uraniano

    E este silêncio vai durar “eternamente”

    Ainda mais com o conservadorismo que estamos vendo.

    Abração

    1. E o que vamos fazer?

      João, não quero causar brigas, mas te pergunto: o que vamos fazer? O que estamos fazendo?

       

      Nada. A esquerda é muito passiva. Eu mesmo vejo bobagens na Internet e não entro em discussões para não passar raiva, porque esse pessoal só repete ladainhas e ofensas.

       

      E, sim, acho que a Internet é o melhor caminho, porque politiza e informa as pessoas ao contrário da grande mídia.

       

      Nós, da esquerda, precisamos de um projeto de maior alcance. Mais sites, mais blogs, maior atuação para combater as mentiras que PSDB, militares, mídia, capital privado e, por que não?, os EUA espalham para desastabilizar o país.

      1. Concordo

        Ainda anteontem, numa roda em que só estavam engenheiros, a única voz discordante era a minha, e eles estava surpresos por existir uma voz discordante de suas opiniões quanto à situação da política atual. A afirmação de nossas convicções ao vivo é um caminho que, ainda que não tenha abrangência, revela que certas verdades televisivas não resistem a 2 minutos de exposição de dados. Já notou que tem gente que não quer saber de números de jeito nenhum?

  2. Na segunda-feira, quando sai

    Na segunda-feira, quando sai para almoçar com um colega advogado, passei por um senhor de meia idade nordestino, mal vestido e pardo. Ele me mediu de cima embaixo e disparou com ódio faiscando nos olhos:

    “- Estes engravatados do caralho estão querendo foder o Brasil e nós vamos foder eles antes!”

    Não aceitei a provocação, pois não fui a passeata do dia 15/03 e sou adversário daqueles que pretendem rasgar a Constituição Federal para empossar o candidato derrotado à força. Além disto, votei em Dilma Rousseff e compreendi perfeitamente a reação do brasileiro cujo voto está sendo menosprezado pela mídia.

    Alguns milhares de malucos e nóias estão desafiando dezenas de milhões de brasileiros. O resultado só pode ser um banho de sangue, mas os fascistas (a minoria) levarão a pior. Pequena perda direi quando o melado vermelho deles começar a correr.  

     

     

    1. O povo que se opõe a essa

      O povo que se opõe a essa onda fascista está em maior número, mas está desorganizado. O que se vê é a esquerda organizada, como no dia 13  e reações isoladas como a desse senhor. É papel da esquerda organizar a massa para a reação ao golpe. Temos que colocar um milhão de pessoas como esse senhor nas ruas. Os 200.000 que foram para a Avenida Paulista são uma minoria muito bem adestrada e organizada pela mídia.

      1. Discordo. A solução é bem

        Discordo. A solução é bem mais simples.

        A presidenta e comandante das Forças Armadas deve engatilhar o “Ministério da Defesa” na cabeça dos golpistas e mandar os soldados meter bala naqueles que desrespeitam o regime constitucional brasileiro. 

    2. Fábio,
      entendo e respeito o

      Fábio,

      entendo e respeito o sentimento, mas isso é pura bravata. Não ajuda em nada a preservar o regime democrático, e muito menos o governo legalmente constituído.

  3. Alguém acha que esse papo de

    Alguém acha que esse papo de misturar perseguidos políticos, direita reacionária, violência da direita e ódio vai colar?

    2.000.000 sairam às ruas, sem agressão, sem patrimônio depredado, sem violência e vem esse papinho de direita raivosa.

    Transformar ato democrático em golpista e ódio nem o João santana consegue, quanto mais meia dúzia de 3 ou 4, com um discurso babaca de defensores do amor e da democracia.

    Estão defendedo é “azelite” sindical, que mama nas costas de nossos impostos.

    Vão tentando, e aproveitem e peguem de volta a graninha que o Dirceu consultor surrupiou dos incautos, para sua defesa contra o estado opressor, enquanto ganhava milhões “consultando” telepaticamente  na cadeia.

    1. Violência moral

      Os cartazes, faixas, camisetas, palavras de ordem e entrevistas dadas pelos organizadores das manifestações de 15/03 são tão ou mais provas de violência intelectual e moral se houvessem destruído patrimônio físico.

      Só não percebe o ódio expresso no movimento “apartidário” quem nele vive ou dele se alimenta.

    2. É, passa o tempo e versão

      É, passa o tempo e versão corre. Quem conta um conto, aumenta um ponto. No dia, segundo a Globo, foram 1 milhão. Para hoje, já são dois. Amanhã, é certo que serão 3 milhões.  Isso é a famosa série  “como manipular fats usando zeros”. Seres replicantes, devem ser.

    3. Experimente passar no meio

      Experimente passar no meio deles trajando uma camiseta vermmelha…

      E nem precisa ser de esquerda.

      Os Coxinhas PITIBULLS voariam em sua jugular.

      Ato democrático pedindo a volta da ditadura militar?

      Ato democrático onde um velho canlha, assassino confesso de pessoas que estavam sob tutela do estado, discursa e se vangloria de seus crimes?

      Ato democrático com skiheads defensores da doutrina nazista?

      Bela “democracia” é essa que vocês pregam e defendem…

    4. ato democrático?

      Com cartazes e faixas pedindo a instauração no Brasil de uma ditaduta militar?

      Com cartazes dizendo sim ao feminicídio?

      Com agressões a quem estivesse (desavidamente) vestido(a) de vermelho por perto?

      Com camisetas chamando Dilma de “vaca” ou de “ladra filha de uma puta”?

       

      É cada um que tem aparecido por aqui ultimamente.

      O blog do Mouro, que está com as porteiras abertas e sem censuras, dá dando ânimo a essa trollada do PSDB e afins.

  4. Conte comigo

    No documentario “Os Militares que Disseram Não”, de Silvio Tendler, tem um momento em que um dos ex-militares diz que se fôssemos hoje ver como funcionam os quartéis, ficariamos espantados de ver que pouco ou nada mudou. Cantam e dizem palavras de ordem de ha 60 anos. Ainda usam o comunismo como o grande inimigo a combater.

    Esta claro que nunca admitiram o PT e não engolem a ex-guerrilheira Dilma Rousseff. Concordo que, a despeito da Comissão da Verdade não ter logrado um unico processo, ainda sim caberia processar esses que assassinaram e torturaram e hoje se vangloriam de tais atos incitam a violência contra determinada parcela da população. 

    1. Os dois maiores erros do passado recente do Brasil !

      1. Anistia: ampla, geral e irrestrita e cínica. Anistiaram todos criminosos e não-criminosos e escoderam a história em alguma gaveta obscura. E o brasileiro (especialmente de classe méida e alta) que sempre foi mimado não precisou assumir a responsabilidade por nada. Quem matou ficou livre, quem estrupou ficou livre, quem roubou ficou livre. 

      2. Privatização: Lembro FHC falando na TV – Vamos privatizar pois teremos melhores serviços, mais concorrência e menores tarifas. Passados 20 anos os serviços privatizados (telefonia, bancos, saúde, etc) estão oligopolizados, com menos de 5 empresas dominando o mercado( concorrência???)). São campeões absolutos e a vários anos no ranking de reclamações dos consumidores(melhores serviços???). E comparados com a inflação no período estes serviços que já eram caríssimos sofreram reajustes que equivalem a quase 3 vezes a inflação do período.

      Esses erros um dia terão de ser enfrentados e revistos. Ou então estaremos sempre no círculo vicioso de domínio da direita.

  5. Sociedade contaminada…

    Nas vésperas da votação do primeiro turno uma grande amiga minha Fisioterapeuta e pesquisadora recebeu pelo celular uma mensagem de sua cunhada dentista e màe de família com dois na faixa de 20 anos:

    “Se você ainda está pensando em votar em Dilma amanhã eu te desejo uma caganeira porque se voc6e vai fazer merda na rua é melhor fazer em casa!”

    Quando pessoas de “boa índole” e “boa família” , pagadoras de impostos, e conscientes de suas responsabilidades se rebaixam a esse ponto por conta de uma manipulação da mídia em suas mentes já é o caso de ficar preocupado! Não se fez nada neste momento e agora está assim. Em qualquer lugar que você falar alguma coisa que não seja o anti-PT e anti_ Dilma você será agredido e ofendido. Desde 2010 quando comecei a sentir essa opressão anti-PT eu venho observando a irracionalidade crescer. Nesta época eu votava em Lula e Dilma mas nem era fã das políticas do PT, gostava de umas de outras não, normal. Mas aí começaram as hostilizações de direita. Mesmo sem saber qual era minha opinião comecei a receber telefonemas de “amigas” dizendo : Mas você tem de votar no Anastasia!! Vai votar no Hélio Costa? Ao que eu respondia muito calmo (ainda) : O meu voto é secreto! A constituição me dá este direito!. E adiantou? Aí quando o Márcio Lacerda ( o prefeito de M…) foi eleito e reeleito aos pedidos do Aecinho cheirador filhinho de papai eu disse que era ruima para área cultural, que é área que trabalho( sou músico). Pois então , ano passado fiz shows para a prefeitura e apesar do contrato dizer que o pagamento seria em 30 dias demoru 6 meses, que fui saber depois porque. O nobre prefeito de m… usou as verbas dos editais de cultura para pagar os artistas de eventos como a virada (roubada) cultural e o carnaval. Mas se você chegar no Anchieta e contar essa estória é capaz de apanhar dos nervosos aecistas!

    O ANTI-PETISMO é uma doença e deve ser tratada como tal. Da mesma forma que no passado nos incutiram o ANTI-COMUNISMO para nos controlar, os facistas americanos agora inventaram o ANTI-PT.

  6. Assustador

    Estão todos ai. Criminosos, facinoras, em passeata. Isso era impensável há alguns anos atras. Eles não tinham coragem de se mostrar. Agora sairam das tocas, para surfar na onda golpista e irresponsavel do PSDB. Quem se mistura com porcos fascistas acaba se tornando um deles.

      1. Você precisa entender o nick

        Você precisa entender o nick dele no contexto. Ler até o final da linha; não é simplesmente “anarquista”, é “anarquista sério”.

        Refletindo sobre o nick como um todo, você entenderá melhor. Trata-se de alguém que de sério não tem nada. O que nos remete à conclusão óbvia e necessária:

        Trata-se de alguém que de anarquista não tem nada.

    1. E para garantir que é “nunca

      E para garantir que é “nunca mais” vale a aniquilação física? Pois é isso de que se está falando aqui.

      Nem é da moralidade seletiva que não se preocupa com a lista do HSBC, o trensalão, e o Youssef entregando o mensalão do Aécio. Desse estágio já passaram, agora a proposta é “tirar o PT” não importa como e quem botar no lugar. Para isso está valendo até ajuda de ex-torturador

  7. Dilma, Adans, Zé Ubu, e Janot

    Dilma, Adans, Zé Ubu, e Janot estão prevaricando escandalosamente.

    Não há a reação cabível a essa escalada de calúnias, difamações e injúrias que atigem impunemente a imagem Presidência da República, que tem obrigatoriamente que ser preservada de acordo com a lei.

    A senhorita do Sion que um dia foi Dilma se reapossou atavicamente de sua personalidade. Só pode ser. Porque Dilma está se acovardando e não quer confrontar a sua classe de origem, que o criadouro de seus inimigos de hoje.

    São inimigos e não adversários. O que são coisas muito diferentesSão pessoas antidemocráticas aéticas e moralmente corrompidas, algumas comprovadamente criminosas, as que querem atingí-la de morte. Sim: de morte!

    Acorda Dilma, antes que seja tarde e você perca o apoio até de sua verdadeira base. Que são os seus eleitores.

    Os que lhe delegaram o seu mandado. O mandato não ´de propriedade sua. E uma delegação. Acorda Dilma, reaja e aja. Acorda Dilma!

  8. Brasil. O ÚNICO PAÍS DA

    Brasil. O ÚNICO PAÍS DA AMÉRICA DO SUL QUE NÃO PUNIU ESTES MISERÁVEIS TRAIDORES DA PÁTRIA.

    Deveriam todos estar mofando na mais profunda das cadeis.

      1. Essa é sua linha de pensamento…

        Tem que prender Dilma e Lula, mesmo que não haja nada contra eles.

        Mas, quanto ao Aécio, que o Youssef declara que recebia mensalmente, não lhe ocorre pedir a prisão do mesmo…

      2. oneide.
        Na boa,: tu estás

        oneide.

        Na boa,: tu estás fazendo papel de moleque. Estás, de propósito incitando animosidades.

        Por que não escreves um texto decente defendo as tuas idéias? Se é que as tens?

        Vocês estão alucinados de ódio. Nem os fatos incontestáveis fazem vocês abdicarem da desonestidade. 

        Parece que só eu te levo a sério. Levava, porque agora não levo mais.

  9. #TODOSCONTRAGLOBO DIA

    #TODOSCONTRAGLOBO DIA 01/04/2015 (DIA DA MENTIRA) AS 17:00H EM FRENTE A SEDE DA REDE GLOBO E TODAS AS SUAS AFILIADAS! LEVEM BANDEIRAS, FAIXAS E CARTAZES. ORGANIZEM OS DETALHES NAS REDES SOCIAIS! VAMOS ATACAR OS VERDADEIROS INIMIGOS DO BRASIL! IMAGINEM A CARA DO WILLIAN BONNER TENDO QUE DAR ESSA NOTÍCIA!! REPASSEM A TODOS! VAMOS PARA O TREND TOPICS: #TODOSCONTRAGLOBO

    1. Acredito que caberia uma mobilização

      com várias pessoas, de posse desse vídeo, uma vaquinha se for o caso, e contratar serviçsode um advogado e abrir um processo contra o cidadão em questão.

      A união faz a força. Qualquer movimento nesse sentido contará com minha ajuda.

  10. Estes são os nossos

    Estes são os nossos fascistas, acobertados pela mídia. Então, a mídia também é fascista com todas as letras. Hoje, em boa parte do mundo, ser fascista e nazista é motivo de orgulho, mas na hora de resolver perderão feio. E irão perder sempre. E o PSDB, também está acobertando os fascistas, dividindo o palanque com eles? Orgulho de ser coxinha. Orgulho de ser tucano. Orgulho de ser fascista.

  11. Uma semana desqualificando o

    Uma semana desqualificando o protesto do dia 15, o objetivo e não deixar a militância ainda mais triste e desanimada.

    Dia 12 vai ser maior. 

     

    1. A passeata desmoraliza a si própria

      Desculpe, Oneide, mas já faz um tempo que eu o vejo comentando aqui e, ainda que não recorde de todas as suas postagens, saúdo-o pela sua postura divergente. Isto posto, devo dizer: as próprias passeatas se desmoralizaram. Tenho conhecidos que moram na região da Paulista e me asseguraram que era cartaz pedindo a intervenção militar a cada 5 minutos. Era o tempo todo. Isso para não falar nas manifestações violentas, nas palavras agressivas (incitando morte, agressão), a perseguição a pessoas vestidas de vermelho etc etc. Tudo isso está bem documentado em vídeos, fotos, todo mundo viu.

      Me desculpe, mas é mais do que direito sair às ruas e manifestar sua insatisfação com um governo. Mais do que isso, fazer reinvindicações justas e propostas. Quais foram as feitas pelas passeatas do dia 15? Tirando as de cunho violento, que ocorrem massificadamente, só sobra: deposição da presidente eleita democraticamente (ou seja, golpe) e fim da corrupção (só a do PT, conforme pudemos ver também). Nenhuma manifestação foi feita: contra a corrupção no Congresso, nos outros partidos, no governo estadual de SP… só as do PT.

      Então foi basicamente (e isso tirando as partes mais estapafúrdias, como as que pedem o assassinato da presidente eleita), uma manifestação: golpista (pois querem depor uma presidente eleita democraticamente, sem que haja provas sequer indícios que fundamentem o impeachment constitucional) e de perseguição a opositores políticos (no caso, apenas petistas). Sequer pode-se dizer que foi uma passeata contra a corrupção, porque nesse assunto, só mencionou o PT, ignorando a corrupção que ocorre em outros partidos. Ou seja, foi uma manifestação contra o PT, utilizando a corrupção como desculpa.

      Respeito-o e estimulo que retorne aqui e faça o debate político, com sua posição divergente, que somente enriquece este espaço, mas você há de me desculpar: perseguição em massa a opositores políticos (com estímulo de violência) tem sim um víes inequivocadamente fascista. E é golpista, por querer passar por cima da vontade popular, expressa legitimamente nas urnas. E eu, e outros, em sã consciência, mesmo com todo um aparato de imprensa que vai no sentido contrário (no sentido de legitimar as passeatas e enganando a população de que elas não foram violentas), continuaremos a denunciar esse caráter sim e a demonstrá-lo.

      Saudações.

    2. data casual?

      Dia 12 de Abril é dia da Intendência do Exército Brasileiro. Nesse dia o Exército homenageia o Marechal Carlos Machado Bittencour. Sobre o Marechal, na wickpedia:

      “Durante a Guerra de Canudos, o ministro Bittencourt foi responsável pela morte de centenas de prisioneiros de guerra, entre homens, mulheres e crianças, inclusive pessoas que haviam se rendido com bandeira branca e que haviam recebido promessas de proteção em nome da República.”

    3. Como “vai  ser maior” no dia

      Como “vai  ser maior” no dia 12/04, aproveite para não esquecer de preparar cartazes contras as roubalheiras no Trensalão do PSDB de S.Paulo, contra a bandalheira no caso  Banestado, contra vigarice da Privataria Tucana, contra a compra da reeleição do FHC. Eu poderia lembar de mais uma dezena de escândalos dos super éticos do PSDB, mas vou deixar para antes da passeata seguinte. Muita informação de uma vez é difícil para os analfabetos políticos entenderem.

  12. o silêncio do governo

    fico me perguntanto porque da omissão do governo diante disso. Arrisco algumas hipóteses, não mutamente excludentes:

    a) Falta de informação: A alta cúpula do governo vê as noticias da Globo News, não se informa por outros meios. O sistema de Informação do próprio governo é ineficiente e inepto;

    b) Principismo: A Alta cúpula do governo realmente acredita que ameaçar pessoas de morte na internet e nas ruas é uma indicador de liberdade democrática;

    c) Cálculo estratégico 1: Não quer botar mais fogo na lenha para não levar o país a ‘venezuelização’, sem conseguir avaliar o risco da ‘ucranização’ ou avaliando que ele não existe;

    d) Cálculo estratégico 2:  Nesse cálculo o ajuste fical é prioridade absoluta e o avanço da extrema direita algo de menor importância e que pode ser ‘útil’. Com a ameça do golpe nas ruas e o avanço da extrema direita, todos vão se alinhar ao governo em nome da democracia aceitando o ajuste fiscal. Assustar o mercado é avalido como mais danoso que assustar militantes e partidários de esquerda.

    e) Impossibilidade de agir: rola um ‘inside job’ de ‘forças ocultas’ no “Estado profundo’

     

     

     

     

     

    1. acredita nisso não eduardo

      com uma simples ligação para o Departamento de Estado dos EUA, todas as postagens e históricos desses calhordas da direita e extrema-direita (como os tais Movimento Contra a Corrupção, Revoltados on Line e demais) no facisbuque e afins somem como num passe de mágica, dai as “provas” vão pro brejo, duvida?

      uma maneira simples é fazer print  (e salvar em outros meios) das mais cabulosas, talvez não sirva como prova mas vai incomodar sim.

  13. ato democrático?

    Com cartazes e faixas pedindo a instauração no Brasil de uma ditaduta militar?

    Com cartazes dizendo sim ao feminicídio?

    Com agressões a quem estivesse (desavidamente) vestido(a) de vermelho por perto?

    Com camisetas chamando Dilma de “vaca” ou de “ladra filha de uma puta”?

     

    É cada um que tem aparecido por aqui ultimamente.

     

    PS: esse comentário inicialmente deveria sair como resposta a um comentarista que disse que o dia 15/03/2015 foi exemplo de ato democrático.

  14. Seria ótimo se fosse possível

    Seria ótimo se fosse possível separar uma parte do Brasil e enviar para lá todos esses fascistas, acompanhados de seus líderes. Não tendo gente de bem para contrabalançar sua sociedade, eles se autodestruiriam em três tempos.

  15. Botar o galho dentro.

    Prezado Uraniano

    A esquerda é uma coisa desgraçada. Nem na cadeia se unia. Enquanto a direita, os enrustidos e os explícitos se unem quando é para golpear.

  16. presença de pessoas normais nessas manifestações…

    é que me assustaria bastante…………………………..

    esse senhor aí é um infeliz que o próprio tempo tratou de preservar como exemplo da incivilidade e do horror

  17. devemos deixar que circulem….

    e manifestem suas fúrias animalescas à vontade e livremente…………….

    talvez assim a parte de nossos jovens ainda em dúvida percebam como foram valorosos todos os que enfrentaram estas bestas humanas do passado com coragem e patriotismo

  18. Os “democratas” da academia

    Os “democratas” da academia uspiana, em sua maioria, apoia o golpe. Muitos tucanos como José Álvaro Moisés, dizendo que se o impeachment AINDA não chegou, não tardará.

    Os outros “democratas” estão de férias.

  19. Tenho amigos que votam 45 mas
    Tenho amigos que votam 45 mas se recusaram ir às no último dia 15, para não ter que caminhar ao lado de empresários corruptos e criminosos de guerra, como os que Uraniano citou. Outros amigos foram e se arrependeram, por esses mesmos motivos
    Ladrões e assassinos são as laranjas podres da oposição à Dilma. Vão acabar apodrecendo todas as outras e inviabilizando a oposição.
    Tem gente séria e honesta no campo conservador que não sente representada por essa meia dúzia de bandidos, corruptos e mau caráteres que foram às ruas e uns outros da mesma estirpe que surfaram na onda mas não se ofenderam com a barbárie.

    1. “Tem gente séria e honesta no

      “Tem gente séria e honesta no campo conservador que não sente representada por essa meia dúzia de bandidos, corruptos e mau caráteres que foram às ruas e uns outros da mesma estirpe que surfaram na onda mas não se ofenderam com a barbárie.”

      Não duvido.

      O que está faltando é essa gente séria e honesta do campo conservador dizer publicamente que não se sente representada por essa canaille.

      Por que o que infelizmente estamos vendo é a cúpula do principal partido de oposição – que teoricamente deveria ser o reduto da gente séria e honesta do campo conservador – tentar surfar, de forma oportunista, nas manifestações anti-governo, fazendo de conta que não sabe que estas são dirigidas pela extrema-direita.

  20. Assisti uma parte aqui em

    Assisti uma parte aqui em Fortaleza. Ouvi muitos xingamentos. O preferido, “puta”, para a presidente. Maciçamente feita(amnifestação) pelas classes alta e média: brancos, rosados, bem alimentados, dentes perfeitos etc. Nenhum preconceito, mas FATOS.

    Podem me chamar do que quiser, mas como democrata não me comovi com essas manifestações. Não por serem opositores a Dilma e ao PT(corrupção é farsa: se houvesse sinceridade atacariam TODAS as corrupções), mas pela truculência física e verbal, os temas evocados e o cunho elitista. No caso de Fortaleza, por que não a fizeram em regiões menos “nobres”? Foram fazer exatamente no reduto dos ricos? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador