Pai de Liana, vítima de estupro, diz que não vai defender Bolsonaro

Jornal GGN – Por meio de carta aberta, o vereador paulistano Ari Friedenbach (PROS) afirmou que não irá defender o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que se tornou réu no Supremo Tribunal Federal por apologia ao estupro. Ari é pai de Liana Friedenbach, que foi estuprada e morta em 2003, aos 16 anos, por Roberto Aparecido Alves Cardoso, o “Champinha”, enquanto acampava em Embu Guaçu, região metropolitana de São Paulo.

Os apoiadores de Bolsonaro começaram usar as redes sociais para buscar apoio contra as ações penais impostas ao deputado, utilizando as páginas do vereador para cobrar seu apoio, afirmando que o Bolsonaro foi o único a defender a honra de sua filha e de pedir penas mais severas para Champinha, que era menor de idade quando cometeu o crime.

Na carta aberta, Ari diz que Bolsonaro não defendeu a honra de sua filha, afirmando que “qualquer discurso que não acrescente nada para a sociedade não é defesa”. “Pena de morte não é defesa! Fazer um circo para ganhar mídia é oportunismo e não defesa”, afirma.

Ele também afirma que, em 2015, enviou ofício para Bolsonaro para que ele não utilize o nome de Liana para defender proposta de redução de maioridade penal. “Não autorizo o uso da minha história para fazer discurso de ódio ou tentar dar credibilidade a suas propostas insanas”, diz o vereador. 

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal decidiu abrir duas ações penais contra Bolsonaro, tornando-o réu por prática de apologia ao crime e por injúria. Em 2014, ele afirmou, na Câmara dos Deputados, que Maria do Rosário (PT-RS) não merecia ser estuprada porque ele a acha “muito feia”.

Leia a íntegra da carta de Ari Friedenbach aqui ou no anexo abaixo.
Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns ao vereador

    Parabéns ao vereador paulistano Ari Friedenbach (PROS) que sofreu a perda filha de uma forma irreparável em todos  os sentidos!  Mas, que no entanto tem dignidade e sabedoria para não ser seduzido por um oportunismo sempre presente nas ações nefastas do Bolsonaro!

  2. Burros, como sempre

    Esse senhor sempre se disse contrário à pena de morte ou à redução de maioridade, mesmo diante da barbaridade a qual foi também vítima. Pediram apoio à pessoa errada.

  3. Não é com pena de morte e

    Não é com pena de morte e redução da maioridade que melhora a situação de violência. Reforma do judiciário, Sim.

  4. Não sei nada sobre esse

    Não sei nada sobre esse vereador. Mas só essa sua atitude em si já dá um alento danado. Lava a alma da gente algo assim 

  5. Parabéns ao Vereador/Advogado

    Parabéns ao Vereador/Advogado pela atitude.

    Espero que o STF cumpra seu papel constitucional da defesa da sociedade.

    Bolsonaro precisa ser condenado e retirado de vez da vida pública onde somente pregou o preconceito e o ódio.

  6. Lamentavelmente

    a menina Liana viveu demasiadamente pouco, mas sua curta existência certamente tem colaborado para que nosso mundo insano seja um pouco menos pior, através das ações de seu pai, grande e sábio homem, e certamente também de outros familiares! Obrigado por existir Sr. Ari.

  7. que a condenação de Bolsonaro, caso aconteça…

    venha a servir de exemplo intimidador para muitos outros

    é certo que não se pode condenar ninguém pelo que defende, mas se o que defende é crime, pode sim e deve ser

    bancada da bala tem vários nesta mesma situação criminosa

    e se o estado é laico, bancada da bíblia também

  8. Mal Agradecido

    Tá na cara que tudo por trás disso tem teor político.

    Esse senhor, que é pai da menina assassinada, é um vereador do partido PROS.

    Se fosse um cidadão comum, fora do meio político, estaria apoiando o Jair Bolsonaro a retirar do meio político todos os parlamentares que dão vantagem aos estupradores e assassinos, como o “Champinha”.

    Fica claro que o vereador está instruído pelo seu partido a tomar esse tipo de postura, afinal de contas, qual é o pai de família que iria ficar ao lado da pessoa que está defendendo o assassino da própria filha?!

    E o pior, quem é o pai de família que iria condenar as atitudes daqueles que buscam por justiça, para que a filha de ninguém mais seja assassinada da mesma forma que a sua foi?!

    Sinto-me envergonhado de ver a postura que esse pai tomou, deixando-se levar por politicagem em um assunto que deveria estar acima de qualquer interesse político, os sentimentos de Pai para Filhos.

    1. tá na cara que os apoiadores

      tá na cara que os apoiadores do Bozonaro pensam com o intestino. Que confusão esse raciocínio, amigo. Bolsolixo na cadeia, urgente!

    2. Seguidores do Bolsonazi são idiotas

      Esses seguidores do Bolsonazi são realmente idiotas. Que comentário sem sentido. Você acha então que o pai está sendo oportunista ao ser contra a pena de morte, enquanto o bolsobesta está certo ao fazer apologia do estupro. Que vergonha!!!!

    3. Gente que fala sobre o que não sabe

      O pai da Liana já em 2003, semanas após a morte de sua filha, FRISOU que era contra a pena de morte. Foi incrível uma entrevista com a Luciana Gimenez, na qual ela pressionava para ele se manifestar a favor da pena de morte para o assassino de sua filha. A um determinado ponto, quase irritado, ele fez uma grande fala CONTRA A PENA DE MORTE.

      Isso não é ingratidão. Não há quem possa ser grato ao Bolsonada. Como disse o próprio senhor Ari, há que se fazer justiça. Considerou a pena aplicada ao assassino de sua filha como sendo a justiça feita.

      Bolsonada é bandido fazendo de conta que é mocinho. Só que não convence nem a própria mãe. Só os bolsominions vão atrás.

  9. Sobre a carta do vereador Sr. Ari
    Fiquei imprecionado com a coragem e sabedoria do senhor, mesmo tendo perdido a filha continua a defender a vida. De fato não é pena de morte ou redução da maiori idade que vão resolver os problemas de nossa juventude e sim uma reforma capaz de promover a reordenação de todo o estado. Onde todos tenham assesso aos bens comuns e não somente um pequeno grupo que representam a “Maldita Elite” tornando a nossa juventude em vitimas do sistema capitalista selvagem tão vidente nos dias de hoje que só produz pobreza de nosso povo. É o retrato atual no arquitetamento desse vergonho golpe de estado cujo esse criminoso “Bolsonaro” pertence assim como o Judiciário que é coautor e cúmplice. Todo esse contexto atual foi provocado pelas mudanças nos avanços sociais da ultima década exatamente no combate as desigualdades sociais historica de nosso país que tanto incomodou a elite a qual o Bolsonaro pertence.
    Mais uma vez parabéns ao sr Ari que mesmo com sua dor defende a vida.

  10. Parabéns ao vereador Ari Friedenbach

    O vereador paulistano Ari Friedenbach está certíssimo em refutar qualquer gesto partido de Bolsonaro. Além de extremista de direita, Bolsonaro não passa confiança para a sociedade. A não ser para os seus seguidores fascistas.

  11. Fala sério
    O cara vivência o sofrimento de perder com brutalidade uma pessoa da família, no caso, a própria filha, e ainda continua com um pensamento desses… Bela atitude nada, se a pessoa tem a capacidade de tirar uma vida, ela tem de perder a própria!

    Manter um marginal aos cuidados públicos, dando gasto de 50 mil por mês para o governo, só brasileiro pra aceitar que marginais suguem seu dinheiro e forma indireta!

  12. Ele tinha o dever de dar segurança a filha.
    O pai que deixa uma filha de menor 16 anos, ir pro mato com o namorado e responsável pela integridade da filha e nao é vítima. Ele tinha o dever de dar segurança á filha.

    1. melhor ouvir que ser surdo
      Que lindo, irmão fascistonarobacaotaprimitivo. 1. Deus te dê uma filha bem linda. 2. Que não aconteça outro champinaro na vida dela. 3. Que ela nunca tenha que ouvir um babaca como você acusando vítimas. Entendeu, irmãozinho? Não, né. Eu imaginava.

    2. Canalha.

      Sobre você  que escreveu isso aí , só penso que é um grande escroque  .

      Somente  Ari , o pai da moça sabe o que se passou naqueles dias com ela. Ari não foi irresponsável e muito menos deixou ” uma filha de menor 16 anos, ir pro mato com o namorado ” . LEmbro bem de toda essa história porque me chocou muito. A menina mentiu para os pais , dizendo que ia acampar com amigas da escola. 

      OS pais confiavam na menina e permitiram , tinham bom relacionamento. Uma mentira , para viver uma paixão adolescente. Ninguém imaginava a tragédia que viria.

      E você , seu débil mental vil , se põe a atirar acusações sobre a situação de um pai e sobre a qual desconhece completamente. 

    3. Ele não deixou, a menina foi

      Ele não deixou, a menina foi escondido, como fazem tantas vezes os adolescentes. O pai e a família toda  dos dois adolescentes mortos são tão vítimas quanto  o casal que foi assassinado. Crueldade de sua parte dizer isso.

    4. Quem lhe disse que ele

      Quem lhe disse que ele autorizou a menina a “ir pro mato”?  Seu CANALHA!!!

      Se não tens conhecimento sobre o caso CALE A BOCA!!!

       

       

  13. Bolsominions não entendem!

    Quando uma pessoa quer lutar contra a cultura do estupro ela tem que lutar contra o Bolsonaro sim! Esse homem só representa uma coisa um estado violento, torturador e estuprador, sugiro que os Bolsominions que votam no propagador de violência façam pesquisa sobre seu idolo, sua familia e descubram que nenhum deles até hoje depois de eleitos fizeram algo em suas funções parlamentares, que não seja extorquir dinheiro do estado ( dinheiro que os contribuintes bancam) para se manterem em boa vida.

    Ainda bem que um partido fisiológico como o prós pode contar em seus quadros com uma pessoa de rara consciência sobre a apologia da violência que domina os bolsominions 🙂 A sociedade precisa enquadrar esses bolsominions, desconfio que Eduardo Cunha anda repassando verba de paraiso fiscais para manter essas hordas de bolsominions violentas se manifestando na Internet e assim desviar o foco da sociedade das questões mais importantes!

  14. Oportunismo barato de

    Oportunismo barato de Bolsonaro, além de burrice!

    Deveria primeiro conversar com o homem e saber o que ele pensa sobre o assunto e não já ir usando o nome e a triste história da menina sem pedir autorização!

    Bolsonaro mais uma vez comprova que é um cretino oportunista! Bem feito!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador