PM mata estudante e diz que disparo foi causado por escorregão

Do Ponte.org

PM mata estudante negro com tiro nas costas e diz que disparo foi causado por escorregão

André Caramante

“Não tenho dúvida. Ele veio para matar meu filho”, disse Ivani, a mãe de Allan, 17 anos, encontrada pela reportagem à porta de sua casa, chorando

Imagens da câmera de segurança instalada em uma casa do Jardim São João,periferia de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), gravaram o momento da morte do estudante Allan Vasileski, de 17 anos, atingido com um tiro de pistola .40 disparado por um policial militar. O caso aconteceu na última sexta-feira (22/01).

O responsável pelo tiro é o soldado Melquíades Nascimento Dias, de 37 anos. Ao ser interrogado pela Polícia Civil, o militar afirmou que sua arma disparou e acertou as costas de Allan quando ele corria atrás do adolescente e “caiu bruscamente no chão, pois escorregou no piso molhado e acidentado” de uma viela.

As imagens mostram o momento em que Allan e um amigo, também adolescente, surgem correndo pela rua Raul Guerra. Ao se aproximar de um carro Fiat Palio Weekend, Allan tenta dizer algo para um homem que carrega uma criança, mas ele desaba no chão e bate a parte de trás da cabeça.

Na sequência, o soldado Nascimento, do 32º Batalhão da PM, surge nas imagens. Ele está com sua arma em punho. Ao ver Allan desabar, o homem com a criança se afasta e busca abrigo na frente do Palio. É quando o PM Nascimento chega até Allan, o vira, puxa sua blusa e percebe o ferimento do tiro nas costas do jovem.

O relógio da câmera marca 19h31 quando os primeiros moradores da rua Raul Guerra, logo após o barulho do tiro da .40 do PM Nascimento, começam a cercar o militar e imploram para que ele não deixe Allan morrer.

O PM Nascimento, segundo moradores do Jardim São João ouvidos pela reportagem, tentou, em um primeiro momento, dizer algo para incriminar Allan pela sua morte, mas foi logo repreendido pelos vizinhos do jovem, que viram quando ele apenas fugia da abordagem do militar.

Uma mulher que tentou ajudar Allan foi afastada pelo PM Nascimento ao mesmo tempo em que um menino, com uma camisa de time de futebol vermelha e também amigo do estudante, entra em desespero e coloca as mãos na cabeça ao vê-lo agonizando. Nesse momento, as imagens da câmera já não captam mais nenhum movimento de Allan.

Caramante

O soldado Melquíades Nascimento Dias, de 37 anos, foi o responsável pelo tiro em Allan

Somente às 19h33, o também policial militar Edwilson Moreira Andrade de Sousa, 35 anos, companheiro de patrulhamento do soldado Nascimento, aparece nas imagens. É possível ver quando Nascimento se aproxima de Andrade e fala algo em seu ouvido.

Trinta segundos após chegar ao local onde Allan está caído, o PM Andrade volta para a mesma viela onde estava antes e deixa Nascimento sozinho. É quando uma vizinha do jovem se ajoelha perto de seu corpo e um morador começa a fazer imagens do militar com um telefone celular. O PM diz que Allan foi o culpado pelo tiro, mas logo os moradores o contestam.

De acordo com a mãe de Allan, Ivani Regina Vasileski, o jovem que acompanhava seu filho no momento da perseguição, e que também aparece nas imagens da câmera de segurança, contou que o PM fazia mira na direção dos dois jovens enquanto os perseguia.

“Não tenho dúvida. Ele veio para matar meu filho”, disse Ivani, encontrada pela reportagem à porta de sua casa, chorando.

PM liberado

Depois de ouvir as versões do PM Nascimento, de seu companheiro de patrulhamento e de mais dois PMs — também do 32º Batalhão e que nem estavam no Jardim São João quando Allan foi baleado —, o delegado Lourival Zacarias Noronha, da Polícia Civil, resolveu libertar o militar, enquadrado por homicídio culposo (sem intenção de matar).

Caramante

Allan morava no Jardim São João, periferia de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo)

Os PMs Nascimento e Andrade disseram ter ido ao Jardim São João, no início da noite de 22 de janeiro, após receberem denúncia de que um foragido da Justiça estava no bairro. Ao avistarem o grupo de jovens que conversava com Allan, os PMs tentaram abordá-los, mas o grupo se dispersou.

O PM Andrade disse também que dois homens, cada um em uma motocicleta, foram alcançados por ele no momento da abordagem ao grupo de jovens, mas que não anotou nenhuma informação sobre ambos porque ouviu o barulho de tiro vindo da direção para a qual o militar Nascimento tinha corrido e resolveu ajudá-lo.

O rapaz que acompanhava Allan no momento em que o jovem correu do PM Nascimento não foi encontrado para ser interrogado pela Polícia Civil.

Sem explicar o motivo de sua conclusão, já que o PM Nascimento não afirmou em nenhum momento que Allan tentou roubá-lo, o delegado Lourival Noronha fez a seguinte afirmação no registro da morte do estudante: “Vale ressaltar também a apresentação espontânea [do PM Nascimento]. A parte comunicou de pronto a polícia acerca dos fatos, viabilizando o socorro ao agressor lesionado, comparecendo e prestando as informações devidas nesta unidade policial, bem como exibindo sua arma de fogo, utilizada no revide contra o roubador”.

Secretaria da Segurança Pública da gestão de Geraldo Alckmim (PSDB), que tem à frente Alexandre de Moraes, informou, por meio de nota oficial, que o PM Nascimento está “recolhido disciplinarmente no 32º Batalhão”. Isso significa que ele ficará cinco dias no batalhão onde trabalha, sem poder ir para casa.

Ainda segundo a Segurança Pública, a Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar a morte de Allan e a Corregedoria da PM (órgão fiscalizador) acompanha o caso.

 

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não sei qual o objetivo deste

    Não sei qual o objetivo deste post.

    Todos sabemos os motivos e razões, até porque, já foi exaustivamente debatido aqui.

    Mas, enfim … alguém tem uma explicação razoável pelo ocorrido ?

    Quem não vai gostar da concorrência é o Datena.

  2. Se não estuda, é porque é

    Se não estuda, é porque é vagabundo e a polícia não fez mais que a obrigação em matar.

    Se estuda, é porque ninguém mandou estar passando na rua naquele momento, e se estivesse em casa não aconteceria (alguém tem a escola dentro de casa? ) e como diria o seu Datena e o Marcelo Rezende (corrrrta pra mim) o policial atirou pelo “bem” da sociedade.

    Enfim, por essas e outras que sou FAVORÁVEL à pena de morte a policiais. O cidadão de bem é ao mesmo tempo vítima dos vagabundos que tomam seu celular e carteira (afinal ele estava com fome, coitadinho) e dessa porcaria de polícia militar que pra mim não deveria sequer existir.

     

  3. E complementado, TODO MUNDO

    E complementado, TODO MUNDO sabe que esse papo de “atirei sem querer” é MENTIRA!!!

    Já foi mostrado milhões de vezes que é impossível uma arma disparar “sozinha”. Polícia atira porque é covarde mesmo!!!

  4. Brasil tem 21 cidades entre as 50 mais violentas do mundo

    Segundo o relatório do Conselho de Cidadania para a Segurança Pública (com base no México) o Brasil tem 21 cidades entre as 50 mais violentas do mundo – um total de 42%. O relatório se baseia na taxa de homicídios para cada 100.000 habitantes. 

    As cidades do RJ e SP não entraram na lista e Fortaleza foi a pior avaliada ocupando a 12º posto de cidade mais violenta, com uma taxa de 60,77 homicídios.

    http://www.businessinsider.com/most-violent-cities-in-the-world-2016-1

     

     

     

  5. é o PSDB…

    primeiro foi aceito que poderiam ser mortos por resistirem

    agora pode por correrem

    e não demora muito poderá ser por simplesmente olharem para o PM

    quem não se lembra da polícia dos torturadores? tá me olhando por que, seu fdp?

  6. Padrão da PM paulista…

    Mata primeiro, pergunta depois. Aplica isso a qualquer um que não esteja de farda. Se for um negro, então, atira primeiro dez vezes e nem pergunta depois…

    1. disse tudo…

      nem em países sob ameaças constantes de terrorismo vemos este tipo de reação,

      ainda mais a pedido da autoridade maior do local ou recomendada…quem não resistiu, não morreu…

      …quem não correu, não morreu…

      e, futuramente…quem não olhou, não morreu

      repare que o cara não guardou a arma, e as pessoas estavam apenas olhando e chorando a morte do rapaz, sem representar qualquer tipo de ameaça

  7. poderia dizer que é só matar

    poderia dizer que é só matar e dizer que

    escorregou  na maionese…

    mas é uma frase muito imbecil para comentar tal tragédia…

     

  8. Quem protege você da polícia?

    A população de São Paulo está precisando de alguém ou algo que a proteja da polícia.

    Bizarro, sinistro, surreal. Mas São Paulo virou isso, esse Mundo do Bizarro, há décadas. E o paulistano ainda não notou…

  9. PM só fechando e começando de

    PM só fechando e começando de novo, como polícia desmilitarizada e comunitária.

    Esse e outros assassinos continuarão impunes, sob aplausos de fascistas.

  10.  
    NÃO TEM SOLUÇÃO PARA UMA

     

    NÃO TEM SOLUÇÃO PARA UMA PM  QUE CHEGOU A ESSE PONTO DE DEGRADAÇÃO. ALIÁS, PROS BRANCOS TÁ ÓTIMO.

    O que me deixa extremamente indignado é saber que se este jovem fosse filho de um filho da puta de nossas elites brancas de merda. Ora teriamos um bando de sem vergonha e de tocadores de caçarola, abraçados a Indignados filhos de corruptos que protestam contra a corrupção dos outros, berrando por vingança contra o PM criminoso.

    Todavia, como se trata de evento recorrente nas localidades onde residem pessoas de cor escura, e quase pretas, portanto, “suspeitas.”  Suas excelências, mesmo aquelas autoridades que adoram os holofotes da TV , bastando o operador de câmera mandar acender o refletor, que a mariposa, digo, a autoridade começa a falar merda. Infelizmente neste caso o proscénio é do Datena. E como sabemos,  não dá audiência classificada pra despertar o interesse de um degado, digamos assim, mais metido a merda. Um cabra do MPF, ou da PF? Não! Ai só aparece se for pra acusar um filho do presidente Lula…

    Orlando

     

     

  11. Vamos “ajudar” o delegado

    Vamos “ajudar” o delegado.

    O acusado pelo crime disse que escorregou. Então estava caído no momento do disparo.

    A exumação da vítima, então deve mostrar a trajetória do tiro entrando de baixo pra cima, não é, dr delegado?!

     

  12. Vou falar o mesmo que disse
    Vou falar o mesmo que disse sobre o tarifa zero: ou o governo federal usa seus recursos para providenciar uma solução super difícil para a truculência da Polícia Militar, ou vocês podem gastar retórica aqui até a garganta arrebentar.

  13. Revolução Negra já!
     Mais um jovem negro assassinado nas ruas das grandes cidades do país, todos os dias: até quando ?

    Enquanto ficarmos perdendo tempo e energia em embates acadêmicos com capitães-do-mato das elites fascistas, o racismo, o machismo, a homofobia e a exterminação dos povos indígenas não cessarão.

    É preciso entender que o racismo, assim como o machismo, antes de se caracterizarem como preconceito, são, antes de tudo, métodos utilizados pelo poder econômico para diminuir, humilhar e dominar um determinado contingente de mão-de-obra, visando obter uma força de trabalho com a mesma produtividade dos trabalhadores homens e brancos a um custo bem menor.

    Por outro lado, o capitalismo precisa ter um exército de reserva de mão-de-obra (desempregados) para pressionar para baixo os salários dos trabalhadores ocupados. O racismo e o machismo servem, por um lado, para “enquadrar” a mão-dr-obra negra e feminina para que aceitem salários mais baixos e, por outro lado, para aqueles que não se “enquadrarem”, servem para extirpá-los do mercado de trabalho formando o exército de reserva de mão-de-obra., 

    Existem, portanto, duas opções para negros e mulheres: ou se “enquadram” e aceitam condições desiguais no mercado de trabalho ou não se “enquadram” e vão formar parte do exército de reserva de mão-de-obra.

    É a luta de classes, estúpido!

    Então, não resta alternativa a não ser aceitar a guerra proposta pelas elites.

    No Brasil, a única alternativa para enterrar o racismo é uma Revolução Negra..O primeiro passo  é a organização do povo negro e pardo com o objetivo de realizar  imensas manifestações de rua. Só assim o povo negro e pardo terá visibilidade e será ouvido.                                                     

    A REVOLUÇÃO NEGRA 

    Até quando negros e negras, pardos e pardas e suas lideranças vão ficar sem agir, objetiva e efetivamente, para eliminar o racismo e o holocausto de jovens de nossa raça.

    Os apartheides racial e social, aí incluindo os brancos pobres, não podem prosseguir. Precisam ser extirpados logo, antes que um tsunami social imploda o país, afetando seriamente sua economia e o seu desenvolvimento, prejudicando toda a sociedade brasileira

    Avançamos nos últimos 13 anos, mas este avanço é claramente insuficiente para evitar a explosão social que virá, inevitavelmente.

    O empoderamento do negro e do pardo não vai se realizar através do atual sistema político-eleitoral que privilegia os ricos, os brancos e os homens.

    Também, não poderá surgir em decorrência de manifestações violentas, de ações de guerrilha e similares pois se deslegitimará imediatamente perante a própria opinião pública negra e parda e a opinião pública branca esclarecida, progressista e, obviamente, antiracista.

    O que fazer, então ?

    Recentemente, tivemos em Brasília uma manifestação de mulheres negras e pardas, reunindo 20.000 pessoas, comemorando o Dia da Consciência Negra.

    A imprensa oligárquica televisiva, auditiva, escrita e digital praticamente a ignorou. Mas, foi um passo adiante, não há dúvida.

    Mas, isto não basta e, de novo, é claramente insuficiente.

    Somente imensas e repetidas manifestações pacíficas de massas, de negros e negras, pardos e pardas conseguirão dar visibilidade e empoderamento políticos a negros e pardos.

    Temos que colocar 2 milhões de negros e negras, pardos e pardas, na Av. Atlântica e descer até o Leblon, passando por Ipanema

    + 1 milhão na av. Paulista

    + 3 milhões no Farol da Barra em Salvador

    + 1 milhão nas pontes do Recife

    + 1 milhão no centro de Belo Horizonte

    + 1 milhão na av. Beira Mar em Fortaleza +++++++ e, assim, por todo o país.

    E tantas vezes quantas forem necessárias.

    A primeira manifestação Alckimin vai tentar impedir, da segunda em diante, Pezão, Alckmin, Rui, Câmara, Pimentel, Camilo, etc vão liberar as catracas dos metrôs e dos ônibus.

    Somos 54% da população brasileira: 108 milhões de habitantes negros e negras, pardos e pardas.

    Não temos toda a fôrça, mas temos um pouco mais da metade dela..

    O racismo no Brasil e o assassinato massivo de jovens negros, pardos e brancos pobres tornaram-se intoleráveis, Filhos, irmãos, tios, primos, pais, amigos são as vítimas diárias do racismo contra negros e negras, pardos e pardas.

    Essa história de preconceito é uma falácia. O racismo é um método de dominação de classe utilizado pelos que detém o poder econômico para manter os negros e negras, pardos e pardas como mão-de-obra submissa e barata.

    Assim como o machismo. Por que a mulher tem que ganhar em média 70% do que ganha um homem, quando ambos desempenham a mesma função ? E ainda mais quando a mulher tem a dupla jornada em casa e no trabalho ? E ainda tendo que aguentar assédio sexual no trabalho, nas ruas e no transporte coletivo ?.Ora, o machismo, óbvio, é um método para diminuir a mulher, dominá-la e explorar sua mão-de-obra com menores salários.

    Negros e negras, pardos e pardas: temos que sair às ruas pacíficos mas coléricos como as últimas manifestações de mulheres contra o corrupto Eduardo Cunha.

    Não adianta posarmos de vítimas do racismo, pois é exatamente isto que o poder econômico e o seu corolário político querem: a vitimização que leva à inação, à paralisação.

    Não pensem que o Congresso e o Judiciário brancos vão ceder espaço para os negros e negras, pardos e pardas sem luta, muita luta

    É preciso fazer uma Revolução Negra no Brasil. As nossas reivindicações são:

    – 50% das cadeiras em todos os parlamentos municipais, estaduais e federal para negros e negras, pardos e pardas;

    – 50% dos assentos nas Universidades Públicas;

    – 50% das vagas em concursos públicos para novos postos no serviço público, municipal, estadual e federal, no Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Isto só para começar. Se começarmos já, temos condições de colocar um Presidente da República negro ou negra ou pardo ou parda em 2018 e empoderar, definitivamente, os negros e negras, pardos e pardas..

    Nós temos que pensar grande e alto e agir com a energia necessária para impor a vontade do povo negro e pardo.

    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Antes que o pior aconteça e a História se imponha.

     

     

  14. Interessante se notar a

    Interessante se notar a posição de ventre pedindo o colo da mãe e, ao seu lado, a figura de um pai frio, mundo estranho e doente

  15. Disparo acidental

    Não estou defendendo a atitude do policial mas, também não estou condenando. O maior problema é que as pessoas leem essas notícias carregadas de uma parcialidade absurda, e com  isso tomam partido para um lado ou para o outro, quando na verdade, deveriam se isentar a de agirem como idiotas, porque são as mesmas que depois postam textos e imagens condenando o preconceito e o pré julgamento baseado em característica fisícas ou sociais. O garoto era bandido? Não sei, para mim quem foge de polícia é quem tem culpa. Isso daria o direito de o policial matá-lo? Não, o porém da história é que as pistolas do modelo PT 24/7 calibre .40, apresentam inumeros defeitos no mecanísmo de disparo, que causam desde acionamento involuntário até o “engasgo” da pistola. Esse acionamento ocorre com qualquer movimento bruso que se faz com a arma, correndo, empunhando, chacolhando…

    Quem vai dar a sentença se o disparo foi ou não acidental? A perícia.

    Quem vai investigar o caso? A corregedoria da PM, um orgão público que funciona.

    E nós ? Vamos seguir nossas vidas entre assaltos, abordagens, disparos acidentais e latrocínios. 

    Minha dica pessoal? A abordagem policial serve para constatar quem tem pendencias com a justiça, aja com calma, e voce vai ficar bem.

    1. Onde esta escrito na lei que

      Onde esta escrito na lei que quem foge é bandido. E se for bandido pode matar?????

      Você ja viu um engravatado sendo revistado?

      Quem garante a efetividade das leis não pode atuar á sua revelia!!!!

      Essa sua ultima frase pode ser para um bandido falar na hora do assalto

      – Aja com calma e você vai ficar bem!!!

       

      Bandidos vestem farda, são os piores!!!!

    2. Disparo acidental?

      “Quem vai dar a sentença se o disparo foi ou não acidental? A perícia.”
      Como foi dito, é fato que só a pericia pode afirmar se o tiro foi ou não acidental, mas agora já era, o jovem está morto, é mais um para estatística.
      A imparcialidade é uma via de mão dupla, se exigimos imparcialidade devemos no minimo sermos imparciais também.
      A unica coisa certa neste momento é que o policial já cometeu um crime horroroso, fraude processual, pois mentiu em seu depoimento.
       

       

  16. Não acabou,tem que acabar. Eu

    Não acabou,tem que acabar. Eu quero o fim da polícia miliatr.( a voz das manifestações dos estudantes e trabalhadores)

  17. Não acabou, tem que acabar.

    Não acabou, tem que acabar. Eu quero o fim da polícia militar.( è a vóz das manifestações de estudantes e trabalhadores)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador