Por incitação ao ódio, Sheherazade foi afastada da SBT. Férias?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do UOL

SBT cede a pressão e afasta Rachel Sheherazade do ar

por Ricardo Feltrin

Pressionado por comissões parlamentares e pela ameaça de perder mais de R$ 150 milhões em verbas publicitárias governamentais, o SBT decidiu retirar –ao menos temporariamente– a âncora e comentarista Rachel Sheherazade do ar.

A desculpa oficial da emissora é de que a jornalista está em férias, mas isso não é verdade. Sheherazade já havia tirado suas férias em janeiro, quando viajou a Paris.

O SBT também está sob investigação pela Procuradoria Geral da República, por suposta apologia ao crime.

Rachel ficou na berlinda em fevereiro, quando justificou a ação de uma milícia no Rio que acorrentou um suposto infrantor a um poste. Embora boa parte dos comentários tenham sido favoráveis à jornalista, a opinião caiu pessimamente entre grupos de direitos humanos.

Oficialmente, o SBT afirma que ela voltará ao trabalho no próximo dia 14 de abril. No entanto, no final de março, a própria jornalista comentou que seus dias na TV “estão contados”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse mesmo tipo de pressão

    Esse mesmo tipo de pressão devria ser feito contra as arbitrariedades do Barbosa em relação ao Zé Dirceu. Não se trata de ser a favor ou contra Zé Dirceu, mas de justiça.

  2. O comentário foi infeliz, mas censura nunca

    Em primeiro lugar, o comentário foi fantasticamente infeliz, e ele deveria ter voltado atrás.

    Concordo com muita coisa que ela fala, com outras não. Uma pena, mas é o Brasil que estamos vivendo.

    Foi censurada por sua opiniões políticas. Melhor p/ela, deve ir p/internet. As ideias que ela defende, minoritárias ou não, devem ser ser expostas.

    De qualquer forma, foi transformada em mártir, e certamente sua popularidade crescerá muito.

    Me lembro do início dos anos 80, a TV tinha de tudo, desde o extrema direita até o comunista porra louca. A TV Pirata hoje em dia não seria produzida nem em canal a cabo.

    O Brasil está está caminhando p/trás.

    PS: em breve os fanáticos que criticam o “PIG” por censurar tudo virão aqui comemorar a censura que o próprio PIG fez dela.

    1. Desde quando isso é censura?

      Desde quando isso é censura? O SBT tirou por que quis, ou melhor, não quis ficar sem a sua mamada governamental mensal. E, olha que engraçado, a mamada mensal do sbt nas tetas do governo era usada para pagar o salário da demagoga, que mete o pau no governo o tempo todo. 

      1. Verba publicitária é do Estado, não é do PT

        Quer dizer que quem critica o governo não pode receber verba de publicidade? Com todo respeito por suas ideias fascistas, em uma democracia plena a propaganda governamental não deve ser dirigida em função da linha editorial do veículo. Nesse aspecto, o PT é democrático. Ta certo que desviou verba publicitária para corrupção no mensalão, mas pelo menos ainda não tentou calar a imprensa, como vocês fascistas vivem pedindo aqui no blog do Nassif.

        1. Criticar o governo é uma

          Criticar o governo é uma coisa.  É perfeitamente legítimo.

          Fazer antijornalismo é bem diferente, publicando notícias mentirosas para prejudicar o governo, omitindo  fatos que prejudiquem a oposição e desagradem o patrão, manipulando dados.  Pressionar o judiciário; pressionar o ministério público; chantagear o Congresso Nacional;  Fazer incitação a baderna (e depois voltar atrás culpando a esquerda, quando a a baderna atinge um dos seus).  Tudo isso com ares de isenção e objetividade jornalística.

          Empresas jornalísticas que fazem isso não fazem jornalismo. São partidos de op0osição, agindo por debaixo das sombras. Como partidos de oposição devem ser tratados.

          Como contribuinte, não quero nenhum tostão do meu dinheiro  indo para o bolso delas.

          1. Vale o mesmo p mim

            Como contribuinte não quero ver uma quadrilha de mensaleiros definindo p indo as verbas de publicidade devem ir.

    2. Sobre gralhas e corvos.

      Não houve “censura por suas opiniões políticas” coisa nenhuma.

      Defender o linchamento de “suspeitos” não é “opinião política”. É  incitação, estímulo, convite ao crime, à barbárie.

      Ameaçaram tirar  150 milhões do seo Sílvio e a bonitinha dançou. Propaganda é a arma do negócio.

      Aliás não entendo propaganda da Petrobrás na veja, propaganda da Caixa na globo, propaganda no pig em geral bancadas com verbas governamentais.

      Não entendo como o governo mantém e sustenta essa sinistrosa criação de corvos (na verdade até entendo, só não aceito).

  3. Não boto fé nessa notícia. O

    Não boto fé nessa notícia. O Uol cansa de fazer essas barrigadas, especialmente com notícias de TV.

    Só acredito vendo. Ou melhor, não vendo!

    Agora o que assusta são os 150 milhões de verbas governamentais (de todos os governos) para uma emissora bagaceira como o SBT!

    Imaginem quanto a Globo AINDA  fatura nesse mercado…..

  4. Nunca vi ninguém tão blindado

    Nunca vi ninguém tão blindado quanto Silvio Santos.

    Qual será o segredo? Nunca acontece nada com ele, nem quando um PanAmericano lhe desaba no pescoço.

    1. Amigo, o poder mundial
      Amigo, o poder mundial (bancos, mídia etc) está com os sionistas. Silvio Santos é sionista desde criancinha. Até o dono do Facebook é sionista. E pelamordedeus, não venha confundir sionismo com semitismo ou judaísmo, confusão que é deliberadamente disseminada.  Entenda a barra pesada do jogo sionista com o grande Latuff. [video:https://www.youtube.com/watch?v=_TUTypq5xkc align:center] 

  5. O mascate sentiu que ía doer no seu bolso.

    O patrão mais conhecido do Brasil, pode ser bobo, mas não é louco. Ele não rasga dinheiro e mandou a fascistóide Sheherazade para a geladeira.

    Será que foi Sílvio Santos que falou através da voz da fascistóide Sheherazade?

  6. Pouco me importa a repórter,
    Pouco me importa a repórter, punir repórter é fácil, mais e os patrões, e os “mandantes”, aqueles que de fato tem a concessão pública e a responsabilidade objetiva por qualquer ilícito praticado ali, e eles, vão responder pelo quê?
    Provavelmente por nada…É fácil fabricar outra loirinha brucutu que nem essa, difícil é o malandrão do Abravanel responder por algo.

  7. Sheherazade, a demagoga

    A Musa dos Reaças é uma demagoga barata. Repete no ar conversinhas de bar. Aliás, Sheherazade ainda é funcionária do TJ da Paraíba?   

    1. É a pergunta que sempre tenho feito

      Como é que alguém é funcionária do TJ e trabalha em TV? – Licença sem remuneração? Afastamento por motivo de não-sei-quê?

      Ou ela seria agora uma ex-funcionária daquele tribunal de justiça?

  8. Este país é uma piada

    Da forma como a criminalidade vai aumentando neste país com a complacência total de suas leis e autoridades, não será preciso âncoras de tvs pra dizer o que os marginais precisam, porque os próprios familiares, amigos e solidários em geral das vítimas farão o que precisar ser feito.

     

  9. Já vai tarde ! Não precisamos

    Já vai tarde ! Não precisamos mais  de pessoas com estas idéias, na TV. Já existem aos borbotões, Chega! Aliás, jamais tinha ouvido falar dela, pois quase não assisto TV mais. Já teve seu minuto de “celebridade” e já pode posar na capa da Playboy.

  10. Código Penal.
    Apologia de crime ou criminoso.Art. 287 – Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:Pena – detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.  Mas que censura, que nada, se ficar só no afastamento, ficou barato.  Lei 4117/62 Código Brasileiro de Teleconunicação.  Art. 53.  Constitui abuso, no exercício de liberdade da radiodifusão, o emprêgo dêsse meio de comunicação para a prática de crime ou contravenção previstos na legislação em vigor no País, inclusive:l) colaborar na prática de rebeldia, desordens ou manifestações proibidas  Art. 63. A pena de suspensão poderá ser aplicada nos seguintes casos:d) quando seja criada situação de perigo de vida

    1. Quem fez realmente apologia ao crime?

      Ao julgar a Raquel com o seu comentário você está assumindo o mesmo, por razões quaisquer senão a lógica ou a cognição pura e simples, tratar-se de apologia ao crime. Em momento algum no seu comentário ela defende e incita o ato criminoso mas ao dizer que o COMPREENDE apontando a situação da segurança no país como uma espécie de atenuante. Ora, o atenuante não desfaz a responsabilidade penal apenas altera a pena. Quem COMPREENDE não JUSTIFICA o crime por compreender ou assumir causa aparente, muito menos o INCITA.

      Veja só o que fazem os críticos da Raquel:

      http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/02/06/vamos-comparar-rachel-sheherazade-e-francisco-bosco-em-homenagem-ao-psol-e-ao-sindicato-dos-jornalistas/

      E as declarações do Ricardo Boechat sobre as badernas feitas pelos black blocks nas manifestações ocorridas no ano passado que acabaram, inclusive, mais tarde causando a morte de jornalista da sua própria emissora.

      http://lucianoayan.com/2014/02/08/entendendo-a-esquerda-que-odeia-rachel-sheherazade-e-endossa-ricardo-boechat/

      Agora me diga, quem incitou e defendeu realmente crime? Raquel ou seus detratores?

  11. eu vi publicação no facebook

    eu vi publicação no facebook de próprios funcionarios do SBT reclamando que a jornalista foi vitima de censura. uma especie de protesto pelo o afastamento da jornalista do principal telejornal da casa.

    1. E daí? Apenas reivindicam o “direito ao crime”…

      Querem poder dizer o que bem entenderem e nao sofrer as consequências por isso… 

  12. Se ela voltar ao SBT, ou for

    Se ela voltar ao SBT, ou for convidada pra outra televisão, terá que rever seu modo de ser como repórter, e nem digo jornalista porque hoje em dia todos querem ser jornalistas quando, em realidade, poucos merecem esse título. Sempre vi essa mulher com carecterísticas de que mais dia menos dia se daria mal. Assim acontece com toda pessoa muito arrogante quando assume ter muita visibilidade. Isso aconteceu com aquele tal de Rafinha, que voltou para a televisão, mas viu que tinha que mudar seu comportamento.

    Será que Joaquim Barbosa, e gilmar Mendes, não estão também no caminho para darem um tiro no pé? Até venho pensando nisso com o agora embate do Capitão do Mato contra o governador Agelo Queiroz. Tomara que caia a ficha daquele homem sem escrúpulos.

  13. Silvio Santos não é bobo. E o

    Silvio Santos não é bobo. E o futuro desta é a política. Vai ser a musa da direita na câmara.

    1. exatamente

      Foi a primeira coisa que eu pensei !!

       Agora a infeliz se candidata a qualquer coisa e terá votos  dessa massa de dummies ( como disse Francy) em que se transformou boa parte dos brasileiros que babam ódio na frente da TV todo dia…

    2. Mas eu  ainda prefiro ela

      Mas eu  ainda prefiro ela como deputada do que  como  apresentadora de TV.  No segundo caso, a atuação é mais daninha, pelo papel de maniupular e moldar consciências que a TV ainda tem.

      Dos males o menor.

  14. Com todo respeito, mas é

    Com todo respeito, mas é atestar burrice confudir isso com censura. É esse tipo de noção que faz de boa parte dos brasileiros completos dummies.

  15. Eu acho que deixar essa moça

    Eu acho que deixar essa moça falar a vontade o melhor antídoto às pataquadas que sai da boca dela. Sim, há vários apoiadores dela, basta ler os comentários à matéria na UOL. O que não pode é deixar ela virar mártir da barbárie, como fizeram com o (in)Feliciano. Fazer escracho toda vez que ela se manifesta no sentido de nos afastar da civilização é mais útil que afastar a moça. A demagogia barata está na moda no Brasil, basta ler os comentários políticos dos principais portais de notícia no país ou os “argumentos” anti-copa.

  16. Marcelo rezende, datena e

    Marcelo rezende, datena e tais, deveriam ir para o mesmo caminho: “férias”. Marginalizam o povo, mas não têm culhões para marginalizar grandes ricaços ladrões, sonegadores, bandidos endinheirados. Só querem ganhar dinheiro tripudiando sobre o mais fraco, porque eles sabem que povo não os coloca na justiça( até, porque, na justiciaria, pobre não tem voz, vez e vida). Ricaço tem a justiça na mão e, atendendo a pedido bem renumerado, a justiciaria daria ganho de causa para o ricaço e os rezendes e datenas, teriam que desembolsar muita grana por danos morais. Para mim, não passam de oportunistas covardes recebendo grana para marginalizar o pobre. Essa senhora, empregada do SS, deveria ser aposentada do trabalho por incompetência, abuso de poder, e impulso ao seu ego num espaço que não lhe pertence.

  17. E olha que se trata de uma

    E olha que se trata de uma retirante. E com esse nome, comprova que se trata de uma pessoa de origem pauperrima. Só resta a ela pedir asilo aos USA e se juntar aos cubanos de miami. Mas vai tranquila pois o joaquim logo se aposenta e dará abrigo por lá no seu big apartamento de quarto e sala. RIDÍCULOS!

  18. Tv brasileira reféns destes corruptos

    É o que acontece neste Brasil; Os Políticos corruptos não aceitos a verdade dita, eles gosta da mentira e suas contas cheia de dinheiro da nação brasileira; E a Rachel falava a verdade para esses corruptos e mentirosos; Pena que a TV brasileira é reféns destes corruptos.

  19. Marilena Chaui: usa

    Marilena Chaui: usa argumerntos contundentes repletos de hipérboles.

    Rachel Sherazade: usa argumerntos contundentes repletos de hipérboles.

    Marilena Chaui: crítica do pensamento direitista, chegando a defender o linchamento moral de uma classe social.

    Rachel Sherazade: crítica do pensamento esquerdista, chegando a defender o linchamento moral de uma classe social.

    Marilena Chaui: formadora de opinião.

    Rachel Sherazade: formadora de opinião.

    Marilena Chaui: está apenas expressando seu direito democrático.

    Rachel Sherazade: está fazendo apologia ao crime?

    Lembrando que dizer que a Dra Chaui tem credenciais acedêmicas superiores a jornalista, e por isso suas opiniões são automaticamente melhores deveria também se traduzir no binômio FHC tem opiniões automaticamente melhores que Lula.

    Moral da história, democracia e maniqueísmo não combinam.

    1. Marilena Chauí declarou que a

      Marilena Chauí declarou que a classe média é “violenta, fascista e ignorante “.   Onde Marilena defendeu o “linchamento moral”  da classe média?

      Traga as fontes, ´por favor.

       

       

      E mais: Sheerazade defendeu o linchamento FÍSICO, não moral, dos pobres

        1. obrigação do Estado?

          É obrigação do EStado torturar pessoas?? Só se for no Estado fascista que você e os grupos aos quais provavelmente pertence e do qual você possivelmente é um agente de propaganda.

          1. É obrigação do estado
            É obrigação do estado fornecer saúde, educação e SEGURANÇA a sua população. Independente de credo, origem e CLASSE SOCIAL.

            fonte: Constituição Brasileira.

      1. Acho que Chauí se referia

        Acho que Chauí se referia àquela classe média que se regojiza quando vê algum bufão fascista defender que crianças sejam torturadas e amarradas pelo pescoço em postes. Acho que essa deve ser a tal classe média fascista, violenta.e ignorante.

  20. Sucesso da estratégia de

    Sucesso da estratégia de sufocar gente que diz coisas inconvenientes ameaçando mexer na gigantesca verba publicitária oficial. Mas há quem diga que isso é ‘democracia’.

    Imagino como seria a reação se isso tivesse acontecido na direção inversa (governo de direita retaliando emissora que colocasse comentarista de esquerda).

    E, me desculpem, falar que ela incitou a violência é forçar a barra ou analfabetismo funcional. Ela foi bem clara na opinião dela de que achava ‘compreensível’ a ação dos justiceiros se o estado não cumpre a parte dele.

    Vc pode discordar disso, e eu discordo, mas daí a achar que ela está conclamando as pessoas a fazer justiçamento, é uma imbecilidade. No limite ela estaria conclamando o ESTADO a cumprir suas obrigações.

     

    1. O Ozzy tem razão, tudo isso

      O Ozzy tem razão, tudo isso não passa de perseguição à grande intelectual que é a Sheherazade, ela estava apenas invocando o Estado a cumprir seu papel:espancar crianças(marginaizinhos)e amarrá-los pelo pescoço em postes. è isso que cidadãos de bem como o Ozzy esperam.

  21. capitão Abravanel

    Capitão Abravanel: “Corta a âncora se não o barco afunda!”

    Dizem as más línguas que Sheherazade já arrumou emprego: agora vai ser assessora de Bolsonaro e de Feliciano.

    (…Porém, como o “Brasil não é para principiantes”, nunca se sabe; e a menina, dia desses, pode acabar companheira de emissora do Nassif na TV-BRASIL…)

  22. Quem tem c…, tem medo,

    Quem tem c…, tem medo, ensinou-me um estelionatário, certa feita.

    Os milhões em verba publicitária e o desvio de finalidade que pode ameaçar a concessão do SBT, falam aos únicos órgãos sensíveis de gente como SS: as burras.

    A fascistinha foi a bocó da vez na captura de audiência explorando as emoções baixas e estruturadoras das sociedades fascistas: o medo e seu complemento, o ódio.

    Podiam aproveitar para fazer uma limpeza naquela programação, em geral, cretinizante.

    Saudações libertárias.

    1. Esse canal eh tão ordinário
      Esse canal eh tão ordinário que exibe, sábado a noite, um tele-barraco mexicano

      Isso sem falar nas cretinas imagens de fração de segundo da Jequiti.

  23. Vai sair na capa da revista da Abril…

    Já recebeu convite para sair nas “paginas nobres” de uma outrora famosa revista masculina da Editora Abril…

    Alguém duvida de que vai aceitar…???

  24. A curtíssima careira da

    A curtíssima carreira da apresentadora foi congelada pela nobre direçao da emissora que percebeu a formação de uma bola de neve na qual seria engolfada, cedo ou tarde. É fundamental, porém, não deixar passar batido que essa aprendiz de celebridade fez exatamente o que a emissora queria que fizesse. Ela foi uma funcionária muito obediente e a emissora mandou-a para a degola rapidinho assim que pressentiu os riscos para si mesma. O ministério público deveria abrir processo contra a emissora, detentora de uma concessão pública, antes mesmo de fazê-lo contra a tal Sheherazade (Eta nome ridículo), que é a antítese da belíssima personagem das Mil e Uma Noites.

    1. hipocrita

      nao sabe nem escrever carreira. seu hipocrita do pt, se vc ta com dó do sujeito sigua o conselho dela e adote um criminoso seu mané

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador