Presidente do México volta a oferecer asilo a Julian Assange

Andrés Manuel López Obrador pede atitude "humanitária" dos Estados Unidos

Andrés Manuel López Obrador já havia oferecido asilo ao jornalista australiano em 2020 – Presidência México

do Brasil de Fato

Presidente do México volta a oferecer asilo a Julian Assange

Michele de Mello

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reiterou sua oferta de asilo ao jornalista Julian Assange durante sua conferência de imprensa matutina nesta segunda-feira (3).

“Estamos dispostos a oferecer asilo a Assange no México. Consideramos que o governo dos EUA deve atuar com humanismo. Assange está doente e esta seria uma demonstração de solidariedade, fraternidade”, declarou o chefe de Estado. 

Julian Assange, fundador do portal WikiLeaks, aguarda decisão sobre seu recurso judicial que tenta impedir sua extradição aos Estados Unidos. No dia 10 de dezembro, o judiciário britânico anulou decisão judicial anterior e abriu o caminho para a sua prisão nos EUA. O ciberativista está detido na prisão de alta segurança de Belmarsh, em Londres, há dois anos e meio.

O Departamento de Justiça dos EUA quer levar o australiano a julgamento por ele ter divulgado no portal WikiLeaks mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas dos EUA, principalmente no Iraque e no Afeganistão. 

Assange possui 17 acusações de espionagem e uma acusação de uso indevido de computador.

López Obrador reiterou que em 2020 já havia enviado uma carta ao ex-presidente Donald Trump pedindo que libertasse Assange e ofereceu asilo no território mexicano, mas não obteve resposta. “Assange não representa nenhum perigo no México”, afirmou o chefe de Estado.

Edição: Thales Schmidt

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador