Promotor paulista diz que jovem morto pelo pai era ‘vagabundo’

Jornal GGN – Jorge Alberto de Oliveira Marum, promotor de Justiça e professor de Direito em Sorocaba (SP), afirmou que Guilherme da Silva Neto, jovem morto pelo pai, era “vagabundo”. O pai do garoto discordava de sua participação nas ocupações das escolas.

“Não precisava tanto. Era só cortar a mesada do vagabundo e chorar no banho”, escreveu Marum ao compartilhar a notícia do assassinato do jovem. Depois, ele voltou atrás e disse que foi um comentário “infeliz”, dizendo que não falou como promotor.

Ele pediu desculpas aos familiares que se sentiram ofendidos. “Não quis ofender ninguém, apenas expressar que sou contra as invasões das escolas”, disse. “A educação é um serviço público essencial, assim como a saúde. Existem outras formas de se expressar sem impedir as aulas”, completou. Ele também retirou o comentário do Facebook.

No ano passado, o promotor já havia sido alvo de críticas ao comentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dizendo que “mulher nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila”, e que “só depois é pervertida pelo capitalismo opressor e se torna mulher”, em referência à uma questão que trazia uma citação da pensadora Simone de Beauvoir.

Na ocasião, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma nota de repúdio à fala de Marum. 

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se olhe no espelho

    Se todo vagabundo fosse aluno do ensino superior não haveriam mais promotores retardados no nosso pais.

    Vagabundo é este sujeito que ganha um salario pago pelo erario para cagar pela boca.

  2. O cara que assassinou o filho

    O cara que assassinou o filho e se matou na sequência, era um doente mental psicopata “empurrado” / movido por outros doentes mentais e psicopatas que chamavam publicamente seu filho de vagabundo.

  3. Não, senhor promotor. Não foi

    Não, senhor promotor. Não foi um comentário infeliz. Foi um comentário canalha, uma injúria endereçada a quem já morreu e não pode rebatê-la. Tem sorte o senhor de que a sua vítima já havia falecido no momento em que Vossa Pestilência exarou o seu “comentário”, pois caso contrário seria crime de injúria, previsto no artigo 140 do Código Penal.

    Como pode alguém pago por nosso dinheiro para defender as leis e a Constituição fazer exatamente o contrário daquilo que justifica o seu ordenado – e continuar a recebê-lo?

  4. Vagabundo não sei bem o que é

    Vagabundo não sei bem o que é mas, canalha eu sei: é o cara que vive do trabalho do povo e é contra este mesmo povo.

    Como disse a estudante na assembleia legislativa do Paraná eu digo que o sangue e a dor da tragédia da família de Guilherme está nas mãos de quem deu e continua com o golpe no povo brasileiro e na sua constituição. Parece trágico? Sim é. Lady Mac Beth é fichinha . No caso do Brasil são milhões com o futuro assassinado. Parece exagero? Não é.

     

  5. Um Bosta…

    Esse tipo de MERDA é que quer NUNCA ser responsabilizado e processado . Em nada difere de bostas como os de Curitiba: MP, PF e o Juizeco…aliás o TRF4 tb.

  6. Quando um membro do mp fala

    Quando um membro do mp fala uma asneira destas, ele merece ou não uma punição que poderia chegar a demissão?

    Mas, infelizmente, este é o retrato do mp brasileiro.

    Às vezes me pergunto se devemos continuar a pagar esta conta.

  7. Não Falo Como Promotor…
    Bom dia.

    “… Não precisava tanto. Era só cortar a mesada do vagabundo e chorar no banho”… dizendo que não falou como promotor.

    Aquele outro imbecil togado que fez clara apologia a crimes contra a pessoa humana, dizendo que quem matasse petistas poderia deixar com ele, ele resolveria, também “não falou como promotor”. Vocês, a maioria de patifes togados não merece o salário que recebe. Sim, não estou falando [somente] como servidor público, e sim como cidadão que paga impostos….

  8. Vagabundo

    é o senhor, promotor. Não meça as pessoas pela mesma régua que o senhor utiliza para medir a si mesmo e seus agregados. Fascista, tenha pena de seus alunos.

  9. vagabundos e VAGABUNDOS

    Ouvindo a palavra “vagabundo” logo me lembrei deste senhor no vídeo que coloco abaixo. 

    Por ocasião das manifestações de 2013 contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade de SP , gravou sua charge e chamou os manifestantes de vagabundos. Uma vez que caiu a ficha de seus patrões que aquelas manifestações poderiam se transformar num grande movimento anti governo , teve que voltar atrás e desta vez fazer uma apologia aos manifestantes .

    Os ocupantes de escolas mostram uma verdadeira coerência na perseguição de seus objetivos. Se houve manifestação contra governos que abaixaram a cabeça à corrupção , então essa situação não deixou de exisitir. Não há motivo para as pessoas irem para casa e guardarem as panelas diante do que está acontecendo.

    Apenas para os verdadeiros VAGABUNDOS , esses de discursos de ocasião , enquanto podem extrair algo da situação a seu favor , esses sim são os que merecem ser chamados de VAGABUNDOS , muitos deles aproveitando-se da posição de destaque social que ocupam .  VIRA LATAS de pedigree . 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=4jc653yMwpM align:center]

  10. Se ele não ofendeu o Estudante como Promotor, mas como cidadão..

    Se esse pulha não ofendeu o Estudante enquanto Promotor, mas enquanto cidadão, muda alguma coisa?

    Certa vez, o Velho Bakuna, em suas polêmicas com Marx, fez a seguinte afirmação:

    “When the people are being beaten with a stick, they are not much happier if it is called “the People’s Stick.””

    1. de acordo!

      Como essa gente chega a esse cargo é que me surpreende.

      Não aprendem nada pois so decoraram textos!

      Ele não é professor, ele finge que é professor!

  11. Proposta de lei….

    Proibir aos membros do judiciario, utilisação de redes sociais, ja que o simples “bom senso” esta muito em falta e a quantidade de barbaridades ditas sem o menor pudor, abundam….'(palavra que vai bem com as mesoclises)

  12. Fala infeliz.

    Sr. mp do B constrangedor é se dizer membro disto que chamam de ministério público que se ocupa das principais manchetes do pig desde o início desta operação lesa-pátria, a lavajato, vazajato, ou coisa que desmereça nossa sociedade. Sua fala reconhecida como infeliz nada mais é que a manifestação involuntária de uma classe que se assenhorou da nação para satisfação de egos e satisfação pecuniária através das deslavadas chantagens sobre demais. Tão vergonhosa é a manifestação quanto a pressão exercida sobre Lorenzoni para garantia de impunidade sobre mal feitos funcionais. Responsabilidade ? NUNCA!

     

  13. E o garoto estudava

    E o garoto estudava Matemática. Manda uma prova de matemática pra ver se esse imbecil consegue resolver. Se nem a ética devida ao seu cargo público respeita,  vagabundo é esse promotor de merda.

  14. mas…

    como é que um ser subdesenvolvido espiritualmente desses, … à meio caminho entre a animalidade irracional e o ser humano, … conseguiu entrar no ministério público ?

    1. Não exageremos…

      Para chegar a “meio caminho”, esse boçal ainda precisa caminhar muito, muito, muito.

      Mas evidentemente os concursos para a procuradoria precisam ser revistos. Tão deixando entrar gente que não conhece a lei, não entende de direito, e acha que justiça é ferrar com pobre e absolver riquinhos.

  15. com as calças nas mãos

    Vejam que interessante : quando era para derrubar o governo petista , valia até pisar no pescoço da mãe : o maior escândalo de corrupção do planeta , o projeto criminoso do poder , a corrupção da sociedade e dos valores da sociedade , o aparelhamento do estado ……

    E agora ? Nem seis meses de governo golpista , e o desmonte do estado é uma coisa que acho que nem FHC topava fazer.

    Olha  o quê o ultra conservador recomendava fazer na época das manifestações , e agora os estudantes viraram “VAGABUNDOS” . As coisas mudaram e estão mudando tão rápido , que não dá nem tempo dessa gente vestir as calças , tentar mudar o discurso de uma forma suave , para disfarçar as contradições . É tudo na base da esculhambação mesmo. 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=c1u1KjGSlmE align:center]

     

  16. Mais um nóia que deveria ser

    Mais um nóia que deveria ser expulso do MP pelo Conselho Nacional do Ministério Público. 

    Não será o primeiro, nem o último promotor nóia a merecer tratamento exemplar.

    Todavia…

    Duvido muito que os nóias do CNMP façam qualquer coisa neste caso.

    De fato, em casos mais graves eles premiaram seus colegas com punições ridículas. 

  17. A perda de referencial não se dá somente para….

    Estou lançando verdadeiramente uma tese que tenta explicar as aberrações dos dias atuais, a anomia completa da sociedade e a perda de referencial que não se dá somente para pessoas de baixa escolaridade. Estes fenômenos que atuam não só na sociedade brasileira, mas na sociedade mundial, está levando ao surgimento de líderes carismáticos e messiânicos, podendo desandar para cenários nada agradáveis.

  18. País doente

    Depois de 13 anos de massacre midiático seletivo contra um dos lados da disputa política, a mídia oligopolizada transformou o Brasil num país doente.

    Foram 13 anos até agora de maniqueísmo simplificador, de moralismo barato, de maximimização dos “escândalos” praticados por uns, e omissão dos malfeitos praticados por outros. Tudo transformado numa ridícula contenda dos “bons” contra os “maus”. 

    As pessoas que defendem o lado atacado pela mídia ficam com raiva da injustiça representada pela diferença gritante de tratamento promovida por uma mídia politizada.

    As pessoa que concordam com a mídia ficam com raiva dos “escândalos” por ela propagados, acreditando que basta destruir um lado do espectro político para que o país seja “salvo”.  

    O país está doente, e essa mídia oligopolizada tem parte importante de culpa nisso. Espero que um dia seja devidamente responsabilizada pelo que ajudou a construir. Uma sociedade intolerante e com traços evidentes de fascismo.

    Joseph Pulitzer havia nos ensinado: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.

    Mas não aprendemos nada. 

  19. Esse pessoal não aprende.

    Antes de postar qualquer comentário na internet é preciso refletir nas consequências. Esse promotor é um estúpido, ficará com essa pecha para sempre.Nunca conseguira apagar seus infelizes, preconceituosos comentários.

  20. Qualquer VAGABUNDO do …..

    Qualquer VAGABUNDO do ….. pode sair por ai defecando pela boca p que bem quiser, mesmo que não seja da sua jurisdição.

     

    Opa, me desculpem todos do MP, não os quis ofender.

    Me retrato.

  21. O neofascismo está ganhando a batalha da linguagem.

    Quando Donald Trump ganha a eleição americana e muita gente no Brasil, a direita e a ex-querda comemora é porque o neofasicmo está ganhando a batalha da linguagem. A linguagem desse promotor é a mesma linguagem de Trump e de seus apoiadores. Pessoas que só olham para a superficie e não vêem ligação entre grupos e pessoas como esse promotor no Brasil e o que Trump e seus apoiadores são nos EUA, deveriam olhar para a linguagem. Não sou pós-moderno, não acho que o mundo é feito de linguagem. Mas é pela linguagem que nos comunicamos, que influenciamos as ideias e atitudes uns dos outros. Não podemos mais ser complacentes com quem usa essa linguagem em qualquer lugar do mundo e muito menos reproduzi-lá.

  22. Respeito com Guilherme Irish

    Um misogino e provavelmente com mil preconceitos na cabeça, promotor e, pior, professor, é mais um retrato da colcha de retalhos da conservadora e reacionaria sociedade brasileira. E la no mudinho fechado dos aquarios jornalisticos, eles comemoram a manipulação dos imbecis que todo dia saem por ai dizendo suas “verdades”, pensado-se informados e instruidos. Uns pobres idiotas.

  23. Temos uma classe influente

    Temos uma classe influente extremamente podre, que não bastasse a vulgaridade no juízo de valor, agora transborda sua mediocridade diretamente sobre o que deveria ser sua responsabilidade perante a sociedade a qual deveria servir de forma digna. Pois bem, não há um mínimo de dignidade e muitos desses “influentes”.

  24. Dê tempos em tempos é preciso

    Dê tempos em tempos é preciso que estes cidadãos que exercem um cargo público sejam analisados em suas ações, principalmente se ele lida diretamente com a justiça como é o caso de um promotor… É preciso analisar se ele está sendo imparcial e constitucional em sua analises promotoriamente judiciais… Pois senão, ele não estará promovendo a justiça… Mas destruindo-a junto a opinião pública. Ele tem um papel super importante, e sua opinião é super importante e influenciadora na sociedade… Principalmente por ele ser professor na área de direito. Não basta ele ter um diploma para ele ser considerado apto a exercer ambos os cargos… Sou a favor de uma reforma constante dos professores e funcionários públicos para analisar sua desenvoltura em casos reais de nosso dia-a-dia… Aposto que se realizassem um exame para avaliar sua desenvoltura em seu âmbito de atuação, seria capaz de ganhar uma notificação de inapto para o cargo de promotor e professor de justiça.

  25. Guilherme Irish um jovem brasileiro

    Eu imagino quão criminoso e vagabundo era Guilherme. Um moço que lutava por melhores condições nas escolas. Esse foi seu grande crime. Abatido como um animal pelo próprio pai. Imagino que jamais espererasse uma reação violenta dessas. Foi morto inocentemente pela propagação do ódio, da intolerãncia e do preconceito de uma mídia que joga uns contra os outros no Brasil. Quem será que julgará a mídia por esses crimes?

  26. Esse Sr. Marum deveria se

    Esse Sr. Marum deveria se retirar imediatamente do Facebook, do MP, da faculdade onde leciona e da vida pública para se dedicar a meditar sobre os valores morais que podem distinguir a humanidade da selvageria animalesca. Ainda há tempo para  se arrepender das palavras e gestos cheios do preconceito e ódio da idade das trevas.

  27. Tentou uma saída “a la Pelé”

    Quem fala às vezes é o Edson, outras vezes é o Pelé.

    Às vezes quem escreve é o promotor, outras vezes quem escreve é o Jorge Aleberto. Ambos canalhas.

  28. Não falar como promotor lhe dá o direito de ofender os outros?

    Eu queria saber a opinião do Promotor, mas não enquanto Promotor, sobre a Suzane Von Richtofen.

    A Lei 8.625/93 dispõe, no inciso I do art. 43, que é dever dos membros do Ministério Público manter  ilibada conduta pública e particular.

    “Os indivíduos mutilados executam os processos descritos por Franz Neumann em Behemoth, seu livro clássico sobre o nazismo: “Aquilo contra o que os indivíduos nada podem e que os nega é aquilo em que se convertem”.  O que aparece sob  a forma farsista de um conflito entre  o bem e o mal está objetivado em estruturas  que enclausuram e deformam as subjetividades exaltadas. A indignação individualista e os arroubos moralistas são expressões da impotência que, não raro, se metamorfoseia em violência ilegítima”. Luiz gonzaga Belluzzo, Os Brucutus da Internet

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-brucutus-da-internet-por-luiz-gonzaga-belluzzo

    O Promotor Marun recebe sua remuneração mensal enquanto promotor ou enquanto um simples cidadão? Dependendo de como ele receba seu salário mensal, faz alguma diferença recebê-lo enquanto Promotor ou não?

  29. Assombroso

    O mais preocupante é que, desconfiado, perguntei na musculação se alguém conhecia o triste fato. Gente bem informada que assiste todos os jornais do PlimPIG não tinha conhecimento. Bem perguntado, com detalhes, apenas um se lembrou de algo que teria ouvido na rádio Bandeirantes.

    Rouberto Marinho vive!  “O importante é o que a globobo não mostra” 

    1. assombroso…

      Este rapaz deu a vida pelo que acreditava. Tentou mudar um país canalha que não evolui. Promotores de SP são acusados de receber propina para “defender” e “aliviar” para empreiteiras quem causaram a morte de pessoas na Privataria Tucana do Metrô. Outro é acusado de descer tanto que chega a roubar comida de criança. Realmente caro promotor, a respeito de “vangabundos” vocês entendem mais que qualquer um. 

  30. O Promotor deve fazer parte

    O Promotor deve fazer parte daquela extrema direita, fascista, que invadiu o Parlamento. Tudo gente sem ideias, sem eria nem beira, incapazes de saber o que se passa na cabeça de um estudante revoltado com os descaminhos dados pelo governo. Protestar é ato de gente que faz parte de regime democrático que entende ser essa a sua maneira de se fazer ouvir. 

    E pensar que a mãe do garoto, ao perdê-lo, também perdendo o marido, dve estar arrasada, ainda ter que ouvir de quem deveria se postar com uma autoridade uma bestialidade dessa, tão medonha.

  31. Se esse promotor é realmente

    Se esse promotor é realmente professor na Faculdade de Direito e se seus alunos continuarem a assistir suas “aulas” são coniventes. 

  32. É mais um Príncipe da

    É mais um Príncipe da República tendo suas crises de histeria e convulsão mental.

    O Judiciário no Brasil nunca foi grandes coisas, mas essa elite tinha decoro e pisa na cabeça do pobre e do cidadão comum com estilo.

    Hoje vivemos a era da baixaria dos concursados.

  33. Jovens de Sorocaba, de São

    Jovens de Sorocaba, de São Paulo e do Brasil;

    Vocês deixarão barato o desrrespeito que este verme cometeu em um momento de incalculável dor da família do Guilherme ?

    Se cada um de vocês escarrar na cara deste patife estarão fazendo um favor a ele.

    Tenho dó da mãe e da família deste “promotor do ódio” este inumano só merece asco.

    São agentes da justiça como este que estão tentando  levar o nosso  Brasil ao caos do ódio.

    Qua a terra lhe seja leve. Vá para o inferno seu imbecil!!!!

    Genaro

  34. O promotor de Justiça e

    O promotor de Justiça e professor de Sorocaba (SP), Jorge Alberto de Oliveira Marum,   é reincidente.

    Há alguns anos, ele, sem ser chamado para isso, comentou o tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    O exame pedia que os candidatos escrevessem um texto sobre a violência contra a mulher no Brasil.

    O promotoreco lascou essa:

    “mulher nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila” e que “só depois é pervertida pelo capitalismo opressor e se torna mulher”.

    Se ele não gosta de mulher porque acha que mulher é ‘coisa suja’, o problema é dele, mas não tem razão de insultar metade da população mundial.

    Nem tampouco de insultar as francesas.

  35. Quousque tandem abutere, autoridades públicas, patientia nostra?

    A mãe do Guilherme não merecia mais uma punhalada.

    Até quando teremos que tolerar essas abominações cometidas por agentes públicos?

    Onde está a OAB?

    É o Conselho Nacional do Ministério Público ficará inerte?

  36. O promotor está certo! Se

    O promotor está certo! Se juiz é Deus, então ele é um de seus profetas. Daí, esse promotor goza da infalibilidade em suas sentenças. Bem, e se não for assim? Mas ele é uma autoridade, deve saber o que está dizendo. MAS SE NÂO FOR ASSIM? Então suas declarações ferem sua prerrogativa de procurador, inviabilizando sua atuação, alem de influenciar pessoas com seu juízo rasteiro de valor. Qual é a punição? NENHUMA! O lixo humano (procurador) ganha publicidade com a sua vileza. Legal, né? e viveram felizes para sempre.

  37. Sinal desses tempos sombrios..

    de promotores de justiça a juízes pop-stars tidos como semi-deuses… o poder judiciário está se mostrando ser o mais canalha e desumano poder da nossa República. Eu não confio em juizes, e muito menos em promotores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador