Bancada ruralista da Câmara vota contra preservação do patrimônio indígena

Por Editorial O Indigenista

Ruralistas destroem patrimônio genético nacional

A Câmara dos Deputados, comandada pela Bancada Ruralista, da Bala e Evangélica, destroem a proteção ao patrimônio genético de milenares comunidades indígenas, comunidades afro-descendentes e tradicionais, em nome do lucro para a diversidade que dá lucro para empresas multinacionais que exploram as plantas existentes no Brasil e que deveriam ser protegidas.

A discussão já tinha sido encaminhada na Câmara, porém foi muito bem melhorada no Senado para proteção da epistemologia indígena, isto é, o conhecimento de plantas que os indígenas trazem há milênios e que afro-descendentes e comunidades tradicionais garantiram para o patrimônio brasileiro.

Os ruralistas, em conjunto com as bancadas anti-indígenas e contra povos tradicionais, foram completamente contra qualquer garantia de que tal conhecimento permaneça no país.

Por que?

Simplesmente por conta do lucro que a soja, cana e milho, que são commodities valorados pelas Bolsas de Valores internacionais dão mais lucro do que as vidas de populações nacionais.

O interesse é óbvio: lucrar e impedir que as terras indígenas e quilombolas sejam demarcadas para proteger tal patrimônio nacional. Estão entregando o conhecimento de prioridade de todos os brasileiros para impedir que seja protegido, porque a proteção depende das demarcações de terras para os povos tradicionais.

O Brasil se envergonha de tal votação e a equipe de O Indigenista rejeita estas entregas, que vai contra o lema indigenista de “não entregar” a nação brasileira.

Os povos indígenas e quilombolas se unirão contra tal votação e exigirão nas ruas, rodovias, ferrovias, portos, que o Projeto de Lei seja vetado pela Presidência da República.

A votação não respeitou o Decreto 5.051/04 que exige que sejam consultados os Povos Indígenas e tradicionais. As organizações indígenas estão presentes no Fórum Permanente de Assuntos Indígenas da ONU até dia 1 de maio e acusarão internacionalmente a Câmara, que ataca os Direitos Indígenas e tradicionais.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pois é, 
      Mas não te esqueça

      Pois é, 

      Mas não te esqueça que foram eleitos democraticamente, e que estão fazendo o que são pagos para fazer, legislar.

      Quer concordemos ou não, é o processo democrático que tanto pedimos que se mantenha quando alguns brasileiros pedem intervenção militar ou golpes juridicos-políticos contra políticos que ajudamos a eleger.

      Se não for assim, vai ficar como aquela velha frase “democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”.

      1. Péra aí, “foram eleitos

        Péra aí, “foram eleitos democraticamente” pelo povo, mas depois de eleitos eles só representam a minoria dos que pagam seus mandatos, isso se chama mentir para seus eleitores. Já que é assim, podemos aproveitar a Reforma Política e dispensar o voto do povo, fazer vários colégios eleitorais assim como: colégio dos ruralistas, colégio das empreiteiras, colégio das rádios e TVs, colégio do comércio, etc… esses colégios escolheriam seus representantes e assim dispensar o povo do voto nos parlamentares, ficaria mais verdadeiro sem a hipocrisia de dizer que são “representantes do povo”, porque não são.

  1. Muita calma nessa hora… tem

    Muita calma nessa hora… tem um “Estado” no Oriente Médio que começou assim… reclamando terras “milenares” e deu no que deu…

    Será que ainda vamos assistir a criação de um “Estado Indígena” onde é o atual Brasil, com financiamento de ONGs americanas e canadenses? E esse “Estado” vai seguir o exemplo do Outro e se tornar uma potência militar, com bomba atômica, etc? Em continua expansão? E vai sustentar que “brasileiros” não existem, que é tudo invenção? E mandar os atuais brasileiros de volta para Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, etc….?

    Quem viver – um tantinho mais – verá…

  2. A Câmara vai aproveitar esse

    A Câmara vai aproveitar esse momento de intimidação jurídico-midiática contra o PT, movimentos sociais e todos que lutam por um paía melhor para fazer valer os interesses de seus patrocinadores.

    E vão contar com a covardia do governo que está muito comprometido com essa situação de não-defesa do interesse nacional.

     

    Só resta aos afetados irem às ruas e lançar mão de todos os instrumentos possíveis, apelando inclusive para a solidariedade internacional.

  3. O quê mesmo ?

    Texto bastante opinativo e com poucos fatos…
    Desde quando o Senado ou a Câmara não pode fazer uma lei porque existe um decreto?
    E depois o Senado causou tal e qual problema? me explica  como, faz minha cabeça mas dá uma explicadinha antes…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador