Secretária de Mulheres de Temer é contra aborto até em caso de estupro

Jornal GGN – Escolhida para assumir a Secretaria de Políticas para Mulheres, a ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) é contra a descriminalização do aborto, mesmo em casos de estupro, o que é permitido por lei desde 1984. Evangélica, Pelaes tem um perfil que destoa de suas antecessoras, que tinham visões mais alinhadas às do movimento feminista, e afirma que não levanta “bandeiras contrárias aos valores bíblicos”, como o aborto e a constituição livre de família.

Fatima foi deputada federal por 20 anos, entre 1991 e 2011, e, até abril deste ano, era diretora administrativa da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Ela é também presidente do núcleo feminino do PMDB e foi escolhida pelo presidente interino, Michel Temer, após sugestão da bancada feminina da Câmara.

Quando assumiu inteirinamente a presidência, Michel Temer foi criticado pela ausência de mulheres entre seus ministros. A Secretaria de Políticas para Mulheres, que tinha status de ministério na governo Dilma, agora está subordinada à pasta da Justiça e Cidadania.

Do Estadão

Nova secretária de Mulheres é evangélica e contra o aborto até em caso de estupro

Fátima Pelaes tem perfil que destoa de suas antecessoras e não levanta ‘bandeiras contrárias aos valores bíblicos

Apresentada nesta terça­-feira, 31, como a nova gestora da Secretaria de Políticas para Mulheres, a ex­-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB­-AP) é evangélica e não concorda com a descriminalização do aborto. Ela já se manifestou contra o procedimento inclusive em casos de estupro, o que é permitido por lei no Brasil desde 1984.

Com perfil que destoa das posturas de suas antecessoras -­ que tinham pautas mais liberais e alinhadas às do movimento feminista – ­ a
nova secretária, socióloga e deputada federal por 20 anos, de 1991 a 2011, não levanta “bandeiras contrárias aos valores bíblicos”, como o aborto e a constituição livre de família. Ela assume o cargo dias após o caso de estupro coletivo no Rio de Janeiro, que motivou protestos de mulheres em todo o País.
 
As opiniões de Pelaes não vêm desde sempre. Em entrevista à editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus, publicada três anos atrás, ela afirma que até 2002 defendia a descriminalização do aborto e não via a família como um projeto de Deus. Depois disso, porém, “conheceu Jesus” e passou a dizer que “o direito de viver tem que ser dado para todos”.
 
Em um relato proferido na Câmara durante discussão do Estatuto do Nascituro, em 2010, Pelaes contou que ela própria foi gerada a partir de um “abuso” que a mãe sofreu enquanto estava presa “por crime passional”. “Hoje estou aqui podendo dizer que a vida começa na hora da concepção sim”, afirmou, referindo­se ao fato de que, se sua mãe tivesse feito um aborto, “ela não estaria aqui hoje”. Sobre sua mudança de posicionamento, afirmou ter sido “curada”.
 
A ex-­deputada, presidente do núcleo feminino do PMDB, foi escolhida pelo presidente em exercício, Michel Temer, após sugestão da bancada feminina da Câmara. Na gestão de Dilma Rousseff, a secretaria tinha status de ministério, mas atualmente está subordinada ao Ministério da Justiça e Cidadania. Derrotada nas eleições de 2014, Fátima Pelaes ficou até abril deste ano no cargo de diretora administrativa da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), sendo exonerada por Dilma depois que o PMDB rompeu com o governo. 
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não sei se de fato estão

      Não sei se de fato estão destoando do golpe. Pode ser que estejam preparando o terreno para o golpe dentro do golpe: entregar o governo para algum cacique do PSDB, os golpistas de primeira hora. E, como já disseram por aqui, ninguém promove um golpe para que um coadjuvante fique com o prêmio. Mas não perceberam o poder de fogo do presidente da câmara e agora podem estar correndo atrás do prejuízo. Infelizmente, em qualquer hipótese a destruição é garantida, pois esse  é o roteiro do comando externo do golpe. É só observar os resultados pelo mundo, onde houve troca de regime.

  1. DESgoverno Temer = O PIOR do PIOR

    O “mercado” ainda vai lamentar amargamente ter apostado nesse golpe. A economia está desmoronando, junto com a credibilidade internacional do país. Só não comemoro com mais alegria esse desastre pelos custos sociais que ele já tem.

    O DESgoverno Temer é filho de estupro: a curra da Democracia por um bando de escroques, vendidos, Torquemadas de araque e porno-evangélicos.

    Temos que abortá-lo o quanto antes, ou vai destruir o que ainda resta de Brasil! 

     

  2. Interessante essa Bíblia dela…

    Em 2011, numa investigação sobre desvio de dinheiro do Ministério do Turismo, uma sócia de uma empresa (a Conectur, cuja sede ficava, vejam só, numa Igreja evangélica…) disse que repassou a Fatima Pelaes recursos de emendas parlamentares.

    Aborto não pode, nem em caso de estupro. Roubar dinhero público pode.

    1. Não existe

      A interpretação dos evangélicos em em relação à vida – o “não matarás” dos dez mandamentos. Consideram que há vida desde a concepção, portanto aborto seria homicídio. Como disse a mulher do Serra, Monica Serra: “a Dilma quer matar criancinhas!”.

      Sempre digo que evangélico não devia andar de carro e nem de avião e nem usar celular ou computador, pois não tem nada disso na Bíblia. E se não tem na Bíblia, ou não existe ou é obra do Satanás…

  3. Ao ler a manchete do post e

    Ao ler a manchete do post e descer os olhos pra cara da mulher, nem precisei ler o texto pra saber tratar-se de um evangélica, mais provalvelmente daquela ceita movida a neo-pentecsotalismo. 

    É o governo dando mãos aos Malafaias e Felicianos, que gritam aos fieis para encutir neles tudo que lhes vem à cabeça, com os arugmentos esdrúxulos de quem não tem o mínimo de sensibilidade para conviver com a sociedade no séc. XXI. Um bando de tacanhas, que, se duvidar, não comungam com as ideias do patrão Temer. Este só precisa dar de volta a esses outros imbecis o que lhes prometeu durante as campanhas do impeachment, tão bem sucedido por barganhas. Nã à toa vimos há pouco Frota em conversa com um ministro, que disse depois aind ter o que aconselhar sobre a Cultura. Vejam só!

  4. Pelo que eu li, ela mesmo é

    Pelo que eu li, ela mesmo é fruto de um estupro. A mãe dela foi presidiária e sofreu estupro, e a mãe resolveu assumir a gravidez.

    Uma interessante história de vida.

     

    1. Sabe o que é interessante?

      É o fato de nem com essa história de vida ela saber considerar e respeitar o sofrimento de mulheres que passam pela mesma coisa.

      Isso sim é interessante e diz muito a respeito dessa fundamentalista…

  5. O desenho que emerge dos primeiros dias de presidente interino é
    As opiniões de Pelaes não vêm desde sempre. Em entrevista à editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus, publicada três anos atrás, ela afirma que até 2002 defendia a descriminalização do aborto e não via a família como um projeto de Deus. Depois disso, porém, “conheceu Jesus” e passou a dizer que “o direito de viver tem que ser dado para todos”.Ironia das ironias:Afirmou ter sido “curada”.Curada de que,cara pálida?

  6. Por isso sempre critiquei as
    Por isso sempre critiquei as cobranças feitas a Lula e Dilma por cotas informais. Os erros cometidos pelos dois dariam um manual do que não se deve fazer em um governo. É preciso escolher pessoas com compromisso e história de vida. Se é mulher ou negro ou qualquer outra minoria é irrelevante desde que seja capaz de cumprir sua tarefa. Agora na secretaria da mulher, como pediram, tem uma mulher, só que ela se opõe a todas as bandeiras históricas defendidas pelas mulheres.

  7. Secretária de Mulheres de Temer é contra aborto até em caso de e

    Qualquer pessoa que aceite participar desse governo INTERINO, não merece respeito . Sabe-se que o governo é composto de uma quadrilha, já foi dito pela imprensa e políticos inúmeras vezes. Só a ambição desmedida e o desejo de aparecer provoca isso. Lamentável figura, destruiu-se a si mesma. Diz-me com quem andas e te direi quem és…

     

  8. *

    É claro que não é um pensamento do Temer pq ele é possuidor de um ôco craniano. O título do post revela o quanto ele é manipulado pelo Cunha; que com a sua PL 5069/2013, legitimou a violencia, o crime, a impunidade desses e foi onde nos levou ao fundo poço realmente, e junto a isso tudo à barbárie.

  9. Esse país necessita de um

    Esse país necessita de um reforma poítica nem que seja na força, não pode um congresso ser dominado apenas por Ruralista, Policiais Militares e Evangélicos.

  10. Só pode ser deboche…

    Diantre de cobranças da falta de mulheres no primeiro escalão do governo, Temer joga essa fundamentalista no cargo e diz “não queriam? Então tomem!”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador