Síria: mais de 45 mil refugiados estão na fronteira com a Turquia

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Um campo de refugiados na província turca de Hatay Umit - Bektas/Reuters

Da Agência Brasil

O número de refugiados sírios na fronteira com a Turquia, depois de fugir dos bombardeios em Aleppo, segunda maior cidade da Síria, já ultrapassa os 45 mil e está aumentando, segundo a organização humanitária turco-muçulmana IHH, que ajuda essas pessoas.

“Ontem [sábado] eram 35 mil, hoje chegamos a 45 mil e o fluxo continua: não param de chegar famílias de Aleppo, tanto árabes quanto turcomenas e curdas”, disse o porta-voz da IHH, Emrullah Öztürk, que se encontra na província de Kilis.

A zona da fronteira de Oncupinar, que liga a cidade turca de Kilis à estrada que leva a Aleppo, continua fechada. A organização começou a levantar no lado sírio dois acampamentos com tendas para os refugiados, ambos a poucas centenas de metros da fronteira turca. “Esta situação irá se prolongar bastante, pelo que parece, e começamos a planejar a instalação de um acampamento de casas pré-fabricadas”, afirmou o porta-voz Emrullah Ozturk.

O porta-voz referiu ainda que a IHH levou unidades móveis de cozinha para estes acampamentos, onde organiza a distribuição de alimentos e de cobertores, com a ajuda das autoridades turcas.

A maior ameaça neste momento são as baixas temperaturas, que põem em perigo a vida de crianças e idosos, disse Emrullah Ozturk, acrescentando que pelo menos ali estão a salvo da guerra.

Segundo o porta-voz da IHH, trata-se uma “zona segura” e não há bombardeios nem milícias armadas na região.“Há hospitais e médicos na zona para atender doentes com diagnósticos rápidos, e se alguém precisar de uma operação ou de atenção mais especializada é levado de ambulância para a Turquia”, explicou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador