Terceiro blogueiro maranhense é assassinado em seis meses

do Artigo 19

Terceiro blogueiro maranhense é assassinado em seis meses

No último dia 9, mais um blogueiro maranhense foi assassinado, o terceiro em menos de seis meses. Manoel Messias Pereira, autor de um blog sobre política local, foi morto a tiros pelas costas em Grajaú, cidade de 68 mil habitantes do interior do Maranhão, enquanto dirigia sua moto por uma via pública. Os disparos foram efetuados por dois homens e, segundo a polícia, nenhum pertence foi levado pelos suspeitos.

Além de manter um blog sobre política, Manoel “Benhur”, como era conhecido, também trabalhava para a Secretaria Municipal de Habitação. Segundo o delegado Idaspe Perdigão, responsável pelas investigações, há diferentes linhas investigativas sendo consideradas, mas nenhuma delas trabalha com a hipótese de que o crime tenha relação com a atividade profissional de Pereira.

A principal suspeita é que o assassinato tenha sido premeditado, já que não houve a subtração de nenhum objeto: “As investigações sugerem que Pereira foi seguido por seu executor. Ele teria sido abordado depois de ser perseguido durante um percurso. Isso torna forte a ideia de execução, que nos parece ser a possibilidade mais provável”, afirma Perdigão.

A ARTIGO 19 considera que as autoridades policiais devem levar em conta o exercício profissional como uma linha investigativa em casos de violações contra comunicadores. Isso se faz ainda mais necessário em contextos de maior risco, como tem se mostrado o estado do Maranhão. Além disso, o fato das autoridades considerarem o caso como uma possível execução também aponta para tal necessidade, uma vez que execuções encomendadas a pistoleiros que agem como intermediários têm sido, infelizmente, comuns entre os casos de assassinatos de comunicadores no Brasil.

A situação de violência a blogueiros no Maranhão é alarmante. Como já mencionado, Manoel ˜Benhur já é o terceiro blogueiro assassinado no estado nos últimos seis meses, sendo que seu caso segue um padrão semelhante ao dos homicídios de Ítalo Diniz e Roberto Lano. Entre homicídios, tentativas de assassinato e ameaças de morte, o Maranhão registrou seis casos contra blogueiros em 2015.

Diante desse quadro, a ARTIGO 19 conclama autoridades federais e estaduais a unir esforços e dar uma resposta rápida e contundente à situação de violência contra comunicadores, especialmente blogueiros, no estado do Maranhão.

Foto: Reprodução

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apenas blogueiro…

    Trabalhasse na Globo ou na Band, por exemplo, já estaria com monumento, nome de rua e com a policia toda, até o FBI, atrás dos criminosos.

    Enchem na boca na TV para falar da liberdade….dos deles trabalharem!

  2. Daqui para a frente, podemos

    Daqui para a frente, podemos esperar todo tipo de violência. Quebrado oficialmente o laço invisível da confiança democrática, liberta-se como que uma licença para as aberrações mais inimagináveis. A morte poderá ser apenas uma forma a mais de calar os jornalistas. Os jornalistas politicamente inconvenientesa para aqueles que o golpe automaticamente transforma numa espécie de vencedores de uma guerra feroz. E nada acontecerá a quem matar. Em Honduras, logo no primeiro ano depois do golpe, mataram 47 jornalistas que tinham posições democráticas independentes, nem sempre  de esquerda.

  3. Onde estão a PF e MPF, que intimidam caseiros e perseguem Lula?

    Eu quero saber por ande andam os procuradores do MP, os agentes e delegados da PF, sempre tão ágeis e céleres na perseguição política a Lula, aos petistas, ao governo, à presidente Dilma, à Esquerda Política em geral.

    Até intimidações e ameaças a pessoas humildes eles vêm fazendo, com o objetivo de incriminar o ex-presidente Lula. E esses crimes contra jornalistas e blogueiros maranhenses, vão continuar sem investigação e esclarecimento?

    E o helicoca?

    E o jatinho que transportava Eduardo Campos? A quem peretencia? Não possuía caixa-preta e mesmo assim foi liberado para voar?

    Então, PF e MPF, vão ficar na moita?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador