Truculência da PM de Alckmin é denunciada na CIDH

Enviado por Jus Ad Rem

Estudantes que fizeram ocupação em escolas públicas estaduais, em protestos contra o fechamento de escolas, sofreram violência e perseguição.

Do Le Monde Diplomatique

Audiência na Comissão Interamericana de Direitos Humanos denuncia São Paulo por violência contra estudantes secundaristas

Confira em vídeo a audiência na integra

Hoje, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) recebeu a denúncia das violências cometidas por policiais durante os protestos dos estudantes secundaristas de São Paulo contra o fechamento de mais de 200 escolas que aconteceram no final do ano passado. A audiência em que ocorreu a oitiva foi realizada na sede da CIDH em Washington, Estados Unidos, e contou com a presença de representantes dos estudantes, do Comitê de Mães e Pais em Luta e da ong Artigo 19.

Em vídeos e testemunhos presentes foram relatados casos de prisões, agressões e torturas contra estudantes menores de idade cometidas por policiais. Além da repressão ocorrida durante as manifestações, violências, intimidações, criminalização e perseguições por parte de agentes do estado permanecem ocorrendo de forma continua até hoje. 

“Até hoje os meninos são perseguidos por policiais, sendo enquadrados várias vezes no mesmo dia. No caso do meu filho, ele já chegou a ser três vezes enquadrado no mesmo dia. Nos enquadramentos a policia tem tirado fotos, pegado o endereço e exigido que digam qual o caminho que fazem ”, narrou Tereza mãe de um dos estudantes perseguidos pelo estado.  

Por parte do estado de São Paulo, a defesa foi feita pelo Procurador Geral do Estado, Elival da Silva Ramos, que limitou-se a refutar as acusações feitas contra os policiais e justificar o fechamento das escolas com gráficos que apontam a diminuição de alunos por sala de aula, dados já desmentidos pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Em sua página, a ong Artigo 19 ressalta que “o objetivo da denúncia é demonstrar que o Estado brasileiro, ao cometer violações sistemáticas contra manifestantes, tem descumprido vários acordos e compromissos internacionais. Entre eles, a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, a qual o Brasil aderiu em 1992”.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse pessoal deveria deixar isso pra lá

    O Estado de São Paulo já é propriedade particular do PSDB.

    Esse pessoal tem que entender isso e fazer o que o PSDB manda.

  2. Esses guardas são uns idiotas

    Esses guardas são uns idiotas sem noção.

    Os filhos deles estudam em que colégio ? Na escola americana dos ricos.

    Estão atacando os jovens que pedem melhorias nas escolas que os filhos desses PM estudam.

    Esses babacas poderiam quebrar à hierarquia em prol dos jovens e da educação.

    Ou então deveriam ter a mesma disposição para atacar e combater o PCC.

    1. Forças policiais armadas

      Forças policiais armadas quebrarem a hierarquia em beneficio da causa?  Onde? Tem isso na China, na França, na Alemanha?

      O ultimo que tentou isso foi Jango com o motim dos sargentos contra seus oficiais, isso sempre acaba em desastre.

      As forças anti-disturbios de São Paulo são bem treinadas, quantos mortos e ferido a truculencia provocou? Zero.

    2. Você “roubou” o comentário

      Você “roubou” o comentário que eu ia fazer.

      Com o alto soldo que eles recebem ou a grande pensão que fica para a familia em caso de alguma tragédia com eles, os filhos devem estudar em colégio de primeira do estado, para depois seguir os passos do pai truculento.

      Não dá nem para sentir pena ou compaixão.

      Inteligência definitivamente não faz parte do rol das capacidades dos milicos.

      1. Os PM cumprem ordens, como em

        Os PM cumprem ordens, como em qualquer policia armada do mundo, se fossem realmente truculentos haveria pelo menos feridos, na Venezuela já morreram 47 em demonstrações de rua, lá não usam bala de borracha por determinação do Governo.

        Mas a milicias venezuelanas são “democraticas” não é mesmo?

  3. A Comissão Interamericana de

    A Comissão Interamericana de Direitos Humanos faz parte da estrutura da ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, de Washington, que a esquerda latino americana sempre considerou um BRAÇO DO IMPERIALISMO. Vão lá se queixar?

    Para isso serve o imperialismo?  Não dá para entender.

    1. A Comissão faz parte da

      A Comissão faz parte da Convenção Americana de Direitos Humanos, pilar do sistema inter-americano de proteção dos direitos humanos. A Corte é sediada em São José da Costa Rica.

      A propósito, os EUA não são signatários da Convenção.

      Você precisa estudar mais se quiser entender.

        1. O que eu disse foi que os EUA

          O que eu disse foi que os EUA não são signatários da Convenção Americana de Direitos Humanos e que a Comissão faz parte da Convenção, ao comentário do que você disse em seu comentário ignorante.

          Além disso, você não leu nem o link que postou:

          El Comisionado James L. Cavallaro es ciudadano de Estados Unidos. Fue elegido en el 43er período ordinario de sesiones de la Asamblea General de la OEA en junio de 2013 por el período reglamentario de cuatro años, contados a partir del 1º de enero de 2014.

          O presidente é ELEITO pela Assembleia Geral, não indicado pelos EUA, como você, mais uma vez, ignorantemente afirmou.

           

           

           

          1. Quer dizer então que em

            Quer dizer então que em organismos multilaterais quando um cidadão de um Pais é eleito para um cargo na cupula da organização é por seus proprios esforços, o Pais de onde ele veio não fez nenhuma gestão para ele ser eleito? É assim?

            Como o James Cavallaro é muito simpatico foi eleito Presidente da Comissão, o seu Pais não fez nada para isso, que coisa.

            Quando o colombiano Luis Alberto Moreno foi eleito Presidente do BID contra João Sayad do Brasil a camapnha foi durissima, Sayad foi muito bem votado mas foi pea intervenção decisiva do Depártamento de Estado que Moreno foi eleito, Luis Alberto era “queridinho” dos EUA quando Embaixador da Colombia em Washington teve papel central na implantação do Plano Colombia

            que despejou 5 bilhões de dolares naquele Pais para combater as FARC e o narcotrafico, colocando seis bases militares americanas na Colombia.  Sayad teve o apoio do Chile mas Moreno foi votado pelos bolivarianos, quem diria, até a Argentina nos traiu, bem como a Bolivia.

            As eleições em organismos multilaterais são COMPLETAMENTE ACERTADAS e ninguem preside uma Comissão sem ser bancado politicamente pelo seu Pais, os cargos são disputadissimos, a eleição pela Assembleia Geral é mera formalidade, os votos são cabalados muito antes do café ser preparado na Assembleia.

            Se James Cavallaro foi eleito é porque os EUA o bancaram, na realidade diplomatica o Departamento de Estado controla a maioria dos votos em qualquer organismo do sistema interamericano, os pequenos paises votam com os EUA, basta um telefonema do State, vi isso na eleição do Moreno para o BID, quando o Sayad foi derrotado apesar de ser o melhor candidato e ter grandes apoios dentro da burocracia do BID, Sayad era Vice Presidente de Finanças e muito bem quisto na instituição, o Brasil é pais INVENTOR do BID, foi ideia de Juscelino e sempre tivemos a Vice Presidencia de Finanças,

            mas o rolo compressor do State é invencivel. Melhor que o Moreno era Jose Rojas da Venezuela, meu amigo, candidato que teve apenas o voto de seu Pais, hoje representa nove paises no Fundo Monetario Internacional e pode ser o Presidente de transição se Maduro cair, venezuelano top de linha e otima reputação, apesar de chavista.

            Pelo fato dos EUA não ser signatario da Convenção, eles não são signatarios de nenhuma convenção desse tipo, é um escandalo eles terem a presidencia da CIDH, não deveriam nem participar da Comissão mas estão lá na presidencia.

            Para ser Presidente precisa ser membro e só é membro quem o governo indica, como foi o caso de Paulo Vannuhi indicado pelo Brasil que teve que batalhar para coloca-lo lá, ninguem representa a si mesmo por melhor que seja.

    2. André, essa garotada não tem

      André, essa garotada não tem ideologia de Direita ou Esquerda. O fato é que eles não têm a quem recorrer!!

      A mídia e a Justiça do Brasil a gente já sabe como autua, né?

      É mais ou menos como aconteceu nos morros do Rio de Janeiro: Por falta do Poder Público aceitaram a “proteção” dos traficantes…

      É triste.

  4. A disfarçatez e a mentira

    A disfarçatez e a mentira foram para o EUA de mala e cuia. O porta-voz de Alkmin conseguiu ser mais cretino, mesmo após a turma do lado dos estudantes, incluindo uns deles, provarem o que foram dizer, com imagens reveladoras por si. Poderia o farsante dizer que aquelas imagens foram montadas, e que se alguns foram chamados a depor foi pelo fato deles terem feito a tal montagem. Dependeria de porvas, então. Mas, o homem, de cara feia, e visivelmente constrangido, montou uma narrativa insustentável após as imagens, o choro de uma mãe, e tudo mais que muito bem articulado na petição. 

    Apesar da mãe chorosa ter dito que sequer um B.O. conseguiu, ainda ouvindo contetação desaforada e vioenta dos que teriam que proceder o documento, o defensor de Alkmin, como quem fez ouvidos moucos à mulher, chama-a de mentirosa, na verdade. Ele diz que não se tem nenhum BO que comprove a ida dos manifestantes às delegacias.

    Resta saber se esse Órgão não é mais um dos que se acovardam diante das minorias, com propósitos escusos, tal como estamos assistindo aqui até mesmo do STF. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador