TV Bandeirante exibe direito de resposta de Policial Militar

Minas Urgente, um programa local da Bandeirantes Minas, exibiu no dia 01º/11/13, pronunciamento de um policial militar como direito de resposta decorrente de ação judicial por ele ajuizada no princípio do ano.  

Não sei com detalhes o que ocorreu no caso específico. Certo é que o desagravo obtido junto ao judiciário tardou tanto que o apresentador do programa já bate em ponto na concorrente Record.

Esses programas chamados “jornalismo policial”, com suas fórmulas e padrões podem ser vistos em todos os cantos do Brasil. Alteram-se os personagens, mas a fórmula é a mesma: um ou dois apresentadores metidos a engraçadinhos e valentões bradam por horas suas regras de bem viver com o dedo em riste contra a “criminalidade”. 

Trata-se de um espaço ocupado pelo pensamento conservador, onde são reforçadas diariamente posições contra os direitos humanos, contra as organizações de trabalhadores e movimentos sociais. Há cerca de um mês, no mesmo programa, o apresentador de agora opinava sobre o caso de um filho adolescente que maltratara o pai. Incitava a violência ao defender o que ele entende como direito dos pais: “o pai tem o direito de corrigir, descer o bambu …” 

Penso que o Ministério Público e os Movimentos sociais devem ter atenção especial para esse espaço já ocupado pelo pensamento conservador. É lamentável ouvir do taxista, do colega de trabalho, do motorista de ônibus, de um parente no almoço de domingo, a reprodução dos pensamentos intolerantes e preconceituosos veiculados nesses programas.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornalismo cruel

    É a pior espécie de jonalismo que possa existir. Os apresentadores tem baixo nível cultural, sao autoriários com seus auxiliares, ideologicamente sao fascistas além de nao terem um pingo de educacao.

    Eles, como a televisao em geral, prestam un desservico enorme para nossa sociedade pois sao fabricantes de reacionários, aliás devem  agradar muito aos bandidos pois depois da proliferacao desse tipo de programa a criminalidade tem aumentado sobremaneira.

    José Emílio- Belo Horizonte 

    1. Nao misture as coisas

      Nao misture as coisas colega

      Eles pecam por excessos e voces por omissao

      A criminalidade esta explodindo graças a essa inundaçao de direitos s/ deveres que gente froxa a titulo de se dizer humanista impôs ao povao

      hoje professores , populares , agentes da lei esta a merce de verdadeiros homicidas ininputaveis que invadiram as ruas graças a decadas de omissao deliberada do estado de exercer sua funçao 

      Esse tipo de gente ( insuportavel admito ) tem galera pq a impunidade patrocinada por pseudos humanistas feito vcs instiga o lado extremista do povo 

      Não da para ignorar essa face da moeda…

      1. Nunca escutei besteira tão

        Nunca escutei besteira tão grande.

         

        A criminalidade corre solta porque a polícia não é prioridade dos políticos, por conseguinte, seus agentes são, a grosso modo, analfabetos funcionais com uma arma na mão.

         

        Qual foi a grande mudança em métodos investigativos da polícia brasileira nos últimos 20 anos?

        Que método? Precisa de método se basta colocar o mané no pau de arara?

      2. Culpar os direitos humanos

        Culpar os direitos humanos pelo aumento da credibilidade é uma posição tão absurda, mas tão absurda, que eu não esperaria nem do Leônidas.

        Nessa lógica, Rottweillers como Datena e semelhantes estão, diariamente, promovendo a redução da criminalidade com suas pregações fascistóides.

  2. A criminalidade está sendo

    A criminalidade está sendo estimulada com a estranha proliferação de “programas policiais” nos canais de Tvs ?

    Estamos sofrendo um bombardeio de fatos terríveis diariamente !!!
    Qual o efeito desses vídeos nos jovens ?

    Estupro, tiroteios, assassinatos, tiros na cabeça, facadas, assaltos, invasões de lojas e residências, etc estão entrando em nossas casas em todos os horários:   manhã, tarde e noite.

    Esses vídeos são exibidos num canal e depois re-exibidos, um sem número de vezes, por uma infinidade de canais nas cidades menores por todo o país. Um mesmo vídeo é mostrado, pelo menos, treis vezes ao dia num canal: manhã, tarde e noite.

    Outra fato grave é que eles não se contentam em exibir só os fatos locais do canal.
    Fazem uma verdadeira catada de fatos tenebrosos em qualquer lugar do país para exibi-los localmente.

    Qualquer inovação de ato criminoso que seja criada num ponto qualquer do país é, quase que em tempo real, difundida para o resto do Brasil.

    Dados sobre ONDE, COMO, QUANDO E QUANTO RENDEU CADA CRIME, são fornecidos em detalhes.

    As TVs estão usando o método mais antigo e mais eficiente que a Pedagogia conhece – A IMITAÇAO.
    Glorificam o crime e incentivam os mais jovens à prática de atos criminosos. Até quando vai isso?

    Esses programas, como certos filmes, não deveriam ter um horário mais adequado para exibição ?

    Qual a finalidade disso ?  Aterrorizar a população ?  Causar uma instabilidade social e política ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador