35 anos do assassinato do ativista LGBT Harvey Milk

Sugerido por Tamára Baranov

Do Opera Mundi

Hoje na História: Ativista pelos direitos LGBT Harvey Milk é assassinado em San Francisco

Morto logo após o prefeito George Moscone, ativista tornou-se ícone da luta pelos direitos dos homossexuais

Wikimedia Commons

Harvey Bernard Milk, político e ativista gay norte-americano, é assassinado em San Francisco em 27 de novembro de 1978 por Dan White, ex-supervisor municipal, que renunciara e desejava voltar ao posto. No atentado também morreu o prefeito da cidade, George Moscone. Milk foi a primeira pessoa abertamente gay a ser eleita para um cargo público na Califórnia, também como supervisor da cidade de San Francisco.

Depois de suas experiências com a contracultura dos anos 1960, Milk mudou-se de Nova York para fixar residência em San Francisco em 1972, em meio a uma migração de homossexuais que se deslocaram para o bairro gay Castro na década de 1970. Tirou vantagem do crescente poder político e econômico do bairro para promover seus interesses, candidatando-se sem sucesso por três vezes para cargos políticos. Suas campanhas teatrais deram-lhe crescente popularidade e Milk conquistou um assento como supervisor da cidade em 1977, em meio a mudanças sociais amplas que a cidade enfrentava.

Milk exerceu o mandato por onze meses e foi responsável pela aprovação de uma rigorosa lei sobre direitos gays para a cidade. Apesar da sua curta carreira política, ele se tornou um ícone em San Francisco e “um mártir dos direitos gays”, de acordo com o professor da USF (Universidade de San Francisco), Peter Novak. Em 2002, Milk foi chamado de “o mais famoso e mais influente político abertamente LGTB jamais eleito nos Estados Unidos”.

Existem várias obras em homenagem a Milk, dentre as quais um documentário de 1984 premiado com o Oscar. Em 2008 foi lançado o filme “Milk”, contando a trajetória de Harvey, da chegada a San Francisco à sua morte. Dirigido por Gus Van Sant, com Sean Penn no papel principal, recebeu oito indicações para o Oscar, vencendo na categoria de Melhor Ator e Melhor Roteiro Original.

Em 10 de novembro de 1978, dez meses depois de empossado, White renunciou ao mandato no Conselho de Supervisores, alegando que o salário anual de 9.600 dólares não era suficiente para sustentar sua família. Milk também havia sentido o aperto da diminuição de seus rendimentos quando ele e Scott Smith foram forçados a fechar a Castro Camera. Poucos dias depois, White solicitou seu mandato de volta e o prefeito Moscone inicialmente concordou.

No entanto, análise mais aprofundada convenceu o prefeito a nomear alguém mais afeito à crescente diversidade étnica do distrito e às inclinações liberais do Conselho de Supervisores.

Em 18 de novembro daquele ano, noticiou-se o assassinato do deputado federal pela Califórnia Leo Ryan, que estava em Jonestown, Guiana, no famoso palco do massacre comandado pelo fanático religioso Jim Jones, quando 914 dos fiéis da seita “Templo do Povo” ingeriram veneno ou receberam tiros na cabeça.

O episódio horrorizou a população de San Francisco. Dan White comentou com assessores as notícias dos jornais: “Vejam vocês! Um dia eu estou na capa e no próximo sou imediatamente varrido”.

Wikimedia Commons

Objetos pessoais de Milk no Museu de História LGBT em San Francisco

Moscone planejava anunciar a substituição de White dias depois, em 27 de novembro de 1978. Meia hora antes da coletiva de imprensa, White entrou na prefeitura por uma janela do porão a fim de evitar os detectores de metal, dirigindo-se ao gabinete de Moscone. Testemunhas ouviram discussão entre White e Moscone e em seguida, tiros. White disparou no prefeito, uma vez no braço e três vezes na cabeça com Moscone caído ao chão. White encaminhou-se rapidamente para o seu antigo escritório, recarregando seu revólver. Interceptou Milk, pedindo-lhe para entrar por um momento. Dianne Feinstein ouviu tiros e chamou a polícia, que encontrou Milk de bruços no chão, atingido cinco vezes, inclusive duas vezes na cabeça à queima-roupa.

Feinstein anunciou à imprensa, “Hoje San Francisco sofreu uma dupla tragédia de imensas proporções. Como presidente do Conselho de Supervisores, é meu dever informá-los de que tanto o prefeito Moscone como o supervisor Milk foram baleados e mortos”, acrescentando em seguida: “O suspeito é o supervisor White”. Milk estava com 48 anos e Moscone, com 49.

Uma hora depois, White telefonou à mulher que com ele se encontrou numa igreja, acompanhando-o à delegacia onde se entregou.

Naquela noite, uma reunião espontânea começou a se formar na Rua Castro movendo-se em direção à prefeitura numa vigília com velas. A multidão foi estimada entre 25 e 40 mil, tomando toda a Rua Market, estendendo-se por quase 3 km. No dia seguinte, os corpos de Moscone e Milk foram levados para a rotunda da prefeitura. Seis mil pessoas consternadas assistiram à cerimônia fúnebre em louvor a Moscone na Catedral St. Mary’s. Duas cerimônias foram prestadas a Milk; uma pequena no Templo Emanu-El e outra mais agitada no Teatro Municipal de San Francisco.

White, por sua vez, foi condenado a sete anos de prisão por homicídio voluntário. Voltou à cidade em 1985, onde se suicidou.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma correção apenas: Dan

    Uma correção apenas: Dan White foi condenado por homicídio INvoluntário – ou seja, culposo e não doloso – e por isso pegou apenas sete anos de prisão. A defesa conseguiu convencer o júri de que White estava mentalmente perturbado e em estado de depressão quando matou Milk e Moscone, e por isso a tipificação penal foi mais branda. Quanto ao filme, é mesmo ótimo, e Sean Penn dá um verdadeiro show.    

  2. Cleve Jones

       Ao recordar H. Milk, melhor do que relembrar sua morte, é refletir sobre um de seus legados, alguem que com ele trabalhou, e é ainda hj. um icone dos primordios da luta contra a AIDS e o infeliz preconceito da época, anos 80, a fase do “cancer gay”, Cleve Jones – pouco conhecido fora da comunidade LGBT, mas uma pessoa que, baseado em sua vivencia com Milk, colocou sua “cara” para apanhar, e alem de defender os direitos, defendeu a saude da comunidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador