Funcionários do Metrô realizam ato nos dez anos da cratera de Pinheiros

 
Jornal GGN – Na última quarta-feira (11), metroviários realizaram um protesto no dia em que foram completados dez anos da cratera da obra da Metrô da estação Pinheiros, em São Paulo, quando sete pessoas morreram e diversas casas foram destruídos. 
 
Os trabalhadores lembraram das vítimas e denunciaram a impunidade no caso. No ano passado, a Justiça inocentou 12 engenheiros e funcionários da estatal paulista e da empreiteiras, que eram acusados por responsabilidade no acidente. 

 
 
Leia mais abaixo: 
 
Da Rede Brasil Atual
 
Metroviários protestam em ato pelos dez anos da cratera de Pinheiros
 
No ano passado, a Justiça de São Paulo inocentou os 12 engenheiros e funcionários do Metrô e das empreiteiras apontados como responsáveis

Nos dez anos da cratera da obra do metrô, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, que resultou na morte de sete pessoas e na destruição de dezenas de casas, em janeiro de 2007, os metroviários protestaram ontem (11) para lembrar das vítimas e denunciar a impunidade. Eles consideram o caso um crime, pois os trabalhadores haviam alertado sobre a possibilidade de haver algum acidente na obra, mas foram ignorados. 

Os 12 engenheiros e funcionários do Metrô e das empreiteiras, apontados como responsáveis pela tragédia, foram inocentados, em primeira e segunda instância, senda a última decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), em outubro do ano passado. 

“Até hoje, a impunidade é que campeia. A importância desse ato é para lembrar que, aqui no Brasil, só é punido pobre, trabalhador e aqueles não conseguem nem se defender, porque não têm advogados”, protesta Wagner Pereira, coordenador do Sindicato dos Metroviários, em entrevista ao repórter Jô Miyagui, para o Seu Jornal, da TVT.

Até hoje muitas residências sofrem com os efeitos das obras, e os moradores não foram indenizados. Uma moradora do bairro conta que, com a obra, apareceram rachaduras em sua casa, que foram piorando a cada explosão que era realizada para abrir o túnel do metrô. “Procuramos o Metrô, que encaminhou a gente para conversar com o pessoal da Linha 4. Dois engenheiros estiveram em casa, não assumiram a responsabilidade, e os danos da casa foram piorando.”

Desde a sua construção, a Linha 4-amarela foi privatizada. O modelo de gestão, segundo o sindicalista Alex Fernandes, guarda relação com a tragédia. “A privatização tem tudo a ver com esse buraco de Pinheiros e com as vítimas que foram ceifadas no dia 12 de janeiro de 2007. Na ganância e ansiedade de construir logo, para poder lucrar com o dinheiro dos trabalhadores, correram com as obras, não permitiram a fiscalização do estado, e isso causou aquela cratera que matou sete pessoas.”

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O nome correto do local é

    O nome correto do local é Cratera José Serra, ou Toca do Vampiro Assassino. Foramsete trabalhadores mortos pela ganância dos tucanos e dezenas familiares e amigos destruídos. Fora, Alckmin! Fora, Temer!

  2. funcionários….

    Ministério Público paulista e Poder Judiciário paulista. Precisa ser dito algo mais?  No estado onde Desembargador solta traficante condenado, sem ter prerrogativa nem o processo sob sua responsabilidade e depois é sentenciado à aposentadoria compulsória desfrutando de nababescos rendimentos, você vai esperar o que? Você vai esperar mais o que de um país com esta estrutura pública e politica?  

  3. Escarnio

    Mas o Ministério Publico Paulsita esta muito ocupado, processando o Haddad por trocou a agenda do prefeito por um dia. E esses engenheiros e os empreiteiros devem dormir bem tranquilos com as mortes em suas conciências.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador