Mercedes-Benz anuncia campanha de recall

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
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Foto: Divulgação

Jornal GGN – Por um problema no encosto dos bancos, a Mercedes-Benz do Brasil iniciou nesta quinta-feira, 24 de novembro, uma campanha de recall para os veículos modelo Sprinter Van – passageiro 415 CDI (standard com bancos fixos), fabricados entre julho de 2012 e setembro de 2014, com números de chassis (não sequenciais) de 8AC906633 CE 062210 a 8AC906633 FE 098883.

O proprietário desses automóveis, devem agendar junto ao concessionário o reforço na estrutura do encosto dos assentos centrais e do corredor da primeira, segunda e terceira fileiras dos passageiros. A solicitação de reparo foi anunciada depois da empresa perceber a possibilidade do uso inadequado de materiais na estrutura do encosto.

Com esse defeito, em casos de colisão, a estrutura do encosto pode se romper ou deformar, ameaçando a segurança dos passageiros e até causando ferimentos e danos físicos aos ocupantes do veículo.

A Lei

O artigo 10, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), determina obrigatório o comunicado dos produtos ou serviços colocados em mercado que apresentem defeitos ameaçadores a saúde e segurança do consumidor. Tal informação deve ser dada por meio de panfletos ou pela mídia (TV, Rádio, Jornais, Sites, etc.).

O proprietário do produto em questão deve ficar atento ao comprovante de que o serviço foi efetuado, já que documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Se o produto tiver sido comercializado mais de uma vez o atual proprietário também terá direito ao reparo gratuito.

Ainda, conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

O levantamento do Procon-SP, realizado este ano, destaca o baixo índice de eficácia entre as campanhas de recall. O dado mostra que o brasileiro da pouca importância aos chamados, realizados somente em casos que os defeitos apresentam algum tipo de risco ao consumidor. Para ler mais sobre isso clique (aqui).

 

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

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