Mortalidade infantil diminui, mas não é suficiente

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A ONU afirmou, ontem, dia 16, que as taxas de mortalidade de crianças até cinco anos diminuíram quase 50% entre 1990 e 2013. No entanto, de maneira geral, o alcançado ainda está longe da meta mundial de reduzir em dois terços essa mortalidade até 2015.

As novas estimativas de Níveis e Tendências em Mortalidade Infantil 2014 mostram que, em 2013, 6,3 milhões de crianças menores de cinco anos morreram por causas, em sua maioria, evitáveis, perto de 200 mil menos que em 2012, mas ainda se registram cerca de 17 mil mortes infantis cada dia.

Mickey Chopra, chefe da UNICEF para os programas de saúde global, destacou que o avanço tem sido espetacular na redução da mortalidade entre a população infantil e os dados demonstram que o progresso é possível inclusive entre os países com poucos recursos.

“Há agora uma pressão por parte de países ao redor do mundo para garantir a comprovada eficácia, as intervenções econômicas são aplicadas onde salvarão mais vidas”, completou Chopra.

Em 2013, cerca de 2,8 milhões de crianças morreram no primeiro mês de vida, o que representa quase 44% de todas as mortes de menores de cinco anos. Cerca de dois terços destas mortes aconteceram em 10 países somente.

Ainda que o número de mortes neonatais tenha diminuído, o progresso tem sido mais lento que na taxa global de mortalidade de menores de cinco anos.

Em junho deste ano, a OMS, UNICEF e seus aliados emitiram o primeiro Plano mundial para acabar com as mortes de recém-nascidos e natimortos evitáveis para 2035.

O Plano de Ação do recém-nascido conclama os países a adotarem medidas para proporcionar serviços de saúde de baixo custo – em particular perto do momento do parto, assim como para os bebês pequenos e enfermos, e para melhorar a qualidade da atenção básica.

“A comunidade mundial está a ponto de concluir a prevenção da mortalidade materna, neonatal e mortalidade infantil em uma geração”, disso a Dra. Flavia Bustreo, Subdiretora geral da OMS. “Sabemos o que fazer e como fazer. O desafio agora é passar do plano para a ação. Estamos muito animados de ver países, como a Índia, mostrando o caminho”, concluiu.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PROJETO: OS LABORATÓRIOS UNIDOS DO BRASIL
    Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2014 PROJETO: OS LABORATÓRIOS UNIDOS DO BRASIL Caros amigos (as) o Brasil é um exemplo para o mundo todo, por tentar ajudar os nossos irmãos africanos. Agora eles estão passando por uma situação muito triste, com o Ebola, por isso, gostaria de sugerir um projeto: OS LABORATÓRIOS UNIDOS DO BRASIL, onde eles fariam uma doação de remédios e pagariam o salário de alguns médicos voluntários da ONG Médicos Sem Fronteiras. Com a união do mundo e do povo brasileiro, nós podemos tentar ajudar os nossos irmãos africanos.  Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz. 

  2. é curioso,
    mas lembvrei-me do

    é curioso,

    mas lembvrei-me do poema cabralino Morte e Vida Severina,

    em que sses problemas são cruciais na narração.

    joão cabrl de mello neto considerava essa uma obra menor.

    será que ele estava prevendo um reversão das expectativas

    economicas no brasil, principalmente  no seu nordeste,

    com as políticas sociais do governo lula, que mudariam a face da região?

     

  3. IBOPE FRAUDE

    DENÚNCIA!!!
    O IBOPE ESTÁ MENTINDO!!
    SEGUNDO O IBOPE MARINA CAIU 3% DE 2/09 A 15/09.
    AGORA O G1 APRESENTA AS VARIAÇÕES POR RENDA, ESCOLARIDADE ETC..
    MARINA CAIU:
    – 3% ATÉ 1 SALARIO MINIMO;
    – 6% DE 1 A 2 SAL MIN;
    – 4 % DE 2 A 5 SAL. MIN.;
    – 3% MAIS DE 5 SAL. MIN.
    COMO PEGA O TOTAL DO ELEITORADO (POIS TEM TODAS AS FAIXAS) ELA CAIU DE 3 A 6% NA MAIOR FAIXA (1 A 2 SAL. MIN.) COMO QUE ELA CAIU APENAS 3% NO TOTAL???????
    OUTRO EXEMPLO: RELIGIAO!
    MARINA CAIU :
    6% ENTRE CATÓLICOS (MAIOR FAIXA);
    5% ENTRE EVANGELICOS;
    3% NAS OUTRAS RELIGIOES.
    E SÓ CAIU 3% NO TOTAL??? HAHAHAHAHA

    POR REGIÃO:
    SUBIU 1% NO NORTE;
    CAIU 3% NO NORDESTE;
    CAIU 2% NO SUDESTE;
    CAIU 14% NO SUL!!!!!

    POR ESCOLARIDADE:
    CAIU 5% ATE 4ª SÉRIE;
    3% DE 5ª A 8ª;
    6% ENSINO MÉDIO
    SE MANTEVE ESTÁVEL NO SUPERIOR (MENOR FAIXA)

    IDADE:
    CAIU 3% DE 16 A 24 ANOS;
    4% DE 25 A 34;
    2% DE 35 A 44;
    5% DE 45 A 54;
    7% DE 55 OU +
    COMO PODE TER PERDIDO SÓ 3%?????

  4. Mais um mito petista

    Mais um mito petista cai.

    “Dados do Imposto de Renda dos brasileiros coletados por pesquisadores do Instituto IPEA mostram que os 5% mais ricos do país detinham, em 2012, 44% da renda. Em 2006, esse porcentual era de 40%. Os brasileiros que fazem parte da seleta parcela do 1% mais rico também viram sua fatia aumentar: passou de 22,5% da renda em 2006 para 25% em 2012. O mesmo ocorreu para o porcentual de 0,1% da população mais rica, que se apropriava de 9% da renda total do país em 2006 e, em 2012, de 11%. Os dados referentes a 2012 correspondem aos mais recentes apurados pela Receita Federal.

    […] A principal conclusão do estudo é que a concentração de renda entre a parcela mais endinheirada, segundo os dados tributários, é muito superior àquela verificada nos dados revelados pelos brasileiros ao recenseadores do IBGE, sem que haja qualquer tendência de queda. Entre 2006 e 2008, por exemplo, ano em que as políticas de transferência do governo eram alardeadas por Lula, houve o maior aumento de concentração de renda na fatia de 1% mais ricos. O mesmo salto ocorreu entre 2010 e 2011.

    […] Os dados do Ipea são significativos porque contrastam com a retórica de antagonismo à elite e aos bancos exibida pelo PT durante a propaganda eleitoral. Num Brasil onde os ricos ficaram mais ricos, o discurso do partido mostra-se artificial. Há cerca de duas semanas, ao ver sua candidatura ameaçada pela ex-senadora Marina Silva (PSB), que havia disparado nas pesquisas de intenção de voto, a presidente Dilma Rousseff vem lançando mão de ataques à rival. Sua estratégia preferida tem sido dizer que, se Marina ganhar, dará independência ao Banco Central — o que, na cartilha petista, significa entregar o país a banqueiros que, segundo imagens exibidas na TV, tirarão não só os empregos dos brasileiros, como também a comida de suas mesas.

  5. Espoliado, esfolado,

    Espoliado, esfolado, abandonado, pobre Continente Africano ! A preocupação dos brancos não é com os Africanos, mas sim com eles mesmo, que poderão contrair o Ebola. Só há dinheiro para as guerras criadas e fomentadas pela OTAN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador