O beijo na novela e o “direito” de ser preconceituoso

Sugerido por Gunter Zibell – SP
 
Do blog de Tony Goes
 
O ódio que não diz o seu nome
 
Por Tony Goes
 
Não existe maior ofensa no Brasil do que ser chamado de preconceituoso. Nosso passado de escravidão e nosso presente de desigualdade fazem com que todo mundo rejeite o rótulo com horror – inclusive os preconceituosos. Já virou clichê ouvir algum babaca dizer “não tenho nada contra os gays, mas…”. Agora a moda é se fazer de vítima e acusar as minorias perseguidas de “intolerantes”. O mais recente exemplo deste fenômeno vem de Rodrigo Constantino, novo colunista-sensação da Veja online. As ideias ultrapassadas e o estilo sensaborão do sujeito me confirmam que eu estava certo quando deixei de ler a revista, mais de um ano atrás. Num texto publicado neste fim de semana, Constantino diz que deve ter assistido a uns 15 minutos de toda a novela “Amor à Vida” – e depois se dedica a analisar em detalhes cada subplot da trama. Isto em si é até engraçado: só expõe um traço antigo da cultura brasileira, que achava que novela era um subproduto indigno de atenção. Mas, alguns parágrafos depois, Constantino revela o homofóbico que realmente é:
 
“…os “tolerantes” querem impor, de qualquer jeito, suas preferências aos demais, sem tolerar de fato o que pensam ou sentem. Por que digo isso? Porque algumas pessoas podem, simplesmente, sentir aversão natural à imagem de dois homens barbados se beijando. É um direito deles.

 
Ninguém deve ser obrigado a achar “lindo” um beijo entre dois homens. Não são pela “diversidade”? Então que aceitem a verdadeira diversidade, inclusive com pessoas que não apreciam esteticamente um beijo entre machos. Ou não? Ou vão tirar a máscara e admitir que são autoritários, intolerantes, e querem um mundo onde todos pensem como vocês?”
 
Ora, ora, ora. Para começar, não existe “aversão natural” a dois homens barbados se beijando. Ninguém nasce assim. Isto sim é um aprendizado cultural e, em última análise, uma escolha. Veja o caso dos meus sobrinhos: desde que nasceram eles me veem beijando meu marido, e jamais tiveram o menor problema com isto. 
 
Também não se exige de ninguém que “aprecie esteticamente um beijo entre dois machos”. Gosto estético não se discute (mas claro que se lamenta). O buraco é infinitamente mais embaixo: o que se cobra são direitos iguais. Nem mais, nem menos. Quem acha que os homossexuais não são cidadãos plenos merece ser criticado sim, do mesmo jeito que um racista ou um machista.
 
Constantino faz parte do imenso contingente que foi pego de calças curtas pelo avanço do movimento LGBT. Agora esperneiam pelo “direito” de continuarem sendo homofóbicos. Quem negar esse direito a eles é que seria o verdadeiro intolerante, ao tolher as liberdades de opinião e expressão alheias. Aham. Sugiro que ele leve umas lampadadas na Paulista – ou simplesmente se veja impedido de incluir a esposa num plano de saúde – antes de sair dizendo por aí que o oprimido é ele.
 
No mesmo texto, Constantino ainda comete outro descalabro: “Não vou negar que representa uma conquista sob o ponto de vista do movimento gay (longe de ser, então, uma conquista dos brasileiros).” Ora, ora, ora. QUALQUER conquista dos direitos humanos é uma conquista de TODOS. Quando um homossexual brasileiro tem sua cidadania mais reconhecida, a cidadania de todos os brasileiros se fortifica. Devia ser óbvio, mas não é. Gente como ele não faz a puta ideia do que seja uma verdadeira democracia, que protege as minorias mesmo que a esmagadora maioria seja contra.
 
Fora que Constantino ainda trata os gays como uma espécie de outro. Fala como se fôssemos os exóticos habitantes de uma região remota, brigando pela demarcação de nossas terras. Não, bobinho: nós estamos em toda parte, em todas as famílias. Mais do que provavelmente, até na sua. Portanto, o beijo gay entre Félix e Niko também foi uma vitória – ainda simbólica, mas nem por isto menos vitória – para algum parente seu. Por isto, lutar pelos gays é lutar por si mesmo. Sempre.
Redação

80 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   Do artigo nem falo, mas já

      Do artigo nem falo, mas já não é hora de, a cada indignação, exigirmos dos governos o fim dos subsídios à Veja? Sei que exigir dos tucanos não adianta nada, mas se não servisse para tapar o esgoto, talvez pelo menos para instalar um emissário submarino.

      Ontem mesmo vi o video em que esse pateta desse Constantino (que tem cara de pateta presunçoso, o pior tipo de pateta) leva uma surra do Ciro Gomes. Dá até dó do moleque, e… tá, mentira: não dá dó não.

    1. Mas como, André

      Se Constantino, a mais áspera visão da ‘oposição’, foi até muito mais light do que Eduardo Cunha, Malafaia e Bolsonaro?

      Sábado e domingo eu recebi uns 4 ou 5 posts criticando LGBTs e a divulgação que fizeram da novela.

      Adivinha de que ‘lado’ vieram?

      No entanto, que moral PT ou TV Record têm para criticarem LGBTs ou Globo?

      Alguém realmente acha que vai mudar alguma coisa se trocarem tucanos por petistas em alguns estados? Vai nada.

      Deputados e senadores governistas, quando não do próprio PT, falam as maiores barbaridades e o ‘governo’ não questiona, não puxa a orelha, não faz nenhum contraponto. A cada mês eu apenas fico mais convicto de que são necessárias mudanças.

      A ‘aliança’ com PSC/PRB/PR/setores do PMDB ‘estragou’ o discurso do PT tanto como a aliança com o DEM o do PSDB.

      A diferença entre Brasil e Rússia é que na Rússia não tem Globo…

      Padilha alguma vez fez alguma declaração inclusiva? Ao contrário, cancelou 4 ou 5 programas importantes. Agnelo, Gleisi e Lindbergh me assustam ainda mais.

      Deixa Alckmin e a turma de Cabral subsidiarem as mídias que é mais seguro…

      Enquanto o PT não fizer autocrítica em relação a essas desbragadas concessões a fundamentalismo moral, lamento, João Campos é ‘mal menor’.

       

      1.   Gunter, é óbvio que me

          Gunter, é óbvio que me sinto menos confortável criticando o PT que o PSDB, apesar de (ou até por) no passado ter votado no último partido. É com franqueza que o digo. Óbvio que para você o tema LGBT tornou-se basilar, e nada há de errado nisso.

          Ao mesmo tempo, nem de longe endosso tudo o que o partido faz, como você sabe. Não acredito que a cúpula do PT seja homofóbica, mas que TAMBÉM nesse tema se deixe levar para o odioso mote da “conciliação”, que arrasta o governo para a “tolerância com a intolerância”.

          Dito isso, no assunto LGBT abomino tanto covardia, no caso do PT, de subsidiar indiretamente a homofobia, quanto abomino a canalhice, no caso do PSDB, de subsidiá-la muito mais.

         

          Pensando sob outro prisma: acredito que sua revolta contra o PT seja reflexo do que foi (e a meu ver ainda é, em parte) o partido: o “partido da esperança”, e que a traiu. Ao mesmo tempo, para quê reclamar do PSDB ou outros? Afinal, de onde nada se espera… duvido que outro partido, nos dias de hoje, se dispusesse a de fato fazer diferente – ou o PSB, o PSDB, etc no poder dispensariam um (bleaargh) Eduardo Cunha, um Malafaia? Apesar de tudo, quero AINDA acreditar que o PT logo se livrará desse entulho, porque não imagino outro partido agindo desse modo.

        1. Não é só a basilaridade dos temas, André

          Eu também não acredito em diferenças muito substantivas entre as grandes coligações partidárias. O que me deixa sem receio nenhum com eventual mudança.

          É claro que a cúpula do PT não é homofóbica. Mas esse não é o ponto. Assim como religião de uma pessoa não define o que um político fará em relação ao secularismo. O que conta é o resultado das ações!

          E, sim, é óbvio que há uma sensação de traição. Eu não preciso cobrar nada de Globo, PSDB (fora o de SP) ou ICAR, nunca prometeram nada mesmo…

          Note que não interessa se PSB ou PSDB fariam diferente. Até acho que fariam sim, não são tão imaturos ao ponto de copiar erros consagrados dos quais meio mundo está falando (só alguns petistas não falam mal das concessões ao PSC, etc.) Pior do que está não fica. E não cancelaram 5 ou 6 projetos super importantes que antes elogiavam!

          Mas teve uma coisa demais de bacana com esse episódio do beijo gay da Globo.

          A Igreja Católica pelo visto virou um túmulo. Quem cala consente. Até o momento não houve bispo ou cardeal famoso se manifestando.

          A Academia, mídia e comunidade artística são só elogios.

          LGBTs, obviamente sim, também são só elogios. Lembrando que isso não foi de graça, foi após décadas de trabalho de conscientização da população ao ponto da opinião pública ter ficado favorável (não foi a Globo que ensinou isso às pessoas, a Globo é, antes, uma das ‘ensinadas’.) 

          Assim, ficamos com o que mesmo?

          5 pessoas famosas criticando o evento: 2 deputados, 1 jornalista, 1 pastor e 1 psicóloga.

          Os ‘ensaios’ de críticas à Globo pela ‘esquerda’, que eu estava vendo nas redes sociais, sumiram completamente de circulação, como cachorros sem dono.

          Consequentemente, com essa frustração simultânea de pensamento fundamentalista de direita e neostalinismo, só posso imaginar que irá cair a ficha de muita gente.

          E que o PT tomará mais cuidado no processo de escolha do presidente da CDHM. Isso representaria ‘remoção de entulho’.

          x-x-x-x-x-x

          Por que você acha que o PSDB subsidia a homofobia? Essa parte não entendi. Nos grupos de discussão em que participo há críticas ao Serra (por ter sido contra o PLC 122), aos senadores atuais do PSDB (por terem ficado do lado da maioria do PT no ‘apensamento’ do PLC 122) e contra a lerdeza da polícia de Alckmin para apurar crimes homofóbicos.

          Mas, mais críticas que isso não vejo não… Na pesquisa mais recente que fiz com minha base de facemigos LGBT (que não tem representatividade estátistica nenhuma rsrsrs) Aécio é disparado o preferido. Depois Marina, depois Dilma (!?! com 30% !?!) depois Campos (buaaáá) Randolfe, então, só tem 4 que “curtem”.

           

          1. “Por que você acha que o PSDB

            “Por que você acha que o PSDB subsidia a homofobia?”

              Gunter, permita-me bater bola apenas sobre isso. Ora, o PSDB é de longe o maior apoiador da Ed. Abril, pra não falar especificamente da Veja. Nem que fosse por intere$$e, deveriam cortar as asinhas de certos articulistas da revista. É fácil, especialmente lembrando que um Serra tinha a maior facilidade não só em represar certos assuntos, mas mesmo em mandar despedir os profissionais.

  2. beijo gay

    Uau…o cara é gay….fica a novela inteira como gay….no último capítulo, só no último,  dá um beijo….oooooooohhhhh….isto é uma vitória dos gays? 

    Sério….levar uma dramaturgia bossal, infantilóide, propositalmente bufa como sinal de vitória de um movimento por causa de um mísero beijo é reduzir a questão ao seu menor nível simbólico…

    achar que um único beijo gay é sinal de mudança cultural é não enxergar o festival de canalhices, absurdos, desitenligências, falsos valores, desinformação, má formação destes ridículos folhetins globais…

    quem perde tempo vendo estas novelas merece se comover com tão pouco

    1. concordo plenamente com vc

      concordo plenamente com vc Zé, e vou um pouco além o tal do Félix passou a novela inteira como esteriótipo de “bichinha má” (que me perdoem o uso desta definição) que só queria saber de sacanear todo mundo e cheio de tiradas até preconceituosas, vira o heroi nacional. örra meu beijo gay se vê toda hora nas noites (e mesmo durante os dias) das cidades brasileiras….me poupem

  3. Os primeiros beijos, héteros

    Os primeiros beijos, héteros mesmo, foram motivos de indignação por parte da população. Ninguém tampouco é obrigado a achar lindo a exibição pública de carinho entre duas pessoas – ainda que de sexos opostos. Pelo argumento do RC isso também seria um tipo de imposição de “preferência” dos “tolerantes” aos intolerantes.

    Uma parte significativa dos evangélicos fica ressabiada com a exibição de rituais da cultura de matriz africana. Também seria uma imposição da “preferência” dos “tolerantes” aos intolerantes.

    Eu fico ressabiado com a exposição de ideias do tipo do RC. Cadê o meu direito de ser intolerante com os intolerantes?

    []s,

    Roberto Takata

    1. Intolerância com os intolerantes

      Não se deve confundir intolerância com direito de opinião, ainda que essa opinião, na visão do outro, seja preconceituosa. Você pode tolerar sem aceitar ou concordar com a posição ou escolha do outro.

      1. Essa é justamente a confusão

        Essa é justamente a confusão que você faz, ao defender o “direito” dos preconceituosos de exercerem sua intolerância contra certos grupos.

        Não existe qualquer lógica em pedir tolerância à intolerância, só idiotas e caras-de-pau o fazem.

        1. Concordo totalmente com você

          Essa estória de preconceituos pedirem tolerância para seus discursos de ódio é uma falácia que precisa ser constantemente rebatida até que a sociedade perceba esse “golpe”.

           

        2. Será que é preciso desenhar?

          Estão deturpando por ignorância ou desonestidade intelectual a palavra intolerância, ao interpretá-la como sinônimo de opinião divergente, ainda que esta opinião seja baseada, (na visão do  outro) em preconceito religioso, moral, etc. Em outras palavras, se alguém não concorda com isso é porque é “intolerante”. Isto é sofisma! Como eu disse e repito, você pode discordar, ser abertamente contra, não aceitar, sem ser intolerante, isto é, sem deixar de tolerar tal coisa.

          1. Por exemplo, os racistas são

            Por exemplo, os racistas são uns incompreendidos?

            Precisamos ser mais tolerantes com a “opiniões” dos racistas?

            Outros grupos de ódio também?

            É isso?

  4. Sem Exageros

    O movimento Gay teve um triunfo, em minha opinião, com a apresentação do beijo na novela. A sociedade brasileira também poderia ganhar com tudo isso, dependendo agora dos passos a serem seguidos. O maior triunfo foi que a sociedade recebeu esta situação com tranqüilidade e sem traumas, tanto pelo horário em que a novela foi exibida, como pelo ambiente de amor criado em torno aos dois personagens, dando mais valor ao beijo, simbolizando aspectos valiosos em qualquer tipo de relação. A turma LGBT devia sentir muita satisfação de chegar ao público de maneira adequada e inteligente e, em minha opinião, deviam tirar lições em relação ao cuidado e respeito com que todo este difícil tema foi colocado na sociedade brasileira, pelo autor da novela. Não assisti nenhum capítulo (aliás, não assisto a rede Globo), mas, pelo observado na sociedade e na mídia, acho que a Globo conseguiu-se sair bem neste episódio.

    Agora, para quem tem todo o apoio do capitalismo global, de Hollywood, do prêmio Grammy, da Disney, da Coca-Cola e, ainda, no Brasil, da rede Globo, acho um exagero criticar um colunista novo, de revista já execrada pela grande maioria deste blog, por adotar posições diferentes das recebidas pelas ondas globais.

    Gunter está querendo unanimidade num tema que é mesmo discutível, em muitos aspectos. É uma boa hora para ficar humilde e deixar que as coisas sedimentem e sejam assimiladas pelo restante da sociedade, isso poderia ser o diferencial que permita aproveitar e crescer nessa caminhada, ou, pelo contrário, de demonstrar intolerância, prepotência e soberbia, perante os minutos de glória vividos no final de semana. As grandes causas mostram maior grandeza pela sua capacidade de ser humildes e generosos, em momentos de aparente glória.

     

  5. Se fosse há uns 30 anos,

    Se fosse há uns 30 anos, Constantino estaria encrevendo um artigo contra o Divórcio. Se fosse há 200 anos, escreveria contra a possibilidade da Lei Áurea. Se fosse americano na época da Lei Seca, escreveria a favor dela usando os males do álcool como um álibi.

    Eles sempre estiveram e vão continuar por aí. Mas a  história passa como um trator por cima desse pessoal.

    Como nossa vida é muito, muito curta, temos uma percepção distorcida do tempo, e achamos que as coisas não estão mudando. Mas estão.

    Daqui a uns 70 anos, os Constantinos da hora estarão talvez bravejando contra a liberação controlada do uso das drogas. Mas nem ele nem nós estaremos aqui para ver.

    1. “Se fosse há uns 30 anos,

      “Se fosse há uns 30 anos, Constantino estaria encrevendo um artigo contra o Divórcio. Se fosse há 200 anos, escreveria contra a possibilidade da Lei Áurea”.

      Eu não tenho nenhum talento para arte gráfica, por isso deixo aqui a idéia: sempre imaginei fazer uma série de capas de Veja sobre acontecimentos históricos, para ilustrar de que lado estaria a revista. Exemplo: noticiando a Inconfidência Mineira com manchetes do tipo: Traidor Executado, seguido de lide defendendo o aumento dos tributos pagos à coroa; chamando D. Pedro I de “moleque fanfarrão” por ter proclamado a Independência e explicando porque isso seria ruim para o país; ou ainda, defendendo a manutenção da escravidão, sob o argumento de que escravos sempre existiram, de que haveria um colapso na economia etc. 

      1. Alôôôôôôôôôôôôôôôô
        Algué maí

        Alôôôôôôôôôôôôôôôô

        Algué maí poderia levar essa idéia “graficamente” adiante?

    2. Muito provável mesmo,

      Constantino faria tudo isso.

      Por que não aproveitamos e estendemos as críticas feitas a Constantino (que é “ariete da oposição”) ao Eduardo Cunha, que é um dos líderes do governo?

      http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pais-vive-sob-ataque-de-gays-

      País vive sob ataque de gays, maconheiros e abortistas, diz líder do PMDB

      Eduardo Cunha criticou a exibição de beijo de Félix e Niko no último capítulo da novela Amor à Vida. “Daqui a pouco vão colocar cena de sexo gay na novela”, escreveu deputado no Twitter

      Um dos articuladores da bancada evangélica no Congresso, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), criticou a exibição do beijo gay entre os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no último capítulo da novela Amor à Vida, da TV Globo.

      “Boa tarde a todos. Não poderia deixar de expressar a minha repulsa pela cena da TV de beijo gay. Daqui a pouco vão colocar cenas de sexo gay”, criticou Eduardo Cunha, que é da Igreja Sara Nossa Terra, em seu perfil no Twitter. A cena do beijo, exibida ontem (31), foi a primeira entre dois homens a ir ao ar em uma novela da emissora de maior audiência do país.

      Para Eduardo Cunha, o Brasil vive sob ataque de gays, “maconheiros” e “abortistas”. Segundo ele, “os defensores da família” devem reagir a esse tipo de pressão. “E não só os evangélicos. Todos que defendem a família devem se manifestar. Todos que são contra as drogas e contra o aborto também”, acrescentou o deputado.

      Na Câmara, o deputado foi um dos principais defensores da permanência de seu colega Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos. Feliciano permaneceu no cargo ao longo de 2013, apesar da resistência de parlamentares e entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, que o acusam de racismo e homofobia.

      Em seu Twitter, Feliciano escreveu que não viu o último capítulo da novela, mas que o beijo gay era esperado. O deputado evitou polemizar sobre o assunto. “Eu teria algo a dizer caso fosse exibido numa programação infantil, pois com estes me preocupo, mas, pelo horário exibido, só adultos viram”, publicou.

       

       

  6. Alvará pra ser cafajeste

    Antigamente, no final das novelas, os bandidos, os canalhas se davam mal, hoje não. Hoje, se o sujeito for gay pode até ser um trapo moral que todos torcerão para que ele tenha um final feliz.

    O crime compensa, mas não pra todos, só para os que forem da tchurma.

    A Globo continua dando mal exemplo, mesmo quando tenta dar um bom exemplo…

  7. O direito sem aspas.

    O texto tocou em um ponto extremamente importante: A ditadura do politicamente correto e a intolerância contra aqueles que reprovam dois homens ou duas mulheres se beijando em público. A hipocrisia de se exigir tolerância sendo intolerante com a divergência foi desmascarada.

    1. A hipocrisia reside na

      A hipocrisia reside na incoerência dos preconceituosos, enrustidos ou não, que exigem tolerância a suas visões de mundo marcadas pela intolerância.

  8. 1. Acho péssimo dar

    1. Acho péssimo dar repercussão a um texto de uma figura tão medíocre quanto Rodrigo Constantino.

    2. Qualquer movimento que precise de uma vitória concedida pela GLOBO , não merece essa vitória.

    Se um beijo GAY na principal telenovela da emissora representa uma vitória , isso já poderia ter ocorrido há mais de dez anos. Por quê só agora a emissora permitiu e não o fez antes ? Besta é quem vai atrás dessa conversa . É a GLOBO então quem determina o momento que pode ou não pode ?

    1. Sim e não

      1: Sim. Mas não está sendo dada repercussão ao texto imbecil de Constantino, mas à crítica do mesmo. Pra ver se mais homofóbicos não se tocam logo e entram no armário.

      2: Não. Você está reproduzindo, talvez sem conhecimento disso, o discurso que vi várias vezes estes dias no facebook. Só que em posts apenas de militantes do PT.

      Este site apresenta alguns:

      http://governismodoencainfantil.tumblr.com/

      Eu não diria que é a Globo quem determina as coisas, ao contrário, ela apenas acompanha a sociedade.

      O que deveríamos questionar é porque o PT se deixa pautar tanto pela Globo. A nota da SDH sobre homofobia só saiu após uma notícia sair no Jornal Nacional. Antes tivemos três anos de silêncio oficial.

      Políticos de partidos coligados ao governo, como Eduardo Cunha e Bolsonaro, se manifestaram contra o beijo na novela.

      Políticos de Oposição ou Nova Oposição não.

      Na minha opinião, se equivoca é quem anda atrás do discurso anti-Globo, que já beira o ridículo ultimamente. (Até porque preparos de omelete no Ana Maria Braga foram bem celebrados pela Blogo.) Pelo menos deveria haver algum discernimento sobre o que deve ser criticado e o que deve ser elogiado, posto que o mundo é em 50 tons de cinza.

      E não, ninguém em movimentos LGBT está chamando o beio gay de vitória (no caso do texto se frisa o ‘simbólica’), porque é apenas um degrau em uma longa escada na qual ainda estamos pela metade. Discursos parecidos estão sendo disseminados como hoax por militantes anti-globo (que obviamente tucanos não são) e ainda acham que a gente cai nessa.

      Além de que é quando surge maior visibilidade que surge maior reação.

      É, sinceramente, uma pena que o governo federal e seus militantes não ajudem, mas a luta continua com ou sem políticos do governo. Com ou sem mídia.

  9. Eu, realmente, ao contrário

    Eu, realmente, ao contrário do Constantino, não vi a novela. Mas não digo isso com orgulho, apenas perdi interesse pela dramaturgia global, que chegou a ser muito boa, faz já uns 20 anos. Está claro que o autor que dizem não ser dos melhores, usou o suspense do “vai ter beijo?” para turbinar a novela. Isso porque o “quem é o verdadeiro pai?” já é o maior clichê de novela de todos os tempos.

    Dito isso, acho que ainda não estamos no estágio da maioria do senso comum assisitir com normalidade a dois homens se beijando, como os sobrinhos do autor do texto. Mas estamos sim no estágio de rebater a boçalidade do novo Mainardi (o original encontra-se foragido).

    É muito simples. Sente nojo? Asco ou qualquer coisa assim? Ok, mas guarde para si. Ao contário do que afirmam, ninguém vai sair por ai obrigando que se goste de apreciar beijo “entre barbados”. O que deve ser proibido é expressar sua repulsa através de ofensas e agressões. Simplesmente vire a cara

    Será que é tão dificil de entender?

    1. > O que deve ser proibido é

      > O que deve ser proibido é expressar sua repulsa através de ofensas e agressões.

      Li o texto do Constantino. Ele expressa sim sua repulsa, de um modo meio oblíquo, mas expressa. Mas não agride nem ofende ninguém no texto. E sim, ele tem o direito, que não deve ser proibido, de dizer que o beijo gay lhe causa repulsa. Como um carola deve ter o direito de dizer que certos modernismos da televisão, como mulher que transa no primeiro encontro, são uma “pouca-vergonha”. Como um comuna deve ter o direito de dizer que o Pato Donald “incute valores imperialistas estadunidenses na cabeça das crianças”. Em defesa do Constantino (que, na minha opinião, escreve mal), nunca vi dele uma defesa de que o Estado casse a palavra de quem discorda dele.

      1. Como o racista deve ter o

        Como o racista deve ter o direito de expressar sua repulsa por negros, e exigir que certos locais(que ele frequenta)não permitam a entrada dessas pessoas.

        Não é mesmo, RVeiga?

         

      2. Repulsa e intolerância

        Tudo bem que o Constatntino tem direito a ter repulsa por ver dois homens barbudos se beijando (e se não fossem barbudos?). É um direito dele, como eu tenho repulsa em me aproximar de uma banana,  em comê-la. Não me perguntem por que? Mas nem por isso deixo de ver filmes com Carmen Miranda, nem por isso proibo alguém na minha casa em comer babanas. E nem perco tempo em expor numa revista aminha repulsa pessoal. Constantino quís defender um direito pessoal, íntimo (a repulsa em ver homens se beijando com erotismo) e resvalou na intolerância contra programas de TV. No caso, uma telenovela que ele nem viu, exibida depois das 21 horas , quando criançla está (ou deve estar) dormindo. E TV tem um elemento técnico que permite o deligamento ou mudar de canal.

    2. Você está certo

      …e esse boçal é pior que o Mainardi em muitas coisas, diga-se. Tony Goes é blogueiro do F5 (FSP) e free lancer da Globo (acho que para o programa VideoShow) e diz no blog dele com todas as letras que cancelou a assinatura da Veja.

      Quando vc viu colaboradores do ‘PIG’ criticando um veículo assim?

      Mas vou além.

      Se alguém sente nojo ou asco de LGBTs talvez seja o caso de se tratar psicologicamente. Porque é birutice demais.

      Mas o importante é que não fiquem propagando preconceitos sem receber a devida contestação, já que estariam prejudicando dezenas de milhões de pessoas ao fazê-lo.

      Mas estamos melhorando muito. Os discursos à la Constantino (e seus seguidores aqui no blog, que vimos em comentários) são cada vez mais esparsos, como canto do cisne.

      Eu lembro de uma pesquisa numa Manchete do começo dos anos 1980 (infelizmente a Manchete nunca foi digitalizada) e na ocasião apenas uns 25% dos brasileiros era a favor da união civil. Note-se: não era nem casamento.

      Era o tempo em que Jânio Quadros viria a suceder Maluf na prefeitura e em que Lula ainda fazia piadas homofóbicas em comícios (e mesmo assim votei nele em 1982, era o ‘espírito da época’, olha só que falta de conscientização… rsrsrs)

      Estamos melhorando bem!

       

  10. O Constantino tem direito,

    O Constantino tem direito, sem aspas, de ser preconceituoso. Tem o direito de achar nojento “dois machos se beijando” e, mais do que isso, de dizer que pensa assim pra quem quiser ouvir. Ou ler. O Tony também tem o direito, sem aspas, de descer-lhe o sarrafo por isso — sarrafo retórico, diga-se de passagem. Enquanto ninguém puder usar o poder coercitivo do Estado contra aquele de quem discorda, está tudo bem. Esse tipo de bate-boca é algo saudável.

    1. Os nazistas têrm o direito de

      Os nazistas têrm o direito de odiar judeus, negros e outras “raças inferiores”, assim como os racistas têm o direito de discriminar negros, nordestinos e outros grupos que considerem inferiores.

      O mundo seria muito melhor se houvesse tolerância em relação ao discurso de ódio propagado por esses extremistas, deveriam ensiná-los nas escolas.

    2. Direito legal de ser homofóbico tem

      Mas é antiético e preconceituoso. Então direito moral não tem. Ele prejudica conscientemente milhões de pessoas sem benefício algum para si além de atrair o público homofóbico, tanto da situação como da oposição. Daí as aspas no ‘direito’ dele de falar asneira.

      Já Tony Goes tem os direitos tanto legal como ético de criticar Constantino & Cia. E eu idem de repercutir só a crítica e deixar mais um texto imbecil de Constantino no limbo.

      E está até divertido ver a homofobia se enfiando no armário.

      Hoje, em 2014, vemos comentaristas, de ‘esquerda’ (*) ou ‘direita’, estrebuchando pelo direito de falar mal de LGBTs. (*) vi umas coisas bem babacas de militantes do PT no facebook estes dias.)

      Beleza.

      Quando eu entrei neste blog, em 2009, ainda havia comentaristas idiotas o bastante para publicar “piadas de bicha” em comentários, usar “gay” como referência negativa em cordel (pena que esse post se perdeu com a mudança do blog…) e ainda gente dizendo que tinha nojo de homens afeminados (como eu.)

      Acredite: tinha petista que trollava chamando tucanos de ‘gays’.

      Só pra dar uns exemplos de como o nível melhorou nos últimos anos.

      E melhorará ainda mais.

      Sim. É muito saudável.

       

       

      1. Está claro que o RVeiga está se referindo ao papel do Estado

        Está claro que o RVeiga está se referindo à esfera do Direito e ao papel do Estado. Que o Rodrigo Costantino tem posições panacas isso não é novidade, mas a questão é: ele deveria ser preso por isso? É correto criminalizar as opiniões que consideramos atrasadas? Esse é o ponto-chave dessa discussão, não? É mais do que se a Globo resolve ou não mostrar um beijo entre homens, não é? Afinal a Globo não tem compromisso com nenhum avanço social, nunca teve e nunca terá. A única ideologia da Globo é o seu lucro. 

        Meus dois centavos:

        – Sobre o tal beijo, vi e não achei nada de mais. Na verdade foi bem chocho. Se era para mostrar um beijo entre homens, poderiam ter ousado e colocado um beijo caliente de verdade. Sexo não me escandaliza. Escândalo é ainda ter gente passando fome.  

        – Sobre preconceitos, prefiro usar o termo no plural, afinal são vários os preconceitos. Conheço muita gente racista, inclusive gente negra e que se acha branca. E conheço gays, casados e estabelecidos, que têm preconceito de classe social. Sim, enquanto me solidarizo com seu anseio de constituirem uma família, eles olham com desprezo para as famílias em condição de fragilidade social. Por essas e outras acho que não dá para passar uma régua e dividir o mundo de maneira simplista entre “preconceituosos” e “progressistas”, todo mundo só olha para o seu próprio umbigo. Acho que a sociedade só avança de verdade na solidariedade com o outro.

  11. Vocês não perdem por esperar!

    Parece que a Liga das Senhoras Católicas de Santana está preparando uma procissão para pedir a excomunhão do autor da novela.

     

    Alguém aí se lembra da LSCS? A última vez que ouvi falar delas foi na década de 1980.

  12. O fato mais importante é a

    O fato mais importante é a consolidação do completo dominio da tchurma gay sobre a Globo, a agora GLOBOGAY,

    uma primazia do Brasil, não se registrou situação semlehante em nenhuma das grades redes mundiais de TV.

    Agora os heteros terão cotas de 20% no recrutamento da Globo porque serão minoria desprotegida.

    É a unica grande divergencia do Brasil com os parceiros bolivarianos Venezuela e Argentina, lá at churma não está com nenhuma bola nas redes de TV, muito ao contrario, nesse campo eles são bem menos geleia que o Brasil.

    O Brasil tambem é exceção no mundo dos BRICS, Russsia, India, China e Africa do Sul não estão nessa onda.

    1. Olha o nível dos comentários

      Olha o nível dos comentários do André Araújo, ignorância e preconceito juntos, é o melhor exemplod a elite retrógrada brasileira. O Brasil possui uma das elites mais vagabundas e ignorantes do mundo, formada na prolixidade sem conteúdo do bacharelismo.

      1. Mas quando ele critica o STF

        (o que eu não faço) é super elogiado.

        Eu prefiro manter minha linha de criticar ou elogiar conceitos e ideias, indistintamente.

        Se alguém fala bobagem preconceituosa, crítica.

        Se alguém faz uma análise pertinente e contributiva para a formação de conhecimento, elogio.

        1.   Concordo com você nisso,

            Concordo com você nisso, Gunter. Até por essa questão eu próprio elogio o AA em alguns casos, e critico em outros. Não que minha opinião seja de tanto valor, mas acredito que (geralmente) a mensagem é mais importante que o mensageiro.

    2. Informe-se melhor sobre a Argentina e Venezuela

      Nada a ver.

      Na Argentina beijos gays em novela aparecem desde 2010. Em 2012 a presidenta de lá postou no twitter em solidariedade a militante LGBT da oposição de lá.

      E na Venezuela a homofobia de Maduro foi explorada pela oposição, o que parece ter ajudado a conseguir os 48,5%. E esta semana foi sugerido proejto popular pelo casamento igualitário à AL.

      Você tem um problema com “tchurma gay” há tempos, né?

      Diga com sinceridade: você apoia a recriminalização da homossexualidade em Rússia e Índia?

      1. Meu caro Gunther, vc é um dos

        Meu caro Gunther, vc é um dos comentaristas mais equilibrados, sensatos e cultos do blog. Porisso é possivel debater qualquer tema com vc, dentro de uma linha de respeito pessoal.

        Minha opinião sobre o tem é que ele deve ser manejado de forma discreta mas não se pode extrapolar como a Globo está fazendo nas novelas, ai fica falso e forçado. Essa questão do beijo gay sou contra e mantenho minha opinião.

        Não acho inclusive que contribua para a causa GLS, ao contrario, vai ter efeito contrario.

        Tambem sou contra de quase tudo que passa na Globoaberta, que não vejo nunca, estou ligado na Globonews, com exceções de programas ruins como Navegando e Caco Barcellos, na Globo aberta é até por principio, quem tem Luciano Hulk, Faustão, a Brega eu estou fora por alergia.

         

        Quanto à Argentina e Venezuela, paises que conheço muito bem, em Buenos Aires há certa tolerancia MAS muito menos que no Brasil, na Venezuela meu caro a aceitação é MINIMA, os paises dessa faixa do Caribe não são tão “descolados” como o Cone Sul, NADA DESCOLADOS, beijo gay na TV venexuelana, seja privada, seja chapa branca (hoje quase todas são) é algo indigerivel.

        1. Eu não entendo por que

          Eu não entendo por que Araújo(conhecido por proferir comentários preconceituosos, racistas e ignorantes) e outros se sentem tão incomodados com uma demonstração de afeto entre dois homens.

          Por que eles ficam tão incomodados?Insegurança?

          Se um beijo heterosexual é permitido, por que não o beijo gay?

          Cabe a cada um decidir seu estilo de vida e buscar sua felicidade, mesmo que isso cause incômodo nesses enrustidões.

        2. Obrigado, AA

          Também acho o mesmo de você, só que também penso que você incorporou como válidos alguns preconceitos em relação à visibilidade da homoafetividade.

          Você também perceberá logo isso, AA, tenho certeza, dados seus conhecimentos de história e comunicação. É só abrir mais os olhos para a antropologia.

          Não vai ter efeito contrário não. A visibilidade LGBT é um direito inalienável. As pessoas agora percebem rapidamente como houve uma injustiça e subtração indevida de direitos por séculos.

          Faz algumas semanas foi feita pesquisa nos estados norte-americanos que não permitem casamento igualitário: agora + de 50% da população aprova. O estado onde menos se aprova está em 44% (mas até dois anos atrás estava em 30%)

          E isso se deu pela exposição em TV e noticiário.

          Não há nada forçado na Globo a esse respeito, lamento mas tenho que contradizê-lo. É só notar a quantidade de pessoas célebres que criticaram o capítulo final da novela: contei 4. Quatro: Eduardo Cunha, Malafaia, Bolsonaro e Rodrigo Constantino. E muito mais gente disse que já veio tarde.

          Os países andinos são muito ruins em homofobia sim. As declarações de Evo Morales e Rafael Correa são um pavor, não são muito diferentes de alguns candidatos a governador do PT no Brasil. É o que analistas chamam agora de “esquerda beata”. O país fora do Cone Sul menos pior em legislação é a Colômbia.

          Eu me referia a outra coisa, ao fato da mídia liberal da Venezuela ter explorado politicamente as falas homofóbicas de Maduro.

          Há os movimentos antropológicos e históricos de longo prazo, há os movimentos de micropolítica de curto prazo.

          Se a mídia de lá, mesmo que agora for só a escrita, achar que poderá ter proveito começando a ser ‘descolada’, o fará.

          O bode está sendo posto na sala agora:

          http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/33766/organizacoes+entregam+a+parlamentares+projeto+de+lei+por+matrimonio+igualitario+na+venezuela.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

          Quanto à programação da Globo, o melhor são as séries, quer sejam de humor (como ‘Um Doce de Mãe’) quer sejam as minisséries dramáticas (como ‘Amores Roubados’) Experimente algumas que poderá até gostar.

           

           

  13. Como disse no post sobre as

    Como disse no post sobre as lésbica.

    Não muda nada na sociedade, quem é contra continuará sendo contra, que é a favor da mesma forma.

    A Globo perde mais, pois os conservadores que defendem a familia tradicional, é um grupo muito maior que os liberais.

    Quem viver verá, a Globo vai perder mais audiência.

    Graças a Deus !

    1. Aha!

      O comentarista que diz que ‘beijo gay’ é putaria se manifesta novamente.

      E fazendo o discurso do líder do PMDB na Câmara.

      Significa.

      1. E daí ?

        E daí ?

        Não posse me manifestar por que ?

        Só porque você não quer ?

        Você acha que tens a verdade absoluta ?

        Dá um tempo prezado !

        Defenda as sua ideia/interesse, que da mesma forma faço eu.

        Ou você só discute futebol quando é a favor do seu time ?

         

        1. Em relação ao seu festival

          de comentários preconceituosos, sim, eu acho que tenho total razão.

          Você, que não me é ‘prezado’, costumeiramente defende o atraso, o preconceito, a intolerância e a ignorância.

          E não vou deixar de falar disso só porque você não quer.

          Chamar beijo gay de ‘putaria’ é extremamente homofóbico e tosco.

          Lide com isso.

          E não reclame de eu estar promovendo e divulgando seu discurso, afinal você se orgulha dele.

          http://www.jornalggn.com.br/blog/gilberto-cruvinel/mateus-solano-o-vilao-e-heroi-de-amor-a-vida#comment-210772

           

           

           

           

           

           

           

          1. “Você, que não me é

            “Você, que não me é ‘prezado’, costumeiramente defende o atraso, o preconceito, a intolerância e a ignorância.

            Isso é na sua opiniaõ, que para mim não quer dizer nada, não vai alterar em nada o meu pensamento. Até porque na minha idade fica difícil. E como eu disse, as suas “verdades” não são as mesmas das minhas.

            Se você acha que defender os valores  tradicionais é atraso, só lamento, pois vou continuar defendendo.

            Não adianta  tentar impor de cima para baixo uma mudança na sociedade.

            A globo pode colocar quantos casais se  beijando que não vai mudar o pensamento do coletivo. Muito pelo contrário.

            Da mesma forma, a Globo pode fazer uma novela só com atores negros, que não vai mudar nada. Quem é racista vai continuar sendo racista, e mais, vai pontencializar mais o preconceito.

            Existe uma lei que pune o racismo, Lei Afonso Arinos, mudou alguma coisa ?Claro que não, porque a sociedade não mudou

            Você sabe quando a sociedade vai aceitar tranquilamente e pacificamente um beijo gay ?

            Quando a mesma sociedade, deixar de ser racista, preconceituosa de todas as formas, corruptas, aceitar melhor as diferenças … etc e tal. Tem que haver uma mudança de pensamendo do coletivo da sociedade

            E na minha modesta opinião, de comedor de taioba do brejo, isso deve levar mais ou menos umas 3 gerações.

            Levando-se em consideração que cada geração gira em torno 20/25 anos, quem sabe que daqui há 60 anos, um beijo gay será coisa banal, da mesmo forma que o  racismo deixará de existir. 

            Em relação aos “atributos” que você me imputou, confesso que um você tem razaõ. É a ignorância.

            Confesso que ignoro/desconheço  muitos assuntos. Principalmente os assunto GLT…Z, que querem transformar a sociedade com suas maneiras e costumes.

            Em relação que  você pensa de mim, não estou nem aí para você.Você não está vendo, mais os meus ombros estão subindo e descendo.

            É isso, e  vida que segue !

             

            PS – quer dizer que você guarda os meus comentários, sei não …

          2. Gilson, pleo que entendi de

            Gilson, pleo que entendi de seu lamentável comentário, o racismo faz parte dos “valores tradicionais” que você defende?

          3. Não diz a resposta para o que

            Não diz a resposta para o que eu perguntei: o racismo faz parte dos “valores tradicionais” que você defende?

            Você disse em seu comentário que homofóbicos nunca irão mudar, assim como racistas nunca irão mudar. Você defende a tolerância para que homofóbicos e racistas possam disseminar e exercer livremente seu discruso de ódio?

          4. Pois é, como Gilson não é

            Pois é, como Gilson não é gay, ele é contra seus direitos. Fosse branco, diria a mesma coisa sobre os negros.

          5. Acho sim que defender o preconceito é atraso.

            Pior. Propositadamente atrasado, posto que se reconhece o desconhecimento sobre o assunto.

             

          6. Prezado digo e repito,  a sua

            Prezado digo e repito,  a sua opiniaõ não me interessa, nem o grupo ao qual voce faz parte.

            Não concordo com beijo gay em uma televisão aberta. Da mesma forma que também não concordo com o preconceito que nós negros sofremos. Não concordo como a policia trata a nossa raça

            Onde está o atraso ?

            É questão de opinião ?

            Quem está sendo intolerante ?

            Vocẽ não fica confortável com o contraditório ?

            Acalme-se rapaz, relaxe, nas próximas gerações as coisas irão melhorar, beijo gay será liberrado e o racismo deixará de existir.

            Até lá aceitemos o contraditório.

             

             

             

          7. Eu sei que minha opinião não lhe interessa

            Só estou contando para os colegas que o que você chama de ‘contraditório’, é chamar a homoafetividade de ‘putaria’.

            Que beleza de raciocínio do contraditório, não é mesmo?

            Então, apenas que fique registrada sua homofobia.

             

             

          8.   Gilson,
              Preconceitos e

              Gilson,

              Preconceitos e discriminações são indesejáveis em qualquer caso, mas as acho AINDA mais lamentáveis quando surgem da voz de um discriminado.

              Você, que se declarou negro, chamando um homossexual de “rapaz”… esse olhar de cima pra baixo ainda destroi a autoestima de seus semelhantes e você se UTILIZA DISSO MESMO???

              Quanto a aceitar o contraditório, para você seria “mera expressão de contraditório” se alguém dissesse que “a polícia está certa em tratar os negros do jeito que trata”??

              Isso não é contraditório, isso É DISCRIMINAÇÃO. A mesma que você está utilizando. Parabéns, você está sendo o que mais abomina (imagino eu).

  14. Eu chamo a atenção

    para como algumas frases e sofismas de Rodrigo Constantino, da Revista Veja, são parecidas com as de comentários que não raro vemos em ‘blogs progressistas’.

     

  15. Os dois lados da razão

    (Resposta: Não sou preconceituoso e não acho que alguém o seja apenas porque emitiu a sua opinião (pró ou contra) sobre qualquer assunto. Preconceito é acreditar que apenas a sua opinião é a única verdadeira e desconsiderar as demais. O preconceito não está inserido em uma opinião, ele está enraizado nas ações, nos atos, na audácia e na petulância de alguém tentar querer impor a sua vontade em outras pessoas.)

    Alguns pais não encontram, em algumas das escolhas de seus filhos, a resposta que esperavam sobre determinadas decisões que nortearão a vida deles. Em relação ao amor e sexo, eu creio que, no mínimo, 90% dos pais e mães não esperam outra coisa, se não a heterossexualidade como um acontecimento natural para seus filhos, ou seja, que sintam atração pelo sexo oposto. Quando isso não acontece, muito do que eles possam falar pode não ser exatamente o que mais gostariam de dizer e deixam a impressão que não se sentem muito confortáveis para falar sobre esse assunto. É óbvio que isso jamais deverá ser motivo para desamor, preconceito, violência e/ou rejeição, seja da família ou de quem for. Registro e deixo bem claro não tenho e jamais terei qualquer preconceito ou rejeição seja qual for à escolha que alguém faça para sua vida e que somente ao próprio é dado o direito de conduzi-la como bem entender. Contudo, o que eu não apoio e não acho seguro é unicamente o fato de se usar a TV aberta, no horário liberado para as novelas de grande audiência, como o veículo adequado para tratar de temas que envolvem opções sexuais diversas, relacionamentos não tão comuns e troca de carinhos desnecessários para o horário de grande audiência de público e que, de várias formas, não é obedecida a limitação de idade mínima. Sabemos que esse tema vem sendo debatido há vários anos e, ainda assim, não se descobriu em qual dos lados a razão deve estar. Então, se todas essas dúvidas ainda dividem o pensamento de celebridades e grandes vultos da intelectualidade e cultura, imagino o que pode acontecer na cabeça da grande maioria do público que estão situados nas classes mais humildes da sociedade? Para que essa massa não se deixasse influenciar ou se confundir com o bombardeio das razões que ambos os lados apresentam, em defesa de suas teses, seria necessário que toda a sociedade estivesse, igualitariamente, as mesmas oportunidades para construírem uma sólida estruturada mental, intelectual, cultural e espiritual sobre esse e outros tantos temas que surgem em nossas vidas. Mas, não é assim e sabemos que o mundo dos famosos, das celebridades e do high society é muito diferente do mundo da grande maioria da população onde essas diferenças são bem flagrantes e significativas. Finalizando, sabemos que são exatamente nessas classes sociais mais humildes, que encontramos as maiores vitimas dos efeitos da violência provocada pela homofobia, pelo preconceito, pelo bulling e pela rejeição. 

    1. Não são opções sexuais,

      Não são opções sexuais, homossexualidade, bissexualidade e transexualidade são apenas sexualidades minoritárias. Não definem carácter de ninguém e tampouco são contagiosas. Só isso basta para perceber quem está certo nesse longo debate, que só continua por causa da homofobia de uma parcela da sociedade. 

  16. O movimento LGBT não está

    O movimento LGBT não está exigindo privilégios, mas apenas pedindo tratamento igualitário, como no caso do casamento. O discurso falacioso dos preconceituosos – enrustidos ou não – de que a criminalização da homofobia é um privilégio, já que heteros também são vítimas de violência, é de uma desfaçatez sem igual. Nenhum hetero é atacado por ser hetero, já minorias, como gays, negros, nordestinos, etc. frequentemente são agredidos por grupos extremistas(para quem os preconceituosos sem noção pedem tolerância).

    Esse discurso da elite, papagaiado pela classe média burra, é um festival de incoerências. Os mesmos palhaços que vivem arrotando trololós neoliberais, sobre igualdade e isonomia, prontamente manifestam sua indignação e “repulsa”(eles ficaram com nojinho)ao testemunhar estilos de vida diferentes dos seus.

    1. Parabéns para o primeiro parágrafo, Daytona.

      Concordo total com ele.

      Quanto ao segundo parágrafo, peço que reveja neste post se a origem do discurso incoerente é apenas papagaiado pela classe média.

      Observe os que fazem comentários preconceituosos, homofóbicos ou de apoio a Constantino e imagine para quem votam.

      Temos que combater todos os mitos e inverdades, e imaginar que a classe média é a matriz da intolerância, especialmente a homofóbica, é um deles.

      Se estivéssemos falando de racismo ou classismo seria outra análise, aí concordaria com você.

      Abraços.

       

    2. quero fazer

      um print screnn dessas palavras de puro preconceito desse pessoal que fala isso, sabe Daytona! Daqui alguns anos eles sentirão vergonha de achar que a “liberdade de expressão” deles fosse maior que a dignidade humana!  

  17. O autor do post deseja a

    O autor do post deseja a democracia de um lado só. É simples. Eu tenho o direito de fazer meu proselitismo, sem contestação ou contraditório. O diacho de se levantar bandeiras é isso. Tem que combinar com os russos. E se eles não toparem? Como fica? Solto aquele mantra providencial: quem discorda de mim, é tosco, preconceituoso e tal. Diferente de mim. Discutir assin é bom, hein fera?

  18. Preconceito de fato é

    Preconceito de fato é categorizar as pessoas a partir de sua visão de mundinho. Como dizia Millor Fernandes: livre pensar é só pensar. Não passa na cabeça desses militantes, de ambos os lados, que tudo que vocês sabem pode estar errado? A dúvida é a única certeza intelectualmente honesta que se pode ter, prezados. 

  19. Dois minutos no Blog

    E lembrei o porque deixei de comentar aqui há tempos! É um ESGOTO a céu aberto! Gente que acha que estão fazendo algum bem para a humanidade ao defender a velha conhecida “liberdade de opressão”

    Essas palaras ferem a dignidade humana, ser apresentado como digno de NOJO, que que é isso gente!? Negros te dão nojo também? Ou é somente a velha covardia de não fazer suas piadinhas de negro porque agora é crime?

    Vocês estão de brincadeira, só pode! 

  20. Confesso que em minha

    Confesso que em minha admiração por vc e pelo site, fiquei decepcionado.

    Na lei brasileira o direito à expressão acaba, quando não posso dizer que sou “contra o casamento inter-racial”

    Não posso dizer que judeus devem morrer.

    No Brasil onde adolescentes gays se matam 5 vezes mais que os heteros, afinal crescemos achando que somos um pecado, um erro de Deus. Um pais que mata 300 gays ao ano, um program de extrema audiencia, as palavras e um politico ou celebridade, tem seu poder. Com poder vem a responsabilidade.

     

    A lei maria da penha vem defender a dignidade das mulhers, afonso arinos dos negros,e agora ADO26 vai ao STF para que nenhum gay se mate por viver num mundo de ódio, desprezo e opressão. Já notou que sempre que se xinga um homem, se diz “seu viado”

    O direito de opinião não pode sobrepujar a dignidade humana e a vida.

  21. Beijo gay: A TV brasileira sai do armário

    http://pt.globalvoicesonline.org/2014/02/03/beijo-gay-a-tv-brasileira-sai-do-armario/

    Por Raphael Tsavkko Garcia

    Cena do beijo entre Felix e Niko.

    Cena do beijo entre Felix e Niko no último episódio da novela “Amor à Vida”

    Na noite de sexta, 31 de janeiro de 2014, milhões de brasileiros ficaram em casa para assistir ao final da novela “Amor à Vida”, da Rede Globo. Mesmo muitos que costumeiramente não assistem a novelas acabaram por esperar, ansiosos, pelo último capítulo. A razão? O chamado primeiro beijo gay da teledramaturgia brasileira.

    Após uma imensa campanha pelas redes sociais pedindo ao autor da novela, Walcyr Carrasco, para que o casal homossexual composto por Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) se beijassem, tudo saiu como os ativistas, simpatizantes e população em geral esperavam.

    Era possível sentir a tensão [en] nas ruas e nas redes sociais e apesar das cenas surreais, do enredo irreal e das mudanças abruptas de roteiro, o país inteiro esperava por uma única cena. Sem dúvida a cena do beijo não mudará a realidade de um país abertamente homofóbico, onde mais se matam LGBTs no mundo, mas é um avanço na luta, uma pequena vitória depois de toda a pressão exercida pelo movimento LGBT e simpatizantes. É necessário para nos fazer sair de nossa zona de conforto e enfrentar a realidade, mostrar ao mundo que gays existem, e não só, que são pessoas normais, que amam como qualquer outro e tem os mesmos direitos.

    Todo beijo é um ato político e como comentou o professor Tulio Vianna:

    Estou feliz por meus amigos e amigas LGBTs, mas estou feliz sobretudo por nós heterossexuais que nos tornamos um pouquinho menos opressores, com a violência simbólica que exercemos a todo dia para obrigar a todos a terem a mesma orientação sexual que a nossa. Este é um avanço não só para os LGBTs, mas para a laicidade e para toda a democracia.

    Um dos incitadores da campanha #BeijaFelix, o deputado federal e único gay assumido no parlamento brasileiro, Jean Wyllys, comentou:

    Foi um passo adiante e positivo na representação dos modos de vida homossexuais e da homoafetividade. Tem um efeito pedagógico para as próximas gerações e obriga as atuais a ao menos repensarem seus preconceitos. Foi um acréscimo de autoestima na vida dos gays e lésbicas, na medida quem valorizou nossa forma de amar e nossos arranjos familiares

    O ativista argentino radicado no Brasil Bruno Bimbi escreveu em seu blog sobre o significado do beijo para o público brasileiro:

    Es difícil entender el peso simbólico de ese beso sin ser brasileño. Inclusive para quien, como el autor de esta columna, vive hace varios años en Río de Janeiro y nunca antes se había sentido tan extranjero, en el sentido más alienígena de la palabra, tratando de comprender la polémica y todas las emociones, presiones, miedos y esperanzas que corrían atrás del final feliz que finalmente ocurrió hace unas horas. La novela de las nueve de la TV Globo es un poderoso productor de sentidos y formador de subjetividades que, cada noche, reúne a viejos y jóvenes, hombres y mujeres, negros y blancos, héteros y gays de todas las clases sociales. Es la compañía de millones de hogares durante la cena. Es de lo que hablarán mañana el portero de mi edificio, mis profesoras del doctorado, mis compañeros de trabajo y militancia, la vecina de al lado y el mozo del bar de la esquina […] En sus cuentas de Twitter, aún sin palabras, mientras tantos festejaban, los pastores del odio se llamaron a silencio.

    É difícil entender o peso simbólico daquele beijo sem ser brasileiro. Mesmo para aqueles que, como o autor desta coluna, vivem há vários anos no Rio de Janeiro e nunca antes havia se sentido tão estranho no sentido mais alienígena da palavra, tentando entender a controvérsia e todas as emoções, pressões, medos e as esperanças que corriam atrás de um final feliz que finalmente aconteceu há poucas horas. A novela das nove da TV Globo é um produtor poderoso de significados e formador de subjetividades que a cada noite reúne jovens e velhos, homens e mulheres, negros e brancos, gays e heterossexuais de todas as classes sociais. É a companhia de milhões de casas durante o jantar. É do que o porteiro do meu prédio falará amanhã, do que meus professores de doutorado, meus colegas de trabalho e militância, a vizinha e o barman da esquina [falarão] [ …] Em suas contas do Twitter, mesmo sem palavras, enquanto muitos comemoravam, os pastores do ódio ficaram em silêncio

    Beijos passados mais discretos

    Este não foi o primeiro beijo gay da TV brasileira, mas sem dúvida foi o mais importante, dado o significado das novelas da Rede Globo e o fato desta rede ser a maior do país. O primeiro beijo gay da TV brasileira, segundo a economista Renata Lins, no Facebook, foi dado na minissérie “Mãe de Santo”, da extinta TV Manchete, em 1990, há 24 anos, entre um homem branco e outro negro.

     

     

    Em 12 de maio de 2011, ocorreu o que muitos consideraram o primeiro beijo gay lésbico da TV brasileira, no SBT, durante a novela Amor e Revolução, de Tiago Santiago. Nela, Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre) se beijaram apaixonadamente, mas por se tratar de uma emissora de menor porte e somente com tradição recente em novelas, o fato foi considerado de menor importância na época.

    Cena de beijo na novela "Amor e Revolução"

    Cena de beijo na novela “Amor e Revolução”

    Em 2010, ainda, o PSOL – Partido Socialismo e Liberdade – veiculou durante a campanha eleitoralum beijo gay muito comentado à época.

    É gol!

    “A torcida pelo beijo gay na novela foi bem maior do que a torcida por qualquer time de futebol”, comentou o professor Eduardo Sterzi. Muitos internautas comentaram sobre as comemorações que eram ouvidas por todo o país, com pessoas gritando de suas janelas como se seu time tivesse feito um gol.

    Gritos de “Chupa Feliciano“, em referência ao deputado federal evangélico e notoriamente homofóbico Marco Feliciano, sobre o qual o Global Voices reportou em março de 2013 quando o deputado foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara de Deputados, podiam ser ouvidos. No Twitter, foram várias as reações bem humoradas ao beijo gay eem repúdio a Marco Feliciano.

    Tuíte do ator Thiago Fragoso agradecendo aos fãs

    Tuíte do ator Thiago Fragoso agradecendo aos fãs

    O acadêmico Fabio Malini, no Facebook, alertouaos políticos dos perigos que correm enquanto se colocam contra os direitos das minorias e lembrou das reivindicações dos protestos massivos que tomaram o país em junho de 2013, cujos reflexos são ainda muito visíveis:

    Há várias interpretações possíveis para o que ocorre na sociedade brasileira. Mas eu queria salientar que a afirmação dos direitos das minorias foi amplamente reivindicada nos protestos de junho. Foi algo radical nas ruas. E a Globo se viu pressionada por um lado pelo fãs do casal da novela; e, por outro, pelo imaginário do “O Povo Não é Bobo” recuperado pelos “vândalos” de junho. Não havia outra solução para a emissora, senão Liberar. Que o fato vire um recado político das urnas em 2014: no lugar de ceder à base religiosa conservadora, as forças políticas de esquerda (se elas ainda existirem) afirmem todos os direitos possíveis das minorias. Do contrário, virarão ainda mais reféns de uma minoria política que só anda para atrás.

    O jornalista Leonardo Sakamoto comemorou o beijo, mas lembrou que a “Globo tem seu milhão de defeitos, mas não é burra”, e que “acabou criando um fato histórico que faz esquecer sua própria relutância em abordar o tema”.

    Em outras palavras, o beijo “poderia ter aparecido em qualquer um dos capítulos do último mês”, mas a Globo preferiu criar expectativa, atrair o público e mesmo medir a popularidade que teria um beijo gay junto ao público em um momento em que a emissora tenta se aproximar do público evangélico conservador e diante de posições conservadoras mesmo do governo federal, cuja máxima representante, a presidente Dilma Rousseff, já havia declarado em anos anteriores que não faria “propaganda de opção sexual” quando perguntada sobre políticas pró-LGBTs em seu governo e o cancelamento recente de um programa de combate a homofobia em escolas.

    Imagem do instagram de @ane_molina com a notificação de que sua foto foi deletada por infringir regras da rede social

    Imagem do instagram de @ane_molina com a notificação de que sua foto foi deletada por infringir regras da rede social

    Outros ainda criticaram a demora para que tal beijo acontecesse, como o diplomata Hugo Lorenzetti Neto ou alertaram para um fato importante: Ainda há muito para se lutar. Um beijo gay na TV não é o fim da luta, mas apenas uma pequena vitória.

    O ator Mateus Solano, interprete de Félix, comentouem entrevista sobre o beijo:

    É um pequeno passo na dramaturgia, mas um grande passo na sociedade

    Por outro lado, ativistas e jornalistas não se juntaram às comemorações. Felipe chagas, em seu facebook, comentou:A realidade, gente, é que nós estamos aqui, e o que vimos ontem nas telinhas (sic) foi apenas uma realidade retratada de forma mais que atrasada a partir do ponto de vista da burguesia (com seu núcleo familiar patriarcal, heterossexual e com prole) sobre a nossa existência. É tão vergonhoso as LGBTs se arrastarem por várias novelas para conseguirem um único beijo gay no principal canal de televisão no “horário nobre”, que me sinto revoltado. Sinto-me revoltado porque é humilhante saber que depois de tantos anos, com uma audiência exorbitante causado pelo principal personagem dessa obra ficcional (que é um ex-vilão gay que virou mocinho), que o tão esperado beijo foi um selinho que durou 4 segundos (ou menos que isso), na penúltima cena da novela depois das 23h duma sexta-feira. Patético, apenas.Fernando Pardal acrescentou que a Globo apresentaria “um casal gay que se comporta exatamente como um casal heterossexual burguês” com o “propósito [de] tentar fazer com que este movimento histórico de aceitação de diferentes sexualidades […] seja feito de forma o mais “tranquila” possível (para a burguesia e a família).E quem comemora acriticamente este beijo como um “progresso” da Globo está ajudando nesta falsificação. Sobrou espaço ainda para que a homofobia fosse pregada livremente pelas redes sociais por usuários como Natanael Martins (@Dc_Natanael) que considerou que a “apologia ao homossexualismo” da Rede Globo foi “um tapa na cara dos cristãos”, ou Coxa® (@Marcio1914) que disse que “as pessoas estão aplaudindo dois GAYS se beijando, não vai demorar muito e ser Viado será requisito obrigatório, quero morrer antes”.Série de tuítes coletados pelo ativista Celso Dossi.

    Série de tuítes coletados pelo ativista Celso Dossi da autointitulada “Psicóloga Cristã”, Marisa Lobo (@marisa_lobo), aliada do deputado Marco Feliciano

    Com humor, a ativista Karla Joyce respondeu aos homofóbicos:Ninguém morreu. Não doeu. Ninguém virou gay. Nenhuma autoridade não veio em pronunciamento à nação falar que agora haverá uma cartilha gay ou que entramos no regime da “””Ditadura Gay”””. Ninguém foi obrigado a consumar um casamento homoafeitvo. Não foi um “agora vão se comer no meio da rua”. Os cavaleiros do apocalipse não chegaram. A meteorologia não indica que esteja chovendo enxofre ou meteoros no Brasil.A ativista Jarid Arraes, em seu facebook, escreveu emocionada:

    Um amigo viu meu último post, falando da importância política do beijo na novela, e ligou chorando, muito feliz, dizendo que graças a cena final entre Félix e o Pai, o seu próprio pai bateu na porta do quarto dele as 4 da manhã.O pai, que chorava de soluçar, pediu perdão ao filho por toda discriminação e palavras de ódio. Disse que a partir daquele dia ele se arrependia e o aceitava. E que podia inclusive levar o namorado para almoçar no domingo com a família inteira.Só quem já passou por isso sabe…

    Por fim, o blogueiro especializado em Tv, Gustavo Baena, expressou o sentimento de muitos:

    Imagine o que significou o gesto dos personagens de Solano e Thiago para que milhares de jovens homossexuais possam elevar sua autoestima e conquistar espaço para o diálogo, a aceitação e o respeito dentro das próprias famílias, inclusive.

    Este post foi escrito com a colaboração de Marcela Canavarro e Luis Henrique.

     

    1. Olha quem quer, beija quem pode

      Gunterzinho,

      fui procurar o video do beijo tão falado (esse é o primeiro “beijo gay” da Globo ? Se for, so demonstra o conservadorismo e oportunismo da emissora), mas enfim, fui ver o tal beijo e achei a cena até bem bonita para uma novela. Os dois atores passaram uma certa sensualidade na hora do beijo e eu achei que ficou bacana. Vi falarem tanto no tal Solano e me pareceu realmente bom ator. E que sejam felizes enquanto dure!

       

      BB&AA 🙂

      1. Solano virou unanimidade, Maria Luísa

        Olha, se dissermos que houve oportunismo da emissora por só mostrar o beijo gay em 2014, teríamos que dizer que houve oportunismo do governo federal por só reconhecer pensões de LGBTs e seu direito a fazer declaração em conjunto só em 2010? Por que não o fizeram em 2003? (Isto é, por que a Globo não mostrou o beijo já gravado em América, em 2005?)

        Em 2009 uma deputada federal do PT fez um discurso na Câmara de deputados pedindo (e conseguindo) a aprovação do PLC 122.

        Agora, em 2013, já ministra, fez um apelo aos senadores da base governista para que NÃO votassem o projeto.

        Houve oportunismo e conservadorismo?

        Essa é a questão… 😉

        BB&AA

  22. Bem, o “progressismo”

    Bem, o “progressismo” governista possui alguns poréns, no caso da Globo. 

    Ainda mais quando as principais palavras de ordem contra a emissora são levantadas por blogueiro..da Record.

    Não que não haja críticas contra a emissora carioca. Mas, se os Marinhos tivessem “aderido”, igual o Bispo Macedo fez, seriam igualmente poupados de críticas, e seus pecados anteriores perdoados ou esquecidos. Então, existe aqui uma pitada de interesse financeiro e político também.

    Assim, este argumento, que não há nobreza em nada do que a Globo fez ou faz porque apoiou o Golpe de 64, editou o debate Lula vs Collor, ou foi protagonista do caso Proconsult, esbarra na reapolitik que celebra ou poupa de críticas Luiza Trajano hoje (ontem ela fez parte do “Cansei”), Sarney e o próprio Collor.

    Se pensar bem, não há nobreza nenhuma também em ser o grande arquiteto da Igreja Universal do Reino de Deus. Todavia, pra cada crítica a IURD, vejo umas 10.000 a Globo.

    Até poderia ser coerente o argumento de que não é bom dar trela para a Globo, por causa do seu histórico. Isso se esta mesma pessoa rejeitasse tb que o PT fizesse qualquer acordo político ou aceitasse financiamento de campanha de ex-apoiadores do regime militar, ou que de qualquer forma tenha apoiado causas direitistas.

    Assim, melhor os militantes reconhecerem logo que a Globo acertou com o “beijo gay “. Da mesma forma que defenderiam o PT se, no horário eleitoral, imitasse o PSOL e veiculasse dois homens se beijando.

    Realmente, neste gesto global foi tudo “business”, mas vamos combinar que é um avanço realizar uma pesquisa e notar que grande parte dos telespectadores são “simpatizantes”. Este “direito de não gostar de gays” é ridículo.

    Aqui em SP, é considerável o número de pessoas que não gostam de nordestinos, ou negros, ou bolivianos, um ódio mais social do que racial, realmente (o Pelé ou o ACMinho paulistano algum discriminaria), só que nem o blogueiro da Veja tem coragem de dizer que “tem direito de não dividir o coletivo com um migrante do norte, pq isso é exercer a democracia”.

    Bem, partindo do pressuposto que nada que a Globo faz é apartado do aspecto $$$, vamos combinar que esta homofobia e conservadorismo anti-Lgbt da população de um modo geral não é tão grande quanto os militantes governistas alardeiam, certo? Pois, para justificar alianças com o PSC’s da vida, parece que o PT perderia a eleição caso apoiasse os Lgbt’s. Pelo visto, os marqueteiros da Globo não concordam com isso.

    PS: os que deveriam protestar são os psiquiatras e psicólogos. Dizer que psicopatas se curam assim, da noite para o dia, é um desserviço a estas áreas profissionais.

    1. O que eu acho desde anos, Arthur,

      e concordando em geral com o que você diz, é que o marketing do ‘progressismo’ no assunto é péssimo. 

      Gente: se Piñera, Vargas LLosa e Cameron fazem discursos inclusivos, adianta ainda insistir nesse papo barbante de que questões LGBT teriam a ver com classes sociais? Pior, com ‘capitalismo’?

      Que ‘pink money’, ‘oportunismo da Vênus Platinada’ que nada. Há apenas um fato: a maioria da população brasileira não concorda com o discursinho Malafaia, ainda que haja políticos fingindo que é por causa da bancada fundamentalista que o governo não avança. Não avança porque não quer, todo mundo percebe isso. 

      As ‘esquerdas’ não têm um assessor, um assistente para monitorar redes sociais, mídia, o que se fala em antropologia? Cada deputado tem direito a 9 assessores, não há unzinho capaz de perceber que discurso anti-LGBT, desde 2010 pelo menos, é mico federal? (mesmo o sucesso de Putin com esse discurso revelou-se um problema de médio prazo: nunca a imagem de Putin foi tão ruim fora da Rússia, acabando com a credibilidade também daqueles que se omitem, por razões políticas, em relação a Putin.)

      Ninguém nota que quando o presidente da Barilla fez uma fala homofóbica precisou se desculpar 4 vezes em dois dias? Que quando Guzzo fez aquele artigo tonto não teve um colega para defendê-lo? Que agora, com esse beijo gay na Globo, só teve 4 pessoas famosas criticando?

      Esse ‘progressismo fundamentalista moral’ só não me assusta porque virou motivo de piada. Está pior que as campanhas dos candidatos republicanos do Tea party.

      “Assim, melhor os militantes reconhecerem logo que a Globo acertou com o “beijo gay”. Da mesma forma que defenderiam o PT se, no horário eleitoral, imitasse o PSOL e veiculasse dois homens se beijando.”

      Com certeza (sem esquecer que o beijo gay é apenas uma cereja em um “bolo” de programação).

      Mas quem vai contar pra militância isso?

      É claro que a homofobia é menor do que o alardeado, especialmente nas classes médias urbanas (público da globo, do PV e… dos políticos de oposição.) O que, infelizmente, não impede o crescimento da criminalidade homofóbica. Aí é que está o problema: a população vê algo errado acontecendo e vê que o governo não faz nada. Não é muito diferente do que conscientização em relação a corrupção ou meio-ambiente.

       

  23. Eu já não olhava

    Eu já não olhava novelas,agora…  Vou continuar não olhando, só que acho que acompanhado de mais alguns milhoês.   Sim,que os quem não gostaram do que viram, vão passar a não verem também,como forma de não ver de novo.  A globo vai acabar tendo suas novelas assistidas só por gays…

  24. Democracia ?

    Não sei bem o que a rede globo pretende mostrando uma cena como essa comentada , se for para mostrar tolerância e inclusão, bato palmas, os preconceitos que enchem nossa sociedade são deprimentes e sinal de um atraso e mentalidade estreita que não tem mais razão de ser. Pode ser só demagogia (pelo histórico da rede) para mostrar como é “democrática”, isso ´é outra coisa, mas vamos dar o benefício da dúvida. A sociedade, mesmo os grupos mais fanaticamente conservadores, deveria seguir em frente, há muito por fazer, e intolerância só levou a catástrofes, se quiserem um show de horrores podemos relembrar aqui. Vamos aceitar que existem diferenças, e vida que segue.

  25. liberdade de opressão

    Por certo essa pessoa pode e deve ter seu direito a “liberdade de expressão” respeitada… foda-se se a dignidade humana não tenha a mesma sorte!

    Vejam só, ela também tem NOJO, só que agora de nordestinos… 

    1. Tire nós nordestinos fora

      Tire nós nordestinos fora dessa, não queira ser parasita no preconceito regional para defender suas opões sexuais!. Não precisamos de sua ajuda. 

      Resposta de um gay para uma postagem que fiz no terra!. 

      “você é uma nordestina lixo!. 

       

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador