Querida presidenta, por María Martín

Querida presidenta…

Por María Martín

Do El País

Já sucumbimos a algumas batalhas contra o machismo, mas há muitas outras

Brasil merece um ano melhor para as mulheres

A presidente e sua filha, Paula Rousseff. / UESLEI MARCELINO (REUTERS)

Querida Presidenta:

Antes de esboçar as primeiras linhas desta carta, já há meia dúzia de leitores com o rosto franzido reclamando por um “a”. Fique tranquila, acontece com a senhora, que provoca todo tipo de paixões, mas também com Michelle Bachelet e Cristina Kirchner. Ninguém parece gostar da palavra presidenta. “É uma invenção do PT”, dizem os que pegam mais leve. Até na própria redação já se ouviu: “Por que a chamamos de presidenta? É que soa esquisito”. Pois bem, paciência, tomara algum dia deixe de ranger nos ouvidos. Se não existisse o rótulo tentaríamos inventá-lo, mas felizmente a palavra é oficial desde 1899 e está registrada pela Academia Brasileira de Letras. Não há por que não usá-la.

Já sucumbimos ao fato —cultural e machista— de ter que chamar à senhora de Dilma, à colega argentina de Cristina e à ambientalista de Marina, como se fossem nossas vizinhas às que gritamos da varanda para que nos deem um par de ovos. E enquanto visualizo a imagemda Dilma com um avental rosa batendo à minha porta, preciso me referir aos seus colegas homens pelo sobrenome, com a distância que merecem seus cargos: Campos, Barbosa, Carvalho, Mercadante, Cunha… Acredito que, por enquanto, perdemos essa batalha.

Mas há outras.

Leia mais no site do El País

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A articulista mistura

    A articulista mistura assuntos não relacionados, ou que tem origem diversa, tentando dizer que é tudo mesma coisa.

    Todos nós, brasileiros, temos verdadeiro horror aos abusos a que mulheres têm sido submetidas, do espancamento ao estupro, e temos de aperfeiçoar nossa legislação e fiscalização para impedir essa realidade. Quanto ao preconceito de gênero, que ainda persiste, creio ser simples questão de educação: à medida que avança o nível cultural da população, o preconceito vai-se extinguindo. Claro que campanhas educativas, de conscientização, serão sempre bem vindas.

    Outras questões levantadas pela autora, a meu ver, não tem nada a ver com preconceito de gênero. Por exemplo, abomino o uso do termo “presidenta”, por um simples motivo: porque ela quer ser assim chamada. Vejo nisso um caráter fascista, lembrando-me que Mussolini também queria ser chamado de Duce (condutor) e, quem assim não procedesse, tinha seu patriotismo questionado. Para mim ela é a presidente Dilma, com toda a honra e merecimento. Quanto a embates eleitorais onde candidato opositor lhe teria falado com o dedo em riste, seria porque era mulher? É óbvio que não… E quanto ás lamentáveis ofensas que lhe foram dirigidas em estádios, a própria articulista admite que independia de quem fosse o presidente.

    1. “Vejo nisso um caráter

      “Vejo nisso um caráter fascista”… Que é isso???? Dilma não obriga ninguém a chamá-la de presidenta. E eu lembro, a partir de Roland Barthes, que é a linguagem que é fascista por obrigar a falar. Por exemplo, a chamar uma mulher de presidente, sendo que há o termo feminino presidenta. Isso lembra que a mulher é subsumida no termo “homem”, enquanto signo genérico da “humanidade”. Quando a gente fala na declaração universal dos direitos do homem, o fascismo da língua submete a mulher ao homem, porque tal é a dominação (o “fascismo”) nas relações entre os gêneros.

       

      1. Perfeita colocação

        Perfeita colocação Jair…espero de fato que este ano seja melhor para as mulheres como também deseja a autora do texto…

      2. Perfeita colocação

        Perfeita colocação Jair…espero de fato que este ano seja melhor para as mulheres como também deseja a autora do texto…

  2. OS ASSUNTOS SÃO “MIS” SEGUNDO ZAGALO, A PRESIDENTA É UMA SÓ

    Com todo respeito, autoridade agora são atores e atrizes, dominam até a arte de contracenarem, autoridade agora são os comentaristas, os manobristas e tantos istas mais. Este assunto deve ser colocado dia a dia, afinal as mulheres tem uma péssima estatistica em seu favor, porém isso não se resolve com a caneta. Há milhares de mulheres ricas, remediadas e até pobres que adoraram a frase do BOISONARO, vir e li poucas mulheres reclamando que o deputado considera que só mulheres bonitas “merecem serem estrupadas”, foi assim que nos fez enteder o deputado. Que aliás é pago seus salários todos com dinheiro público tanto de sua aposentadoria da força policial que pertencia, quanto do congresso nacional, se as mulheres pagam imposto então pagam para quem segundo a ex. candidata Luciana Gerro é um potencial “estrupador”. Cobrar somente da DILMA o “fenimicídio”  é hilário, ela também é mulher e esta na estatistica e ela sabe mais do que ninguém o que é isso já sofreu na própria pele. Dexem a PRESIDENTA ou PRESIDENTE MULHER trabalhar  para todos os temas, não vamos voltar para as causas pessoais e engessar o governo discutindo temas domésticos, que se as mulheres realmente tivessem votande de resolver isso, comessaria protestando diariamente até o “POTENCIAL ESTRUPADOR” fosse cassado no congresso nacional. Foi lindo PRESIDENTA se sentir representando cada mulher brasileira, como a minha esposa e minhas filhas se sentiram representadas pela senhora PRESIDENTA. Bom governo.

  3. Essa discussão de Presidente,

    Essa discussão de Presidente, Presidenta é pura perda de tempo. Para mim o correto é o usual: Presidente. Agora os lambebotas e puxassacos que se virem. Putz, que parolice estúpida! 

     

     

    1. sem ofensas

      Se é pura perda de tempo ou parolice estupida, pelo menos respeite quem chama Dilma de presidenta. Sem ofensas, cara (ou o cara, porque agora, é comum garoto chamar garota de cara).

      1. Vamos perder tempo

        Em que momento no comentário desrespeitei que prefere a forma Presidenta? Como não fiz isso antes, faço agora: você é um analfabeto funcional, jubilado da Escola Fundamental Jardim Abobrinha, que não interpreta corretamente o que lê e não pensa para escrever.

    2. O q vc considera correto ou nao nao tem a menor importância

      A palavra presidenta nao só existe, como está dicionarizada. Nao era usual porque inusual era a existência de mulheres no cargo. A resistência ao uso da palavra é que vale como sintoma da resistência à aceitaçao de mulheres em cargos de poder. 

      1. Oh loko porque tanta raiva no

        Oh loko porque tanta raiva no coração?rs

        Se a opinião dele nao tem importancia porque a sua teria?

        Presunçao elevada ao quadrado.

         

        Obs: To começando a achar que seu avatar é da Perpetua daquela novela Tieta de 89…rs

      2. A Presidente, A Presidenta ou a Governanta

        Realmente, tanto faz. Não fui claro; deveria dizer que prefiro dizer “a presidente”. E espero que venham outras mulheres para o cargo, porém mais competentes que essa senhora que em quatro anos já dilapidou no patrimonio recebido. E pra alfinetar mais um pouco: o visual, o look, o vestido……de zero a cinco………dou meio.  

        1. O cargo.

          (…) E pra alfinetar mais um pouco: o visual, o look, o vestido……de zero a cinco………dou meio.

          palavras do

          Prezado Pereira LF,

          Permita-me.

          Gostaria de lembrar que a Senhora Dilma, naquela cerimônia, não estava apresentando-se como modelo fotográfica ou desfilando para alguma grife.

           

           

  4. A bem da verdade estou
    A bem da verdade estou iniciando um movimento para termos jornalistos, dentistos, poetos, motoristos, juristos, etc., assumamos de vez a terminação de gênero e acabamos com a discussão em definitivo.

  5. A lei Maria da Penha nao tem

    A lei Maria da Penha nao tem como funçao diminuir a violencia contra a mulher ( existe muitos fatores que favorecem isso ) e sim garantir a punição de quem o faça.

    Até pq se a violencia contra a mulher for feita por menores a Maria do Rosa  e toda essa corja pseudo feminista vai fazer cara de B*&¨% e mudar de assunto.

    Pois as criançinhas delas podem matar, estuprar, torturar, assediar e fazer o que achar que deva, que a culpa sera sempre da vitima e nao deles…

  6. Click Legal!

    Essa foto ficou muito boa, se fosse petista guardava. A foto é fantástica, histórica, bem representativa de Dilma a presidenta, a mulher, a mãe, a avó, a solidão do poder e todas suas responsabilidades perante a nação e as pessoas que a elejeram. Na foto, o amparo da filha demonstra que Dilma começa o segundo mandato de certa forma fragilizada, mas a mesma foto também mostra uma mulher pronta e preparada para os desafios e para levar as coisas até o fim.

    A foto (pelo crédito) só pode ser de agência estrangeira, a Reuters, pois para ver uma foto com algum conteúdo na nossa imprensinha tá difícil…

     

     

  7. Re-repetindo

    Ja comentei varias vezes aqui e outros blogs,chamarei de presidente pelos seguintes fatos(mesmo votando e trabalhado pela primeira eleição e a reeleição).Quando da primeira eleição e sua ida aos regabofes da velha mídia,que quase rachou a blogosfera e seus leitore entre os que apoiavam a tentativa de distenção eos que achavam um erro crassos,em um de seus discursos se não falha a memória foi na folha,ela se chamou de presidente,e antes tinha dito que gostaria,ou teria preferencia de ser chamada de presidenta.Depois a sua total falta de comunicação com base,militancia e movimentos sociais,foi zero durante seu primeiro governo,e continua ruim ,e continua dando espaçã a especulações,mal entendidos e defecções e decepções na base,principalmente entre os mais jovens.Serei um apoiador de seu governo,mas não incondicional,e como ela continua turrona no quesito comunicar,que foi uma das principais vertentes de quase perder a reeleição,eu a chamarei de presidente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador