Temer diz que é papel da mulher, não do homem, cuidar da casa e dos filhos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Nesta quarta, dia 8 de março, enquanto mulheres de todo o mundo celebram uma data que marca a luta histórica por direitos e igualdade de gênero, o presidente Michel Temer proferiu um discurso exaltando o papel “doméstico” da mulher no que tange a criação dos filhos e os cuidados para com o marido. Segundo Temer, a formação adequada da sociedade requer dedicação da mulher, e não do homem. 

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela [Temer], do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”, declarou Temer, no Palácio do Planalto.

Segundo relatos da Folha, as temeridades não pararam por aí. Temer ainda disse que a partipação da mulher na economia é importante porque ninguém é mais capaz de “indicar os desajustes de preços em supermercados” e “identificar flutuações econômicas no orçamento doméstico” do que uma mulher.

“Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados mais do que a mulher. Ninguém é capaz melhor de identificar eventuais flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor”, afirmou.

Enquanto estudos da ONU, divulgados hoje, indicam que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho continuarão gritantes por mais um século, pelo menos, Temer tentou minimizar a situação, dizendo que cada vez mais a mulher tem chances de ter um emprego fora de casa. Ele também disse que hoje em dia “homens e mulheres são igualmente empregados”. “Com algumas restrições”, ponderou. “Mas a gente vê o número de mulheres que comandam empresas”, completou o peemedebista.

Marcela Temer, objeto de debates fervorosos sobre feminismo após um perfil da Veja taxá-la de “bela, recatada e do lar”, fez um discurso rápido defendendo o respeito ao “modo de vida” que algumas mulheres escolheram. Para ela, é preciso que a sociedade “reconheça os vários papéis” desempenhados pelas mulheres hoje. 

Marcela disse ainda que as mulheres vivem uma “realidade difícil” e que Estado e sociedade precisam “dar condições” para que elas criem seu filhos “da melhor maneira possível”. Ainda de acordo com relatos da Folha, a primeira-dama afirmou que é necessário “acabar com a intolerância que afronta a realidade das mulheres”.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Francamente… comentar o que

    Francamente… comentar o que ?

    Vamos lá. Mantendo a “coerência”.

    Vejamos.

     

    Bateram panelas? Tiraram a  primeira presidente do cargo? Eis um dos resultados.

    Nesse sentido,  o atual presidente está “certíssimo”.

    Lugar de mulher, evidentemente, bela e  recatada por natureza, é de fato e de direito,  no lar.  

    No “mercado”,  a mulher movimenta a “economia” com sua lista de supermercado. E ainda preparara  um bom jantar para o  marido e para os  filhos na clausúra do lar.

    O homem, “chefe de família”, tem o direito ainda de “exigir” o débito conjugal.

    Enfim… francamente…  Sua excelência demonstra bastante atualização  com as leis civis “da nação”…. de 1916, evidentemente.

    Lado outro, pode-se defender a “tese” dos economistas de escol e de meia tigela!  a qual estabelece as  bases econômicas das “famílias” numa “economia de mercado” que preSa pela propriedade privada feminina  pelo “comandante da família”.

    Sabendo-se de que você, mulher, JÁ NASCE mulher. 

    Por fim, felicidades para todas as mulheres nesse “lindo dia”.

     

     

     

  2. Realmente é uma temeridade

    Realmente é uma temeridade darem um microfone ao atual presidente. E o problema não são as mesóclises, mas o estilo e o conteúdo mesmo. 

    Já quase no término da segunda década do século XXI sua excelência desembucha um palavreado mais próprio do início do século XX, exatamente quando as mulheres iniciam sua luta pela reversão de um papel histórico-social que o presidente ora ressalta como o adequado. 

    Resta dizer: “Cala a boca Magda! Que dizer, Temer”!

  3. “Segundo Temer, a formação

    “Segundo Temer, a formação adequada da sociedade requer dedicação da mulher, e não do homem”:

    Dado a evidencia, a mae dele nao fez um trabalho muito bom.

  4. Temer é uma pessoa do bem

    AS PESSOAS DO BEM

    é pobre porque não estudou
    não estudou porque não quis

    sem teto sem terra? sem vergonha
    isso sim, sanguessuga safado
    quer tudo de mão beijada
    tá precisando é de uma enxada

    lugar de nordestino é no nordeste
    de mulher é em casa
    de pobre é na faxina
    de bandido é no xadrez
    ou no além

    bala nos filhasdaputa

    só podia ser preto

    não vem pedir dinheiro aqui não
    seu/sua vagabundo(a) de merda
    trabalhar cê não quer não né?

    vira homem, sua bichinha
    sodomia é pecado, dá inferno

    sangue de Jesus tem poder,
    faz milagre, o Espírito Santo
    me abençoou com a prosperidade

    cresci por mérito próprio
    minha vida é trabalhar
    sou cumpridor dos deveres
    e horários, eu pago as contas
    em dia e os malditos impostos
    que o governo rouba ou dá
    pros vagabundos do bolsa família
    encherem o rabo de pinga

    tudo que tenho é presente de Deus
    agradeço a Ele e a minha família
    que eu amo de coração, o dinheiro
    é importante mas o principal
    é ter amor no coração
    eu tenho

  5. Ninguém escuta as asneiras

    Ninguém escuta as asneiras que diz o laranja do golpe !

    Segue cada um, cuidando cada vez mais egoistamente, somente da própria vida e de suas panelinhas.

  6. Imbecilidade não tem medidas, perdoem-no, ele não sabe o que diz

    Eu acho incrível que ainda existam pessoas que se dizem preparadas para o mundo moderno, cultas e bem formadas que processem esse tipo de ideia.

    Eu tenho 61 anos, casado há 32 anos com a mesma mulher e três filhos, um homem e duas mulheres, 2 com curso superior e mestrado em suas respectivas áreas e uma concluindo a universidade. Minha mulher é professora universitária, com dois cursos superiores, titulação e carreira acadêmica bem-sucedida. Em nossa casa há completo entendimento de que não se separa direitos, atividades e atitudes por gênero. Todos levamos esse entendimento para a nossa vida rotineira, nos nossos relacionamentos pessoais e nas atividades profissionais.

    Além de nutrir profundo orgulho por todas as pessoas do nosso núcleo familiar pelo quem são, pelo que fazem, como o fazem, tenho um especial carinho pelo sucesso da milha mulher e das minhas filhas, porque sei das dificuldades que um mundo povoado de ignorantes e preconceituosos oferece às mulheres em todos os aspectos das atividades sociais.

    Em minha carreira como executivo tive oportunidades de promover a expansão da presença feminina em todos os cargos e funções, desde o chão de fábrica aos cargos de gestão sem, entretanto, criar qualquer ação afirmativa para tanto. Bastaram duas providências simples. A primeira foi impedir qualquer tipo de descriminação no recrutamento, seleção, contratação e promoção de pessoas, inclusive as disfarçadas em critérios ergométricos. A segunda foi adotar um critério primordial e prioritário para aproveitamento e encarreiramento, o candidato ter profissionalismo. Palavra muito usada, com sentido pouco difundido e mal interpretado. Profissionalismo é a essência daquilo que define o bom profissional: Ética, comprometimento e capacitação técnica para o exercício do cargo e de suas funções. Simples assim.

    Se isso norteasse o comportamento do Presidente da República não estaríamos no imbroglio que estamos, o atual ocupante do cargo não estaria a proferir barbaridades e as mulheres desse Brasil estariam ocupando o espaço que os méritos pessoais de cada uma assegurassem.

    Parabéns a todas as mulheres, não só pela data, mas pela coragem e valor.

     

     

     

     

    1. Boeotorum, eu mal o conheci mas nutri um ódio mortal por você

      Eu jamais deveria gostar, admirar um executivo. E você fez eu descumprir meu dever. Eu acabei de conhecer você e criei um ódio mortal à sua pessoa.

      Vou lhe dar a última estrela da lista, começando da esquerda para a direita.

      1. entra na fila

        Para me odiar de paixão tem que tirar senha, a fila é enorme. Eu também me odeio profundamente.

        Obrigado, pelo “ódio”, esse eu acho que mereci ;-).

        Abração

  7. Temer não supera Dilma

    Parece que a intenção nada sutil é emplacar uma gafe machista ou um pronbunciamento estúpido do Presidente Temer, mas essa escorregadela é café pequeno perto das ansneiras que sua antecessora nos proporcionava.  

    1. Imbecilidade é tua marca
      Assim como todo direitista, você não apresenta argumentos capazes de sustentar a defesa do ‘MT’; por isso desvia o foco e ofende as mulheres, usando a Presidenta Dilma Rousseff como objeto de sua violência verbal, seu machismo e sua misoginia.

    2. Ou seja: o seu burro é menos burro

      O burro do Paulo Pedreira é menos burro. É por isso que o Paulo Pedreira sempre o contrapõe à suposta burrice dos demais.

  8. primeira-dama

    A vossa primeira-dama (do jardim da infância) sabe o preço do arroz, do feijão? Quantas vezes a princesinha foi a um supermercado?

    Que foto mais linda essa, parece saída de um conto-de-fadas, toda recatada, de um azul angelical, mal os tornozelos se vê, vestida a caráter para um encontro com o Sr Jesus. Assim que o vovô descer, entregar-se-á de alma e corpo ao Amado e renunciará a mundanidade.  

  9. pois eu diria ao golpisto: a minha faz mais ainda.

    além dessas coisas tudo que ele falou, e ainda ajuda a sustentar financeiramente, e de forma honesta, o nosso lar.

  10. Esse cara é doido;
    alguém
    Esse cara é doido;

    alguém desse nível não tem capacidade de liderar conspiração alguma – no futuro, a vida dele poderia ser alvo de um filme biográfico numa espécie de revival das comédias pastelões dos anos 50 e 60

  11. Seria Temer um feminista como a Globo insinua?
    Nassif, pelo que depreendi da pronta entrada em cena de Willian Bonner, no JN desta quarta-feira.utando a Temer a criação da primeira delegacia da mulher em 85, em breve este surgirá como criador do Feminismo ou da Lei Maria da Penha – tudo para contrabalançar o que fala, faz e é, um exemplo acabado de machista empedernido. De fato, Temer era secretário de Segurança do governador Montoro em 85, quando foi criada a tal delegacia, mas o que se escamoteia é que vivíamos o final da Década Mundial da Mulher da ONU e que Montoro já havia criado em 83 o Conselho Estadual da Condição Feminina, atendendo a compromisso assumido durante a campanha eleitoral de 82 com o mesmo agrupamento feminino que havia realizado em 80 o II Congresso da Mulher Paulista – decisivo para o surgimento do SOS Mulher e de todo um encadeamento de ações visando resgatar o suposto sexo frágil da selvageria com que era tratado naqueles tempos. Dona Terezinha Zerbini, a mesma que representando a mulher paulista e brasileira já havia lançado internacionalmente um apelo pela anistia aos presos políticos do golpe de 64, já havia convencido Montoro a encampar a defesa da mulher, como contraponto à moda elitista de assassinar mulheres lançada quando Doca Street matou Ângela Diniz a porretadas, nos anos 70. Infelizmente, o colegiado paulista foi partidarizado, tanto pelo PMDB quanto pelo PSDB, razão pela qual o papel pioneiro da mulher na luta pela cidadania sofre uma lacuna temporal – principalmente depois que essa partidarização eclodiu nos panelaços precursores do golpe que entronizou Temer no Palácio do Planalto, depondo nossa primeira presidente da República e incinerando, além de 54 milhões de votos, o combate à desigualdade entre homens, mulheres, pobres e ricos. Vida que segue – desde que nossas guerreiras recuperem a dianteira desse combate à discriminação dos pagadores de impostos por parte dos gestores e usufrutuários dos mesmos, os corruptos enquistados nos três poderes e ali mantidos por essa mesma lacuna temporal que nos asfixia e paralisa a todos.

  12. Está se defendendo!

    Me parece que o discurso do interino/usurpador/provisório é uma autodefesa, senão vejamos:

    “E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”

    O que equivale dizer que quando a sociedade está definitiva e cabalmente podre, como é o caso da brasileira atual, é  por culpa da mulher, não do homem. Ou seja, está tirando fora não só o próprio corpo, como de quase todo o bando usurpador, formado quase que exclusivamente por homens!

  13. Sugestão de pauta

       Nestas afirmações de Michelzinho ( como Orestes, Montoro, Covas a ele se referiam ), o do porque “Michelzinho” já é um grande incorporador imobiliário, e o distanciamento de Luciana e Maristela em relação ao “papai”, e sua recatada esposa.

        Será que a Prof.Dra. Luciana responderá a “papai” ?  Aliás, ela já está falando com ele, após o Dr. Porto ? ( Aliás, inquirir a Luciana sobre o que o papai falou sobre mulheres, seria uma boa pauta para um jornalista )

        Já a Dra. Piovesan , “nobre” secretária desta funesta administração, nem deve falar nada, afinal ela é apenas uma “decoração” no gabinete misógino, esclerosado, conchavado, quadrilheiro de Michelzinho.

         Quase fui caindo em um momento ” Caras “, tipo Tavares de MIranda do Alto de PInheiros e adjacencias.

  14. OLHA aqui, é

    OLHA aqui, é sério…

    Presidente Treme ..se eu fosse vc eu ficava de olho no Noblat

    Não é por nada não ..mas com aquele papo e pinta de galã ?! ..do tipo que faz o “e aí, comeu ?”  ..Noblat me parece um perigo

    ..sabe, foi ele quem disse que vc começou a namorar Marcela qdo ela tinha 19 anos e vc 63 ..ele sabe tudo da sua vida prê !?

    ..ele me falou tb que vc não gosta de expor ela, a bela e jovem Marcela (sic) ..ela que dizem que é prendada e DO LAR

    e agora isso ..parece que a moça, além de cuidar de ter rede de proteção pro filhinho Michelzino (de 8 anos e, pelo jeito, meio desatento e estabanado como o pai, isso a ponto de correr o risco de despencar do terraço do palácio) parece que ela  tem mais predicados..

    ..pois dizem agora que ela gosta de ..apesar do séquito ao lado ..gosta de fazer mercado

    sei não prê ?! mas se eu fosse vc eu ficava de olho no Noblat  ..em especial na hora em que a Marcela diz que foi a feira 

    aliás Prê  ..ontém o sr foi bárbaro  ..pois eu vi a tascada de beijo que o sr deu na “sua mulher” em público ..pena que teve que esticar o labio pra compensar a NAPA que até ficou meio amassada ..mas a foto ? a foto ficou bárbara  

    https://abrilveja.files.wordpress.com/2017/03/michel-marcela-temer.jpg?quality=70&strip=all&w=768&h=512&crop=1

    cuidado com o NOBLAT, prê !!!!

  15. Família come junto todo dia, nunca perde essa mania

    Mas quando o bebê fica doente, procura uma phármacia de plantão, o choro do Teminho é estridente, assim não dá prá ver televisão.

    Família, gato, cachorro, barata, Marcela, etc.

     

    Lennon disse:

    Woman is the nigger of the world
    Yes she is, think about it
    Woman is the nigger of the world
    Think about it, do something about it

    We make her paint her face and dance
    If she won’t be a slave, we say that she doesn’t love us
    If she’s real, we say she’s trying to be a man
    While putting her down we pretend that she is above us
    Woman is the nigger of the world, yes she is
    If you don’t believe me, take a look at the one you’re with
    Woman is the slave of the slaves
    Ah, yeah, better scream about it
    We make her bear and raise our children
    And then we leave her flat for being a fat old mother hen
    We tell her home is the only place she should be
    Then we complain that she’s too unworldly to be our friend
    Woman is the nigger of the world, yes she is

  16. Pobre Temer.Sem querer ele

    Pobre Temer.

    Sem querer ele ofendeu sua própria mãe.

    Temer forneceu provas escritas e em vídeo que é um político safado, golpista, traidor, mafioso, cínico, hipócrita, dissimulado e desonesto. Ele é amigo e mentor de proxenetas, estupradores, ladrões e escravocratas.

    Portanto, a mãe dele não educou-o corretamente. Temer é um canalha que só escolhe ficar ao lado de parceiros sem quaisquer virtudes.

    Em razão das palavras de Michel Temer, que confirmaram implicitamente a natureza execrável da mãe que o criou, podemos agora com justiça fazer referências a ela sempre que chamamos o usurpador pelo nome que ele merece: FILHO DA PUTA.

  17. Temer não é burro. Chegou ao

    Temer não é burro. Chegou ao poder graças a misoginia do Brasileiro, notadamente do evangélico.. Não adianta ele tentar conciliar com nada progressista.

    Resta Temer dobrar a aposta que o permitiu chegar ao poder !!! Ele está certíssimo. 

  18. Consulta às fiscais do Temer

    Bom, se as mulheres servem para conferir preço no supermercado, segundo nosso presidente, gostaria de fazer uma consulta às mulheres do blog. Qual é o peixe mais em conta no mercado? Quem está sabendo de oferta no Mundial aqui no Rio?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador