Xadrez de como a mídia e o STF não entenderam bulhufas, por Luis Nassif

=”Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.

Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.

Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.

Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.

Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse”

            Martin Niemöller

Uma imagem contendo pessoa, vestuário, gravata, ternoDescrição gerada automaticamente

Figura 1Em cima: Roosevelt, Acheson, Brandeis e tio Sam. Em baixo: Bolsonaro, Onix, Barroso e Macunaíma

Peça 1 – as surpresas com a eleição de Bolsonaro

Na reunião de jornalistas econômicos, para uma premiação, a reiteração de discursos de resistência ante as ameaças contra a liberdade de imprensa. Todos unidos, finalmente, em defesa das liberdades democráticas contra as ameaças totalitárias.

Na minha fala, dei-lhes as boas vindas nessa chegada ao Estado de Exceção. Agora, o jornalismo independente não vai se sentir tão isolado assim.

Nos últimos anos, grande mídia, Procuradoria Geral da República, Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça dividiram os direitos individuais em três grupos. Os de baixo, que nunca tiveram direitos; os de cima, com as prerrogativas previstas em lei. No meio, os inimigos, dentre os quais o jornalismo independente que lhes fazia o contraponto, submetidos ao direito penal do inimigo.

Sucessivos presidentes do STF criaram conselhos no CNJ em defesa da liberdade de imprensa exclusivamente dos grupos jornalísticos. Nenhuma ação contra o trabalho diuturno de ataques à imprensa independente, na forma de processos judiciais, de critérios ideológicos para a publicidade pública. Pelo contrário, os blogs se tornaram um território maldito. em um pacto tácito cômodo midia-MPF: só são consideradas notícias as que provêm da velha média, mesmo que na outra ponta estivessem jornalistas premiados. Com isso conseguiu-se varrer para baixo do tapete as notícias incômodas, o contraponto, incluindo todas as arbitrariedades e suspeitas levantadas em relação à Lava Jato e ao desmonte gradativo da democracia. Os |inimigos|, na verdade, foram, durante bom tempo, a única força na trincheira em defesa da democracia.

No Supremo Tribunal Federal, pipocam declarações tardias de fé nos direitos individuais, na defesa da liberdade de pensamento, da autonomia universitária, comportando-se como a infantaria da linha Maginot, cavando buraco depois que os alemães já tinham entrado em território francês. Por justiça, reconheça-se que a liberdade de expressão sempre recebeu guarida na augusta casa.

Agora, em todos os cantos do país institucional, a falsa surpresa, a decepção com o fato do país ter sido entregue de mão beijada a Jair Bolsonaro e sua troupe, com todos os riscos implícitos e explícitos aos princípios básicos de civilização.

Os dois atores principais que forneceram a base para a bestialização da opinião pública – grande mídia e cúpula do Judiciário – , são o maior exemplo do subdesenvolvimento institucional brasileiro.

A mídia sem a menor noção da sua própria influência, dos desdobramentos de campanhas de ódio sobre a opinião pública, dos riscos da perda de controle e da destruição dos instrumentos democráticos. O STF – especialmente Ministros midiáticos como Luís Roberto Barroso – sem nenhuma noção dos reflexos de suas decisões e atitudes sobre a democracia, o significado da meia virgindade com que tratou a Constituição, comportamento típico das oligarquias jurídicas latino-americanas.

Veja bem, não se está falando de um trabalho intencional contra a democracia. Ambos os poderes – mídia e Supremo – só se realizam plenamente em ambiente de perfeita democracia. Fala-se de uma ignorância rotunda, uma incapacidade ciclópica de prever consequências óbvias de seus atos e de suas omissões. Ambos serão personagens principais de um futuro Manual do Perfeito Idiota Constitucionalista Latino-Americano, as instituições que levaram Bolsonaro ao poder, que agora as ameaça.

Peça 2 – os alicerces da democracia

No já clássico Como as democracias morrem (Levitsky, Steven), os autores explicam que o que garante a sobrevivência das democracias não são as leis escritas, mas as regras tácitas e as normas de convivência. Eles definem duas regras decisivas para o funcionamento de uma democracia: a tolerância mútua e a reserva institucional.

Tolerância mútua é reconhecer que os rivais, caso joguem pelas regras institucionais, têm o mesmo direito de existir, competir pelo poder e governar.

A reserva institucional significa evitar as ações que, embora respeitem a letra da lei, violam claramente o seu espírito.

Portanto, para além do texto da Constituição, uma democracia necessitaria de líderes que conheçam e respeitem as regras informais.

Dizem os autores

Em sua obra-prima de dois volumes A comunidade americana, o estudioso britânico James Bryce escreveu que não foi a Constituição dos Estados Unidos em si que fez o sistema político norte-americano funcionar, mas antes o que ele chamou de “costumes”: nossas regras não escritas.

Os Perfeitos Idiotas Constitucionalistas Latino-americano são igonrantes em relação a esses princípios iluministas. Sua leitura da história é superficial, de manual. Seu padrão de conhecimento são orelhas de livro e compilações de doutrinas. Nunca se aprofundaram em processos sociais e políticos, de maneira a prever as consequências futuras de seus atos.

Quando as democracias começam a ser solapadas?

De acordo com o livro, um primeiro sinal é quando os políticos passam a tratar seus rivais como inimigos, intimidam a imprensa livre e ameaçam rejeitar o resultado de eleições.

Eles tentam enfraquecer as salvaguardas institucionais de nossa democracia, incluindo tribunais, serviços de inteligência, escritórios e comissões de ética.

Quando os órgãos de controle – CGU, TCU, MPF, PF – passaram a ampliar cada vez mais as intervenções políticas sobre as instituições, inclusive programando shows midiáticos em invasões de universidades, qual a posição da mídia e do STF? Do lado da mídia, subordinação total às operações, tornando-se meros publicadores de releases divulgados pelas forças tarefas. Da parte do STF, o Ministro Barroso afirmando que para momentos de exceção se justificavam medidas de exceção. Quando a operação na UFSC levou ao suicídio do reitor, houve cobertura burocrática da média e silêncio constrangedor de Barroso.

Um segundo sinal é a não aceitação dos resultados eleitorais

Podemos divergir (dos nossos adversários políticos), e mesmo não gostar deles nem um pouco, mas os aceitamos como legítimos . Isso significa reconhecermos que nossos rivais políticos são cidadãos decentes , patrióticos , cumpridores da lei – que amam nosso país e respeitam a Constituição assim como nós .

Podemos derramar lágrimas na noite da eleição quando o outro lado vence , mas não consideramos isso um acontecimento apocalíptico . Dito de outra forma , tolerância mútua é a disposição dos políticos de concordarem em discordar .

Um terceiro sinal são os expedientes adotados pelas maiorias eventuais para impor regras que impeçam o trabalho da oposição. É o caso das propostas de Barroso, de implantar o parlamentarismo, quando o grupo que ele apoiou assumiu o poder com o impeachment.

O que dizem os autores sobre esses expedientes:

Autoritários em busca de consolidar seu poder com frequência reformam a Constituição , o sistema eleitoral e outras instituições de maneiras que prejudiquem ou enfraqueçam a oposição , invertendo o mando de campo e virando a situação de jogo contra os rivais . Essas reformas são muitas vezes levadas a cabo sob pretexto de algum benefício público , mas , na realidade , estão marcando as cartas do baralho em favor dos poderes estabelecidos . E , por envolverem mudanças legais e mesmo constitucionais , permitem que os autocratas consolidem essas vantagens durante anos ou mesmo décadas .

Peça 3 – os freios e contrapesos

Para o sistema de freios e contrapesos funcionar, nenhuma instituição poderá ir até os limites dos seus poderes previstos na Constituição. É aí que entram em ação as regras tácitas de fortalecimento da democracia, a tal reserva institucional.

Por exemplo, a Constituição norte-americana concede ao governo o poder de definir o número de Ministros do Supremo. Há uma regra tácita nos EUA, de que presidentes não poderiam usar esse poder com intenções políticas. Da mesma maneira, havia o entendimento de que a Suprema Corte não foi eleita, portanto não poderia impedir medidas do Executivo que não ferissem expressamente os princípios constitucionais.

A Suprema Corte passou a boicotar todas as medidas do New Deal. Quando o mais popular presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, reagiu e tentou se valer do poder de ampliar o número de membros, foi combatido até por seus aliados mais próximos. O impasse obrigou os dois lados a negociarem e a Suprema Corte a parar de boicotar o Executivo. A reserva institucional prevaleceu.

No Brasil, o Manual do Perfeito Idiota Constitucionalista Latino-Americano define que:

A regra geral é interpretar a Constituição, interpretar o direito, de acordo com as demandas da sociedade. Não é de acordo com as paixões da sociedade, não é de acordo com o clamor público, mas de acordo com o sentimento social filtrado pela razão.

Luis Roberto Barroso

O tal ´sentimento social filtrado pela razão´ nada mais é do que o poder abusivo do Ministro do STF em filtrar o que ele acha que é o tal sentimento social. Ou seja, se outorgar o poder de ir acima e além do que foi definido pela Constituição.

No livro, os autores definiram seis poderes centrais para o Executivo e o Legislativo.

No caso do Presidente:

  • ordens executivas,
  • indulto presidencial e
  • modificação da composição da corte.

No Caso do Congresso:

  • a obstrução dos trabalhos legislativos,
  • o poder do Senado de aconselhar e consentir e
  • o impeachment, de acordo com regras definidas.

Barroso não apenas endossou as manobras do impeachment e vendeu a ideia do parlamentarismo, como chegou ao cúmulo de interferir no indulto de Natal da Presidência da República, atendendo a pedidos da Procuradoria Geral da República – outra figura patética e tardiamente assustada com os riscos que cercam o estado de direito no país. Tudo tendo em vista a intenção política de impedir que um prisioneiro específico, Lula, pudesse se beneficiar de uma medida de caráter geral – o indulto presidencial.

Se o Supremo interferiu em um ato de poder exclusivo do Executivo – o indulto -, se convalidou um impeachment inconstitucional, o que impedirá um presidente forte, com o apoio das Forças Armadas, de fazer valer suas prerrogativas de modificar a composição da corte? Ou mandar um cabo e um solado na porta do Supremo?

O Manual do Perfeito idiota Constitucionalista Latino-Americano não tem nenhum capítulo sobre as consequências da queda de regras tácitas democráticas. Qual a diferença do internacionalismo de Miami e do conhecimento profundo da história? Voltando ao livro:

Os imensos poderes do Executivo criam nos presidentes a tentação de um governo unilateral –às margens do Congresso e do Judiciário. Presidentes que consideram que sua agenda está sendo boicotada podem contornar o Legislativo emitindo ordens executivas, proclamações, diretivas, acordos executivos ou memorandos presidenciais, os quais assumem peso de lei sem o endosso do Congresso. A Constituição não proíbe esse tipo de ação. Da mesma forma, presidentes podem contornar o Judiciário, seja recusando-se a acatar decisões, como fez Lincoln quando a Suprema Corte rejeitou sua suspensão de mandatos de habeas corpus, ou ao usar a prerrogativa do perdão presidencial.

Peça 4 – a frente democrática

De qualquer modo, são águas passadas. Os verdadeiros inimigos, agora, são os inimigos da democracia e os oportunistas de toda espécie que são atraídos pelo poder como moscas.

A Folha e a Globo, que ajudaram no desmonte da política, hoje são peças importantes para a resistência democrática. Gilmar Mendes, que se valeu politicamente do STF por anos, hoje em dia é uma referência na defesa da democracia. A parcela alckmista do PSDB, um sopro, ainda que tênue, de democracia, em relação à ultradireita de ocasião que ambiciona tomar o controle do partido. O PT, que se enrolou com o modelo político que não quis corrigir, e que permitiu o golpe mais fácil da história, ainda é o maior partido da oposição.

Uma ameaça maior se apresenta. Tem que haver objetividade para buscar as mesmas metas, a defesa intransigente da democracia.

Os EUA tiveram Louis Brandeis, nós temos Luis Roberto Barroso. Tiveram Dean Acheson, nós temos Onix Lorenzoni. Tiveram Rosevelt , nós temos Bolsonaro. Mesmo com essa disparidade, a hora é de lutar pela democracia e dar a volta por cima depois do 7 x 1, ainda que dispondo de uma seleção perna-de-pau.

Luis Nassif

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo com o texto, mas não

    Concordo com o texto, mas não com a foto do grandíssimo Grande Otelo no papel máximo dele no cinema, Macunaíma. Entendo a simbologia em relação ao Tio Sam , mas eu a trocaria pelo nojento slogan da ditadura ame-o ou deixe-o.  E acho que a melhor ordem do placar até agora é 1 x 7 

     

     

  2. tamofu

    “A Folha e a Globo, que ajudaram nesse desmonte da política, hoje são peças importantes para a resistência democrática. Gilmar Mendes, que se valeu politicamente do STF por anos, hoje em dia é uma referência na defesa da democracia. A parcela alckmista do PSDB, um sopro, ainda que tênue, de democracia, em relação à ultradireita de ocasião que ambiciona tomar o controle do partido.”

  3. Ao contrário do Nassif,

    Ao contrário do Nassif, cosidero a cúpula do judiciário uma extensão da casa-grande. Aqueles que avalizaram o golpe de 2016 são … golpistas. Talvez não quisessem Bolsonaro, mas entre este e Lula, escolheram apoiar o nazifascista. Se não perderem suas boquinhas no Estado Mínimo, continuarão usufruindo de seus privilégios e estarão se lixando para o povo. 

  4. A mídia e o STF não entenderam?

    Entenderam e, mais, desejaram, buscaram e conseguiram. Até seria possível discutir-se se o atual estado de coisas seria, ou não, a primeira opção deles, só isso. A mídia empresarial é exatamente o que seus patrões desejam que ela seja. Os membros do STF se fazem de desentendidos. É preciso considerar que é bem provável que, mesmo que não quisessem, teriam que seguir o “script”. Imagine os “irmãos metralha” com uma ordem internacional de captura, devido ao Fifagate. Ou será que existe alguém que acredita que as investigações não encontraram os “irmãos metralha”? E os nossos “supremos”? Aqui se acham, com razão, acima do bem e do mal. Mas, e as entidades estrangeiras? Também os consideram intocáveis?

    1. Só para complementar

      “Estados Unidos jamás dejaría ser libres e independientes a los europeos, por mucho que quieran algunos de estos 29 países miembros de la OTAN. Para ello, Washington dispone de tratados y cláusulas secretas, emplea el chantaje, recopila permanentemente información sobre sus líderes y amenaza también a los descontentos haciendo uso de sus servicios secretos.” (Vick Pelaes, hoje em Sputnik Mundo)

  5. Cheque Mate….

    .

    Com todo respeito as análises frias e isentas do Sr. Nassif, o que aconteceu é que a Inês foi pro brejo.

    O povo brasileiro, via elites, mídia, congresso e judiciário, deu um cheque em branco para o facismo, se não fosse o Bolsonaro, seria qualquer outro.

    O meu irmão, meus parentes, meu amigo, meu vizinho e o de vocês também, libertaram o monstro que habitava em seus interiores e este monstro não voltará a se esconder… Prevejo tempos sombrios, torço para que não, mas só torcida não vai adiantar.

    A grande massa, não quer saber se daqui há quarenta anos vai se aposentar ou não, para ela tudo é imediato, o futuro está distante e as armas prometidas estão aí, pertinho,  em 2019… Como todo sistema facista, desde os primórdios da civilização, o controle do povo se fará com o combate aos inimigos, PT, Lula e minorias… Tudo bem sangrento, como todo espetáculo para anuviar os olhos deve ser…

    Assim como toda mídia fez, nestes anos todos, falando das crises que não existiam, dos crimes dos políticos (só os do PT), e de todas as mazelas do Brasil, que foram produzidas pelo PT, que não fez nada de bom nestes anos todos, segundo a mídia.

    Então, como todo espetáculo medieval, é a época de pão e circo, para entreter os seguidores neste dantesco quadriênio que se aproxima…E, com todo a certeza, com a máquina do estado na mão, terá mais quatro anos de sobrevida…

    Tudo isso aconteceu e acontecerá, com a anuência de quem poderia ter evitado; o próprio povo brasileiro.

     

    1. Seu xadrez deu de 7×1 no do

      Seu xadrez deu de 7×1 no do nassif.

      Especialmente esta parte:

      “Como todo sistema facista, desde os primórdios da civilização, o controle do povo se fará com o combate aos inimigos, PT, Lula e minorias… Tudo bem sangrento, como todo espetáculo para anuviar os olhos deve ser…”

      É como eu penso, o fascismo PRECISA de um inimigo e o inimigo será o PT, o comunismo,os políticos do PT, os eleitores do PT, etc etc

      “Assim como toda mídia fez, nestes anos todos, falando das crises que não existiam, dos crimes dos políticos (só os do PT), e de todas as mazelas do Brasil, que foram produzidas pelo PT, que não fez nada de bom nestes anos todos, segundo a mídia.”

      Falava em crise e inflação 24 horas por dia quando ela(a crise)não existia. Quando passou a exisitir de fato depois do impeachment fraudulento, silêncio sepulcral. O Brasil virou a Suiça.

      “Então, como todo espetáculo medieval, é a época de pão e circo, para entreter os seguidores neste dantesco quadriênio que se aproxima…E, com todo a certeza, com a máquina do estado na mão, terá mais quatro anos de sobrevida…

      Tudo isso aconteceu e acontecerá, com a anuência de quem poderia ter evitado; o próprio povo”

      O povo não impediu e como disse José Dirceu “o bolsonaro veio para durar”. Com anuência dest mesmo povo.

       

       

  6. Frentee fracasso

    Folha e Globo defendem seus próprios interesses. Incluí-los em qualquer frente democráticca é condenar a frente ao fracasso.

  7. ….somos muitos….temos
    ….somos muitos….temos os melhores artistas….os poetas…escritores e escritoras….intelectuais…músicos e músicas….cantores e cantoras…trabalhadores e trabalhadoras…jornalistas…homens e mulheres: e sabemos voar: eles tem as armas: são muitos: mas não podem voar….

    https://youtu.be/p5rsMmgivAQ

    ….
    …Eles são muitos mas não podem voar. Ednardo, 1974

    https://m.letras.mus.br/ednardo/45611/

  8. Folha e globo: defesa de “araque’
    A globo e a folha fazem uma “leve oposição”, por que, se o novo governo realmente não der certo, eles tentarão liderar uma troca desse governo por outro, neoliberal também, que esteja afinado com eles. Seria o Alckmin, poderá ser o moro, ou o Dória. Não pensem que sai algo de bom de lá não…

    1. As Organizações Globo estão

      As Organizações Globo estão dando um tempo para depois colocarem um governo mais palatável para eles e certamente nenhum que seja de esquerda. A esquerda será combatida “ad aeternun” .

  9. e alguém

    Do mesmo modo, alguém nesse imenso e cerelépe país pode deixar de perceber a leviandade  e parcialidade com que “autoridades” do judiciário vêm conduzindo o processo ” lava jato em relação ao Lula”? Não está escrito como, mas todos que tenham um mínimo de boa fé não podem ter deixado de perceber o quanto Lula está sendo prejudicado em tudo isso. Digo eu, mesmo que fosse culpado, colocada a condição dele de ex presidente, um símbolo popular e tudo quanto fez pelo país, em função inclusive da imagem dele, jamais poderia estar preso em uma cela, isolado  e incomodado por falsos moralistas!!!! Quando essa parcialidade do MPF e do Judiciário vierem à tona, como e de que modo serão responsabilzados os culpados? Não vamos esquecer que Bolsonaro se elegeu porque Lula foi tirado de cena!! Apenas por isso!!!! 

  10. Luis Nassif
    Se essa midia da resistência esrivesse preeente quando a pseudo democracia governava ou dilapidava o Brasil entendam.como quiserem provavelmente não estariam agora falando em facismo.
    Esta se formando um governo por homens que pretendem colocar colocas um rumo ao pais. Então midia da resistência esqueçam seu lado “nazista” como o inicio do testo e fiquem atentos aos fatos.

  11. desculpe a sincerdade,

    desculpe a sincerdade, galera, mas não tenho crença em mais nada nesta pátria. Tudo é inacreditável. Desde a recusa do resultado da reeleiçao da Dilma, passando por aquela coisa grotesca do dia 17/04/2016, depois o início desta perseguição imundo ao Lula, tudo é inacreditável. Ver estes processos porcos contra o homem de Garanhuns sendo midiaticamente transmitidos para o deleite e o ódio dos fascistas do país é algo que me dói muito. Saber das pavonices do dono do (in)justiça  brasileira contra a p´ropria  lei em busca de holofotes, usando o que há de mais baixo e cínico pra perseguir e humilhar o único homem que agiu em prol do mais fraco na nossa história, é revoltante. Dizer que os caras da mídia e do judiciário estão preocupados agora com o risco bolsonaro é ingenuidade. Este povo de mídia e de toga só consegue olhar para o pr´prio umbigo.Só estão tentando criar um clima que os favoreça a tirar deles mesmos a culpa enorme por deixar a caixa de pandora aberta por tempo indeterminado. Esta de frente democrática seria uma boa se toda vez que alguém a propõe não tivesse que bater de frente com o ciro, que bate no Pt e Lula e sempre alivia para os enteguista-golpistas-fascistas. Não me considerem por criar clima de des^nimo, mas se alguém tiver um ativador de otimismo, me informem, pois estou precesando pra caramba.

  12. República de Bananas
    Assim o somos, pela intolerância, radicalidade e miopia em relação aos direitos e deveres de um cidadão.
    Firmamos todos, indistintamente, e fundamos a República de Bananas, que o somos!
    Até quando? Acredito que pela eternidade, pois em vida sei que não presenciarei o nascimento de uma Nova República Federativa do Brasil!
    Infelizmente!

    1. Tenho  o mesmo sentimento de

      Tenho  o mesmo sentimento de desgosto ao pensar que “em vida sei que não presenciarei o nascimento de uma Nova República Federativa do Brasil!”

      Isto me deixa muito triste.

  13. Ora, ora Nao é que nao tenham percebido, nao quiseram se opor

    Para dizer o mínimo, na hipótese ainda otimista de que nao desejassem exatamente o que houve.

  14. Frente Ampla de baixo para cima

    Frente Ampla sem donos, acima dos partidos. Sociedade organizada para restabelecer a Democracia e recriar uma Nação. Inaceitável qualquer pretensão hegemônica e imposições justificadas “porque eu tenho mais deputados”.  Os sectários, desde já, estão excluídos porque são desagregadores.

     

      1. Dividir ou somar ?

        CRISTIANE: Quem sou eu pra saber em qual lista vai estar o Ciro ? Ele já é bem crescidinho pra saber onde se colocar.

        Respondo por mim: se houver uma Frente Ampla, criada livremente pelos democratas (de todas as tendências políticas – socialistas e liberais) eu vou dar minha contribuição como fiz ao longo de minha vida. Não será nada estranho para mim.

        Quanto a você, acredito que sua consciência também saberá indicar qual é o seu lugar.

        1. Frente, verso e reverso

          MARCOS: Quem é você? Não era um dos defensores FANáticos do candidato Ciro Gomes? Faz bem em se distanciar dele, depois de tanto vexame – o último foi só afirmar que o Vergonhoso não é uma ameaça à democracia… E quem será? 

          Quanto a mim, que bom que você acredita na minha consciência, rs. E que mudou de tom em relação ao seu comentário original – já estava pensando o que fazer agora já que  a idéia da frente democrática está virando uma oportunidade para gente irresponsável tirar uma casquinha da tragédia nacional e tentar se cacifar a ser o que nunca foi, nem será, liderança preocupada com o país e com o povo – como é o caso da família Gomes do Ceará. 

          Não se preocupe, um país como o nosso não vai ter uma frente única democrática – e eu acho melhor assim. Como já aconteceu nas eleições, este é mais um desdobramento do momento de desmascaramento nacional pós-Nova República. Aproveitemos para conhecermo-nos uns aos outros e aos nossos líderes ou quem ambiciona o poder, digo, o papel.  

          Minha consciência já indicou meu lugar, e quem acompanha meus comentários já sabe qual é, e não mudará. 

           

          Sampa/SP, 20/11/2018 – 20:18 

  15. resistência democrática com

    resistência democrática com globo, folha, gilmar mendes e psdb? 

     

    isso é “esquerdo-caviarismo” num nível que nunca vi 

     

    quem vai acabar oferecendo a única resistência real poderão ser os movimentos sociais, entidades de classe, etc

  16. O processo é tão perverso que

    O processo é tão perverso que houve uma confluência de condições desfavoráveis a plena democracia…

    Durante séculos a justiça e sua estrutura no Brasil passando desde carcereiros, magistrados, policiais, advogados, legisladores – toda sua estrutura produziram justiça de dois pesos e duas medidas.

    Essa justiça escancarou agora com LULA e o PT e mostrou aliados preciosos como a mídia e o poder econômico, o trágico é o desequilíbrio dentro deste mundo da justiça – você não sabe mais onde começa a justiça e onde termina o crime!

    Esse problema mostra apenas a ponta do iceberg.

    Veja o vídeo, não sei se os números são reais – 800 mil, mas indica uma real possibilidade.

    E isso explica sem resolver o motivo de tantas mortes violentas no Brasil!

    Não é a esquerda o problema do Brasil!

    Quantas Marieles, quantos Chico Mendes precisarão morrer até que se entenda isso?

    Se eliminar toda esquerda, a violência, a roubalheira estará ai sim, mais livre do que nunca!

     

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=8qTplkwaHOE%5D

  17. Sobre a peça 4 vou comentar

    Sobre a peça 4 vou comentar como bolsominion: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    maiúscuilo para parecer alto, gargalhada alta.

    O Bozo já mandou os recados para a globo, para a pgr e mpf e para o stf.

    Fez bem. Ele venceu e tem o direito de governar.

    E o bozo é até esperto porque identificou MUITO BEM quem inviabilizou o governo do PT, e, com certeza, não quer o mesmo destino para o dele.

  18. Essa matéria é o tom da
    Essa matéria é o tom da bestialidade de mente corrompida e atemporal, é a praga d um fisiologismo q só está certo se for doutrinamento d esquerda e filosofia anarquista.

  19. Nas análises do Nassif, o PT
    Nas análises do Nassif, o PT sempre levando parte da culpa pela situação que se encontra o país.

    Não leva em consideração a destruição pela mídia durante 13 anos da imagem do partido.

    Esquece da injustiça que está sendo cometida com um grande líder mundial. Se tivesse na disputa ganharia no 1o turno.

    Não vou nem citar as Fake New da campanha.

    Para o Nassif o PT foi estrupado porque estava usando saia curta.
    E mesmo sendo uma piranha feia e desdentada, conseguiu vários clientes.

    O PT ainda é a maior trincheira de resistência contra essa ultra direita.

    Tenho dúvidas, exceto com o PC do B, que esses outros partidos ditos de esquerda não serão tragados por Bolsonaro e sua gang.
    Não levo fé em nenhum deles.

  20. Blablablablablablabla…xadre

    Blablablablablablabla…xadrez disso e daquilo…blablablabla…..

    esquece. Não haverá mais democracia por muito tempo. Não haverá mais justiça por muito tempo. Não haverá mais vias institucionais por muito tempo. Não haverá mais constituição por muito tempo. Tiraram uma presidenta sem crime, prenderam um presidente sem crime. Venceram uma eleição através do crime. Acabou qualquer esperança de civilidade. Quanto mais ficarem nessas elucubrações de resistência por vias republicanas, mais perda de tempo e energia. Pura ilusão. Chega ser até ingênuo.  Os caras são maus, perversos, bandidos. O adversário não tem escrupulo nenhum. A chance de derrubar o inimigo e vencer essa guerra não passa por frente democrática nenhuma. Democracia só num segundo momento. Será consequência da derrubada dessa corja. Aniquilamento total dessa gente canalha, insensível e anti social. 

    E não vai ser partido, frente, movimento. Não vai ser pela pseudo legalidade parcial imposta pelo inimigo. Por aí a chance de alguma mudança é zero. 

    1. #

      Não vai ser… não vai ser…  Vai ser como?

      Não me venha falar em luta armada, por favor. Armada com o que?

      Não há outro caminho senão a democracia praticada com honestidade. Sem manipulações midiáticas, jurídicas ou parlamentares.

      1. …kkkkk…”Não há outro
        …kkkkk…”Não há outro caminho senão a democracia praticada com honestidade. Sem manipulações midiáticas, jurídicas ou parlamentares….kkkkk….tá bom…Alice no país das maravilhas…
        Não é aqui que te digo como. Pense um pouco,

  21. Arrogância pouca é bobagem.

    Há tempos já havia sinais nítidos do que viria a ser esse assalto do capital estrangeiro à coisa pública brasileira. Nossos juristas baseavam suas decisões – e faziam pose para fotógrafos – pela revista Veja. E o pior, que “snobs”, orgulhavam-se por submeterem-se a país estrangeiro:

    “Sei falar inglês, diferente de certos presidentes, aí…”

  22. A água foi esquentando aos

    A água foi esquentando aos poucos, o pessoal não percebeu. E em breve, pelo andar da carruagem, estará cozido.

    Mas para além do absurdo que foi a votação na Câmara dos Deputados pela admissibilidade do processo de impeachment de Dilma, comemorado pela mídia inconsequente, olha só quem admitimos como parlamentares…

    Estivéssemos em tempos de normalidade institucional, acharíamos inadmissível. E nem sei se mais grave é a postura desses parlamentares incentivando crime ou o fato de não se sentirem intimidados por tal incentivo. Não estivéssemos entorpecidos pelo bombardeio midiático – sim, telefonia celular e seus aplicativos também são meios de comunicação – esses dois já estavam fora de qualquer cargo público por absoluta falta de decoro.

  23. Agora, contar com firmas

    Agora, contar com firmas privadas como “Folha”, “Globo”, com empresários e/ou latifundiários como Gilmar Mendes, e o pior, com a “parcela alckmista do PSDB”, acho ingenuidade. Essa turma já sabe como lucrar com o golpe. Que firma não se locupleta das benesses de ditaduras de “direita” como essa? Um ou outro funcionário pode protestar e até isso está no roteiro, ajuda a vender a imagem de pluralista. Mas a firma “Globo”, por exemplo, só cresceu porque a “direita” impôs regime de força. Onde já se viu a iniciativa privada salvando o estado democrático? Quem acredita que essas empresas, se estiverem no lucro, estão ligando a mínima para conterem críticas? Como se diz no Sul, “capaz”…

    Não vejo como essas firmas possam se sentir solidárias e assim tomar postura ombro-a-ombro com a imprensa independente. Tá mais fácil, a meu ver, engoli-las.

    Só há solução através de manifestação popular, acho.

    1. Ainda pasmo… imagine que a

      Ainda pasmo… imagine que a “direita” vai se opor a um golpe dado pela “direita”. Imagine que firmas como “Folha”, “Globo” vão começar a fazer Jornalismo, se a turma do PSDB e outros que-tais vão, de repente, desistir de privatizar geral, se passarão a rejeitar auxiliares como Paulo Preto…

      “Não, não… Paulo Preto toma dinheiro público para benefício privado, para si. Isso não admitiremos mais! Além do que, vai que Gilmar Mendes ou Sérgio Moro descubram, né? Melhor não.”

  24. LULALIVRE!

    Nassif continua iludido com a hipótese da classe média (terá sido ato falho a repetição da palavra “média” em lugar de “mídia”?) esclarecida se juntar em prol de valores iluministas, e para isso repete outros dois argumentos já provados pela realidade falaciosos: 1 – a de que o Golpe só foi dado porque o PT e a presidenta legítima Dilma Rousseff  foram bobos e facilitaram; e 2 – de que figuras como Gilmar Mendes e a imprensa corporativa vão abandonar seu raposismo para serem decentes de maneira consistente e permanente pela primeira vez em suas existências e na história do país…

    1 – Se o golpe foi o mais fácil da história, apresente os motivos e explique por que raios ele apenas se aprofunda, mesmo com pessoas de fora do governo usurpado fazendo algum combate social contra ele? As principais peças não estão teoricamente fora de combate? – o usurpador ficou no poder quase 3 anos, e o PT pela primeira e fraudulenta vez não elegeu o presidente. O que impede a sociedade civil e as instituições de retomarem as rédeas do país, visto que ao responsabilizar a vítima você parece isentar outros personagens de participação e interesse no GOLPE? 

    2 – Nassif pensa que este é o fundo do poço, e com a perspectiva de que com ele os prejuízos serão socializados sem distinção de cor, credo e classe, todos vão cair  em (ou sair de) si e agir com tamanha dignidade que teriam que reescrever suas próprias histórias. Mas este não é o fundo do poço, ser colônia bárbara sempre foi a tônica da história do país, ser espoliado indefinidamente porque aqui, “em se plantando, tudo dá” (alguns pensam que infinitamente). 

    Ou seja, as raízes de nossos problemas são maiores e fundas do que estaria no alcance de mídia e STF resolverem, mesmo se quisessem – eles são como aqueles que podem agravar um problema, nunca ajudar a resolvê-lo. Eles são os sintomas da doença e não a própria doença, ainda que possam agravá-la se não tratados adequadamente (não há precisão médica aqui, falo apenas pela experiência e observação de quem já ficou doente, rs.)

    Momentos de queda nos permitem alterar a perpectiva. 

    Precisamos fazer o que ainda não se teve coragem, autopsiar o país a partir do período de abertura “lenta, segura e gradual” ainda na ditadura e entender como as mudanças no mundo refletiram aqui, mais cultural que politicamente – temos menos de 30 anos de exercício democrático ininterrupto, de 1988 a 2015 e não sei se é possível, nesse período que compreende mudanças geracionais, definir um perfil do eleitor brasileiro para entender a amplitude do GOLPE – agora apoiado pela população através do voto. 

    Enquanto as pessoas apoiarem sua covardia nas muitas versões do antipetismo o neofascismo vai agradecer o auxílio luxuoso do pandeiro desafinado em dobrados militares. O período de coalização de esquerda-centrodireita liderado pelo PT (apenas 13 em 27 anos) foi um ponto fora da curva, foi todo sustentado junto ao povo no carisma pessoal de Lula e no excelente trabalho técnico de estruturação do país feito nos seus governos e no de Dilma, infelizmente desacompanhado de politização de esquerda que é responsabilidade de todos os atores sociais comprometidos com um país de fato livre – era como se o PT estivesse refém da situação absurda de ou fazer o país crescer eternamente para manter todas as classes sociais mais ou menos satisfeitas, ou seria demonizado e culpado até da perseguição de que se tornou vítima (o dilema da Geni), no que esquerdas como a de Marcelo Freixo – ouvi dizer que ele, oportunistamente, disse que a esquerda deve abandonar o Lulalivre; rei preso, rei posto? – mostram porque não foi possível ao PT nem governar com uma esquerda anêmica,  irresponsável e golpista (no sentido de tomar o poder de maneira subreptícia, ilegítima e arrivista)  – ela própria, como, principalmente, não foi possível ao país – não ao PT, pois quem está sendo atacado é o país, o que a mídia estrábica não vê ou não se importa – e pelo jeito não o será em pouco tempo, resistir ao assédio imperial dos USA nos estertores de sua decadência. 

    De onde virá a resistência? Como é possível resistir se mesmo entre a esquerda tem gente mais interessada em se apropriar dos “despojos” do PT como liderança? – não é difícil entender porque o mundo é capitalista e não socialista, a China faz a mesma coisa: não participou, creio eu, na armação do GOLPE, mas não se fez de rogada quando oportunidades comerciais surgiram, e f*-se a parceria do Brics…, parece que a esquerda, quanto mais se apresenta radical, mais oportunista e dúctil.

    Hoje, feriado da República, não estou muito animada para falar pela milésima vez do papel da anemia e anomia (palavra chave na descrição de Chris Hedges sobre a decadência USeira e a ascensão do fascismo da direita cristã que eu estendo ao Brasil) da sociedade civil de todas as classes no terreno cultural nacional que permitiu às forças da sombra, que sempre tiveram o poder no país com mais ou menos disfarce e boas maneiras, oferecer sem máscaras ao povo seu próprio retrato, este talvez recalcado. Desde que o PT assumiu o poder principal do país, o que se viu foi uma luta intestinal entre as forças da criatividade e da destruição, principalmente na esquerda. Falamos do caos representado pelo farsista como se o país não fosse um dos mais violentos e desiguais do mundo! Talvez o Vergonhoso seja a verdadeira face do Brasil, que se viu sufocada ao tentar reproduzir aqui o que sempre invejou nos países desenvolvidos da Europa mas é incapaz de realizar conjuntamente – somos o país do futuro ou a Belíndia? – e deve ter sentido falta do pé do/como patrão no pescoço (o costume do cachimbo é que deixa a boca torta, diz o ditado). A elite que não tem nada contra o socialismo na Europa – muitos que foram morar em Portugal – mas não suporta isso em sua terra “natal”, talvez porque lá eles são hóspedes e aqui, os donos da bagaça e do bagaço. 

    Nos enganamos de que o país civilizado, “sem racismo” (?) e cordial era a nossa verdadeira personalidade como nação, rs. E muitos não admitem ser acordados de sua ilusão, e “alguém tem que pagar”, e quem melhor que o PT pra isso?

    Finalmente, o Brasil vai se ver no espelho. Espero que não goste da imagem e procure em si mesmo as condições de sua transformação, sem apelação barata a bodes expiatórios e com a coragem e dignidade de construir alternativas sem atalhos – muitos não aprenderam com 2013, os paneleiros de 2016 se vingaram em 2018 e vão pagar até o último centavo de sua hipocrisia -, que cobram caro o pedágio lá na frente. Não se plantam espinhos para colher girassóis, principalmente em política que não tem a versatilidade da Natureza. 

     

    Feliz dia da proclamação da República de Curitiba a todos. 

    Um país que tolera a prisão, opressão e humilhação de tantos inocentes merece ser desgovernado por um fascista medíocre, e a mídia e o STF merecem a última gota dos cálices de fel e fezes reservados aos covardes.  

     

    LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE!LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE! 

    LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE! LULALIVRE!  

     

    Sampa/SP, 15/11/2018 – 22:43 (alterado às 23:20 e 23:33). 

     

  25. Quanto blá, blá, blá.

    Quanto blá, blá, blá. Simplesmente o Judiciário, as Forças Armadas e a Globo & cia., a mídia, ,conduziram ao golpe de 2016, afastando através do impeachment Dilma Rousseff, e  instalaram o traíra, Michel Temer, na presidência. Agora, em 2018, mais uma vez fizeram de tudo para que o PSDB ganhasse as eleições, depois de prenderem o Presidente Lula, que seria vitorioso no primeiro turno, mas na realidade o que conseguiram foi emplacar o também golpista Bolsonaro para ser o segundo presidente do golpe de 2016, candidato com uma agenda mais à direita, diretamente apoiado pelos militares. Na realidade, por mais que mistifiquem, o Judiciário continua no centro do podeer, um de seus principais próceres, Sérgio Moro, está no governo Bolsonaro, A esquerda participou do pleito, numa campanha totalmente tolhida pelo Judiciário, que permitiu toda a canalhice do candidato Bolsonaro para chegar à vitória. Que Democracia essa gente defende? Em sendo verdade, que comecem pelo início, por questões de princípio: libertem o Presidente Lula. Desses golpistas, que devem estar se beneficiando do golpe, não se epera nada, nada mesmo, são um bando de cretinos.

    1. Resistência

      Globo como peça de resistência democrática?!Um dos principais artífices do golpe.Qualquer golpe.Como dizia o Barão:”De onde menos se espera é que não sai nada mesmo”.Não espere nada desse grupo.Já aderiram.Business as usual.

  26. Suprema covardia

    Covarde é covarde frente a alguém. Um dia saberemos o que ou quem fez mêdo a eles e lhes provocou esta enorme suprema covardia. Eternamente indesculpável e desgraçadamente impagável. D’ali veio tudo. 

    Não sabiam no que ia dar…?

  27. Auto difamação

    Quando o PT ganhou as eleições a grande mídia iniciou a “ridiculização do LULA”, que virou piada, beberão, analfabeto e multimilionário entre outras coisas – esse foi o primeiro estágio – a difamação, e neste caso injusta, falsa.

    Olhando para o Brasil desde Dilma em 2014, o Brasil vem se auto difamando diante do mundo!

    E seus atores são reais e nenhuma informação é obtida em off, ou dada por uma fonte em sigilo!

    É protagonizada por politicos, juizes, militares a céu aberto nunca em off, pelo Youtube totalmente sem sigilo e até on line!

    Não tem como desdizer – é totalmente justa, totalmente verdadeira…

    O espetáculo da câmera dos deputados mundo a fora, o Temer e sua corrupção e traição sem limites.

    Agora a eleição de Bolsonaro.

    A auto difamação continua…

    Vão agir contra índios, florestas…

    A desculpa pelo fim dos Mais Médicos é super esfarrapada, lá fora não cola…

    Então, levou 14 anos para derrubarem o PT com a difamação imposta pela mídia…

    Quanto tempo as potencias do G5 vão levar para agir e se apropriar de nossas riquezas com o Brasil auto se difamando?

    A tuitada do general demonstrou que ele também está submetido ao poder dos bancos!

    Pois ele defendeu exatamente aquilo que o sistema financeiro defende!

    Se fosse justiça o aécio, o serra, e talvez até o fch já estariam presos!

    E muitos outros…

    Se o G5 quiser não haverá forças armadas que impeçam…

    Se oferecerem melhores condições de vida, melhor justiça e segurança – o povo pensaria duas vezes?

    Pátria é onde você pode viver com qualidade de vida!

    O Brasil está parecendo um louco que não sabe administrar suas riquezas e por isso pode perder tudo!

  28. Tweet do General

    O presidente eleito tem como herói um torturador (Ustra) e o mesmo ocorre com o vice presidente eleito que vê no Ustra a qualidade de herói. Como torturador é por essência um covarde, essas declarações são bastante graves e não tiveram nenhum reparo do exército brasileiro. Mesmo exército que emparedou o STF com um twitter (nem precisou de um cabo e soldado). Dessa forma, a vida civil está abaixo da vida militar no Brasil e isso rompe definitivamente com a nossa democracia. Ou o Supremo solta o Lula para que as instituições civis voltem a assumir algum protagonismo ou continuaremos com uma democracia tutelada. Simples assim

  29. Bom apesar da visão elitista
    Não é preciso ser um “erudito” para ser um grande homem púbico. Lula é a prova disto. O texto passa uma certa arrogância intelectual.

  30. Em casa, na frente do

    Em casa, na frente do computador, nada acontecerá !

    Independente da Frente de Resistëncia ser Democrática ou Popular, ( ou ambas ?…), sem povo na rua nada acontece..

    A luta será de baixo prá cima ou nao será nada….

    FHC, Alckmistas, Ciro , Gilmar Mendes , Haddad ?  Venham para a rua, estejam no Pelotao de frente  ao lado do povo e terao lugar garantido…

    Fora disso, puro blablablá e mimimi

    Por enquanto nossa tarefa é acirrar as contradiçoes do (des)governo Bozo, aumentar a temperatura da fervura e ir prá rua na hora certa…

    1. como nos anos 80  ..a

      como nos anos 80  ..a distensão viria por COMANDO EXTERNO  ..a reeleição de TRUMP pode vir a ser, ou não, um sinal

      a elite  política interna – e a dita união do povo – não valem um penico cheio de merda

  31. Invasão

    Vejo o momento atual de uma forma diferente do que a do Nassif e da maioria dos analistas. Não sou habilitado academicamente a discutir ciência política, mas vejo as coisas e não  tenho como não pensar sobre elas. A primeira discordância é com respeito à normalidade. Não estamos vivendo uma situação de normalidade. Nenhuma análise que se baseie no funcionamento das instituições tem alguma validade. Vivemos já sob uma ditadura. A face jurídica de um regime de tipo nazista terminou de ser implantada já há dois anos.

    Várias forças e instituições habilitam-se a comandar a vida nacional ou intervir na mesma: o Judiciário, o MP, os militares (principalmente o Exército), o STF, a mídia corporativa, com a subserviência do Congresso majoritariamente corrupto. Além disso, começam a agir as tropas de assalto estimuladas pelo Bozo, junto com as já existentes (PMs). E eu me pergunto também: e o crime organizado (o lado da operação do tráfico), de que lado está? O regime Temer agiu com uma volúpia anti-povo até mesmo surpreendente. Some-se a isso um presidente eleito de estilo fascista, com discurso aleatório, caótico e que se desmente continuamente. Do outro lado, o líder popular que ganharia a eleição no primeiro turno, apodrece na cadeia. Aliás, este candidato, perseguido judicialmente, teve o seu nome substituído por outro pelo seu partido, emprestando uma normalidade que não existiu à disputa eleitoral.

    Pode-se discordar de um ou outro ponto dos parágrafo acima, ou dele todo, afinal parece um enredo de ficção científica. Mas não é. É o que está acontecendo. No contexto discutido acima, não creio haver possibilidade de montar uma frente democrática que englobe as forças que comandam o processo atual. É um arranjo caótico proposital que serve ao mesmo senhor. Estamos sofrendo um ataque por uma força que está manipulando as forças acima citadas, ameaçando, comprando, chantageando ou dando espaço. Não sei quem são, vou chamá-os de ETs, inspirado na série Colony do Netflix. O objetivo deles é destruir o país Brasil como o conhecemos. E estão adiantados no processo, através do desmonte de tudo o que baseia a nossa nacionalidade política e econômica. Quem sabe mais tarde atacarão outros aspectos de nossa nacionalidade, como a integridade territorial.

    E porque destruir este paiseco? porque o Brasil não é um paiseco. É bem maior e mais importante do que a Líbia ou o Iraque, recentemente destruídos. É a 5a população, quase assumiu 6a posição entre as maiores economias,  e depois da descoberta do pré-sal está entre as maiores reservas de petróleo do mundo. Os Ets não podem deixar este país tornar-se uma potência, tiveram que matar isso no nascedouro, antes que se tornasse um competidor no consumo de petróleoe outras comodities

    Não sei quem são os ETs mas há comentaristas aqui do blog que podem dizer, Rogério Maestri e Pedro Augusto Pinho, dos quais sou humilde seguidor. A estratégia para fazer oposição a essa invasão é muito mais complicada do que se possa imaginar. O atual processo está sendo comandado com o apoio de serviços de inteligência competentíssimos, dos quais o Steve Banner é arraia miúda. Montar uma frente democrática com quem não vai aderir a ela é uma tarefa impossível. Vamos ter que inovar em propostas de organização.

    1. é isso mesmo  ..faz tempo que

      é isso mesmo  ..faz tempo que as “instituições’ só funcionam pros que participam dela ..ou moram em Higienópolis e vila Olimpia (estes sim os ETs que vivem no mundo da LUA)

      parece que só agora alguns estão, LENTAMENTE, vendo a ficha cair

      pior que tem neguinho botando fé em GOLPISTA pra tentar recuperar a democracia perdida (tipo como em 64)

      e enquanto isso Temer segue tranquilo em Brasilia

  32. Dourando a pilula “Mouro”

    Dourando a pilula “Mouro” ?

    FATO, a sabedoria do povo dizia pra ele povo RELAXAR que doeria menos  ..assim, pra entrar mais fácil o INEVITÀVEL e anunciado, o povo votou no OGRO e ganhou a quartelada de presente

    EVIDENTE que a mídia e o STF sabiam muito bem o que provocavam  ..só que imaginavam que seriam eles que ganhariam  ..e deu zebra

    Muitos foram os avisos e alertas  ..as retaliações indistintas (até EXPURGOS dados em blogs tidos como “progressistas”  ..quer nomes ? eu dou)  ..fato, o BRASILEIRO é autoritário independente da corrente !!

    Como negarmos as maldates de Barbosa, Aires, as intrigas de GILMAR MENDES, as omissões de Celso de Melo ? As armadilhas e pegadinhas de Carminha ? A covardia de Rosa Weber ? A traição de Fachin, LEVY e Toffoli, ou o mal caratismo de FUX, BARROSO e Alexandre ..isso pra ficarmos nos mais recentes ?!

    Reinaldo Azevedo, Marcos Vila, Jose Neomani, Mainardi, Ratinho e Datena, MIRIAM LEITÂO e BETIN, Frias e Civita, Sardemberg, JO e suas meninas, a CAMARILHA todinha da Globo News, JN, Bom dia BRASIL e do ESTADÃO, a Cantanhede e o Clovis Rossi, Jabor, Boris Casoy  ..e mais uma CENTENA de CANALHAS que todo dia distorciam, intrigavam, MENTIAM, criavam, urdiam ??!!

    não não. eles entendiam muito bem, muito bem o que faziam, e o risco do que poderia acontecer com o país  ..TAVAM NEM AÌ ..só que preferiram aposta, a pagar pra ver  ..e pior que muitos ainda vão lucrar com toda essa BOSTA que hoje inunda as nossas vidas

    veja um Exemplo duma NAÇÂO (Cuba) dirigido a um país ANÃO (Brasil)

    em tempo, PONTA GROSSO, 74 % dos votos pra BOZO perdeu 75% dos médicos (60 de 80, eram cubanos)

    https://youtu.be/BpOxZ2X2By4?list=PL9AEHeaYiogKt5D9FKftT06QUyxXBgqat

    1. Pois é, cadê manchete “Novo
      Pois é, cadê manchete “Novo presidente deixa 30 milhões de brasileiros sem médicos!”?
      Foia, Estadinho, globo, vocês não estão do nosso lado?

      Outra coisa, quando falarmos em frente ampla, que tal nominar seus integrantes?

  33. Melhor seria um XADREZ DE

    Melhor seria um XADREZ DE PORQUE NÓS NÃO ENTENDEMOS BULHUFAS. “O impeachment não passa no Congresso”. “O impeachment será barrado no STF”. “Lula não será preso”. “A prisão de Lula é ilegal”. O STF soltará Lula”. “Lula será eleito no 1o. turno”. (Dessa última humilhação eles nos livraram não permitindo que concorresse, agradeçamos). Nós fomos os perfeitos idiotas latino-americanos, sem necessidade de Manual.  Eles entenderam sim, e conseguiram. Não jogaram xadrez, jogaram rouba monte e levaram não só os montes, também as profundezas oceânicas. Perdoe-me por não concordar, caro Nassif, mas é que você, desta vez, está mais cristão do que Jesus. Ele ofereceu a outra face mas nunca falou sobre como se comportar quando a segunda agressão ocorresse. Parte dessa “frente democrática” a que você se refere não é democrática e quantas  faces nós tivéssemos, tantas faces atingiriam. Mas tem uma coisa que não é premonição nem “wishful thinking”, embora também as sejam, é a inexorabilidade histórica: eles não permanecerão dentro dos limites do sistema de freios e contrapesos, e isso, não a suposta frente democrática, os levará ao caos e retorno à normalidade. Embora não seja um otimista idiota latino americano, já fui, creio que não levará muito tempo, claro que digo isso como mera suposicão. O caso “Menos Médicos” não é um exemplo de avanço além dos limites ? Um programa de enorme aceitação, importantíssimo, barato, sem nenhuma chance de ser substituido por outro, médico brasileiro não vai àqueles cafundós nem com carreira de estado como sugere o CFM, simplesmente na lata de lixo. Imaginem quando começarem a agir de verdade, em 2019.

    1. Perfeito.
      Erramos
      Perfeito.
      Erramos todos.
      Exemplo, a teoria das ondas eleitorais do Nassif.
      E eles acertaram demais.
      E continuamos errando ao menosprezar escolhas do novo governo.

  34. Não nos enganemos. Os donos

    Não nos enganemos. Os donos da grande mídia são todos Bolsonaro Football Club. A diferença é que, desta vez, desde quando o Inominável passou a ser apontado como favorito para vencer as eleições, boa parte da mídia (cito Globo, Folha e Abril) liberou seus funcionários (jornalistas) para dizerem o que pensam dentro do escopo do trabalho deles. Isso é inédito. Mas por que isso agora? Porque estava pegando muito mal aos olhos da opinião pública (imprensa) internacional a “neutralidade” da mídia tupiniquim ante a ascensão de um elemento tão escancaradamente fascista. E a única coisa que parece incomodar de fato a imprensa tupiniquim, naquela prepotência dela refratária a críticas, é o olhar crítico da imprensa internacional. Daí, liberando seus jornalistas para expressarem o que pensam sobre o fascista, forja-se uma posição crítica, ou, “independente”, ou, “liberal” (como se diz lá fora) da empresa de mídia. 

  35. “Tudo o que podia ser”

    A esquerda no Brasil é vilipendiada todo dia, mas quando a velha elite se sente ameaçada clama por democracia e pede resistência. E quem faz resitência a não ser a esquerda “saguinolenta”? Somos sempre a bucha de canhão para que eles possam, apos a “pausa democratica”, retomarem o poder. 

    Não sera surprera se logo è frente a Globo, STF e a patética PGR estaram confortavelmente instalados com o governo Bolsonaro até o pescoço. Como diz Manuel Bandeira o Brasil é esse “tudo que podia ser” e não foi. E quem conhece Historia sabe o porquê. 

  36. Ora, ora, com a imprensa e o

    Ora, ora, com a imprensa e o judiciário que temos precisávamos de um presidente a altura. O republicanismo dos governos petistas não estavam a altura da irresponsabilidade, da tirania, da prepotência e da truculência da imprensa e do judiciário brasileiro. Junte-se a isso a dose de preconceito social e ideológico que perpassa a sociedade brasileira e ambas as instituições podem comemorar o presidente que elegeram. 

    Agora … “Gilmar Mendes, que se valeu politicamente do STF por anos, hoje em dia é uma referência na defesa da democracia.”

    Nassif continua otimista. Não, não, o ministro que defende a democracia emudeceu depois da eleição. Ele vai defender a democracia quando envolver os seus cupinchas e os seus negócios. Inclusive porque já tem residência em Portugal e desde sempre defende o livro de ficção Constituição Brasileira.  Mas para uso pessoal e do seu grupo, não em beneficio da nação brasileira.

    PS. Li ontem que o general Oswaldo Ferreira, o desenvolvimentista elogiado pelo Nassif não será mais ministro da infra estrutura. Perdeu espaço para o Paulo Guedes?

    PS2. Li hoje que o Bolsonaro vai acabar com a Pec da Bengala e vai mandar vários “indignados” do STF que comemoraram Moro e a teoria do dominio do fato para casa. Que descansem em paz, porque mortos para a institutição Judiciário estavam faz tempo. Toffoli do “movimento de 64” fica. Para sabujo as vagas continuam abertas.

  37. resistencias dos interesses.

    Se a resistencia vai vir desses democratas estamos ferrados. A Globo certamente tem intere$$e, a Record agora virou um concorrente muito sério. Mas a Globo tem limites, seu interesse é apenas comercial,as vezes esquecemos que a Globo é uma empresa capitalista, que age como partido politico. Duvido que medidas neoliberais tenham oposição da Globo, só vai ficar no nincho de mercado da elite progressita, mas neoliberal. O Gilmar Mendes? pode até ser, mas também a resistencia dele – e de outros do STF e de partes da justiça – também vai ser muito limitada, e as politicas neoliberais são o limite intransponivel para a maior parte dessa resistencia. O PSDB? se conseguir salvar a própria pele – de novo a resistencia do interesse – já vai conseguir muito. Quanto ao PT, sim é o maior partido de esquerda e tem organização. MAs vamos lá, não resistiu ao golpe, não resistiu a prisão politica de Lula, e a essa altura eu desconfio seriamente da capacidade de resitir ao governo bolsonaro – e eu não estou falando nem da intenção, mas da capacidade mesmo; politica não é só numero…. As Universidades tem se mostrado um nincho de resistencia, mas acho que não vai durar muito – é fragmentado e o ataque principal vai vir pelo financiamento e sucateamento, o que vem minando a capacidade das Universidades de resistir há muito tempo. Acho que faltou um fator aqui, cada vez mais importante – o fator externo. Não que o mundo esteja repleto de democratas e democracias vigorosas e fortes, mas a tensão imperialista está crescendo. O Brasil de Bolsonaro está claramente se posicionando como ‘bucha de canhão’ dos EUA. Isso pode significar uma resistencia externa – acho que é dai que vai vir a maior resistencia, que aliás já está se mostrando – seja economica, cultural, de solidariedade a brasileiros e talvez a pior de todas(mas talvez a mais efeitva, infelizmente como mostra a história) – a ‘sanguinolenta’. O Brasil servir de alíbi para uma guerra que na verdade seja dirigida contra os EUA não é algo fora de cogitação nos tempos atuais, o Bolsonaro e seu governo estão se candidatando a isso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador