A mensagem de Lula sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou  sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Em vídeo divulgado pelo Instituto, Lula lembra que o golpe “suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país”.

Lula afirma que a lembrança daqueles anos devem servir para que valorizemos, ainda mais,  o período democrático em que o Brasil vive hoje, e que apenas em períodos de democracia “trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder, pois têm o pleno direito de expressão e manifestação”, lembra ele.

Ele enfatiza o direito à livre manifestação, e sobre a importância da participação popular na democracia. “Apenas em uma democracia o povo pode ir às ruas reivindicar seus direitos, pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio, é a sociedade em movimento buscando novas conquistas”, disse Lula.

“Devemos sim lembrar nosso passado, lamentar o período sombrio pelo qual passamos, mas, sobretudo, lutar a cada dia para ampliar a nossa democracia, incluindo cada vez mais gente e fazendo com que nosso sistema político represente cada vez melhor o povo brasileiro”, disse ele, e finalizou dizendo que “este país será o país que queremos se conseguirmos garantir a democracia”.

http://www.youtube.com/watch?v=c8lnF0zzZBg

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…o país que queremos se conseguirmos garantir a democracia”.

    uma mensagem muito curta diante do significado da data: 50 anos desde o golpe militar.

    1. Ivanisa entendo o seu pesar mas

      Lula e hoje uma figura referencial nacional e também internacionalmente (o.k. os trolls que escapam furtivamente dos blogs “à la Pr Hariovaldo” vão me chamar de comunista e quem me conhece vai dar uma boa gargalhada): portanto ele tem que incluir as forças armadas brasileiras no seu olhar sobre o pais, sem discrimina-las. Se estas como organizações do estado brasileiro são incapazes de se desvencilhar dos criminais que agiram sob sua “proteção” não há muito que ele possa fazer pelo menos publicamente.

      Espero até que com sua sabedoria e a presença do C. Amorim – da sua total confiança tenho certeza – na Defesa, ele esteja trabalhando para uma evolução das forças armadas neste sentido.

  2. Democracia tem sido a bala

    Democracia tem sido a bala perdida do PM que, curiosamente, sempre acerta a cabeça de pobre na periferia e na favela nunca acerta o anus de um político em Brasília. Democracia tem sido a eterna impunidade dos criminosos da Ditadura, cujos documentos ficarão em sigilo porque Lula e FHC assim desejaram. Democracia tem sido Partidos ladrões (todos) seguirem usando o Estado como se o mesmo fosse a privada de alguns pmedebistas, psdebistas, petistas, ptebistas, psolistas, demonicos, etc… Democracia tem sido promotores e juízes ganharem fortunas enquanto os processos apodrecem sem solução. É esta Democracia que Lula quer preservar?  Se for este o caso quero que Lula e a Democracia dele vão para os quintos dos infernos, e podem levar junto FHC, Serra, Alckimin, Joaquim Barbosa,  Azeredo, Sarney, Marina Silva, Eduardo Campos e muitos outros mais. 

    1. Democracia

      Fábio é com mais inclusão e participação popular que se aumenta a democracia, é com mais democracia que se muda a PM. que se banem os Sarney, Serra, JB e demais… Com democracia se depura, democracia não cai dos céus pronta, é construída a cada dia. A ditadura só destrói e cria mais PM violenta, mais Sarney e etc. Venha você também construir a democracia do seu país!

      1. Ajudei a fundar o PT, meu

        Ajudei a fundar o PT, meu chapa. Mas cansei desta PUTARIA DEMOCRÁTICA que permite as lideranças partidárias (inclusive do próprio PT) enriquecer enquanto o Estado segue fodendo o povo da mesma forma que fodia há 30 anos (e até com mais intensidade hoje que no passado em alguns Estados). Vá dar suas lições de civismo para os retardados que seguem acreditando nesta MERDOCRACIA brasileira.

          1. Fascista, meu caro, foi Lula

            Fascista, meu caro, foi Lula que assinou um decreto para manter sigilosos documentos da Ditadura. E que não levantou um dedo para que os criminosos fascistas da Ditadura fascista fossem punidos. Lula se curvou de tal maneira ao fascismo que aumentou assustadoramente as despesas militares do país. 

            Mas é claro que os petistas, os retardados e os boçais não querem ver que há uma diferença entre a conduta (fascista) de Lula na presidência e seu discurso (conservador)  em defesa da MERDOCRACIA.

          2. Divergência de fundo

            Lula teve uma conduta fascista na presidência? 

             

            Isto é a coisa mais imbecil que já vi em toda a minha vida. Isto atravessa a fronteira da canalhice com sobras. Isto é uma mentira tão brutal, tão colossal, tão sem vergonha que não valeria nem a pena comentá-la. 

             

            Quem chama a democracia brasileira atual de “merdocracia” faz justamente  o jogo dos que pretendem destruí-la, como fizeram há 50 anos. É tão brutal a quantidade de mentiras que certos setores da pseudo esquerda escrevem que fica até difícil contrapor tantas idiotices.

             

            O nano esquerdismo delirante mente tanto que o povo brasileiro segue ridicularizando-os e colocando-os num gueto insignificante no cenário político nacional. Pois que sigam mentindo, quanto mais fizerem isto, mais microscópicos e afastados das massas estarão.

             

            Alguém que diz que Lula teve uma conduta fascista na presidência não deve ser levado a sério.

             

            Primeiro porque esta pessoa desconhece o que seja o fascismo, segundo, porque dizer isso é apenas um caso de transtorno psiquiátrico.

             

            Dizer que o Estado brasileiro é hoje pior do que era há 30 anos, no tempo da ditadura mlitar, é algo monstruosamente falso e quem diz isso lamentavelmente passa vergonha na frente dos outros por dizer tamanha mentira.

        1. Outro “ex PT”…

          Olha a linguagem deste cidadão… Tu é um coitado, se acha o bom porque escreve isto ou aquilo, etc. Agora vem com esse papo furado de “merdocracia”… Merda é o que tem na tua cabeça seu farsante. Diga o nome das lideranças do PT que enriqueceram ilícitamente seu caluniador barato!

           

          O que atravanca a democracia brasileira é esse pensamento imbecil de imbecis que se acham o gás da Coca-Cola. Não fazem política, renegam a política, são incapazes de confrontar a realidade com os seus próprios devaneios. Reclamam de alianças partidárias como se o PT tivesse 50% dos parlamentares no Congresso Nacional. Reclamam do “Estado opressor” e tem o displante de dizer, de forma mentirosa e grosseira, que este estado é hoje mais brutal do que era no tempo da ditadura militar! É inacreditável. Somente um quadrúpede é capaz de dizer que o Estado brasilerio é hoje pior do que era há 30 anos, no tempo da ditadura militar!

           

          É este discurso sem vergonha e safado de alguns imbecis que se acham a vanguarda da vanguarda da vanguarda que o povo brasileiro rejeita e abomina. É um discurso canalha, calhorda e mentiroso. E é feito por farsantes que pensam que enganam a outrem, mas só enganam a si próprios.

          1. Olha a linguagem deste

            Olha a linguagem deste cidadão… Tu é um coitado, se acha o bom porque escreve isto ou aquilo, etc.  ( 

            mas como braço do PT na NET seria demais esperar um comportamento coerente com suas reclamaçoes …rs

          2. Tu é bastante coerente, uma vez fascista, sempre fascista

            Não confunda as coisas, caro fascista.

             

            Minha divergência com o Fábio é única e exclusivamente quanto ao comentário que ele fez agora. Ele está na luta para melhorar o país e tem críticas ao PT, das quais eu discordo.

             

            Diferente é o teu posicionamento, de um reacionário de direita com posições retrógradas em todos os campos da vida política, econômica, social e comportamental.

             

            Minha divergência com o Fábio é pontual. Contigo é uma divergência de fundo, irreconciliável. Portanto, junte-se aos seus, aos fascistóides que infestam as redes sociais, e deixe que a esquerda resolva os seus próprios problemas.

          3. Diga o nome de um único

            Diga o nome de um único operário, de um trabalhador, que no chão da fábrica ganhe salário igual ao de Presidente, Senador, Deputado Federal e Ministro de Estado? Todo filho-da-puta que faz carreira política no Estado brasileiro em pouco tempo passa a gostar mais dos salários que dos cargos. E isto explica porque não há renovação das lideranças do PT (e dos outros partidos também). Político que ganha 15 mil por mês quer ganhar 20 mil, nunca quer voltar a ganhar apenas 2 mil mensais. Como a maioria da população segue ganhando pouco, pode-se dizer que os petistas (mesmo aqueles que não são desonestos, uma minoria) enriqueceram. Entendeu agora, seu bosta, ou terei que ser mais didático?

             

            No mais não vou nem responder as outras bobagens que você disse. A mesma CF/88 que lhe permite escrever suas merdas me garante o direito de escrever meus textos. E eu continuarei a fazer isto com toda liberdade que tenho, quer você goste quer não (mas se você não gostar tanto melhor). Ha, ha, ha… Entendeu, seu babaca autoritário?

          4. Meu caro Fabio,vou

            Meu caro Fabio,vou parafrasear o ator Bemvindo Sequeira em um vídeo: Vá dar meia hora de bunda e nos deixem em paz.

        2. Covarde!!!

          Abandonou o partido no seu pior momento. Democracia é participar e não abandonar na primeira dificuldade.

          Querer a ditadura é ser COVARDE.

  3. Lula sofro em silêncio pelo

    Lula sofro em silêncio pelo governo, tenho uns 100 projetos, que pode ajudar o sofrido povo, e que estão engavetados, pois não sou filho de nenhum poderoso!

    1. Jesus também gostava de Barrabás !

      Que belo exemplo do Lula- viver em paz com as diferenças !

       

      E você , vive? Ou vive de intrigas e de jogar lenha na fogueira do “quanto melhor pior”como faz o seu conterrâneo AÉcim Perrela que ao tentar queimar a Petrobras, uma das maiores empresas do mundo, vai ter uma votação condizente com a sua postura hipócrita, que aliás parece ser a sua também.

      1. Se fosse só as fotos, mas

        Se fosse só as fotos, mas existe o alinhamento politico e apoio as diversas ditaduras pelo mundo.

        Estranhamente são contra, mas ate perdoam dividas delas.

         

  4. Quanta ignorância do neoliberal

    Quanta ignorância!

    Cuba é uma democracia. Há eleições desde 1962, com a queda do ditador Fulgêncio. O voto não é obrigatório, mas cerca de 90% da população vota nas eleições, que se chamam assembleias.

    Mas quem tem fontes como a (des)veja, só pode ser ignorante mesmo…

      1. Esses coxinhas…

        Kra, pior que um coxinha, é um coxinha que lê a Oia e acha que tá informado. Putz…

        O sistema eleitoral cubano é por assembleias e o delegado (representante) pode ser destituído a qualquer momento do mandato, caso não vote de acordo com a assembleia.

        http://www.brasildefato.com.br/node/12087

        http://www.vermelho.org.br/noticia/188150-7

        http://www.cartamaior.com.br/?/Opiniao/Eleicoes-em-Cuba-quem-indica-os-candidatos-e-o-povo-/26518

        http://pcb.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2048:o-sistema-politico-e-eleitoral-em-cuba&catid=57:revolucao-cubana
         

        Tem cada zé ruela…

  5. quem é esse demagogo para

    quem é esse demagogo para falar mal de ditadura?

    ou de preso politico , dissidente ou torturados?

    nao foi esse desavergonhado que afirmou lamentar que pessoas ” se deixem morrer ” quando em visita a sua amada ditadura Cubana?

    oras talvez aqui as pessoas tenha se ” deixado morrer, torturar, ser violentadas ” tambem certo?

    alguema vez esse DESAVERGONHADO condenou a ditadura cubana?

    quem fala mal da ditadura brasileira e apoia a cubana nao tem MORAL E NEM VERGONHA para poder falar um A da ditadura brasileira…

    1. “alguema vez esse

      “alguema vez esse DESAVERGONHADO condenou a ditadura cubana?”:

      Leonidas, va se foder mais cedo.  Dessa maneira a gente nao tem que te ler durante a tarde nesse estado.

      1. pobre Ivan…rs
        mais uma vez

        pobre Ivan…rs

        mais uma vez passando pela frustaçao de nao ter o que dizer para negar os fatos e sobrando ofender a pessoa …rs

        Vida de pelego nao é mole, tem que ter muita fé… 

    2. Demagogo e desavergonhado.

      Como também não lembro de ter ouvido você  condenando a ditadura inglesa onde garotos irlandeses também morreram em greve de fome na prisão. Ou a ditadura americana que tortura prisioneiros árabes e mantêm outros sem julgamento em Guantanamo ou assassina crianças no Afeganistão em ataques de drones.

      1. Isso Sergio mistura tudo na

        Isso Sergio mistura tudo na panela para caber no seu modo doente de ver as coisas

        e lembre-se usando esse seu argumento IDIOTA ( argumento,  nao vc…rs ) a gente chega a brilhante conclusao que nao houve ditadura aquui no Brasil de 64 a 85 que tal?

        vc nao é um gênio?

        rsrsrsr

        1. Responda a pergunta e não

          Responda a pergunta e não ataque a pessa Leônidas. As vezes acho que para vc as ditaduras bem sucedida são toleráveis, as falidas, como CUBA, execráveis. Desavergonhado?

  6. Esse é Lula…

    Um dos 3 líderes políticos mais relevantes e influentes no mundo nesse início de séc. XXI (ao lado de Chávez e Putin). 

    Um dos 3 melhores governantes da história do Brasil (ao lado de Getúlio e Juscelino).

    Falhou apenas na hora de formar um base aliada confiável.

    1. Chavez um dos tres melhores

      Chavez um dos tres melhores lideres do mundo? Legou um Pais outrora rico, quebrado completamente, num grau que na Argentina de 2000 jamais se conheceu, um pais completamente rachado socialmente, destruido institucionalmente, uma coleção de fracassos poucas vezes vista na historia dos ultimos 20 anos, lider do que?

      Seu salvador em 2002, General Raul Baduel, ex-Comandante do Exercito, ex-Ministro da Defesa, foi preso e condenado a 8 anos de cadeia em abril de 2009 porque se recusou a admitir coroneis cubanos comandando batalhões do Exercito venezuelano.

      A corrupção na Venzuela no periodo chavista nunca teve algo igual em um Pais notorio pela corrupção endemica.

      1. Antes era rico só para a

        Antes era rico só para a minoria e tinha muito menos reservas que no período chavista (o dinheiro ia quase todo para os paraísos fiscais), Raul Baduel foi preso acusado de corrupção.

  7. Sinceramente, a essa altura

    Sinceramente, a essa altura dos acontecimentos não se pode aceitar, muito menos levar a sério, as declarações do general Leônidas Pires Gonçalves, publicadas hoje pela Folha.

    Do alto de seus 94 anos, o general, depois de repetir o samba de uma nota só dos militares golpistas de 1964, segundo o qual a derrubada de João Goulart, eleito pelo voto popular, teria sido uma ação legítima, acrescenta ao irritante cantochão algumas pérolas que eu, pelo menos, não conhecia.

    Além de reclamar que os fatos históricos estão atualmente sendo apresentados de maneira “mentirosa”, Gonçalves afirma que “nós, os militares, nunca fomos intrusos na história brasileira”. Bem, quanto a isso, até que o general tem razão. Pelo menos no que diz respeito ao golpe de 64, não se pode dizer que os militares tenham sido intrusos em nossa história. O que se passou foi pior, muito pior: eles foram invasores, foram saqueadores de nossa história.

    O general, de cuja personalidade eu pouco conhecia, e que até hoje sempre me parecera uma figura respeitável, não se preocupa nem um pouco em ser contraditório, declarando-se “muito feliz” por termos chegado à democracia, uma vez que “levamos 20 anos para chegar a ela.”

    “Levamos”? Por favor, general, como dizia Groucho Marx, inlua-me fora desse seu ‘levamos’. De fato, nós levamos, mas o senhor e seus colegas de farda não fazem parte desse “nós”.

    Quem integra esse “nós” são aqueles que foram impedidos de votar, que perderam seus empregos, que foram arbitrariamente presos e torturados, que tiveram suas obras literárias e jornalísticas censuradas, que foram forçados a se auto-exilar.

    Numa tosca tentativa de querer mostrar-se “um de nós”, que entre outras características, têm o futebol como uma de suas paixões, o general Gonçalves ainfa tem a coragem de dizer que “a esquerda venceu no tapetão”.

    Faça-me um favor, general: não fica bem recorrer a essa metáfora futebolística para quem foi um dos responsáveis pelo criminoso assalto às regras do jogo que caracterizou o assim chamado “movimento de 64”.    

     

     

     

      1. Baía de nenhum santo.

        Grande André, prazer encontrá-lo por aqui.

        Quanto ao conselho, agradeço mas prescindo. Não oro para nenhum santo ou deus.

        Agora, imagine FHC fazendo o mesmo discurso ou José Serra. Pelo histórico de ambos, algum deles faria um chamamento ao homem do povo para que ocupasse seu lugar na política? Caso fizessem, soaria verdadeiro?

        Você, que tem mais tempo de estrada do que eu, responda:

        Quem, além de Lula, e talvez do falecido Brizola, poderia fazer tal chamamento de cara limpa e soar verdadeiro?

        1. FHH não irá, porque já está

          FHH não irá, porque já está dizendo que não houve ditadura, mas uma “situação autoritária”. (talvez para aparecer bem para os coxinhas).

           

          O “ilustre” ociólogo negando a História…Devido a insensatez, oportunismo ou senilidade, vai saber…

           

  8. “O que amedronta os carrascos

    “O que amedronta os carrascos da ditadurade1964, não é a possibilidade de serem julgados, hoje, mas pelo que irá acontecer com os seus filhos, netos e bisneto, no Brasil do futuro.” – Zé Brasileiro Torturado & Morto – Presente

  9. Lula JAMAIS existiria sem o

    Lula JAMAIS existiria sem o regime militar de 1964. Se Jango e o PTB estivessem no poder NUNCA haveria espaço para o PT.

    1. SE

      “Se Jango e o PTB estivessem no poder NUNCA haveria espaço par o PT “. 

      Se não houvesse o golpe, Jango não seria deposto. Se não houvessem militares não haveria o golpe militar. Se não existissem nossas avós seriamos todos bicicletas. 

      Ou como diria o folclórico boxeador  brazuca “Agradeço à minha mãe por ter me tido. Se ela não tivesse me tido eu não teria nascido.”

       

    2. Essa não seria a tendência.
      A

      Essa não seria a tendência.

      A história politica no Brasil tem uma forma, “Uma Curva”, e se pensarmos,por exemplo que o PAI da Aviação É BRASILEIRO e olharmos o que significa a aviação HOJE na humanidade a as NAVES ESPACIAIS e que nós estamos buscando AINDA ajuda para construir aviões de combate temos muito que refletir….

      Outra: Numa viagem a uma feira de invenções nos EUA, D. Pedro II DISPERTOU A ATENÇÃO DO INVENTOR DO TELEFONE!

      E pediu que ele instalasse telefone no Brasil!

      D. Pedro II foi o primeiro grande homem público a se interessar pelo telefone e olhe ao seu redor e veja o que é telefonia hoje!

      E onde nós estamos…

      O que é certo que o LULA teria que ser presidente do Brasil por causa desta “tendência” ai descrita…

    3. Ou então o PTB seria igual

      Ou então o PTB seria igual aos socialistas franceses, sociais democratas alemães e trabalhistas ingleses.

      Deixariam de ser de esquerda e virariam liberais, abrindo espaço para o PT que seria igual ao PSTU até hoje.

      Com o PCB  na legalidade seria extinto como o PCI (italiano).

    4. Jogo é jogo, treino é treino e vice-versa.

      Como diria Souza, grande filósofo e jogador bissexto do nosso futebol, se minha mãe fosse homem, eu teria dois pais.

  10. Lula / PT

    Lula /PT têm grande mérito em ter superado as questões:

    #1:da esquerda pseudo-revolucionária incompetente que perderam FEIO e se achavam uns Ho-Chi-Minhs da vida e se reintroduziram na vida nacional via PT.

    #2: da vaselinação tipo MDB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador