Comandos Militares contrariam MPF e celebram o golpe de 64

Em ofício urgente, o Comando do Exército disse que juristas das Forças Armadas e da Defesa estão preparando as respostas para justificar as celebrações

Foto: Divulgação

Jornal GGN – Mesmo com a Recomendação distribuída pelo Ministério Público Federal (MPF) a todos os Comandos Militares do país, o Exército enviou um ofício urgente nesta quinta-feira (28) orientando que as “solenidades” para comemorar o golpe de 1964 seja mantidas. O documento foi enviado um dia depois que a Procuradoria fez a remessa de sua orientação para que não seja comemorada a data que instaurou a ditadura no Brasil.

Os procuradores deram o prazo de 48 horas para que todas as brigadas, grupamentos, comandos especiais e academias militares das forças armadas informem as medidas adotadas para o cumprimento das orientações ou, caso contrário e decidam manter as festividades, deveriam informar os argumentos para a negativa.

Por isso é que no ofício encaminhado, o Exército disse aos Comandos Militares que a justificativa para manter as festividades está sendo elaborada pelas consultorias jurídicas da Defesa e das Forças Armadas.

“A homenagem por servidores civis e militares, no exercício de suas funções, ao período histórico no qual houve supressão de direitos e da democracia viola a Constituição Federal, que repudia o crime de tortura e prevê como crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático”, dizia a Recomendação do MPF [leia mais aqui].

Na correspondência urgente, o Comando do Exército disse que “as Consultorias Jurídicas do Ministério da Defesa e as Consultorias Jurídicas-Adjuntas das Forças Armadas estão elaborando pareceres sobre o tema, os quais estarão prontos no prazo assinalado pelo MPF para resposta”.

“O dever do Estado Brasileiro é não só o de reparar os danos sofridos por vítimas de abusos estatais no mencionado período, mas também de não infligir a elas novos sofrimentos, o que é certamente ocasionado por uma comemoração oficial do início de um regime que praticou graves violações aos direitos humanos”, havia acrescentado os procuradores.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o rabo abanado o cachorro.
    Desde que me entendo por gente o Golpe de 64 e a consequente ditadura militar foi uma arbitrariedade com a qual tivemos que conviver por mais de 20 anos. Um estado de exceção, um abuso totalmente inconstitucional e antidemocrático. Fecharam o Congresso Nacional e tolheram direitos civis e individuais de todos os brasileiros, com exceção, claro, dos poderosos. Esses nadaram de braçada no golpe.
    Agora vem um tal de Bozo, figura abjeta, desqualificada e nefasta, querer comemorar essa excrescência.
    Puta que me pariu!!!
    Vou me mudar pro Paraguai.

  2. Democracia? Independencia harmônica de poderes? Constituição? Foi tudo pro cacete. Virou bagunça.
    Mas o que esperar de um desgoverno como este? O que esperar de um país em que seu presidente faz apologia a torturadores?
    Como diz o ditado, já que estamos no inferno o jeito é abraçar o capeta.

  3. Uma “justificativa” para manter as “festividades” ? Essa eu quero ver… O que será que vão alegar ? Que malabarismos lógico-argumentativos irão inventar para defender o indefensável ? Aguarde o próximo capítulo da hemo-cionante telenovela “Numa verdadeira democracia o grotesco e tosco também tem vez e voz”…

    (Poema) Nem Tanto Pão Mas Muito Circo

    O Grande Circo-Teatro BraZil orgulhosamente apresenta a mundialmente famosa farsa “Democracia REPRESENTATIVA”
    Espetáculo não recomendado para menores de 4 em 4 até os 18 anos (ou mais)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador