Comissão de Mortos e Desaparecidos reclama de abandono

Jornal GGN – Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade devem continuar a serem realizados pela Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, criada em 1995. No entanto, a presidente da entidade, Eugênia Gonzaga, reclama do descaso do governo. 

“Nossa comissão foi criada absolutamente sem qualquer estrutura. Chegou o pedido para fazermos a exumação do Stuart Angel, mas não temos equipe para fazer. Exumação não é chamar um médico e um policial e abrir uma sepultura. Precisa ter um arqueólogo, um geólogo, que se tome cuidado com posição do corpo”.

Sua comissão está alojada numa única sala na SDH, com apenas cinco baias com computadores. É composta por apenas sete integrantes e está desfalcada de dois. Eugênia Gonzaga solicita a contratação de 25 funcionários – arqueólogos, antropólogos, peritos e advogados – e pede um orçamento anual de R$ 4 milhões.

Comissão de Mortos e Desaparecidos critica descaso do Estado na busca dos desaparecidos políticos

Por Evandro Éboli

Do O Globo

Presidente da entidade, Eugênia Gonzaga reclama que não tem equipe para fazer exumação do corpo de Stuart Angel

BRASÍLIA – Herdeira natural das atribuições da Comissão Nacional da Verdade de tentar localizar e identificar restos mortais de vítimas da ditadura, a Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do governo, criada em 1995, está à míngua e sem condições de dar sequência a esse trabalho. Sem qualquer estrutura, a comissão quer mais servidores, recursos e poder. A precariedade das condições do trabalho da comissão impede a identificação de 27 ossadas colhidas na região da Guerrilha do Araguaia nos últimos anos e também a localização e exumação, no Rio, de restos mortais que se suspeitam ser do militante Stuart Angel, desaparecido em maio de 1971.

Essa situação de penúria foi revelada pela própria presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, a procuradora da República Eugênia Gonzaga. Ela está no cargo desde junho de 2014 e tem um histórico na atuação em temas que envolvam os anos de chumbo, como exumações de vítimas do regime e ações para punição de militares daquela época.

– A busca pelos corpos sempre foi uma iniciativa isolada dos familiares. Há uma total omissão do Estado nesse sentido. É uma situação dramática. Só em Perus (onde foi localizada uma vala com restos mortais de ex-militantes, em São Paulo) são 1.400 ossadas. A busca na região da Guerrilha do Araguaia ainda é incipiente – disse Eugênia Gonzaga.

Antes de encerrar seus trabalhos, a Comissão da Verdade localizou, em arquivos do Rio, foto de uma ossada na qual estudos preliminares apontam ser de Stuart Angel. Mas esses restos mortais ainda precisam ser localizados e depois identificados. Essa incumbência está a cargo da Comissão de Mortos e Desaparecidos, que já foi procurada por procuradores do Rio e pela Comissão da Verdade do estado para cuidar desse caso.

– Nossa comissão foi criada absolutamente sem qualquer estrutura. Chegou o pedido para fazermos a exumação do Stuart Angel, mas não temos equipe para fazer. O governo criou a comissão, mas dá com uma mão e tira com outra.

Eugênia Gonzaga contou que já participou de várias exumações, mas que não foram feitas de maneira correta.

– Exumação não é chamar um médico e um policial e abrir uma sepultura. Precisa ter um arqueólogo, um geólogo, que se tome cuidado com posição do corpo.

AVANÇO NA IDENTIFICAÇÃO DE PERUS

A procuradora ressalta um avanço este ano em relação ao trabalho da tentativa de identificação de Perus. Em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, um grupo de antropólogos forenses da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) analisou 112 das 1049 caixas de ossos que correspondem a 139 pessoas.

Gonzaga reivindica do governo o mesmo tratamento dado à Comissão Nacional da Verdade, que teve ao seu dispor toda estrutura, com os mais variados profissionais, em número suficiente e toda logística para funcionar. E que foi instalada num amplo espaço físico em Brasília. Sua comissão está alojada numa única sala na SDH, com apenas cinco baias com computadores. Composta por sete integrantes, a comissão está desfalcada de dois, ainda não indicados.

– Estamos bem na estaca zero.

A presidente requer a contratação de 25 funcionários – arqueólogos, antropólogos, peritos e advogados – e pede um orçamento anual de R$ 4 milhões.

– É extremamente urgente que a comissão seja dotada de estrutura material, humana e financeira.

Outro desejo de Eugênia Gonzaga é que a comissão tenha também poderes de convocar militares e civis que possam dar esclarecimentos e contribuir com localização de restos mortais desses militantes. Sua comissão chegou a elaborar a minuta de um projeto de lei para enviar ao Congresso Nacional e prevê também a revisão do conceito de desaparecido político, hoje restrito aqueles que participaram de organizações de esquerda e que foram perseguidos ou participaram de guerrilhas.

– O conceito de desaparecido político é muito restrito e não inclui aqueles desaparecidos que não possuíam envolvimento direto com movimentos ou organizações de resistência à ditadura, como os índios, os camponeses e as minorias étnicas e sexuais – disse Gonzaga.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. CMMM Comissão dos Mórbidos do Miolo Mole

    Por mais que se lamente a tragédia perpetrada por militares usurpadores do poder e  militantes da esquerda sem procuração popular, está mais que na hora de esquecer esse assunto. Essa turma da Comissão da Verdade, essa turma da Comissão dos Mortos e Desaparecidos, essa turma que exumou João Goulart, essa turma quer insiste em investigar o acidente de JK…..têm é merda na cabeça. O tempo passou, nada mais se prova, existe meia duzia de culpados ainda vivos (mas velhos, no bico do corvo). Deixem de ser mórbidos e esqueçam os holofotes. Vamos andar pra frente. 

    1. Não me parece que contar a

      Não me parece que contar a verdadeira história do Brasil seja morbidez nem busca de holofotes.

      Talvez seja pela ausência de conhecimento do período que vemos hoje perplexos, jovens pedindo golpe militar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador