“É preciso ajudar Dilma”, diz Martín Almada, vítima da ditadura paraguaia

Jornal GGN – No dia que a Justiça Argentina condenou à prisão seu último ditador, Reynaldo Bignone, e mais 15 oficiais, o Opera Mundi entrevistou Martín Almada, responsável por descobrir os Arquivos do Terror da ditadura paraguaia.

Durante os anos da ditadura de Alfredo Stroessner, Almada desenvolvia com sua esposa, Celestina Pérez, experiências de autogestão social e pedagógica, inspiradas na “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire. Em 1974 ele foi sequestrado pela polícia paraguaia, acusado de ser um “terrorista intelectual”.

Seu crime foi defender o doutorado “Paraguai: Educação e Dependência”. “Minha tese de doutorado me custou também a morte de minha esposa Celestina Pérez, o confisco de nossos bens, torturas, mil dias nas prisões de Stroessner e mais dez anos de exílio”, disse.

Para ele, o julgamento na Argentina dá esperança de que a América Latina vai recuperar sua liberdade. “Dilma foi vítima da tortura em sua juventude e agora segue sendo vítima da Condor. E é preciso ajudar Dilma, porque ela não cometeu crime. Ela é inocente. Defender Dilma e Maduro, mas para isso temos que dizer em voz alta à Condor: que deixe de voar”.

Do Opera Mundi

‘Condor ainda voa’, diz responsável por revelar ‘Arquivos do Terror’ da ditadura paraguaia

Rodolfo Machado

A Operação Condor foi inicialmente preparada no Brasil, se formalizou no Chile e “segue voando”. Esta é a avaliação de Martín Almada, responsável por descobrir os “Arquivos do Terror” da ditadura de Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai entre 1954 e 1989. Opera Mundi conversou com Almada no último dia 27 de maio, quando a Justiça da Argentina condenou (novamente) à prisão o último ditador do país, Reynaldo Bignone, e mais 15 oficiais por participação na operação, que foi um pacto feito por governos militares da América do Sul para repressão política e intercâmbio de informações e prisioneiros na década de 1970.

“O que nos preocupa? A impunidade. O que significa a impunidade? Não punir e, ao não punir, se produzem mais corrupção e mais repressão. As duas coisas, mais corrupção e mais repressão”, comentou sobre a decisão — “um feito histórico” — o ativista, que não deixou de fazer críticas à postura dos poderes judiciários dos países onde houve ditaduras militares. Para Almada, a sentença pode representar “uma explosão da memória que vai afetar toda América Latina. E oxalá o Brasil”.

Veja, nos três vídeos da playlist a seguir, a entrevista de Almada a Opera Mundi:

https://www.youtube.com/watch?v=QMOe-xEY36E?list=PL_Q9S5SSNNLjcVGSZoL6sye4AT0fXObSy height:394]

“Necessitamos que a Justiça atue. É preciso despertar do esquecimento, organizar e mobilizar os despertos”, afirma. A sentença condenou os oficiais pelos crimes imprescritíveis de lesa-humanidade, associação ilegal em sequestro, tortura e desaparecimento forçado de opositores, e foi transmitida nas embaixadas argentinas do Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai.

Almada, que é professor da Universidade Nacional de Assunção (UNA), afirma que a Operação Condor era composta de dois movimentos distintos: “um lento, tranquilo”, que ocorria no Brasil, Paraguai e Bolívia, onde a esquerda já estava derrotada; outro, “urgente, rápido, selvagem e criminoso”, em Argentina, Uruguai e Chile, onde havia, além de organização e mobilização populares, um presidente socialista, Salvador Allende, derrubado por um golpe em 11 de setembro de 1973.

Início no Brasil

Segundo o pesquisador, no Brasil existiu uma fase pré-Condor, gestada com a preparação do golpe de Estado de 1964 contra Goulart. A operação propriamente dita foi formalizada no Chile, em 25 de novembro de 1975, e, atualmente, ganhou a face de um fenômeno globalizado.

“A Condor segue voando”, afirma. E se lembra das atuais situações políticas brasileira e venezuelana. “Dilma foi vítima da tortura em sua juventude e agora segue sendo vítima da Condor. E é preciso ajudar Dilma, porque ela não cometeu crime [de responsabilidade. Ela é inocente. Defender Dilma e Maduro, mas para isso temos que dizer em voz alta à Condor: que deixe de voar”.

Para Almada, a política norte-americana agora quer “recuperar o tempo perdido”, diante dos governos à esquerda que dominaram a América Latina na última década. “A presença desse julgamento e dessa Justiça argentina demonstram que a América Latina vai recuperar sua liberdade”, acredita.

“Terrorista intelectual”

Almada foi sequestrado pela polícia paraguaia em novembro de 1974, enquanto trabalhava como diretor do Instituto Juan Bautista Alberdi, de São Lorenzo. Lá, ele desenvolvia, junto com a esposa Celestina Pérez, experiências cooperativistas de autogestão social e pedagógica, inspiradas na “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire.

A acusação da ditadura de Stroessner foi de que Almada seria um “terrorista intelectual” e teria provocado a “subversão mental” dos jovens estudantes. Após defender o doutorado “Paraguai: Educação e Dependência” na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, Martín Almada foi novamente preso ao regressar ao Paraguai, em 1974.

Torturado por uma equipe internacional de civis e militares, com a presença de argentinos e chilenos, sob o comando paraguaio do Chefe de Investigações Pastor Coronel, Almada foi inquirido sobre sua tese e suas conexões internacionais com “subversivos”.

“Minha tese de doutorado me custou também a morte de minha esposa Celestina Pérez, o confisco de nossos bens, torturas, mil dias nas prisões de Stroessner e mais dez anos de exílio. Ambos fomos vítimas da Condor”, diz. Aterrorizada diariamente com telefonemas feitos durante as sessões de tortura de seu marido, Celestina Pérez sofreu um infarto.

O aparato policial-militar tentou convencer Almada, ainda preso, de que se tratava de um suicídio. Desde então, Almada passou a tentar descobrir as circunstâncias e os responsáveis pelo assassinato de sua companheira e por qual motivo militares estrangeiros tinham lhe torturado em seu próprio país. 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui, se matavam

    A operação Condor destruiu muitas vidas e continua querendo decidir o futuro dos paises sul-americanos.

    O fotografo português João Pina fez um excelente trabalho de memoria sobre a Operação Condor e suas vitimas.

    Para quem desejar saber mais:

    https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/joao-pina-nove-anos-a-tentar-garantir-que-nao-vamos-esquecer-1671363

    A foto abaixo é da entrada do Londres 38, antigo centro clandestino de detenção, na zona central de Santiago do Chile. Os poucos sobreviventes reconheceram o local descrevendo o que conseguiam ver quando entravam vendados no edifício e que era apenas o chão de azulejos em preto e branco e uma porta de madeira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador