Mês da Memória e Verdade relembra 25 anos da Vala de Perus

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A equipe GGN exibirá o documentário “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015” no encerramento da programação no CEU Perus
 
 
Jornal GGN – Para relembrar os 25 anos da descoberta da Vala Clandestina de Perus, neste mês de setembro, a Coordenação de Direito à Memória e à Verdade e o CEU (Centro Educacional Unificado) de Perus apresentam uma mostra de filmes e realização de atividades para promover o debate e a reflexão sobre o desaparecimento e o legado deixado pela ditadura do regime militar no Brasil. A programação se encerra com a exibição do documentário “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015”, produzido pela equipe GGN, no dia 25 de setembro. 
 
A abertura será realizada nesta sexta-feira (04), às 19h, com o filme “Você também pode dar um presunto legal”, de 1970, do diretor Sérgio Muniz. O conteúdo do documentário, que foi filmado clandestinamente em plena ditadura militar, foi transferido para Cuba e o projeto finalizado apenas em 2006. Ele reflete a atuação do Esquadrão da Morte e do Delegado Sérgio Fleury, chefe do DOPS, em São Paulo. Apesar dos registros passados, o filme traz uma conexão com o presente, provocando a reflexão sobre legados da ditadura e o modus operandi da polícia militar. Em seguida, haverá um debate com o diretor.
 
Na sexta-feira seguinte, dia 11 de setembro, será a vez do filme “Atrás de portas fechadas”, uma investigação sobre as convicções político-ideológicas de mulheres durante a ditadura. Enquanto as integrantes de organizações de esquerda lutaram pela participação política, as da elite brasileira se mobilizaram para defender seus lares e famílias da “ameaça comunista”. A exibição também será seguida por debate.
 
O espetáculo teatral “O Pai” será apresentado no dia 19 de setembro, sábado, às 14h. Contando a história de duas mulheres que perderam um ente querido, tido como desaparecido político. Um telefonema desperta emoções e lembranças, causando um impacto grande na relação de mãe e filha. Depois da peça, haverá uma mesa de bate-papo com o diretor Izaias Almada, a presidente da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo, Tereza Lajolo, e Márcia Hattori, do Grupo de Trabalho Perus.
 
Por fim, a programação se encerra com o documentário da equipe GGN “Ossadas da Vala Clandestina de Perus, de 1970 a 2015”, que representa o atual trabalho realizado para identificar os resquícios ósseos encontrados na vala do Cemitério Dom Bosco, em Perus, nos anos 90, depois de mais de vinte anos de negligência.
 
https://www.youtube.com/watch?v=6vGOGdehLQA width:700 height:394
 
O GGN acompanhou esse processo, produziu uma série de reportagens e um documentário, que podem ser acompanhados no mutirão “Ossadas de Perus: A Difícil Transição“. A exibição no evento também será seguida de debate.
 
Confira a programação completa:
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador