Militares envolvidos no atentado do Riocentro são acionados pela Justiça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – No final de março de 2014, o Brasil se mobilizou para resgatar a memória do período mais negro de nossa história recente: os anos de chumbo. São cinco décadas desde que o golpe militar foi deflagrado e o governo João Goulart deposto. Maio de 2014 agora entra para os livros como o mês em que a Justiça Federal no Rio de Janeiro decidiu colocar no banco dos reús os envolvidos no atentado à bomba no Riocentro, em 1981.

A ação penal teve início após denúncia do Ministério Público Federal, órgão que investigou o caso nos últimos dois anos. São seis os acusados de terem participado do atentado, sendo que cinco são oficiais do Exército e um é delegado de polícia. Eles serão julgados por tentativa de homicídio doloso, associação criminosa, transporte de explosivos, favorecimento pessoal e fraude processual.

No banco dos réus estarão os generais reformados do Exército Nilton de Albuquerque Cerqueira, Edson Sá e Newton Cruz; o major reformado Divany Carvalho Barros; o coronel da reserva Wilson Luiz Chaves Machado e o ex-delegado Cláudio Guerra. Mais de 40 testemunhas foram ouvidas pelo MPF durante as investigações. No total, 15 pessoas estiveram envolvidas no crime contra a sociedade civil. Nove, porém, já faleceram. 

Na decisão, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho alegou que, embora os suspeitos sejam militares, “não estavam no exercício de atividade militar”, o que levaria o caso para Justiça Militar. “Tratava-se, na verdade, de funcionários públicos federais deslocados da função”, afirma a sentença.

O atentado ao Riocentro previa a explosão de várias bombas durante um show em comemoração ao Dia do Trabalho. Na ocasião, um dos artefatos explodiu dentro do carro modelo Puma que levava os dois militares que executavam o atentado, provocando a morte do sargento Guilherme Pereira do Rosário e ferimentos no capitão Wilson Machado.

Com Agência Brasil

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem é comunista no Brazil?by

    Quem é comunista no Brazil?

    12 de maio de 2014

    Está difícil viver neste mundo! Nassif é comunista, Azenha é comunista, Amorim é comunista, Cadu Amaral e Sakamoto são comunistas. Edu Guimarães é comunista até debaixo d’água. Fernando Brito é comunista até na falta d’água. Lula é um terrível comunista. Também Rodrigo Viana, Rovai e Kotscho são tri-comunistas. Miguel do Rosário é comunista, como todo carioca é comunista.

    Santayana é comunista, Boff é fervoroso comunista, Antonio Lassance é comunista e Venício Lima, é comunista. Dilma é comunista. Saul Leblon é comunista, Emir Sader é muito comunista, e Mino Carta um comunista incorrigível. Dilma é comunista. Lula é comunista. Miro Borges é comunista militante, e Leandro Fortes é comunista. Fernando Morais é comunista demais e o Breno Altman comunista internacional. Lula é comunista. P. M. Leite é comunista e Lula é comunista. Dilma também é comunista. Os blogueiros são comunistas ateus.

    Existem famílias comunistas: José, Rioko e Miruna Genoíno, todos comunistas. Zé Dirceu, um perigosíssimo comunista. Lula é comunista. Tem fêmeas comunistas: Dilma é comunista vermelha, Cynara Menezes é comunista morena, Maria Frô é comunista, Najla Passos é comunista, Inês Nassif é bi-comunista. A doce Vivi, é comunista. Marilena Chauí é muitíssimo comunista. Las madres de la plaza de mayo são todas co-mu-nis-tas. Rosa Luxemburgo era comunista e Maria Madalena era comunista. Dilma é comunistona e Lula é comunistão.

    Aliás, Gandhi era um perigoso comunista, Mandela era comunista, Luther King era comunista, e Malcolm X era comunista. Lula é um terrível comunista. Lula é comunista. Gramsci era um carcamano comunista, Lenine foi um comunistásso, Marques e Ângels, (nossa!), demasiadamente comunistas. Robert Owen foi comunista. Lula é comunista. Chico Buarque é muitíssimo comunista, Augusto Boal é comunista, Jorge Amado era comunista, Lula é comunista e Niemeyer um comunista sonhador. Dilma é comunista. García Márquez, Saramango e Neruda, comunista, comunista e comunista. Papa Chico, é um comunista rezador. Lula e Dilma são comunistas.

    Há setores da igreja comunistas, ONG’s comunistas, comunidades de base comunistas. A Causa Operária é comunista, a Brigada Vermelha é comunista. Lula é comunista. Empregadas domésticas são comunistas, pedreiros são comunistas em construção, eletricitários são comunistas e metalúrgicos são comunistas. Lula é comunista. Todo trabalhador é comunista. O MST é comunista, e a CUT é comunista. A Dilma é comunista. A Dilma e o Lula são comunistas. E tem comunismo por aí. Cuba é comunista, Vietnã do North(!) é comunista e a China é comunista. Tudo o que tem ‘Popular’ no nome é comunista. Lula é comunista. As cotas são comunistas, as Inclusões são comunistas, os Programas PTralhas são todos comunistas, e até a Copa é comunista. Dilma é comunista.

    Nas atuais circunstâncias, e diante do terror comunista que se dará no outubro comunista, é conveniente que se diga que Dilma é muito comunista, Dudu é comunista, Marina é comunista, Randolfe é comunista, Dilma é comunista, Everaldo Pereira é comunista, Levy Fidelix é comunista, Eymael é comunista, Magno Malta é comunista, e Dilma é comunista. Por via das dúvidas, Lula também é comunista.

    O ex-governador Neves não é comunista. Por essa razão, a eleição está no papo. Já ganhou!

  2. Esta decisão judicial leva a

    Esta decisão judicial leva a reflexão: acabou a Ditadura ?

    Quantos no 1 de abril tentaram reviver àquela época e com o apoio de jovens e políticos eleitos pelo povo. Os Clubes Miilitares  estão esclerosados e acham que ainda  estão no poder, haja vista as publicações comemorativas exaltando a revolução e destilando intolerância ao mundo atual, ou melhor, para a classe trabalhadora representada pelo PT.

    Acabou a intolerância ? Não será uma caça s bruxas do passado que hoje são moribundos decadentes que cumpriam ordens, ideológicas (caçando comunistas) ou não ( eram sósias do Maquiável), de seus superiores?

    Qual a diferença para os jornalistas Sheherazade ( blog de ontem)  que são insuflados pelos seus dono$ – jornalistas que cumprem ordens ideológicas de seus patrões MARINHOS, CIVITAS, MESQUITAS e  ESQUIMBAUS.

    Hoje tem até soldado – jornalista que quer ser dono ou sócio e destilam suas raivosas ideologias do quanto pior melhor e o fazem por prazer, por satisfação e têm público hipócrita e  ideológico garantido, que sempre os ovacionam.

    Qual a diferença do passado? :

    -Mentiras – lá teve e hoje temos muito mais- até bolinha de papel virou tijolo com tecnicas televisivas e depoimentos de especialistas. Jornalistas viraram deuses satânicos prejudicando os que não lhes são da mesma ideologia.

    -Justiça conivente? teve no passado e hoje  acabou? O grampo sem áudio, o Batman rasgando a Constituição e juristas legislando em causa própria.

    – Congresso – naquel;a época devia ser melhor, pois não podiam falar ou alguns poderiam dizer sim senhor. E  hoje? falam besteiras e asneiras e legislam em causa própria, não estão nem aí para o povo e suas necessidades.

    -Mídia. todas ou quase todas apoiaram a ideologia da ditadura, mas só algumas sobreviveram e mandam no país.-+

    Completem vocês como era e como está.

    Acredito que eliminar o mal é necessário para que nunca mais o façam .

    O mal continua  a ser feito descaradamente e a gente está se regozijando em bater e até prender uns maquiáveis do passado que hoje andam de bengala e precisam da ajuda dos mais novos para  sobreviverem no pouco de vida que ainda lhes restam.

    Muito boa a resposta da Dilma sobre estar ao lado Marinho, ops, digo Marin: “Eu ganhei e ele é que tem que se explicar para as suas gerações posterires”

     

  3. Falta alguém em Nuremberg

    E o Major Job, autor daquela mentira que fora um atentando da esquerda contra os “oficiais do Exército fazendo segurança”? Vai ficar de fora? Afinal, será mesmo que uma mentira cotada mil vezes como verdade acaba virando verdadeira?

    Falta alguém nesse tribunal.

  4. Caro Antonio Carlos, há uma

    Caro Antonio Carlos, há uma contradição na sua afirmação se todo o mundo é comunista o Aecio somente terá 2 votos o seu e o dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador