Por que não privatizar a Eletrobras

Estudo sobre a privatização da Eletrobras from Luis Nassif
Luis Nassif

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O consumidor pagaria duas

    O consumidor pagaria duas vezes pelo investimento feito

    A Eletrobrás não devia ser privatizada, pois o grande investimento já foi feito pelo povo brasileiro (CAPEX), dono desta. Ao longo de muitos anos, mediante o pagamento da conta, a amortização do investimento foi feita e agora é possível entregar ao povo energia mais econômica, apenas para compensar o custo operacional (OPEX).

    A privatização da ELETROBRAS não aconteceria pelo fato da empresa não conseguir lidar com o seu OPEX, nem muito menos para favorecer o consumidor, mas sim para arrecadar mais dinheiro pela mesma obra, introduzindo um novo CAPEX que, de algum modo, terá que ser novamente pago pelos consumidores, ou seja, é evidente que haverá um aumento nas tarifas por conta disso.

    Ao não correr risco nenhum, o eventual “privado” que se adjudique a empresa já poderá começar a receber no mês seguinte, tão somente enviando a conta da energia para milhões de consumidores, já cadastrados e operantes. Isso não é investimento nem o privado é um investidor, mas esta situação apenas caracterizaria a rendição do verdadeiro investidor (o Estado), que correu os riscos durante anos, para entregar agora ao sistema financeiro, que ao invés de receber juros pelo seu dinheiro, agora irá receber pagamentos mensais de nós, usuários, que acabaremos pagando duas vezes pelo mesmo investimento que fizemos anos atrás.

    A lógica disso está absolutamente errada.

    O privado deveria planejar, estudar, fazer engenharia, conseguir consumidores e investir com o risco inerente, caso contrário nada tem de investidor, mas apenas um locador de grana em oportunidades que remunerem mais e melhor.

    Se a China tivesse esperado que os investidores particulares construíssem a indústria e a infraestrutura da China de hoje, teriam que aguardar mais um milênio. Hoje, com tudo feito, quero ver se são tão idiotas de entregar a particulares, a preço de banana.

  2. Inexiste justificativa séria,

    Inexiste justificativa séria, seja técnica, econômica, financeira, de eficiência (que já é  comprovada), social etc para a privatização da Eletrobrás. Trata-se pura e simplesmente da ausência de compromisso com o país e apoio aos interesses do mercado por parte dos agentes da privatização. Como nas outras privatizações de serviços públicos, o país e seu povo sairão perdendo. Quem  mais ganhará na operação  lesa pátria além dos compradores? 

  3. Excelente esse documento “POR

    Excelente esse documento “POR QUE NÃO PRIVATIZAR A ELETROBRAS”. Muito bem organizado e didático. Abrange os principais aspectos que permeiam essa discussão. Seria possivel indicar o autor ou autores. Parabens. Obg.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador