No Black Friday, Serasa cria serviço gratuito para consultar histórico de empresas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Jornal GGN – Black Friday bate à sua porta. Os apelos da super liquidação podem ser fortes, mas a segurança de seu bolso está em primeiro lugar. Saber com quem está lidando é um ótimo primeiro passo para não cair em esparrelas que se tornam prejuízo na certa para seu bolso. Além, é claro, da frustração. Aliando-se aos interesses dos consumidores, a Serasa está lançando uma ferramenta de uso gratuito, para o consumidor. O serviço ficará disponível da meia noite de hoje até 1o de dezembro.

O recadinho macabro que um consumidor pode receber é este: “Assim, devido à suspensão das nossas atividades operacionais, comunicamos que os reembolsos dos nossos clientes serão efetivados após a reestruturação da mesma (a empresa)”. E este aviso, postado desde o dia 2 de julho de 2012 no site de uma conhecida operadora turística brasileira, foi a única resposta que um grupo de alunos teve após receber a notícia – em pleno saguão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo – de que a viagem de formatura acabava ali, antes mesmo do check-in. Para a estudante Fernanda Ribeiro, além da terrível frustração de não viajar com os amigos para Cancun, no México, também ficou o prejuízo financeiro. Sua família, confiando na empresa com nome conhecido no setor e motivada por um bom desconto, pagou antecipadamente pela viagem. Até hoje, a família briga na justiça para reaver seu dinheiro.

Para evitar que o consumidor seja vítima de golpes como esse, a Serasa criou um serviço que permite a verificação prévia sobre a empresa com quem se pretende negociar. Assim, da meia noite de hoje até domingo, o consumidor pode consultar o CNPJ da loja que ofereça um produto que queira adquirir. O serviço é gratuito e pode ser utilizado antes da realização da compra. 

O “VocêConsulta Empresas” fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, a ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada. “É uma ferramenta a mais que o consumidor tem para não cair nas ações dos golpistas”, diz a superintende de Serviços ao Consumidor, Maria Zanforlin.  “Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais e referências de seus compradores, os consumidores precisam saber quem é o prestador de serviços”, afirma Maria.

Segundo a executiva, o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compras online, pacotes de viagem, contratação de buffets, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias etc.

Para obter o serviço, basta clicar em www.voceconsultaempresas.com.br e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. Você encontra o CNPJ da empresa no rodapé do site de cada empresa ou nas seções quem somos ou fale conosco. Desde maio deste ano, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ. O serviço é gratuito apenas durante o final de semana da Black Friday.

Com informações da Serasa Experian

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

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