A desaceleração do crescimento brasileiro

Da Agência Estado

Crescimento do Brasil deve desacelerar, diz OCDE 

09 de maio de 2011 | 8h 40 

Danielle Chaves, da Agência Estado 

LONDRES – As maiores economias do mundo tendem a crescer a velocidades diferentes, com EUA, Alemanha e Rússia apresentando desempenho forte, enquanto Brasil, Itália e Índia deverão experimentar crescimento mais lento do que de costume. As informações constam dos dados sobre os indicadores antecedentes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo a organização com sede em Paris, o indicador antecedente de atividade econômica de seus 34 membros subiu para 103,2 em março, de 103,0 em fevereiro, sinalizando que o crescimento entre as economias desenvolvidas como um todo vai se acelerar. No entanto, algumas economias desenvolvidas e em desenvolvimento ficarão para trás, apresentando crescimento abaixo da tendência de longo prazo.

“Os indicadores antecedentes compostos (…) estão apontando para certa divergência no ritmo da atividade econômica entre as maiores economias”, disse a OCDE. “Os indicadores para Brasil, Itália e Índia estão apontando para desaceleração na atividade na atividade econômica em relação à tendência”, acrescentou.

O indicador antecedente para o Brasil caiu a 98,4 em março, de 99,0 em fevereiro, enquanto o da Itália diminuiu para 101,5, de 102,0, e o da Índia recuou para 99,4, de 99,7. Por outro lado, o indicador para os EUA subiu a 103,4, de 103,1; o da Alemanha aumentou para 105,0, de 104,9; e o da Rússia avançou a 105,0, de 104,9.

A OCDE afirmou que, dados os recentes eventos no Japão, foi impossível calcular o indicador antecedente para o país. Com relação a Reino Unido e França, os indicadores sugerem que o crescimento será “lento, mas estável”, enquanto os dados para China e Canadá “sinalizam recuperação da velocidade”.

Os indicadores antecedentes da OCDE são destinados a fornecer sinais prévios sobre pontos de virada entre a expansão e a desaceleração da atividade econômica. Eles são baseados em uma ampla variedade de dados que têm um histórico de sinalização de mudanças na economia. As informações são da Dow Jones. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador