A desova dos estoques

Por Alexandre

Preço do minério de ferro sobe com recuo do estoque, diz BHP

A grande quantidade de estoques de minério de ferro na China, que levou fornecedores a alterar planos de entrega de milhões de toneladas da commodity no ano passado, está acabando, o que está impulsionando os preços no mercado à vista, informou a mineradora australiana BHP Billiton nesta quarta-feira.

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a separação entre a
    É a separação entre a realidade do mercado e o mercado irreal.
    As pessoas continuam consumindo em todo o mundo.
    As vendas de automóveis estouraram por acreditarem que qualquer um podia comprar e hoje o crédito está mais restritivo, como nunca deveria ter deixado de ser, mas não tanto.
    Viva a verdadeira economia!!

  2. Eu costumo dizer, sendo
    Eu costumo dizer, sendo acusado de otimista, que o presidente do BC deve estar sorrindo ainda mais com a crise. Ela radicalizou uma desaceleração da economia que era inevitável, anunciada e desejada pelo governo (sem entrar no mérito).

    E o agente dessa desaceleração seria o Copom, com todos os ovos e tomates que costumam acompanhar uma alta na Selic. Dizem que o cara é candidato ao governo de GO, certo?

    E note que o aperto monetário não estava cumprindo seu “esperado” papel de desacelerar a demanda, como o PIB do terceiro trimestre deixou claro.

    Qual era o cenário hoje sem a crise internacional?

    PIB na casa dos 6% a 7%;
    Inflação explodindo;
    Déficits em CC periclitantes;

    Reverter isso via política monetária seria lento e, possivelmente, com custos fiscais maiores que com a crise.

    É ou não é para ele estar sorrindo?

    E para os tucanos, aviso, o cenário é de um forte crescimento em 2010, tanto maior quanto for baixa a base de comparação de 2009. Para o calendário eleitoral, não poderia ser pior para o governador de SP.

  3. Quem menos tem opinado aqui é
    Quem menos tem opinado aqui é o nosso Luis Nassif.
    Será por falta de tempo, ou porque o desastre que previa há dez anos ainda não aconteceu?
    Tô te provocando mesmo, meu querido Luis…rsrsrsrs

    O único desastre que previ, desde fins de 2007, foi nas contas externas, por conta do dólar apreciado. O dólar pulando de 1,55 para 2,30 é sinal de calmaria? Garanto que esse é o único tema que tira o sono do pessoal do governo.

  4. Nassif:

    Acho
    Nassif:

    Acho interessantissimo os comentarios dos Brasileiros no que se refere ao mercado asiatico (hoje dominado pela especulacao Americana, Europeia, Japonesa & ate mesmo Brasielria.

    Fica dificil formar opiniao por aqui…

  5. Eu só queria saber como pode
    Eu só queria saber como pode um diretor (ou é presidente?) de uma mineradora como a Vale, um Roger Agnelli, ser tão INCOMPETENTE e não ter essa visão do SEU mercado a ponto de em dezembro passado (apenas um mês e meio atrás) estar defendendo a “necessidade” de flexibilizar (surrupiar) direitos trabalhistas devido à crise.

    Se perguntassem a Deus como seria o futuro, ele pasaria a incumbência ao Espírito Santo.

  6. “COISA ESTRANHA”

    Por volta
    “COISA ESTRANHA”

    Por volta de 02:00h de 04/02/09 tentei postar comentario e apareceu a informação de que eu estaria mandando comentarios muito rapidamente, o que não estava ocorrendo . . . . a partir daí a tela ficou distorcida puxando para a direita de forma que nao dava para ler o inicio dos textos e tambem apareceu um monte de informações tipo setup, um monte de linhas de comando, algo assim . . . . nao dava para ler nenhum dos comentarios das outras pessoas como tambem uma serie de materias do blog . . . . agora 03:19H do mesmo dia aparentemente já esta tudo ok . . . . mas nao faço ideia do que possa ter acontecido . . . . apenas o registro . . . . .

  7. Parece que a China esta
    Parece que a China esta pensando em padronizar os precos de minerio de ferro a serem importados, nao entendi bem como eles vao fazer isso. O certo e que o consumo de aco vai decolar com as mega-obras de infraestrutura programadas para os proximos 3 anos . A economia chinesa esta solida, o credito esta fluindo. Em janeiro os emprestimos bancarios na China foram recorde.

  8. É, o Roger agora está
    É, o Roger agora está provando do próprio veneno que ele deu para os outros !!!

    Cabe lembrar uma observação de um Neanderthaler depois de ver uma pedra ser arremessada para o alto:

    “Tudo o que sobe, sempre cai.”

    Acho que essa observação ele não conhecia!

    E o cara é muito cínico: “temos que flexibilizar a CLT”, “vou mandar pessoas para casa com a metade do salário, mas os investimentos eu vou manter!”

    Ô Roger, oonde Você enfiou todo o lucro dos três primeiros trimestres do ano passado ? Investiu nos irmãos Lemão ?

    Se o Lázaro [Brandão, seu guru, não é?] ficar sabendo disto, ele vai te despachar para a filial de Gaza!!

  9. Vou polemizar com .

    ” (outra
    Vou polemizar com .

    ” (outra mensagem)Quem menos tem opinado aqui é o nosso Luis Nassif.
    Será por falta de tempo, ou porque o desastre que previa há dez anos ainda não aconteceu?
    Tô te provocando mesmo, meu querido Luis…rsrsrsrs

    (DV) O único desastre que previ, desde fins de 2007, foi nas contas externas, por conta do dólar apreciado. O dólar pulando de 1,55 para 2,30 é sinal de calmaria? Garanto que esse é o único tema que tira o sono do pessoal do governo.”

    Este pequeno detalhe que o DV apontou é o que está levando o Gordon Brown a dizer hoje que o mundo está em Depressão, O Japão fechar suas fábrica, O Crime Organizado Mundial pedir falência e o Obama ontem declarar que estamos na beira de uma catástrofe.

    A realidade é que o único que deu uma explicação lógica para a deflação que se instalou a partir de março de 2008 fui eu, na minha primeira mensagem aqui no blog, que foi censurada de cara HEHEHEHE.

    Já coloquei diversas vezes no meu blog e no fórum esta explicação, assim, só não a usa quem não quer ou não acredita. Ou seja os mal intencionados ou os sem entendimento, na minha opinião e baseado no que eu acredito e falo.

    O resto , é BALELA.

  10. Caro Nassif,
    dissestes: “Se
    Caro Nassif,
    dissestes: “Se perguntassem a Deus como seria o futuro, ele pasaria a incumbência ao Espírito Santo”.

    Nada mais plausível, de acordo com a mitologia usada na metáfora. Entretanto, isso não se aplica ao caso de meros dois meses desse Sr. Roger Agnelli. Trabalhei em multinacionais e bem sei que a alta diretoria tem visão estratégica do seu negócio para prazos de 5 e 10 anos (em alguns casos, até mais) — a isso eles chamam de seriedade. Para coisas mais simples, como a perspectiva de demanda do SEU MERCADO específico, a antevisão é de no mínimo seis meses. Vá a qualquer grande fábrica e veja se a linha de produção não tem uma programação (de unidades a produzir) para todo o ano — ainda que possam, eventualmente, sofrer correções de rumo.

    Um jangadeiro, capitão da sua embarcação, é capaz de prever quando e de onde virá o vento. Sensoriar o mercado e traçar estratégias é uma das principais funções de empregados desse nível — para ficar boiando ao sabor do “futuro”, basta um operário sem maior qualificação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador