A discussão entre Gudin e Simonsen

Por mcn

Que tal discutirmos as 2 visões de país (estou sendo otimista?) que estarão em disputa nas eleições de outubro?

As publicações abaixo são um bom começo.

Ipea relançou debate entre Simonsen e Gudin

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou (30/04), no Rio de Janeiro, duas publicações sobre o desenvolvimento nacional. A primeira foi A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira, reedição do famoso debate travado nos anos 1940 entre o professor Eugênio Gudin (1886-1986) e o historiador Roberto Simonsen (1889-1948) sobre planejamento, papel do Estado e desenvolvimento.

O segundo livro lançado foi Desenvolvimento: o Debate Pioneiro de 1944-1945, que traz ensaios sobre os impactos dessa discussão na economia brasileira nas décadas seguintes. São duas partes, a primeira de autoria do reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e da assessora da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Denise Gentil. A segunda parte é do jornalista e historiador Gilberto Maringoni, que traça um perfil analítico de Gudin e Simonsen.

Industrial, Roberto Simonsen foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, além de autor de extensa obra. Eugênio Gudin, engenheiro de formação, foi uma das principais vozes da ortodoxia liberal no Brasil e responsável pela implantação dos cursos de economia no País.

Liberais x Desenvolvimentistas

O livro A Controvérsia do Planejamento na Economia Brasileira está esgotado desde a década de 1970. O Ipea produziu duas edições – uma nos anos 1980 e outra nos anos 1990. Sua reedição agora coincide com o momento pós-crise, em que o embate entre liberalismo e desenvolvimentismo quanto ao papel do Estado na economia está na linha de frente das discussões. É nesse contexto que o diálogo é retomado e atualizado pelos três autores do livro Desenvolvimento: o Debate Pioneiro de 1944-1945.

Desenvolvimento: O debate pioneiro de 1944-1945

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2010/Simonsen_Vol.1.pdf

Autores: Aloísio Teixeira, Gilberto Maringoni, Denise Lobato Gentil

Brasília, 2010

A controvérsia do planejamento na economia brasileira (3ª edição)

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2010/Simonsen_Vol.2.pdf

Autores: Roberto Simonsen, Eugenio Gudin

Brasília, 2010

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador