A maioridade da Internet

Coluna Econômica – 29/01/2009

Um estudo do The Pew Research Center of the People & the Press, mencionado no Blog de Maurício Stycer, do IG, mostra que, pela primeira vez, a Internet ultrapassou os jornais como principal fonte de informação dos norte-americanos. Agora, fica atrás apenas da televisão.

O uso intensivo dos blogs nas últimas eleições presidenciais norte-americanas deve ter influído no ritmo de penetração da Internet. Em 2006, 21% dos norte-americanos se informavam através dela, contra 37% através de jornais e 74% da televisão.

Agora, os que recorrem à Internet aumentaram para 40%, os leitores de jornais caíram para 35% e os que se informam pela televisão baixaram para 70% – chegaram a ser 82% em 2002.

***

Em quase todos os países, essa mudança foi acelerada por processos eleitorais, especialmente quando a chamada grande imprensa escrita resolveu tomar partido. Foi assim na Espanha, quando as eleições presidenciais coincidiram com o atentado terrorista em uma rodoviária. A imprensa denunciou a oposição; as informações verdadeiras circularam pela Internet e pelos torpedos nos celulares. Ao final do processo, tinha-se a grande mídia enfraquecida e as novas formas de comunicação fortalecidas.

***

No Brasil, a consolidação dos blogs se deu em plena campanha eleitoral de 2006, quando a chamada grande imprensa deixou de lado parte relevante do público que apoiava Lula.

Em 2008, os blogs entraram em novo patamar devido à cortina de silêncio em torno do caso Satiagraha – Daniel Dantas, e da blindagem criada para o polêmico presidente do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

Sem espaço nos grandes veículos, as informações passaram a circular pela Internet, blogs e listas de discussão, desarmando inúmeros factóides criados ao longo do período por alguns grupos.

***

Esse episódio serviu apenas de catalisador para as novas formas de comunicação. Na verdade, existem recursos diferenciados, possíveis apenas na Internet. Um deles, o da interação, do leitor poder dar sua opinião e, principalmente, trazer informações para o contexto da notícia.

Outra facilidade é a possibilidade de linkar matérias e trabalhos à reportagem, reforçando a credibilidade das afirmações lá contidas.

***

É evidente que a falta de normas da Internet cria um caos que levará algum tempo para decantar. Alguns blogs ainda são utilizados para ataques pessoais, para jogadas de informação, para os chamados “assassinatos de reputação”. Há, também, muita partidarização nas discussões, típica desses momentos novos, em que o leitor se liberta do espaço das cartas e passa a opinar sobre qualquer assunto a qualquer tempo.

***

Ainda há muiito a caminhar, mas a Internet já mudou a face do país e, especialmente, da mídia. Por exemplo, quando surgiu o factóide do tal “grampo” que teria gravado conversas de Gilmar Mendes, a desmontagem da farsa se deu exclusivamente através da Internet.

Hoje em dia, o personagem público mais execrado do país é Gilmar Mendes. Mesmo tendo recebido o apoio unânime da imprensa do triângulo Rio-São Paulo-Brasília.

A Internet já atingiu a maioridade.

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. só espero que a segurança
    só espero que a segurança daquilo que é dado como certo, e o orgulho, não lhes suba a cabeça

    que mantenham a seriedade e não atraiam a descrença

    espero também que a qualidade prevaleça

    que o competente e honesto tenha a devida recompensa

    que o transparente não cobre pela influência

    e nem que o justo receba a pressão do abuso

    Diante de tudo isso só sobra a certeza de novos e grandes desafios

    …a começar pelo pintor de parede e pelo artesão de papel marché, que terão que arrumar outro material que não o jornal (um para proteger o chão e o outro pra amassar com a mão), pra lhes proverem das devidas necessidades cotidianas

  2. Acho prematuro enaltecer a
    Acho prematuro enaltecer a internet como mídia alternativa ao jornal impresso. Por enquanto, a única coisa que a diferencia é a rapidez. Falta a confiabilidade. Não raro, notícias são [muito antes] veiculadas pela internet e, logo em seguida, corrigidas. Às vezes, radicalmente. Isto é, não há aprofundamento e escrutínio das fontes.

    Vejo a internet – ainda – como assessório [um cinto, um brinco, enfim, um badulaque qualquer de decoração]. No entanto, capenga e amadora. Se já atingiu a maioridade, essa fase adulta, infelizmente vem acompanhada de uma certa selinidade.

  3. Nassif,

    Será que nossos
    Nassif,

    Será que nossos filhos ou netos viverão em uma “democracia virtual”, que sepultaria a farsa que é a “democracia” representativa, e que resgataria a democracia direta dos antigos, adaptando-a à realidade da extensão territorial da população de nosso país-continente?

  4. …veja a lista das empresas
    …veja a lista das empresas de maior influencia dos países em desenvolvimento, e que colocaRIAm em risco as empresas multinacionais dos diversos setores

    http://www.estadao.com.br/economia/not_eco314484,0.htm

    * Argentina

    Tenaris

    * Brasil

    Grupo Camargo Corrêa

    Coteminas

    Embraer

    Gerdau

    JBS-Friboi

    Marcopolo

    Natura

    Grupo Odebrecht

    Perdigão

    Petrobras

    Sadia

    Vale

    Grupo Votorantim

    WEG

    * Chile

    CSAV

    Falabella

    * China

    Aluminum Corporation of China (Chalco)

    Baosteel Group

    BYD Group

    Chery Automobile

    China Communications Construction Company (CCCC)

    China International Marine Containers Group (CIMC)

    China Minmetals

    China Mobile

    China National Chemical Corporation (ChemChina)

    China National Offshore Oil Corporation (CNOOC)

    China National Petroleum Corporation (CNPC)

    China Petroleum & Chemical Corporation (Sinopec)

    China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC)

    China Shipping Group

    COFCO

    Cosco Group

    Dalian Machine Tool Group (DMTG)

    FAW Group

    Galanz Group

    Gree Electric Appliances

    Haier

    Hisense Group

    Huawei Technologies

    Johnson Electric

    Lenovo Group

    Li & Fung Group

    Midea Group

    Shanghai Automotive Industry Corporation

    Sinochem

    Sinomach (China National Machinery Industry Corporation)

    Sinosteel

    Suntech Power

    Techtroniv Inudtsries

    Vtech Holdings

    Wanxiang Group

    ZTE

    * Hungria

    Geodeon Richter

    Índia

    Bajaj Auto

    Bharat Forge

    Cromptom Greaves

    Dr. Reddy’s Laboratories

    Hindalco Industries

    Infosys Technologies

    Larsen & Toubro

    Mahindra & Mahindra

    Reliance Industries

    Suzlon Energy

    Tata Chemicals

    Tata Communications

    Tata Consultancy Services (TCS)

    Tata Motors

    Tata Steel

    Tata Tea

    United Spirits

    Vedanta Resources

    Videocon Industries

    Wipro

    * Indonésia

    Indofood Sukses Makmur

    Wilmar International

    * Kuwait

    Agility

    * Malásia

    MISC Berhad

    Petronas

    * México

    América Móvil

    Cemex

    Femsa

    Gruma

    Grupo Bimbo

    Mexichem

    Nemak

    * Rússia

    Basic Element

    Evrz Group

    Gazprom

    Lukoil

    Severstal

    Sistema

    * Tailândia

    Charoen Pokphand Group

    Thai Union Frozen Products

    * Turquia

    Koç Holding

    Sabanci Holding

    * Emirados Árabes Unidos

    Dubai World

    Emaar Properties

    Emirates Airline

    Etisalat

    SEM DUVIDA, todas possíveis candidatas a seren anexadas criminosamente pelo tal “nercado”

    Da minha parte dei por falta das cervejeiras ANTARTICA-BRAHMA (já era), da Garoto (já era), Lucky (já era), de alguma empresa do ramo de leites e derivados, alimentos industrializados enlatados (já foram TODAS), de alguma importante de massas e biscoito (tb já foram), de cosméticos e de higiene pessoal (naturalmente Natura), telecomunicações (que quase foi e já foi sem nunca ter sido)

    Empresas de chapas de madeira, de papel e celulose, esmagadoras e produtoras de soja, de química e petroquímicas (inclusive com algumas sendo amplamente facilitadas pelos últimos governos)

    …muito menos vi outros setores como a siderurgia (que nem sei pra que privatizaram, TALVEZ pra sermos desmembrados e deglutidos aos pedaços) a de caminhões, NAVIOS, caminhonetes e carros, biotecnologia, eletrônicas e laboratórios etc …estes últimos, eternos sonhos

    enfim…

    Não, não se trata de querer tudo, mas convenhamos, pelo tamanho do BRASIL (mercado, população, território e recursos naturais) era de se esperar que detivéssemos o comando, ou a RESISTÊNCIA, de importantes e diversificadas áreas estratégicas

    embora não da pra negar o progresso decisivo, iniciado mais por GETÚLIO VARGAS, em que o país saiu da era do Café Básico e do Cangaço, pra dar este importante salto e caminhar a passos largos COM AS PRÓPRIAS PERNAS

  5. E o prêmio de Melhor
    E o prêmio de Melhor Eufemismo do Ano vai para o Nassif por:

    “No Brasil, a consolidação dos blogs se deu em plena campanha eleitoral de 2006, quando a chamada grande imprensa deixou de lado parte relevante do público que apoiava Lula.”

    PS: Brincadeirinha, Nassif.

  6. BANDA LARGA

    MPF move ação
    BANDA LARGA

    MPF move ação contra exigência de provedores

    quarta-feira, 28 de janeiro de 2009, 19p6

    Novamente, a obrigação do uso de provedores de internet nas conexões de banda larga está sendo questionada na Justiça. Desta vez é o Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina o autor de ação civil pública que questiona a regra imposta pela Anatel, alegando que a exigência fere o Código de Defesa do Consumidor. Para o MPF/SC, a obrigação de uso de um provedor pode ser considerada “venda casada” de serviços, o que é ilegal.

    O processo foi protocolado na Justiça Federal de Santa Catarina no dia 21 de janeiro. O juiz federal responsável pelo caso, Hildo Nicolau Peron, intimou os réus nessa terça-feira, 27, e deu prazo de 72 horas para que apresentem suas manifestações. Além da Anatel, as empresas Brasil Telecom, Net Florianópolis e Net Serviços de Comunicação são citadas nominalmente entre as partes.

    Segundo informações do MPF, a ação movida pelos procuradores da República Maurício Pessutto e Mário Sérgio Channagé pede que sejam declaradas nulas as cláusulas contratuais que exigem a contratação de um provedor para usufruir das conexões à internet. Solicita ainda que a Anatel edite novas regras proibindo a exigência ao considerar que o uso do provedor é desnecessário para a autenticação dos clientes, o que poderia ser feito pelas próprias prestadoras das conexões à internet.

    As empresas também correm o risco de serem punidas por seguirem as regras da agência. Em linha com as definições do Código de Defesa do Consumidor, os procuradores querem que as companhias devolvam, em dobro, os valores pagos nos últimos 10 anos pelos clientes na contratação dos provedores. A devolução valeria para todo o país.

    http://www.teletime.com.br/News.aspx?ID=115040

  7. Internet, interação,
    Internet, interação, convergência é o futuro da noticia. O rádio pela característica espacial frente a visão direcional também tem vez.
    Jornal e TV perdem audiência como fonte de informação, menos pela nova tecnologia (da informação) e formato da linguagem, mais pelas mazelas editoriais, factóides, excesso de opinião e expertise na veiculação da noticia em detrimento da boa reportagem e da abrangência dos fatos divulgados. O leitor/espectador inteligente está cansado da notícia sutilmente viciada e comprometida por razões outras que não a verdade dos fatos e a informação o mais isenta e abrangente. Nauseado pela mal cheirosa notícia-propaganda que se remete, nos finalmente, a consumo, mercado, indução de comportamento e tendência meramente comercial e notícia a reboque do poder e do status quo vigente, legítima se político-ideológica, mas que se mostra, no âmago, para ganhar dinheiro, mercado, livrar reputação e gestão fracassada ou pior, servir vaidades, carreirismos, egolatrias.
    Diante disso, o formato digital/virtual, interativo, convergente de mídias é o canal quente da informação. A TV logo aderirá a esse novo formato e tem bala para liderá-lo. A mídia impressa terá que investir na informação de fundo, ensaio, análise e opinião, serviços e a velha e boa reportagem.

  8. O bom da internet é esse
    O bom da internet é esse descompromisso, que faz com que tudo seja veiculado e estudado em detalhes. Boatos, fofocas, desconfianças pequenas que podem levar a grandes conclusões. “Ví isso no site tal. Será que tem fundamento?” “Não…a menos que tenha acontecido isso e mais aquilo.” “Será que aconteceu?” E por aí vai.

  9. A extinção da mídia impressa
    A extinção da mídia impressa não deixa definido a curto prazo se haverá a transição para a ‘web’ acompanhada de mudança de conteúdo qualitativo, que é a grande aspiração de muitos. Os atuais grupos empresariais que detem o poder da grande mídia em todo mundo não podem ser subestimados na sua estretégia de adaptação aos novos tempos.Enquanto esperamos por um novo Robespierre, devemos acreditar na utopia do possível como nos ensinou o filósofo FHC.

  10. “quando surgiu o factóide do
    “quando surgiu o factóide do tal “grampo” que teria gravado conversas de Gilmar Mendes, a desmontagem da farsa se deu exclusivamente através da Internet”: eh logico, o Brasil nao tem media. Tem lobistas.

  11. “SEM DUVIDA, todas possíveis
    “SEM DUVIDA, todas possíveis candidatas a seren anexadas criminosamente pelo tal “nercado””: concordo.

    Parece uma lista para tiro-ao-alvo!

    O que quer dizer a “Garoto” ja era”, Romanelli? Tou perguntando porque conheco a proxima linha de chocolates deles. Eu a vi em sonho. Mas nao podia comer nenhum porque era do meu sobrinho, no sonho.

  12. Orlando, vejo um viés em sua
    Orlando, vejo um viés em sua análise pois todos os defeitos q vc citou na Internet não podem ser generalizados p/a internet nem em relação à maioria dos Blogs mais acessados, dado sua diversidade mas podem ser generalizados p/a maioria dos principais jornais impressos no Brasil.

  13. A internet nao passa
    A internet nao passa confianca. Aumenta a abrangencia das informacoes mas a leitura e superficial.

    Os jornais impressos fazem analises depuradas e a pura noticia da internet chega a ser um atraso na cultura do povo.

    Como esse negocio de dizer que o Brasil sera menos atingido pela crise e dar ouvidos a Fiat…pelo amor de Deus!!!

    Vou dar ouvidos a quem? A você?

  14. Grande parte de notícias
    Grande parte de notícias veiculadas nos grandes jornais são matérias pagas, apesar de omitirem isso. E esse é apenas um dos motivos da falta de credibilidade que aumenta a cada dia.

  15. ““Os jornais impressos fazem
    ““Os jornais impressos fazem analises depuradas”
    Acho que ele quis dizer “deturpadas”, hehe”:

    “Defuradas”?

  16. Nassif,
    Há um certo exagero
    Nassif,
    Há um certo exagero no seu comentário. A internet cresce principalmente pela rapidez da informação. É mais diversificada e democrática mas como tudo que é rápido demais a qualidade nem sempre é boa. Agora, com todo respeito que Você merece, quem escolhe governante no Brasil é a rede Globo. Em 2006, o PSDB escolheu o picolé de chuchu pra perder a eleição, aí a rede Globo resolveu levá-lo ao segundo turno apenas para por o Lula no seu lugar, conseguiu, então com apenas meia duzia de dias destruiu, ou melhor derreteu integralmente o picolé. O homem teve menos votos no 2º turno. O Jornal Nacional é o que existe de pior no Brasil seu poder de manipular idéias, subverter valores ultrapassa todos os limites do imaginável. No Rio elegeu um Nada para prefeito, derrotando um político da estirpe do Gabeira. Achei que sua análise contém alguma parcialidade oculta.

  17. Meia dúzia de agencias de
    Meia dúzia de agencias de noticias transformaram a mídia tradicional em verdadeira palhaçada tragicômica. Estamos a tratar de uma empresa como outra qualquer e que defende seus interesses de classe o que me parece óbvio, principalmente no complexo mundo contemporâneo!

  18. Acho errado criticar a
    Acho errado criticar a internet da forma “dura” como se tem feito por uma suposta falta de fiabilidade devido à rapidez com que apresenta a notícia, enquanto a mídia escrita é enaltecida pela sua suposta fiabilidade surgida em função do tempo que tem para alegadamente “depurar” a notícia e “escrutinar” sua fonte.

    Há um enorme exagero nas duas críticas a meu ver. Na segunda, porque o tempo usado para “depurar” e “escrutinar” tem sido muitíssimo usado ao longo dos tempos para “cozinhar” em função do “paladar” do chef. A internet, neste aspecto, é muito mais transparente, tanto pelo fato do tempo disponível para o “cozimento” ser muito menor quanto pela possibilidade de se poder comparar o mesmo prato “preparado” segundo o paladar de inúmeros chefs. Fica muito mais difícil provar carne de gato e achar q é de boi.

    Já na primeira o erro (a meu ver) está em se considerar apenas o lado ruim da velocidade com que se apresenta a notícia. Se por um lado erros são mais frequentes, por outro podem ser corrigidos com igual velocidade. Isso dá um carater auto-consistente à internet, muito mais difícil de se notar na mídia escrita.

    PS: Nassif, seu Blog transpira imparcialidade, em todas as formas, parabéns !!!

  19. Plinio Marcos dizia … “
    Plinio Marcos dizia … ” psiquiatra de pobre é pai de santo “.

    eu trocadilho … psiquiatra de hoje é a web encanto. ..

    Ela nos informa e deforma , depura e deturpa , nos povoa de sonhos e pesadelos ,
    apequena nossa paranóia , alimenta e desalenta , perene e sazonal ,

    entre afetos e desafetos , constroi e destroi , reputações e refuta ações , une e separa , gera paixão e dor ,

    forma legiões de seguidores dos profetas da nossa era ,alguns da midiavil ,bloguistas de todos os matizes , caráter e caracteres ,
    uns com lemas a nortear , outros com males a alardear.

    A net nos abriga a todos , na imensidão da terra , na soildão do eter .
    qual blog , qual o mouse , receberá e teclará , nossa declaração de amor?

    nossa fidelidade , blogueira , desde o sempre e o nunca , no post e no comment , assim na web como na plebe , até que um virus nos delete.

    (17/fev/2008 . Saitama – ken ,Kuki – shi , Japão . consegui fazer a carteira de sócio do neto coffee ( lan – house ) num misto de japinglesu ,subo sequioso para frente da tela .

    atendente programa o teclado , põe os kanjis em segundo plano , e lá vou
    eu , navegar ,surfar , quase surtar ,por blogs nunca esquecidos , 60 dias amargurados , no ensaio da cegueira , em kanji , para o concerto em , romaji , portugues..
    caracas, venusdezueira ! Luz Nas Cifras dá machadada na editora ,da arvore , que inVeja ! mais de 500 blogs alinhados , irmanados , menos o meu ….vão pensar que desertei , não trocadilhei o som do desplante .
    impossibilitado de alinhar por não saber teclar , torci ….
    é como eu digo ” vinga se melhor quem ri por último ”
    e depois dos elogios do Lula , Nassif vai ( um dia ) merecer estátua em Poços de Caldas , um nome de doce em caldas , onde foi posto de fraldas..)
    Encerro vertendo , o verso , o verbo , lagrimas de trocadilho , zlps, ora ! que seja!
    e Paz na web aos blogueiros de boa mensagem .

    a gente era feliz , aqui , e já sabia ….

  20. Chegou-se na situação em que
    Chegou-se na situação em que eu tenho dinheiro p/ ler jornal, gosto de ler jornal, mas não compro nem assino porque sei que só publicam mentiras.

  21. Quando a velocidade na
    Quando a velocidade na entrega da informação deixar de ser o diferencial mais importante, a credibilidade e profundidade de análise na internet encontrará seu lugar. Houve um tempo na mídia impressa em que jornais vespertinos antecipavam notícias que, para os grandes diários, seriam notícias do dia seguinte, o que obrigava estes a terem mais cuidado com o trato da informação. Uma espécie de auto equilíbrio que, sem dúvida, chegará também na internet. Questão de tempo e de amadurecimento, e que não deverá demorar, já que mediada também pelos principais interessados, os leitores.

  22. “a possibilidade de linkar
    “a possibilidade de linkar matérias e trabalhos à reportagem, reforçando a credibilidade das afirmações lá contidas” foi a principal razão que me fez abandonar tv e jornais. Mesmo a versão eletrônica dos jornais não fornece o link para a fonte de informação da matéria, o que me fez ir para os blogs.

  23. AOS ASSALARIADOS QUE DEPENDEM
    AOS ASSALARIADOS QUE DEPENDEM DO SEU HONESTO EMPREGO, PARA ALIMENTAR A FAMILIA, QUE POSSAM ESTAR LENDO ESTA ESCRITA, TODOS NÓS TEMOS UM INIMIGO EM COMUM, O NOME DELA È M I D I A – ELA QUER A FALENCIA DO BRASIL E O DESEMPREGO EM MASSA. TEMOS QUE NOS ORGANIZAR CONTRA ESSE INIMIGO

  24. Nassif,

    Você deveria pedir
    Nassif,

    Você deveria pedir aos usuários que evitem caixa alta de “cabo a rabo” do texto. Fica mal na internet (hora vejam só…). E pelo que se escreve aqui, fico de cara com você criticando o que se passa no blog do Nazistazinho de Azevedo da Abril.

    Internet é uma ferramenta de negócios extremamente eficiente. Observe que muitos negócios – hoje – dependem totalmente da rede para se viabilizar: pedidos de venda e compra, pagamentos, recebimentos, trânsito de arquivos de cobrança, extratos e etc. E agora NF-E e SPED.

    É um fantástico e admirável mundo novo.

    Ao sujeito que falou de democracia direta, diga: ao renunciarmos a um modelo representativo, quem vai propor e formatar leis (lembre-se que o nome legislativo não veio do nada)? O povo? E todo dia o povo vai votar leis, emendas de lei, regulamentos, alterações no orçamento e todas as demais funções convencionais do legislativo? É isso mesmo?

    Como vai funcionar? Explique-nos, por favor.

  25. – A Internet pode ter
    – A Internet pode ter atingido a maioridade mas a grande midia continua a mesma, olhem as analises do estadão.com (30/01/2009)
    “Número de homicídios, roubos e sequestros cai em SP” http://www.estadao.com.br/noticias/geral,numero-de-homicidios-roubos-e-sequestros-cai-em-sp,315732,0.htm
    e UOL “Após seguidas quedas, homicídios aumentam no último trimestre em SP”
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/01/30/ult5772u2776.jhtm
    – Acho que sem intender de matemática e análise de graficos fica patente a intenção de manipulação, de um lado ou de outro.

  26. Concordo com você, pois a
    Concordo com você, pois a possibilidade de ver vários pontos de vista e escolher o que é verdade, dá uma melhor aceitação a internet e a mídia escrita, que atualmente é totalmente tendenciosa, está ficando de lado, está cada vez menos lida, e com isso está aumentando a concientização popular principalmente na área política, e a internet vai derrubar qualquer chance do Serra.

  27. Nassif, reparos.
    Na Espanha
    Nassif, reparos.
    Na Espanha não há presidencialismo, mas sim Monarquia. Não há eleições presidenciais, mas parlamentais.
    É triste ler comentários maldosos, irresponsáveis, desrespeituosos para com o Presidente da mais alta corte brasileira. Lamentável, mas o Ministro Gilmar Mendes não deve dar importância a “esses comentários” vindos de pessoas ignorantes, mesquinhas que nada acrescentam.

  28. Este fenômeno sobre o papel
    Este fenômeno sobre o papel do internet no mundo de comunição foi previsto 3 ou 4 anos atrás pelo magnata mundia da mídia, Rupert Murdoch, durante uma palestra para articulistas, redatores e reporteres. Disse que já acabou os tempos nos quais essas pessoas ´faziam´ a cabeça dos leitores, que agora preferem debater entre eles mesmos os importantes assuntos do dia pelos ´chats´ do internet, pelo celulares, ou mesmo nos bares da esquina. Falou que pouquissima gente dá bola às colunas de jornais, no mesmo jeito que poucos paroquianos prestão atenção ao sermão do paróco hoje em dia. E advertiu aos jornalistas: ´Vocês podem pensar que o leitor é bobo — mas êle não é, não!´

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador