A queda da inflação em SP

Da Reuteurs

Inflação em SP desacelera fortemente em maio, a 0,31%

Reportagem de Vanessa Stelzer

SÃO PAULO, 2 de junho (Reuters) – A inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou em maio mais do que pela metade e mais que o esperado pelo mercado.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,31 por cento em maio, ante taxa de 0,70 por cento em abril, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters estimavam uma taxa de 0,38 por cento, de acordo com a mediana de 12 respostas que oscilaram de 0,34 a 0,42 por cento.

Os preços do grupo Alimentação subiram 0,19 por cento nesta leitura, ante 0,46 por cento na anterior. 

Os de Transportes arrefeceram a alta para 0,19 por cento, comparado a 1,44 por cento, com a diminuição do impacto do reajuste dos combustíveis.

Os custos de Despesas pessoais tiveram elevação de 0,41 por cento em maio, contra 0,85 por cento em abril, com um menor efeito da alta dos cigarros.

Os de Saúde também subiram menos, em 0,69 por cento, após 1,55 por cento em abril, quando foram fortemente impactados pelo reajuste dos remédios.

Os preços de Habitação diminuíram um pouco o ritmo da alta, para 0,24 por cento, contra 0,35 por cento, sentindo menos o efeito de reajustes de tarifas como a de energia.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador