A queda das condições das lavouras dos EUA

Do G1

Relatório aponta piora na condição de lavouras de milho e soja nos EUA

Estudo mostra que 38% das lavouras de milho são consideradas ruins. No caso da soja são 30% das plantações nessa situação.

Um novo relatório do Departamento de Agricultura americano divulgado na segunda-feira (16) apontou piora da condição das plantações de milho e soja dos Estados Unidos. Até o momento, 38% das lavouras de milho estão sendo consideradas ruins contra 11% no mesmo período do ano passado. No caso da soja são 30% das plantações nessa condição contra 10% em 2011.

O relatório foi divulgado no final da tarde, mas o mercado já trabalhava com uma perspectiva de números ruins. Durante todo o dia, as bolsas operaram em alta. A cotação da soja fechou o dia com valorização de 2,5%. O analista de mercado Gilmar Oliveira explicou como a valorização do grão no mercado internacional pode afetar os preços no Brasil.

O preço da saca da soja foi vendido por R$ 77 em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. No porto de Paranaguá, o valor chegou a R$ 80. Gilmar Oliveira diz que o relatório divulgado pelos Estados Unidos mostrou uma condição de lavoura pior daquilo que vinha sendo apresentado. “O mercado especula muito em cima disso. É o mercado de clima nesse período. Cada vez que apresenta um relatório com lavouras piores o mercado reage”.

De acordo com o analista de mercado, o produtor não tem estoque e está vendendo a safra do próximo ano. “É importante que ele faça isso porque ele se assegura dos custos de produção, que andam na mesma velocidade do preço. Se não travar o preço para o ano que vem, ele pode ficar com um custo muito alto em relação ao preço do ano que vem”, conclui.

Outros grãos também fecharam em alta nas bolsas internacionais. O milho subiu 4,3% e o trigo teve valorização de 5,9%.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador