A sucessão de Lula

Coluna Econômica – 21/12/2008

Em 2010 haverá, pela primeira vez, três candidatos a presidente com currículo, passado e seriedade: José Serra, Dilma Rousseff e Aécio Neves. É um privilégio para o país dispor dessas alternativas.

Mas o xadrez ainda é confuso e haverá muitos lances pela frente.

Não há maneira de Aécio não sair candidato, ou pelo PSDB ou pelo PMDB. Em 2014 haverá outro governador em Minas com quem disputar espaço, haverá a possibilidade concreta de Lula candidato. Seu momento é agora. Tem Minas fechada com ele, a tese – que repercute em outros estados – de que não dá para ser São Paulo de novo – e a convicção de que está com as idéias corretas para o atual momento político,  ao propor um governo de convergência.

***

Há diferenças nítidas entre ele e Serra.

No campo econômico, seu Ministro da Fazenda seria Arminio Fraga. Haveria a continuidade da política econômica da última década, com alguns ajustes exigidos pela crise. Reformaria o velho.

Já Serra seria seu próprio Ministro da Fazenda e presidente do Banco Central, tentando impor suas idéias keynesianas – de papel mais ativo do Estado e dos gastos públicos.

***

Há mais diferenças. Aécio propõe a conciliação; Serra, o confronto. Lula confia muito mais em Serra para um pacto de não-devassa em seu governo, do que em FHC. Por outro lado, Serra tem um gênio do cão e o hábito de atropelar adversários.

Na disputa com Aécio, provavelmente não entrará em cena a motoniveladora. O caso Lunnus marcou tremendamente sua imagem. Por isso mesmo a situação deverá se resolver no campo político.

Mas o estilo Serra é o de confronto, conforme se viu nos embates com funcionários públicos, policiais civis, universidades.

***

Há outras duas diferenças relevantes a se observar.
Aécio, por exemplo, conseguiu envolver Minas em torno de um projeto, devolver a auto-estima ao Estado, galvanizar o imaginário do Estado, do mesmo modo que seu segundo modelo – Juscelino Kubistcheck.

Mesmo contando com as melhores condições em São Paulo, Serra não tem esse carisma. Poderia, por exemplo, ter envolvido indústria, universidades, institutos de pesquisa, organizações sociais em um amplo programa de desenvolvimento, um laboratório que serviria de abre-alas para um projeto nacional.  Não conseguiu. Entregará boas obras, investimentos, mas não uma marca.

***

Por outro lado, Aécio é uma página em branco sobre todos os temas relevantes que passam pela presidência. Não se tem a menor idéia sobre o que pensa sobre diplomacia, presença do país no mundo, políticas sociais, projetos de desenvolvimento.

Serra tem opiniões precisas sobre a maior parte dos temas públicos. Mas seu problema é seu maior aliado: a grande mídia. Os chamados jornalistas-propagandistas continuam presos a um neoliberalismo tardio e agonizante, que é o oposto do que seu líder Serra pensa.

É uma enrascada, da qual Serra está tendo dificuldades em sair. Em um determinado momento, terá que explicitar suas propostas. Como ficarão seus aliados, vendo nele características que, em Lula, são apontadas como defeitos?

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com auxilio de um catadão de
    Com auxilio de um catadão de opiniões na Internet, fico imaginando, cá com meus botões, num misto de futurologia e previsões como seria, caso vencessem as eleiões a partir de 2010, o próximo Governo Tucano e as respectivas manchetes nos jornais do PIG:

    – Brasil rumo ao 1º mundo: extintas as garantias trabalhistas que emperravam economia;
    – Ministro Arminio Fraga desmente déficit nas contas e diz que undécimo emprestimo do FMI transformará Brasil em potência;
    – Serra decreta em dia histórico, o fim dos impostos para grandes empresas e bancos. Compensação virá com aumento justo à alíquota para pessoa física em 300%;
    – Sistema de saúde deve ser todo privatizado: “povo brasileiro não precisará de mais ambulâncias” diz o Ministro da Saúde Barjas Negri
    – Governo prevê prejuízo com Pré-sal e prepara venda a grupos privados;
    – Reestabelecido Estado de Direito: PF só investiga com autorização do Supremo;
    – Ministro do Supremo Raúl Jugmann , declara apoio ao Diretor Geral da PF Marcelo Itagiba, e diz que grampos à familia de Lula são legais e dentro do Estado de Direito. Habeas Corpus de Lula negado;
    – Motoristas não tem o que reclamar: “estradas de terra não tem pedágio” diz Ministro dos Transportes Mão Santa
    – Enfim extinta a cota racial das universidades. Negro só entra se for para lavar carros de filhinhos de papai
    – Caetano Veloso é escolhido pra compor o novo hino do Brasil;
    – Regina Duarte diz que agora com o carismático Serra no Governo, pretende morrer no Brasil. Atriz planeja bisnetos brasileiros;
    – Vale do Rio Doce recebe injeção da União de U$50 bi para compra de moradias de executivos em Dubai, após constatação de trabalho estresante por fiscais do trabalho;
    – Pelo novo plano de Segurança Nacional, o Grupo Abril, Globo e UOL passarão a controlar o acesso à Internet. Agência reguladora do consórcio será comandada por Eduardo Azeredo. Criada a TUA (Taxa Universal de Acesso) de U$ 1.000,00/mês.
    – Dólar a 10 reais poderia estar pior caso Lula se reelegesse, segundo opinião unánime de sociologos da USP;
    – Taxa de juros de 38% é uma das menores entre países que falam português (só é maior que de Portugal e Moçambique);
    – Serra condena todos os livros didáticos brasileiros: “Imprensa cumpre perfeitamente com este papel” e coloca a Revista Veja como exemplo a ser seguido;
    – Seguindo o Plano de Metas da Educação, as emissoras de TV exibirão oito novelas ao dia. Rede Globo desmente favorecimento: “Mercado se auto-regula”

    Obs.: Contribua também com a sua manchete

  2. Não consigo vislumbrar quais
    Não consigo vislumbrar quais as intenções político-administrativas de Serra numa eventual vitória em 2010. No governo de SP, ele faz uma gestão puramente rotineira e deficiente nos setores fundamentais. Como na velha receita neoliberal já desgastada mundialmente, ele insiste na privatização geral (só do que dá lucro, claro – quem desejaria assumir o combate à dengue, por exemplo?); a terceirização de hospitais e outros serviços essenciais com evidente queda na qualidade; o arrocho salarial do funcionalismo; polícias sem controle; sem falar no desastre maior que é a Educação.
    Politicamente é pior, dado seu entorno direitista. Vejo assessores tucanos-pefelistas (recuso-me a usar “democratas”, em respeito ao vernáculo), num governo federal de Serra, apoiando golpes na Venezuela, na Bolívia ou no Equador, pois é este o discurso que fazem. E a mídia? Teremos uma “voz do Brasil” 24 horas no ar, censurando qualquer divergência ou denúcnia de irregularidade, como faz hoje a mídia em relação ao governo paulista.
    Enfim, embora seja muito cedo – quem precipita o tema é a FSP com suas pesquisas premonitórias do que vai se passar daqui a quase dois anos – não creio que Serra consiga mostrar ao povo que saberá preservar os avanços sociais dos últimos seis anos, ainda incipientes e tímidos. Vejo nele uma ameaça de retrocesso terrível para a maioria, embora maravilhosas perspectivas de enriquecimento para a ponta da pirâmide social, como sempre ocorreu.

  3. Caro Nassif,

    Clouds Are Not
    Caro Nassif,

    Clouds Are Not Spheres, fractal- Benoit Mandelbrot
    (as nuvens não são esferas)
    http://blogln.ning.com/profiles/blogs/uma-analise-da-analise

    Caros

    Uma análise da analise política para 2010 do Luis Nassif

    Lendo sua análise, passou-me pelos olhos da história, a disputa de 1986 para governador em SP, onde a centro-direita se dividiu entre Paulo Maluf e Antonio Ermirio de Morais e o governo Montoro, mais o plano cruzado e a bravata do confisco dos bois no pasto, elejeu Quércia, e por tabela, o PMDB fez a maior fraude eleitoral da história, com a eleição de 22 governadores no Brasil.

    Preciso dizer que não sei de cabeça qual era sua posição na eleição de 1989, com relação a candidatura do Líder Operário Lula, e os outros mais de 20 candidatos, mas o peso de sua analise hoje tem dois terço de centro direita, acho demais, acho uma visão paulista-sudeste, meio café com leite, a lembrança não é boa, mas é o que estou vendo. Análise ampla nacional tem que incluir Ciro e Heloisa.

    É no fundo, seguir a visão do último bastião da herança “maldita” política criada por FHC, como o modelito de disputa show da política americanizada entre republicanos e democratas, como diz Chomsky, no fundo no fundo, a política de partido único disfarçada em duas facções.
    Vejo possibilidades reais desses modelo seja implodido em 2010, mas esses 2-3 de centro-direita, só na visão da história udenista mineira-paulista, que como paulista-brasileiro, não desejo.

    Sds,

  4. Nassif,

    Concordo com voce,
    Nassif,

    Concordo com voce, ja vinha comentando com amigos que 2010 poderemos ter um debate politico de alto nivel e com propostas . Nao acredito que veremos debates sobre coisas baixas. Mas por que nao incluir nesse grupo Ciro Gomes que tambem tem opinioes acertivas e experiencia no planalto?
    Acredito que a Dilma seria a melhor escolha para o Brasil, mas ela tem um ” problema ” , nao tem jogo politico e pessoas suficiente no congresso e senado que a apoiassem de verdade. Tambem vejo sinais da midia nao a aceitando? Ela teria que ser candidata com o PMDB na chapa (vice) , mas ai entra a fome do PMDB por cargos e ministerios ( o que e normal ) porem com pessoas nao muito competentes e com um passado manchado, o que para Dilma seria muito dificil aceitar.
    Lula , PT e o PMDB juntos elegeriam qualquer um hoje.
    Aecio seria um otimo nome, penso eu, que seria o unico que poderia juntar a posicao e oposicao para aprovarem projetos que o pais necessita.
    Ele nao gerencia nada em Minas, mas tem jogo politico, uma equipe competente e a midia do seu lado.
    O Serra tera uma oposicao ferrea do PT e de alguns dos seus ” inimigos” e apoio da midia.
    O Ciro tera oposicao nao tao ferrea (nao do PT) como o Serra , porem nao tera a midia ao seu lado.

    O próprio Ciro tem descartado a possibilidade de sair candidato a presidente.

  5. Colunismo Social também é
    Colunismo Social também é cultura!

    Serra, o Bórgia idealizado de Maquiavel, incapaz de despertar paixões arrebatadoras, com sua imagem melada, está mais para causar engulhos do que qualquer outra coisa. É o tipo que tem seu público cativo e pronto. Nem um eleitor a mais.

    Já Aécio… Jovem provinciano freqüentador das hostes cariocas, cercado de moças bonitas, a lá Itamar com as suas damas sem calcinhas, tem muito mais apelo marqueteiro. Politicamente no lado errado, mas… Sem dúvida, charmozésimo! Esconjura! Com um bem decorado discursinho social, mesmo que de fachada, ficará imbatível…

    Dilma, a eficiente! A imprescritível guerrilheira gaúcha. Com a imagem de Paraíba masculina, mulher macho, sim senhor, imagem forte sem dúvida, mas com seus doces e delicados encantos. Politicamente correta. Deus queira que não esteja envolvida com a patranha das telecomunicações, como afirmam alguns dos seus desafetos. Se votos se transferem, teremos nossa primeira “Evita” no comando da nação. Espera-se que não precise trocar 5 vezes seu vestuário no mesmo dia, como fez, em recente viagem ao exterior, sua elegante equivalente argentina.

  6. Os candidatos apresentados
    Os candidatos apresentados podem até ter virtudes, mas, dois deles me deixam extremamente preocupado: Aécio, que é de um partido entreguista, e Serra que, ao que tudo indica, entregará o país aos especuladores estrangeiros, tal qual o fez FHC. Sobre Dilma também tenho dúvidas sobre sua participação nos esquemas do DD. Portanto, é bom ter cuidado na escolha do próximo presidente…

  7. Nassif, a sua relação com o
    Nassif, a sua relação com o Serra é definitivamente um caso para o psiquiatra e não para a discussão aberta. Absolutamente tudo de positivo que você falou dele se restringe, imagino eu, à convivência mais ou menos estreita que você tem com ele ou com seus conselheiros mais íntimos. Porque publicamente, como você mesmo parece admitir (“Em um determinado momento, terá que explicitar suas propostas”), Serra é um enigma absoluto, uma esfinge que dá a impressão de não conter nenhum mistério, mas apenas o vazio de esperar a melhor oportunidade para se posicionar (de acordo com a onda do momento). Algo que demonstra habilidade política (principalmente em alguém que tem tão pouco carisma) mas que dificilmente pode ser considerado como a posição de um estadista. Pois enquanto ele não se posicionar e continuar optando por viver das lendas que gente boa (como você) ou mal intencionada (como você sabe quem) vive espalhando a respeito das suas virtudes, eu me reservo o direito de achar que ele não passa de uma impostura, até, evidentemente, que haja condições para a formulação de um melhor juízo, o que nesse momento não há. De todo modo a coisa me parece demasiadamente estranha (eu, se fosse você, não divulgaria as “posições” dele enquanto ele mesmo não o fizesse: desse modo você trilha um caminho certo para se desmoralizar enquanto ele, bem, ele assiste a tudo de camarote, confortavelmente, pagando para ver). Uma coisa em especial eu não entendi na sua análise, o fato de Lula confiar nele para não fazer uma devassa em seu governo. A meu ver o presidente tem de ser louco, uma vez que é o exato contrário que acontece: nesse ponto não há ninguém menos confiável do que o atual governador. Basta ver o passado dele. Ele sempre chega como salvador, mandando seus mensageiros (sempre os mesmos) contar a miséria do que existia antes dele e que ele chegou para remediar. Para mim esse é de longe o pior defeito do Serra como político e me parece difícil que o Lula seja tolo assim. Se existe alguém confiável nesse sentido é o Aécio, que apesar de tudo é bem menos ambicioso e vaidoso que o governador de SP, alguém que, tenho a firme convicção, apenas fará mal, muito mal, ao Brasil.

    Prezado, caso de psiquiatra é julgar que qualquer afirmação que não seja a demonização de quem você deseja é caso de psiquiatra. Você é do tipo que não aceita nenhum tipo de crítica que não seja abaixo da linha da cintura. Não reparou que é esse tipo de comportamento que legitima lixos, como o blog do esgoto?

  8. Discordo da afirmativa de que
    Discordo da afirmativa de que Aécio necessariamente teria que sair candidato em 2010, e conseqüentemente abandonar o PSDB. Não haveria empecilho algum para ele se tornar ministro do Serra – por exemplo, das relações institucionais – o que lhe garantiria a visibilidade tão almejada pelos políticos. Além disso, é bastante novo e é o próximo da fia no partido dele.

    Também não acredito que Aécio tenha Minas unida em torno de seu nome. O que ocorre é que, se romper com Serra, este não deverá ter sequer 10% dos votos neste Estado chave.

    Assim, Serra precisa de Aécio, e Aécio de Serra. É muita ingenuidade acreditar que o governador de Minas Gerais tenha algum laivo de esquerda. Os acenos que ele vem fazendo a este espectro político objetivam apenas fortalecê-lo entre os tucanos, para que não seja vítima de algum dossiê explorando o valerioduto peessedebista e as loucuras da juventude de Playboy.

  9. Nassif, o Aecio é uma piada.
    Nassif, o Aecio é uma piada. Escrevi em várias oportunidades e continuo prevendo: se tudo o que dizem do comportamento pessoal do governador mineiro for comprovado, não tem como sustentar uma semana de campanha eleitorial a nível nacional. O que se ouve da administração do Aecinho – o diminutivo é em razão do pai, Aécio Cunha – é pura façanha da mídia comprometida. Todo mineiro sabe e o Nassif também, que na imprensa local nada se publica ou se fala em deslouvor aos feitos palacianos. Há censura branca, o que foi denunciado pelo Le Monde, jornal francês. A propaganda massificada na TV, em horário nobre, é da “água de minas”, para dizer da excelência da empresa estatal de saneamento, que existe há décadas.
    Adota-se despudorada e descaradamente em Minas o “consenso de Washington” dos neoliberais, principalmente quanto ao estado mínimo. A saúde, educação, segurança e fazenda estão em frangalhos. Os funcionários e usuários do poder público que o digam. Anteriormente propalou-se o “deficit zero”. Ninguém contestou, mas os precatórios desde 2.003 estão ainda para ser pagos!. O tal processo de gestão procura transferir para terceiros o poder público. Os rumos da fazenda e da fiscalização estadual estão por conta de empresa de assessoria contratada.
    Politicamente, conseguiu o silêncio da Assembléia, não se sabe de que concessões. Não se pode alterar uma única vírgula dos projetos de lei encaminhados pelo palácio. E a obediência é unânime. O vice, que governa, é descolorido políticamente e não tem nenhuma tradição partidária.
    Por tudo isso e muito mais, qualquer adversário, por mais fraco que seja, desde que fora das fronteiras de Minas tem condições de desmascar o Aecinho. Tenho a impressão de que o Serra sabe muito bem da situação pessoal e administrativa de seu vizinho e fica tranquilo.

  10. O CQC mostrou na TV que Serra
    O CQC mostrou na TV que Serra foi prestigiar o lançamento do livro de Reinaldo Azevedo. Isto demonstra, de forma cabal, os tipos de compromisso que já foram assumidos por Serra. Como ninguém governa sozinho, dá pra ter uma idéia de quais serão aqueles que compatilhariam o poder…
    Como dizia minha mãe: “Deus nos livre e guarde!”

  11. Caro Sr. Nassif,
    não entendi
    Caro Sr. Nassif,
    não entendi o trecho:
    “Há mais diferenças. Aécio propõe a conciliação; Serra, o confronto. Lula confia muito mais em Serra para um pacto de não-devassa em seu governo, do que em FHC. ”
    Porque levantar essa questão? Pactos de “não devassa” entre um governo e seu sucessor é positivo, ou melhor, é impositivo? O país deve construir sua história sob os lençois dos pactos de não devassa? O que o Sr. considera uma “devassa”, a apuração de irregularidades administrativas (eufemismo para crimes) ou criação de factoides que propiciem linchamento moral e desqualificação do antecessor? Meus princípios de palhaço me dizem que um pacto em quaisquer dos casos seria moralmente questionavel.
    Na humilde opinião de um palhaço, quando se apura e constata um crime, ele deveria ser denunciado e julgado. Isso vale só pra palhaços?Quem faz um pacto pra encobrir um crime tambem é criminoso, ou não? Ou no universo do poder é diferente?
    Desculpe a palhaçada, mas eu só queria entender…

    Quem falou em crime? Estou falando em jogadas de desqualificação.

  12. Assim como a mídia paulista
    Assim como a mídia paulista protege o Serra, a mineira faz o mesmo com o Aécio. E a mídia nacional esconde a Heloísa Helena, que também deve ser considerada com seriedade, apesar das enormes dificuldades que terá pela frente.
    Contudo, reconheço que as chances da HH são remotas, mas fica a torcida contra o retrocesso que seria a volta do PSDB.

  13. Nassif, não entendi porque
    Nassif, não entendi porque não houve comparação dos dois Tucanos com a Dilma?

    Serra é tão antipático como Dilma, tem maioria em SP, e supostamente seria bem votado no Sudeste e Sul, no centro Oeste principalmente em MT ele tem muitos votos, mas no Norte e Nordeste não é bem visto. Se Aécio pipocar Serra será fortalecido, mas com Aécio no pareo e se Lula se sair bem na luta contra a crise mundial, meus amigos, Serra não irá nem ao 2° turno.

    Dilma ainda é incógnita, mas já se vê esforços para que ela se supere, principalmente no que diz respeito a comunicação com o povo. O que vai contar mesmo, será como Lula se sairá na condução da crise, se ele se sair bem e chegar com essa popularidade toda, não tem pra ninguém é Dilma na cabeça.Nesse contexto ela venceria facilmente Serra num eventual 2° turno, se for contra Aécio será mais penoso, porque haverá união do PSDB,PMDB e DEM em torno da candidatura Aécio(PMDB).

    Aécio,dos três candidatos na minha opinião é o mais fraco, assim como Serra é protegido pela mídia Mineira, assim como Serra ele não tem marca, tem um apenas um desejo em se tornar presidente e só, seria um governo sem rumo, e uma briga constante dentro do PMDB para comer o bolo.

    Se Serra vencer, seria para o Brasil um desastre, é um individualista, não discute idéias, e impõe a todos sua vontadenem que seja ser preciso o uso de força.É um político a moda antiga,”finge ai que funciona”, para o bem da nação não vai chegar a presidência nem com a ajuda massiva da mídia, contra seus adversários.

    Quanto a uma vitoria de Dilma , ela é uma excelente administradora, é dura no trato com os políticos aproveit dores, e responsável gestora. O grande problema é a condução política, onde ela é muito débil. Mas se Lula bancar o seu governo e passar a população que ele estará por tras do governo Dilma, não vai ter pra ninguém.

    Falando em futuro do Brasil, eu penso que Dilma seria a melhor opção, porque ela poderá crescer politicamente, já os outros dois estão cheios de “vícios”.

    Um Abraço
    Josef Borges

  14. Continuidade da política
    Continuidade da política econômica com Serra?

    1) Lula estancou a privataria. Serra já mostrou aqui em São Paulo que retomaria essa prática. Ele adora vender.

    2) Lula está investindo mais na educação. Serra foi um dos governadores que reclamou no altíssimo piso de novecentos e tantos reais ao magistério.

    3) Lula está fazendo uma distribuição de renda como nunca se viu antes. Pela primeira vez a classe C é maior que a D. Já o Serra mantém por aqui os mais baixos salários do funcionalismo. Quando algum servidor reclama, sofre execração pública por parte do governo Serra. E o que Serra está fazendo para distribuir renda em São Paulo? Vender a Nossa Caixa e a Cesp para aumentar seu caixa?

    4) Lula rejeitou a Alca. Os tucanos sempre foram simpáticos à Alca.

    5) Os tucanos desprezam o Mercosul e a integração latino-americana. Lula está fortalecendo o Mercosul e implementando a integração latino-americana. A histórica reunião ocorrida na Bahia com 30 chefes de Estado foi solenemente desdenhada pela mídia golpista e pelos tucanos.

    6) FHC nunca se preocupou com a África. Lula está promovendo uma maior integração comercial com o continente.

    Prefiro a Dilma. Ela sim, continuará a política econômica do governo Lula.

  15. Na análise do todo eu
    Na análise do todo eu considero bastante razoável estas idéias.

    Principalmente porque adota o ponto de vista de dois atores do processo.

    Neste caso, Serra e Aécio. Em outros já adotou o Ciro, a Dilma e o PT.

    E entendo que é assim que tem que ser neste primeiro momento.

    Considero um tanto pueril esses estigmas de “udenismo”; “tucanismo”; “lulismo”; “entreguismo” etc. que alguns adotam.

    A complexidade da situação é muito maior que esse racionício exclusivista e simplificador.

    Apenas a título de exemplo:

    A Satiagraha é um banquete magnífico para os partidos de esquerda se lambuzarem até as raízes de deus cabelos.

    Entretanto…

    Onde está a Heloísa Helena e o PSOL? Esperando o Protógenes?

    Cadê o PC do B?

    O que existe no tabuleiro é uma tremenda diversidade de peças com seus próprios interesses regionais e individuais.

  16. “Aécio é uma página em branco
    “Aécio é uma página em branco sobre todos os temas relevantes que passam pela presidência. Não se tem a menor idéia sobre o que pensa sobre diplomacia, presença do país no mundo, políticas sociais, projetos de desenvolvimento”: Aecio tambem vai ter um governo de convergencia. Vai ficar sentado na beira do caminho esperando, assim espera convencer o planeta a convergir pra ele e admirar lo.

    Mas eh obvio que so se tem permissao de se “convergir” em direcao a Aecio desde que nao se pergunte nada a respeito da eletricidade mais cara do Brasil. Nem tente perguntar porque Minas nao tem obras publicas de ferro ou porque 3 minutos no metro de NY te da chance de ver mais ferro do que voce ja viu em toda sua vida em Minas. E certamente nao mencione censura…

  17. Nassif, 2010 não estará
    Nassif, 2010 não estará centrada nessa briga de Serra com Aécio. Será como em 1989 e teremos diversos candidatos bem avaliados pelos eleitores e por isso a grande midia terá papel decisivo na disputa.

    A reforma política que esta em tramitação na Câmara também será fator muito importante pois poderá permitir que Lula se candidate novamente ou que seja retomada a eleição para vice-presidente que voltaria a ter seu poder com chefe do parlamento.

    Serra é desenvolvimentista da “boca para fora”, mas Aécio tem o perfil do eleitor do PSDB e grande apoio em Minas Gerais. O PMDB só se arriscará a sair da neutralidade se seu candidato for apoiado ou pelo PT ou pelo PSDB. Ciro e Heloisa Helena serão candidatos e enfraquecerão os progressistas.

  18. Nassif,
    Quem sintetizou
    Nassif,
    Quem sintetizou melhor a questão sucessória foi o Josef Borges. Dilma Roussef é a que promete mais. É o elemento novo. Apesar do preconceito contra uma mulher presidente. É a esperança de continuidade da política acertada que vem sendo trilhada pelo Governo Lula, seja na política econômica como na política externa. Já os dois candidatos de São Paulo e Minas, NÃO trazem nenhuma proposta nova, além do apoio perigoso da grande imprensa, quase sempre contrária aos legítimos interesses nacionais. O capital político de Lula, por certo, influenciará a sucessão,e aí se coloca a questão de como o governo está enfrentando a crise econômica (ao que parece muito bem, apesar dos juros ainda muito altos), tais parâmetros ditarão os rumos da sucessão presidencial. Os ganhos e os avanços políticos e sociais do país nestes 6 anos são de clareza solar, repito seja no crescimento econômico, seja na consolidação de uma política externa vitoriosa e acertada, inserindo o país como importantíssimo ator na política global.
    A popularidade do Presidente de Lula é o termômetro mais preciso de todo este acerto.
    Portanto, sigmaos vigiando a grande imprensa, que costuma incensar os menos capazes, mas o juiz deste grande jogo ainda é o Povo Brasileiro.

  19. Comparar o Governo Lula com a
    Comparar o Governo Lula com a (…) é covardia, como lembrou o Locatelli.
    Aqui Serra NÃO se cansa de exibir o viés privatista a qualquer preço, ao contrário faz questão de acirrá-lo, parece que é para mostrar para ao capital financeiro, para dizer sou confiável.
    O que há de novo na política brasileira é a política externa, mais inteligente, desta vez conduzida por um Presidente mais corajoso e que sabe se utilizar do grande potencial do Itamaraty. O Brasil intensificou e PRIORIZOU o comércio externo com os nossos irmãos latino americanos, além de usar o BNDES para integrar a América do Sul. Lula visitou a Africa e o Oriente Médito e ABRIU o comércio com estes países, com sucesso, melhorando a nossa balança comercial. O Brasil passou a atuar e influenciar fortemente os organismos internacionais – ONU – OMC, etc.
    Ajudou a criar o G-20, o G-3 esse protagonismo vem resultando em maior inserção do País no cenário global. Deixamos de ser meros homologadores da política externa americana e passamos a fortalecer a nossa identidade política internacional. O Presidente Sarkozi disse com todas as letras “sem o Brasil ninguém resolve problemas”, referindo-se às grandes questões globais como o fim os subsídios agrícolas, a questão do clima, etc. Que diferença do que dizia De Gaule!
    Hoje temos mãos firmes ao leme da nação e olhamos o futuro com esperança.

    Adnan, dá um trabalho danado tirar expressões como tucanalha, petralha e outras. Dá uma manerada, façavor

  20. Nassif,

    Ficou faltando o
    Nassif,

    Ficou faltando o Ciro Gomes. Em qualquer cenário, é um nome forte. Se a Dilma não embalar, pode ser o nome ungido por Lula e toda a base governista.

  21. Com relação ao último
    Com relação ao último parágrafo, se ocorrer só isso menos mal, o problema é se o Serra resolver se moldar às propostas de seus aliados na imprensa.

  22. Continuidade da política
    Continuidade da política econômica com Serra?

    1) Lula estancou a privataria. Serra já mostrou aqui em São Paulo que retomaria essa prática. Ele adora vender tudo o que puder. De preferência sem licitação.

    2) Lula está investindo mais na educação. Serra foi um dos governadores que reclamou no altíssimo piso de novecentos e tantos reais ao magistério.

    3) Lula está fazendo uma distribuição de renda como nunca se viu antes. Pela primeira vez a classe C é maior que a D. Já o Serra mantém por aqui os mais baixos salários do funcionalismo. Quando algum servidor reclama, sofre execração pública por parte do governo Serra. E o que Serra está fazendo para distribuir renda em São Paulo? Vender a Nossa Caixa e a Cesp para aumentar seu caixa?

    4) Lula rejeitou a Alca. Os tucanos sempre foram simpáticos à Alca.

    5) Os tucanos desprezam o Mercosul e a integração latino-americana. Lula está fortalecendo o Mercosul e implementando a integração latino-americana. A histórica reunião ocorrida na Bahia com 30 chefes de Estado foi solenemente desdenhada pela mídia golpista e pelos tucanos.

    6) FHC nunca se preocupou com a África. Lula está promovendo uma maior integração comercial com o continente.

    Prefiro a Dilma. Ela sim, continuará a política econômica do governo Lula.

  23. LN, dos três citados, DILMA
    LN, dos três citados, DILMA é a mais provável continuísta do BOM governo Lula. Tem meu voto desde já.

    Aécio tem esboçado algo no social aqui em MG, como o FICA VIVO http://www.unodc.org/brazil/pt/best_practices_fica_vivo.html . Mas na economia, Aécio tem sido tucano até a ponta da última pena. Infelizmente. Aliás, não vejo futuro político nacional para Aécio caso ele insista em permanecer neste partido de direita dele. Melhor seria ele procurar algum mais ao centro, ou centro-esquerda. A centro-direita já tem caciques demais…

    Quanto ao candidato da grande midia nacional, J Serra, nada a declarar… nada de bom a acrescentar ao país.

  24. Longe de mim querer defender
    Longe de mim querer defender o Serra; ele tem sido uma grande decepção no governo paulista até agora, e não mostrou a que veio. Sua passagem pelo Ministério da Saúde, porém, foi bastante positivo e justamente elogiado.

    Mas ao ler os comentários acima, me dá a impressão que o governo Lula tem sido a última maravilha do mundo e que nada do que foi feito nestes últimos 6 anos está sujeito a crítica.

    Não adianta querer fazer o contraponto sistemático ao que aparece na chamada grande imprensa, mostrando que tudo o que Lula fez é maravilhoso e que nada do governo anterior ou da administração paulista presta. Para citar dois casos exemplares, a política monetária errada que no entanto tem sido mantido a ferro e fogo pelo governo atual, e a compra da BrT pela Oi, forçando a barra para conseguir o que a lei geral de telecomunicações proibia explicitamente.

    Concordo com Nassif, é um privilégio ter a perspectiva de uma eleição com candidatos desse nível, cada um com suas muitas qualidades e seus muitos defeitos, mas sem, até o momento, nenhum aventureiro que possa por em risco os ganhos dos últimos 15 anos.

    Em tempo, não sou brasileiro, portanto não tenho direito a voto, mas vivo neste país há mais de 18 anos e sofro as consequências positivas ou negativas das decisões políticas, econômicas e sociais tomadas pelos governos sucessivos.

  25. Nassif,

    me desculpe, mas
    Nassif,

    me desculpe, mas colocar Aécio Neves tendo como característica a seriedade é piada!

    O resto do Brasil é enganado e não conhece quem é este homem.

    Vamos listar algumas “atividades estanhas e escondidas da maioria dos mortais” deste político para vermos se as mesmas se encaixam nesta característica:

    – o único governador que não recebeu uma única crítica/denúncia sequer da imprensa local em 06 anos de governo. Dá para acreditar? Pois é a pura verdade. É uma vergonha! Controla, com mão de ferro e bolso cheio, toda a imprensa mineira, forçando a demissão de dezenas de jornalistas que ousaram manifestar alguma opinião independente. Tem editores assistentes nas redações, principalmente no “Estado de Minas” para ajudar a pautar as manchetes e notícias de acordo com seus interesses políticos. É a verdadeira estatégia da “paz de cemitério”, “se não falam mal de mim está tudo bem e então sou um excelente e honesto administrador”. Esta estratégia sempre foi usada por políticos conservadores e hoje é adotada, com paixão e afinco incomuns pelos tucanos desde os tempos de FHC, ao controlarem totalmente a grande imprensa, mas em S.Paulo ainda escapa alguma coisa. Em Minas não existem alternativas ao “Grande Jornal dos Mineiros” e às estações de TV e Rádio do sistema ” tá tudo dominado”. Sério, não é?

    – muitos de seus Secretários estão envolvidos, até o pescoço, no caso do Mensalão Mineiro. Fica tudo por isto mesmo, pois até o própio Governador também está atolado nesta lama. Mas como a imprensa não toca no assunto, então está tudo normal. Sério, não?

    – passa todos fins de semana, começando sexta ao meio-dia e terminando segunda no mesmo horário, em baladas no Rio e lugares afins. Baladas com “B” maiúsculo. Não é bricadeira não .Coisa para profissional! Por isto é conhecido carinhosamente pelos locais como “Menino do Rio”.Sério,não?

    – os jatinhos que levam este “Menino” à sua verdadeira “terra de coração” são financiados por Empreiterias, em sistema de rodízio, e que por acaso são as mesmas que ganharam as licitações, viciadas e de carta marcada, da Linha Verde e do Novo Centro Administrativo.Sério, não?

    – pedir a cabeça de diretores/gerentes de grandes empresas privadas nacionais com atuação em Minas, via o presidente das mesmas, porque em algumas licitações suas empreiteiras favoritas não estavam participando ou foram desclassificadas técnicamente. Sério, não?

    – passar, no mínimo, dois meses na Europa por ano, em férias porque ninguém aguenta as mesmas baladas o ano todo, não é mesmo? A imprensa omite e esconde totalmente isto, e as coisas são levadas como se o mesmo estivesse em Minas e trabalhando nestes períodos. Sério, não?

    – e o dinheiro para financiar estas baladas todas, que inclui pacotes festivos com muitos amigos e “amigas” em lugares privês e “chiqueréssimos”, durante as folgas de fim de semana e as férias estendidas? E o dinheiro para levar esta vida de playboy ao estilo “filhinho de papai” ou de herdeiro de trono arábe? Ora, o salário do Governador de Minas é mais que suficiente, não é mesmo? Sério, não?

    – fazer propaganda maciça nos meios de comunicação para divulgação de seus “feitos” e “obras”, mesmo que as informações sejam meio genéricas, sem números comparativos com governos anteriores, sem explicar o que é o milagroso e misterioso “choque de gestão”, e também roubando alguns programas e ações do governo federal como se fossem seus não é problema.Ou é? Sério, não?

    – financiar eventos, com dinheiro público, incluindo trazer celebridades amigas ao Estado, tipo jogos Brasil x Argentina, visando exclusivamente auto promoção com foco em 2010. Afinal, é importante para o governador das Gerais ser capa constante de “Caras” e outras revistas sérias afins, não é mesmo?Sério, não?

    Características importantes em um político sério, ou não?

    Quanto à intenção do mesmo de chegar a Presidência da República isto não preocupa aos menos incautos. Com uma pequena amostra, como a listada acima, qualquer adversário político, principalmente com a força e controle da Mídia Nacional de José Serra, tem um farto material para detonar totalmente com suas ambições carreiristas. Basta acertar com a Veja, revista “séria” e que se preza a este tipo de coisa, e tudo estará resolvido em duas semanas.

    O mesmo não tem “telhado de vidro” e sim de “telhado de cristal da Boêmia”. Somente falta alguém, como interesse e poder, para começar a atirar pedras e acabar com esta farsa.

    Se até o Mineirão cheio sabe da principal característica de nosso “governador playboy”, e canta, em coro, no jogo Brasil e Argentina que Aécio tem uma certa capacidade maior que a do Maradona, não devemos nos preocupar, não é mesmo? Ou devemos? Sério, não?

    Acho que a seriedade citada aí tem outro signifcado. O significado da gravidade das características políticas e pessoais deste novo Collor, com mais inteligência, sofisticação e menos prepotência, ao estilo políticamente correto do “Mauricinho”, mas com os mesmos vícios no tratamento da coisa pública e na vida mundana. Desta vez os adversários do mesmo partido e/ou a internet nos livrará de mais esta fraude.

    De sério este enganador não tem nada.

    Devemos ficar somente na disputa, esta sim séria, entre as seguintes opções:

    – queremos voltar a ter um governo de centro-direita com suas políticas neo-liberais de Estado Mínimo, do modelo social do “salve-se quem puder”, do “cada um por si e Deus pelos ricos”, do “darwinismo social’, da privatização radical incluindo das funções de Estado, do sistema policial ao estilo “amigos do rei”, representada pelo Governador José Serra,

    – ou continuar na linha de centro-esquerda, no modelo pragmático e de bons resultados econômicos e sociais do Governo Lula, com um Estado forte, mediador, planejador, distribuidor e propulsor de ações públicas, representada pela Minista Dilma?

    Um abraço,

  26. Vai ver que você está puto de
    Vai ver que você está puto de ter de trabalhar num domingo. Vai ver você me cofundiu com alguma outra pessoa. Vai ver que nãoi vai com a minha cara, porque eu vivo pegando no seu pé (a meu de forma cordata e bastante razoável) no que diz respeito à sua admiração (a meu injustificada) pelo governador de SP. Seja o que for a sua reação ao meu comentário é descabida e mal-educada. Segundo você eu seria do “tipo que não aceita nenhum tipo de crítica que não seja abaixo da linha da cintura”? Deve haver algum engano. Eu nunca bati em ninguém abaixo da linha da cintura, nem em conversas privadas e muito menos aqui em público, com você. Nem com o governador Serra, que eu não conheço, e nem mesmo com aqueles que eu conheço, e que já tentaram bater em mim. Enfim, desde onde eu posso ver o seu juízo sobre a minha conduta é fruto de um mal entendido total. E, como se não bastasse, não responde a nenhuma das minhas observações, mas apenas me ofende. É uma pena: acho que você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. De todo modo, não é por causa disso que vou lhe julgar como sendo desse “tipo” ou de “outro”. Mas deixa pra lá. Maus dias todo mundo tem.

    Não perdi, não. Não gosto de simplificações nem de patrulhamento. Não o julguei pelo seu histórico mas por seu comentário.

  27. A jogada de namorar a Miss
    A jogada de namorar a Miss Natália Guimarães foi demais. Pior que nem a Miss se interessou. Parece que ela não é boba.

  28. “Não há maneira de Aécio não
    “Não há maneira de Aécio não sair candidato, ou pelo PSDB ou pelo PMDB.”

    ou pro PSB. Lembre que o PMDB em Minas representa um coronelismo com o qual Aecio rompeu e teve de romper, sem o que nao elegeria nem governaria.

    é algo como o PFL na Bahia. Donde, Aecio no PMDB seria como esperar que Wagner apoiasse Paulo Souto ou vice-versa. Ou mais, como tem delirado o Serra: que o PSDB da Bahia deixasse de apoiar o PT para receber, de amplexo amplo, Paulo Souto (ex-governador que nao obstante respeito, que apesar de neoliberal nao é carlista, etc).

  29. Afinal de contas o que Serra
    Afinal de contas o que Serra tem a ver com as Casaa Bahia?

    O Serra já está em campanha eleitoral sem ter mostrado nada nesses últimos quatro anos.

    Campanha com o dinheiro público. Faz propaganda do seu governo e das estatais não só em SP, mas no Brasil inteiro, seja no final de semana, horário eleitoral, até em horários de desenho animado para bebês tá lá a propaganda do Serra.

    A desfaçatez é grande. Propaganda em todos os meios de comunicação pra nenhum empresário ficar com ciúme.

    Serra é igual a qualquer outro político pequeno que não percebe que essa propaganda toda só agrada aos seus correligionários pois é bajulação própria sem nenhum conteúdo.

    Pergunto: pq fazer propaganda institucional? Por acaso vai ganahr algum cliente novo como se fosse umas Casas Bahia? Existe algum fato novo para tais propagandas?

    Vejam só acabou de vender o Banco Nossa Caixa, mas tá lá o Serra fazendo propaganda do Banco.

    Vendeu o Banco pq não faz sentido o Governo ter Banco, mas para fazer propaganda é muito útli, não é mesmo; é grande mesmo a desfaçatez. Afinal o Banco é necessário ou não é?

    A despesa com propaganda do Serra é a que mais aumentou nesse ano com mais de R$330 milhões.

    Em tempos de crise com as empresas reduzindo despesas a mídia não precisa se preocupar pois tem o Serra para garantir a receita.

    Com toda essa dinheirama de retaguarda, se eu fosse dono de jornal ou de alguma rede de televisão não iria deixar que criticassem esse bom cliente chamado Serra que poderá ser melhor ainda em 2010.

    A diferença do Serra para as Casas Bahia é que essa sempre tem alguma novidade a apresentar como uma promoção, prêmios, produto novo, uma nova loja, CAC, facilidades para o cliente.

    Mas como diz o ditado “uma mão lava a outra”.

  30. Nassif, concordo com algumas
    Nassif, concordo com algumas pessoas que comentaram a respeito do silêncio de Serra. Tudo bem que o Aécio nunca afirma nada categoricamente, apenas diz que o governo peca por não realizar as reformas estruturantes. O que seriam essas reformas? O Aécio nunca disse, mas tem um discurso afiado. Ocorre, contudo, que ninguém propaga a respeito do Aécio, o que propagam a respeito do Serra.
    Toda mídia diz que ele é brilhante, um grande pensador e economista. Escutei, certa feita, um comentário sobre ele feito pelo Jabour, este afirmou que Serra é um livro de filosofia e economia, que conhecia Serra até onde este se deixa conhecer, que não é muito.
    Ora, onde está todo esse brilhantismo? Além de criticar, explicitamente, os juros, aliás o que até o vice-presidente também faz, ele não escancara nenhuma posição econômica ou política. Afinal, o Serra é a favor ou contra o bolsa família?
    Dia desses, lia na Folha de São Paulo, uma entrevista com o Professor Belluzzo, a quem respeito bastante. Em dado momento, o Professor afirmou que Serra era mais parecido com Lula que com FHC no campo econômico. Assim sendo, pergunto a você que afirma a mesma coisa, de onde vem esta opinião? Para quem o Serra já mostrou o que pensa ou o que deixa de pensar?
    Talvez eu não conheça o pensamento dele pela idade, ainda não tenho sequer 30 anos, mas gosto de ler e me informar e jamais escutei grandes feitos que Serra tenha feito, além dos genéricos e do tratamento contra a ainds, que apesar da mídia debitar na conta do Serra, este feito é do Jatene.
    Desculpe seu fui rude, não era para ser. Apenas gostaria de saber mais a respeito daquele que pode governar o meu país.
    Abraço.
    Fernando.

    É um intelectual sólido, bem mais do que FHC. Tem idéias precisas sobre economia e sabe se cercar de uma boa equipe. Mas não é um grande gestor nem tem perfil de Estadista (aquele que transforma realidades).

  31. Olá Nassif.

    Gostaria que
    Olá Nassif.

    Gostaria que esclarecesse uma coisa no seu ponto de vista: quais posturas e ações políticas de Serra te levam a dizer que ele é keynesiano? Pergunto isso porque quando ele foi prefeito de São Paulo quis implantar um sistema de patrocínio de empresas nas escolas municipais vendendo espaço para elas do uniforme dos alunos, além disso, a pedido dele, o então governador Cláudio Lembo vetou aumento de repasse de impostos para a Educação dois dias antes da posse de Serra, conseguindo inimizade com funcionários públicos, universidades e mais recentemente policiais também, como você já lembrou. Cadê a presença do Estado? Através das obras do metrô, ou através da tutela da Fapesp para a Secretaria do Planejamento ao invés da Educação? É isso que o define keynesiano? Acabou de vender o Nossa Caixa que poderia servir de forma de invervenção do Estado na economia de São Paulo. Nâo entendo seu ponto de vista em relação ao Serra. Até porque seus aliados são da pior espécie e ele não me parece muito querer sair dessa…pode explicar?

    Vendeu a nossa caixa e criou uma Agência de Desenvolvimento. A Fapesp tem que estar ligada a projetos de desenvolvimento mesmo. Pesquisa e desenvolvimento. Pensamento econômico é uma coisa; aliados políticos são outra.

  32. Infelizmente (ou felizmente)
    Infelizmente (ou felizmente) não compactuo com as suas opiniões. O Serra é um privatista, como todo o partido dele. O Aécio não governa Minas, e sim sua irmã, Andréia. Qualquer mineiro sabe disso. Ambos gozam de grande prestígio da mídia (dos donos delas, é claro) em seus estados, e usam “artimanhas” sórdidas para conter jornalistas que os ousam criticar. Deus nos livre de um Armínio de volta! O neoliberalismo está desmoralizado, depois dessa crise. E vale lembrar o seu livro “Os cabeças de Planilha”, e o ENORME prejuízo que os 8 anos do (des)governo FHC deixaram para o pais. Tucanalha de Demos never more!!!

  33. você esqueceu da Dilma.
    ela
    você esqueceu da Dilma.
    ela será a futura presidente do Brasil. não tenha dúvidas.
    o serrágio já conhecemos. será a continuação da desgraça fhc.
    o aécio; conheço vários mineiros que dizem que é um playboy para não dizer coisas piores.
    a dilma, acredito, dará continuidade ao bom governo do presidente Lula, fazendo modificações para melhor que o Lula não conseguiu fazer, porque, como é macaco velho, não quiz deixar a elite retrógrada e que pensa curto muito chocada.

  34. acho que só mesmo a mídia
    acho que só mesmo a mídia acredita que qualquer destes dois será presidente do brasil. penso que querem muito isto. infelizmente para eles e felizmente para o povo brasileiro, nenhum dois dois será presidente. um é continuação da desgraça fhc, outro é palyboy e não governa porcria nenhuma. apenas posa de governador. é como no espírito santo, a mídia é chpa mais do que branca, não critica, não questiona, não expõe as mazelas do estado para não comprometer a imagem do governador. o que é a realidaee: a todo momento os capixabas vêem o nome do estado lançado à lama em rede nacional com escândalos no judiciário, corrupção, assassinatos aos montes todos os dias, guerra de tráficantes por pontos de venda de drogas, roubos, péssimo atendimento em hospitais públicos, escolas em péssimas condições e sem vagas para todos. violência contra professores, assaltos diários a lojas e residências, etcc não moro em são paulo ou monas gerais, mas tenho quase cert4za de que a realidade é a mesma. só mudaremos para melhor após uns quarenta anos de governo como o do presidente LULA, um pouco mais à esquerda.

  35. Marcio Costa,

    você falou
    Marcio Costa,

    você falou tudo sobre o palyboy de Minas. é triste para os brasileiros que um enganador deste almeje ser presidente,e, pior ainda, ter apoio de uma parte da mídia. é inacreditável.

  36. Em minha opinião, o próximo
    Em minha opinião, o próximo presidente obrigatoriamente será aquele que levar o Ciro Gomes como vice.

    O Ciro será a cereja do bolo, o fiel da balança, a derradeira fundamentação da escolha, seja no sudeste, seja no nordeste.

    Serra e Ciro = 50 % +1.
    Dilma e Ciro = 50 % +1.
    Aécio e Ciro = 50 % +1.

    A lógica do argumento fundamenta-se na imagem passada pelo Ciro, isuficiente para cabeça de chapa, mas robusta e fortalecedora para vice. Decerto, quaisquer dos candidatos deverá ter um componente da chapa oriundo do nordeste. O Ciro satisfaz esta condição com folga, pois sua imagem, tanto no nordeste, quanto no sul-sudeste, está caracterizada por um homem capaz, um pouco colérico, mas capaz.

    É isso.

    Inté,

    Mc

  37. Prezado Nassif.

    Tenho grande
    Prezado Nassif.

    Tenho grande admiração pelo conjunto de sua obra. Concordo até com o bairrismo na avaliação o Aécio. Mas, além de exagerar nas supostas qualidades do José Pedágio, pelo intróito, imagino que faltou dissertar sobre as perspectivas da candidatura Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador