Da Folha
Com previsão de 14 mi de “carros conectados” em 2015, Ford quer desenvolvedores
MARIANNA ARAGÃO
O diretor global de mídias sociais da Ford, Scott Monty, disse nesta quarta-feira (30) na Campus Party, em São Paulo, que a montadora chegará a 14 milhões de carros equipados com seu sistema de conectividade Sync até 2015.
O Sync, lançado nos Estados Unidos em 2007, em parceria com a Microsoft, é um sistema que permite que motoristas conectem seus smartphones e outros dispositivos ao veículo, passando a utilizá-los por comando de voz.
Alguns modelos à venda no Brasil já dispõem do sistema — como o Ford Focus, o Fusion, o EcoSport e o New Fiesta.
A tecnologia já está presente em 1 milhão de carros da marca na América do Norte e, segundo Monty, deve chegar a 2 milhões até o final deste ano, com o lançamento em outros mercados da Europa e da Ásia.
Até 2015, o objetivo é chegar a outras regiões do mundo.
A proposta da tecnologia é que o motorista utilize recursos de entretenimento, informação e geolocalização sem a necessidade de manipular manualmente seus aparelhos móveis.
A Ford anunciou recentemente a criação de um programa aberto para desenvolvedores que queiram criar aplicativos para utilização em seu sistema de conectividade.
Segundo Monty, o recurso abre oportunidades para desenvolvedores de aplicativos em várias áreas.
“Geralmente, procuramos aplicativos na área de notícias e informação, música e entretenimento, localização e navegação, saúde e bem-estar e produtividade pessoal”, afirmou.
“Estamos abertos a negócios”, completou o executivo.
A companhia não aceita ideias de aplicativos que envolvam transmissão de vídeo, leitura ou games.
O site para os desenvolvedores (developer.ford.com ) da empresa, inicialmente disponível em inglês, será traduzido para outras línguas em breve, segundo ele.
A página fornece noções de programação e orientação para acordos de licenciamento, entre outras informações.
ESTRATÉGIA
Para o executivo, a abertura da plataforma para desenvolvedores é benéfica para os criadores de softwares e também para a empresa.
Segundo ele, com as ideias dos desenvolvedores, a montadora pode responder rapidamente às necessidades do mercado.
Além disso, a estratégia dá apoio à expansão global da companhia, pois “assegura que o aplicativo correto vai estar disponível no mercado correto”.
Os desenvolvedores, por sua vez, se beneficiam com a oportunidade de explorar um “campo em branco” para o desenvolvimento, formado pelos aplicativos voltados à experiência dentro dos automóveis, afirmou.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.