A vez dos mutuários

Por Roberto São Paulo/SP

Do Último Segundo

Fed vai mudar hipotecas para ajudar mutuários nos EUA

27/01 – 19:39 , atualizada às 19:52 27/01 – Valor Online

SÃO PAULO – O Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, vai começar um programa para beneficiar os mutuários que estão inadimplentes com suas hipotecas. A decisão, que foi noticiada por agências internacionais, ocorre após forte pressão dos parlamentares dos EUA, que criticam o uso do pacote de US$ 700 bilhões, aprovado ainda no governo Bush, apenas para salvar os bancos e não os compradores das casas.

Luis Nassif

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu creio que agora entendi a
    Eu creio que agora entendi a razão de quererem salvar os bancos e não os mutuários. Porquê salvando-se os mutuários, eles iriam pagar as suas dívidas com os bancos e a economia voltaria ao normal.

    Mas, se fossem salvos os bancos, eles AINDA poderiam cobrar as dívidas dos mutuários, ganhando duas vezes (do governo e dos mutuários)

    Cansei de ser bonzinho, o negócio agora é pedir CADEIA para os banqueiros. Ou, se não for pedir muito, aplicar a lei chinesa para criminosos. Porquê ou nos livramos desses PARASITAS ou eles acabam com o mundo, e dessa vez não vai ter nenhum James Bond para impedir.

  2. Sujeito comum pensando com
    Sujeito comum pensando com seus botões, tento saber pra onde ir, mas tem uma coisa que não consigo entender: de onde sai tanto dinheiro!
    Há mais de quatro ou cinco anos, um economista renomado e devidamente satirizado, dizia que por volta desses dias em que vivemos, os EUA passariam por uma crise idêntica àquela que os países subdesenvolvidos passaram na década de 80: crise da dívida externa.
    E que sentiriam todos os seus males: inflação, juros altos, desemprego, etc, etc, etc…
    Quero crer que não será assim, rezo para que a China continue comprando seus títulos.

  3. Governo dos EUA está mais
    Governo dos EUA está mais próximo de anunciar a criação do Bad Bank
    Por: Roberto Altenhofen Pires Pereira
    27/01/09 – 21p3 InfoMoney
    http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1491279&path=/investimentos/

    SÃO PAULO – Sem uma solução concreta até o momento para os ativos podres em posse das instituições financeiras, fontes ligadas ao governo afirmaram na noite desta terça-feira (27) à agência CNBC que a equipe de Obama deve anunciar até a próxima semana a criação do Bad Bank.

    A grande controvérsia de se adquirir estes ativos dos bancos diz respeito à precificação dos mesmos. Como definir o valor dos ativos, como diferenciá-los. De acordo com estas fontes, a solução encontrada remete ao Bad Bank pois os papéis assumidos pelo governo que se provarem de valor superior ao pago às instituições serão compensados posteriormente por ações destas empresas.

    O papel do Tarp
    Se o valor pago pelo governo na aquisição do ativo se provar maior do que realmente vale, o banco que o vendeu cederá participação acionária equivalente à autoridade nacional……………….

  4. Mas afinal de contas, qual o
    Mas afinal de contas, qual o valor TOTAL dos “papeis toxicos”? Ate agora, ninguem falou nada a respeito.

    Outra coisa. Se os “papeis toxicos” estavam atrelados a divida dos mutuarios, entao e so facilitar o pagto das prestacoes, nao e? Qual o segredo ai?

  5. Permita- me uma dúvida, Sr.
    Permita- me uma dúvida, Sr. Roberto São Paulo:
    Essa proposta é algo que não consigo entender, de onde sairá o dinheiro?
    A cada instante, recordações surgem de maneira pontuais, mais um pouco e José Sarney será chamado para assesorá-los – Lembra do SFH?
    Não devemos nos entregar ao catastrófico, menos ainda às ilusões.
    Qualquer notícia dos “caras”, e, fala-se em dezenas ou centenas de bilhões.
    Quem tá bancando? A China? E, mais importante – até quando?

    Obs: as reticências que o Sr. deixou no final entendi a meu modo:
    “O papel do Tarp
    Se o valor pago pelo governo na aquisição do ativo se provar maior do que realmente vale, o banco que o vendeu cederá participação acionária equivalente à autoridade nacional……………….”

    A meu modo: participação acionária de banco quebrado…

  6. “Se os “papeis toxicos”
    “Se os “papeis toxicos” estavam atrelados a divida dos mutuarios, entao e so facilitar o pagto das prestacoes, nao e? Qual o segredo ai?”: o “segredo” ai eh que ate agora mais ou menos 40 por cento dos contratos de hipotecas renegociados terminaram em falencia ou desapropriacao por inadimplencia. Quem comprou uma casa de 700 mil e ainda consegue pagar la nao vai continuar pagando a se o banco baixar a divida magicamente pra 500 mil.

    Porque as casas, digamos, do Sumo Village em Newark, que vendiam por quase 700 mil no auge da bolha baixaram de preco pra uns 330 mil, e algumas pra menos ainda. Eh tipo Brasil: mais vantagem pro dono de casa falir pois foi isso que o governo e o sistema monetario ensinaram, nao foi?

    (Vide a cricrificacao dos bancos com as cobrancas, aa base da tempestade, de pequenas dividas de um copo dagua, somente alguns posts abaixo. O governo da o exemplo.)

  7. Caros Navegantes,

    A segunda
    Caros Navegantes,

    A segunda confissão do Mino em semanas: Caiu a ficha da crise econômica no Brasil e global.

    Mino Carta, demorrou ver mais caiu a ficha na questão econômica hoje.

    Depois de admitir em um post dias atrás e em artigo a algumas semanas, que em 2003, dias antes de sua morte, Raymundo Faoro disse-lhe no leito do hospital, que não espera-se muito do governo Lula. Artigo de 19/12/2008 18:15:27:
    Mino Carta: Que diria Raymundo Faoro?
    link, aqui na comunidade do BLOG:
    Raymundo Faoro: Entenda a História e os Encilhamentos do Brasil e dos EUA em 1 H
    http://blogln.ning.com/profiles/blogs/raymundo-faoro-entenda-a

    Diz Mino no post de hoje: O Febeapá e a esquerda

    (..) “Entramos, porém, em um ano muito difícil, mais do que se imaginou em um primeiro momento”.
    http://www.blogdomino.com.br/blog/o-febeapa-e-a-esquerda-398

    Porém, gostaria de resaltar que na questão da esquerda e no caso Battisti pelo visto ele tem argumentos forte neste artigo e em outro anterior: O criminoso Battisti (http://www.blogdomino.com.br/blog/o-criminoso-battisti-393), vejo que são mais fortes do que o artigo da Maria Inês Nassif, mas certamente não é a ela que está se referindo, quando diz cobras e lagartos sobre a esquerda.

    Sds,

  8. Creio que a ação de
    Creio que a ação de renegociar os contratos das hipotecas sub-prime é uma indicação de que se chegou a plano definitivo para recuperar o sistema financeiro americano.

    A disposição do novo governo americano de estatizar parcial ou totalmente os principais bancos americanos se for necessário era o que faltava para o Fed começar uma ação mais efetiva junto ao sistema financeiro.

    Como renegociação que deve incluir alongamento dos prazos de financiamentos e redução dos juros cobrados inicialmente deve afetar rentabilidade e ainda mais a liquidez dos títulos lastreado nas hipotecas sub-prime, neste processo pode ser que mais algum banco venha ser estatizado.

    Este processo deve acelerar a venda dos títulos lastreados nas hipotecas sub-prime para o Governo Americano.

    Caso o FED e Tesouro americano tenha sucesso no processo de renegociação, ou seja diminua a inadimplência, qualquer preço o for pago pelo redesconto do títulos dará lucro, pois os juros cobrados nos contratos das hipotecas sub-prime são muito altos mesmo que ocorra uma redução de 50% nos juros cobrados incialmente das hipotecas, ainda assim permitirá um rendimento acima do que o FED paga nos titulos do Tesouro americano..

    Só haverá prejuízo no redesconto se ocorrer insolvência depois de renegociados os contratos das hipotecas.

    De qualquer maneira é operação arriscada, pois pode provocar uma onda de inadimplência ainda maior para se renegociar os contratos.

  9. Creio que o dinheiro é o
    Creio que o dinheiro é o mesmo que ainda está no sistema fianceiro.

    O que ocorreu é que o inicialmente mercado imóbiliario americano utilizou de títulos lastreados nas hipotecas sub-prime para financiar as construções novas e refinanciar contratos antigos em troca de uma rentabilidade maior, isto quer dizer que o dinheiro já estava no mercado antes do crescimento de construção de casas novas baseado nas sub-primes.

    O dinheiro da captação de novas construções foram para financeiras e para construtoras,seus empegados e fornecedores e para o goveno na forma de impostos e taxas.

    A outra parte da captação destinada ao refinacimento das hipotecas em função da valorização dos imóveis americanos foram para as financeiras, para empresas de bens e serviços, para seus empregados e para o governo na forma de impostos e taxas.

    Uma parte foi perdida com os prejuizos e as falências, este é desconto que terá que ser dado no redesconto dos títulos, que em parte já está sendo feito com as provisões que inclusive estão gerando os grandes prejuízos dos principais bancos da Europa e EUA e no fechamento dos fundos que carregavam os títulos das hipotecas sub-prime e não conseguiram honrar os pedidos de resgates.

  10. Nassif, vou contar uma
    Nassif, vou contar uma estória.
    Conheço uma família, que 6 meses antes do 11 de setembro, em 2001, mudou~se para os EUA (chegaram a ver os rolos de fumaça do atentado).
    Foram morar na casa de parentes que lá viviam há muitos anos, o sonho americano.
    O chefe da família, que havia deixado tudo por aquí, inclusive o emprego, montou um pequeno negócio por lá, relacionado com obras, matriculou os filhos na escola, e tudo o mais.
    Soube por parentes próximos, que havia comprado por financiamento, um Furgão, assim que chegou e uma casa, 3 anos depois.
    Havia um problema, não poderia vir ao Brasil, porque não conseguiria retornar aos EUA, por conta do visto. A família permanece nos EUA
    Pergunto: Como pode um cidadão de outro país, não totalmente regulamentado, conseguir um financiamento em banco, para as compras daqueles bens?
    Resposta: mercado desregulamentado
    Pergunto: Como pode um mercado desregulamentado, operar, com situações diversas, inclusive iguais a essa ?
    Resposta: Não pode. Gera crise. É o que temos

  11. Nassif,
    Em 1983 o Governo do
    Nassif,
    Em 1983 o Governo do Sarney optou em salvar os mutuários, e não as Associações de Poupança e Empréstimo, Sociedades de Crédito Imobiliário e as Carteiras Imobiliárias dos Bancos.
    Criou-se então uma enorme celeuma sobre o propalado “rombo da habitação”, que permitiu aos mutuários continuarem pagando as prestações, evitando-se a crise no setor.
    Agora o Governo americano decobriu que se salvasse os mu5tuários e não os bancos estaria fazendo melhor, pois como salvou os bancos, estes lucraram duas vezes, pois receberam o auxilio e ainda tomaram as casas dos devedores.
    Interessante é que a banca, aqui no Brasil, conseguiu até a extinção do BNH e o engessamento do sistema, com a limitação do FCVS a 2.500 UPC’s.
    Paulo Melo

  12. “Creio que a ação de
    “Creio que a ação de renegociar os contratos das hipotecas sub-prime é uma indicação de que se chegou a plano definitivo para recuperar o sistema financeiro americano”:

    Roberto, o problema das hipotecas subprime acabou ha mais de um ano, que eu saiba, e faliu todo mundo que lidou com ele exceto os “intermediarios”, que significa agentes de venda e individuos dentro dos bancos que facilitavam a papelada a passar pelo fundo da agulha em proveito proprio.

    Subprime era bem diferente dos presentementes que eu descrevi em post previo, acima. Funcionava assim: caridosamente faziam as contas pra voce e voce descobria que ia pagar mil dolares por mez pela sua casa… um negocio da China. Ao fim do primeiro ano, no entanto, o contrato especificava que a hipoteca passaria de hum mil pra quatro mil. E nem pense que estou inventando.

    Esses foram os contratos cujo “valor” foi usado -por premiados nobelistas, com equacoes importadas da fisica- para inventar os papeis que foram vendidos no mercado internacional, que eh o que todo mundo pensa que “subprime” esta suposto a significar porque perdeu seu “investimento”.

    Se as hipotecas subprime ainda nao foram “expelidas” do sistema eu estaria muito surpreso e nao saberia imaginar uma explicacao para o que esta acontecendo porque o que estou notando eh que a cada dia esta valendo menos pagar a hipoteca, mesmo se voce nao eh contrato subprime, por causa da bolha de precos que nenhum modesto investidor podia ter previsto. (Fiz as contas previamente, eh so ler acima. O Sumo Village eh esse quadradinho:
    http://www.mapquest.com/maps?city=Newark&state=NJ&address=%5B1-60%5D+Sumo+Village+Ct&zipcode=07114&country=US&latitude=40.72145&longitude=-74.1748&geocode=STREET
    Aonde fizeram 35 casas lindas, eu era doido pra ter uma mas o preco tava fora do alcance. Entao, por pouco mais de 2 anos, quando a crise comecou, eu entrava la de carro com minha filha e dava a volta pra olhar: nesse tempo todo, sempre houve 7 casas pra vender la, de vez em quando modificava uma ou outra, mas 7 casas em 35 estiveram aa venda esse tempo todo. O dia que venderam uma eu e ela fizemos uma festa no carro. (Desconfio que passaram a trancar o portao por causa de nos dois entrando e saindo na rua sem sair do carro.) Agora so tem uma casa aa venda la: continuo fazendo festa porque aquela rua era meu unico barometro: eh claro que se eram 7 casas e agora eh 1, melhorou pra quem esta comprando, mas isso nao salva quem comprou durante a bola, que durou uns 4 anos, e nem salva os que perderam suas casas e economias.

    Eh esse o problema que Obama esta tentando atacar, e pelo jeito vai ser bem frontalmente: OS BANCOS FIZERAM ISSO, QUE SE VIREM PRA CONSERTAR SUAS CAGADAS.

  13. “Pergunto: Como pode um
    “Pergunto: Como pode um cidadão de outro país, não totalmente regulamentado, conseguir um financiamento em banco, para as compras daqueles bens?
    Resposta: mercado desregulamentado
    Pergunto: Como pode um mercado desregulamentado, operar, com situações diversas, inclusive iguais a essa ?
    Resposta: Não pode. Gera crise. É o que temos”

    Lopes, quem precisa de carro pra trabalhar precisa de carro pra trabalhar. Nao eh substituivel. Nao eh um mercado ao qual bancos de qualquer pais fecham os olhos.

    Foi excesso de desregulamentacao que o fez, e nao a necessidade dos individuos. Nao foi nem sequer questao de capacidade de pagar, pois a maioria das pessoas paga sim, desde que a economia esteja em dia. Nao esta.

  14. Addendum: esqueci de dizer
    Addendum: esqueci de dizer porque eu mencionei o Sumo. Ele eh do ano 2000 e as casas, de 3 andares, comecaram com o preco de uns 330 mil No auge elas estavam vendendo por 670/690 mil. No comeco do ano passado pelo menos duas delas estavam no mercado por 270 mil e mesmo assim nao vendiam. Sei disso porque queriamos mudar de casa (nao deu) e conversamos com agentes de vendas. 3 deles nos disseram os mesmos precos pra casas la. Logico, era desajuste do mercado, mas ele se havia espalhado pra um monte de aspectos da sociedade, inclusive emprego, e quem faliu faliu por um monte de coisas alem do preco da hipoteca em si. Quem pode esperar mais de 10 anos provavelmente vai fazer um bom negocio, mas a maioria das pessoas comprou pelo mito de pagar um ano ou dois e ganhar 80 mil dolares magicamente com o aumento do preco do imovel, um aumento que nunca veio.

    Tradicionalmente, pelo menos no Brasil, nunca existiu investimento seguro alem de imovel porque o governo destroi o resto. Essa mentalidade BNH eh a essencia do neoliberalismo.

  15. Finalmente se lembraram dos
    Finalmente se lembraram dos mais fracos.

    Até agora só estou vendo ação para salvar os que armaram ou embarcaram conscientes nas falcatruas. Até no Brasil, como a fusão da Broi ou salvação do Banco Votorantin.

    Agora, não entendo o gov. Lula ajudar o BV para os Morais irem lá comprar a Aracruz e fazerem mais um monopólio. Péssimo para o Brasil! Já bastam os oligopólios do cimento e dos metais!

  16. Creio que a venda de imóveis
    Creio que a venda de imóveis financiados com hipotecas sub-prime para sem muitas exigências cadastrais, em um período de valorização dos imóveis americanos visava justamente levar o cliente a insolvencia, para retomar o imóvel que tese deveia estar valendo mais do que na epoca da venda e se aproriar da entrada e das parcelas que forma pagas.

    A partir do momento que ocorreu a queda dos preços dos imóvei, justamente em função dos aumentos dos juros americanos pelo fed e pelo aumento da retomada dos imóveis, a bolha estouro, como sempre ganha apenas os primeiros, depois vem o efeito manada, que derrubou mais acentuadamente o preço dos imóveis.

  17. Outra coisa que precisamos
    Outra coisa que precisamos lembrar é que os altos juros cobrados no contratos das hipotecas sub-prime foi o principal responsável pela aumento das vendas de títulos atrelados as hipotecas sub-prime.

    Caso ocorra uma ampla renegociação para diminuir a inadimplênicia, se utilizando de alongamento dos prazos de financiamentos e redução dos juros abusivos cobrados nos contratos da hipotecas sub-prime, certamente irá diminuir a rentabilidade do títulos atrelados as hipotecas sub-prime, o que diminuirá ainda mais a liquidez deste títulos.

    Creio que se a renegociação ds contratos tivesse sido relizado na primeira fase, sem se definir como socorrer as instituição financeira que estão carregando os títulos da hipotecas sub-prime, muitas instituições já teriam quebrado.

    Além disso dependendo da forma com que for feito o processo de renegociação das hipotecas sub-prime, pode ocorrer um aumento da inadimplência, pois muitos cliente irão querer reduzir os juros cobrados nos seus contratos, mesmo que ainda esteja pagando nos prazos contratados.

  18. Creio que por é isso que
    Creio que por é isso que chamava bolha imobiliária, pois o crescimento do consumo americano foi baseado no processo de refinanciamentos do imóveis que estavam se valorizando, uma hora iria parar de valorizar.

    O problema do sistema financeiro americano se resolve com a renegociação dos contratos das hipotecas sub-prime e como o socorro as instiuições financeiras que estão carregandos os derivativos atrelados as hipotecas sub-prime, mas o da economia americana, não. Isso aí é mais complicado.

    É preciso encontrar alguma forma de crédito que substitua os refinanciamentos imobiliários,
    Em função da queda dos preços dos imóveis por um bom tempo os refinancimentos não poderáo ajudar na sustenção do nível de consumo das famílias americanas.

  19. Ao Ivan Moraes dàs 13:42, um
    Ao Ivan Moraes dàs 13:42, um esclarecimento
    Voce disse o que eu disse, no meu comentário anterior.
    O mercado desregulamentado, ganancioso, associado à necessidade do indivíduo, gerou estes financiamentos.
    Estes financiamentos, por mim citados, furgão e casa, estão sendo pagos.
    Agora os bancos, tinham que fechar os olhos a eles sim, inclusive, porque o carro, não é um carro de passageiros para transporte, mas sim um furgão adaptado em fábrica, para o serviço específico, a que se destina, passível de fiscalização, e a pessoa em referência, tinha visto de turista, para visitação (nem sei se olharam o passaporte, felizmente para ele)

  20. “dependendo da forma com que
    “dependendo da forma com que for feito o processo de renegociação das hipotecas sub-prime, pode ocorrer um aumento da inadimplência, pois muitos cliente irão querer reduzir os juros”: concordo; acrescento que, a esse ponto pelo menos, uma parte do que esta sendo apresentado como “inadimplencia” esta nas pessoas que podem pagar mas estao com contratos de longo prazo altamente lesivos a seus interesses numa economia na qual nao confiam, *mesmo que* nao sejam contratos subprime.

    “É preciso encontrar alguma forma de crédito que substitua os refinanciamentos imobiliários”: o unico eh pagamento direto ao governo para toda e qualquer coisa. Se cartao de credito eh cartao de credito, green card tambem vai passar a ser, passaporte (do pais, logico) tambem, carteira de motorista tambem. Se os bancos quizerem espalhar que os dados ex-bancarios (ex-bancarios pois os bancos estarao a caminho de outro planeta) dos clientes serao usados por governos-sombra como forma de controle para que algum “regime totalitario” central possa controlar o mundo eles nao aprenderam nada a respeito do defeito conceitual inherente na ideia de “dinheiro” que levou aa crise bancaria do inicio da era internauta, e nao entenderam nada a respeito do que acontece com quem enfia as patas no bolso alheio.

    Eles podem espalhar os rumores que quizerem, aa vontade. Mesmo assim eles vao sumir do planeta.

    Passar bem, bancos, e adieu. Vai sumindo agora.

    Eu disse ***AGORA***.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador