As dificuldades enfrentadas pela indústria

Do Correio Braziliense

Pedido de ajuda

São Paulo — A presidente Dilma Rousseff não escondeu ontem a preocupação com o ritmo titubeante da economia, que não está respondendo a contento aos vários estímulos dados pelo governo. As dificuldades são mais visíveis na indústria, que enfrenta sérias dificuldades para enfrentar a concorrência externa. Nem mesmo as medidas protecionistas anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento, dificultando a entrada de importados no país, está sendo suficiente para dar um novo gás à produção nacional.

Ao se encontrar ontem com representantes da indústria, durante a abertura da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai, Dilma cobrou empenho de todos para a retomada do crescimento, sobretudo por meio da elevação dos investimentos. Assustou o governo o fato de a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) de setembro, calculada pelo Banco Central, ter apontado queda de 0,52%, o pior resultado em 11 meses.

Em seu discurso, a presidente defendeu a importância da indústria e destacou que o país precisa de seus “empregos de qualidade” e a sua capacidade de inovação. Diante de estudantes de escolas técnicas, ela enfatizou os investimentos do governo no ensino técnico e reafirmou a necessidade de capacitação internacional para impulsionar a competitividade da economia brasileira. “Somos um país que precisa da nossa indústria”, disse. E acrescentou: “Se nós queremos, de fato, aumentar a nossa taxa de crescimento; se nós queremos, de fato, termos o desafio de chegarmos a ser uma sociedade cada vez mais avançada, nós precisamos da nossa indústria, tanto dos empregos de qualidade que ela gera, quanto da sua capacidade de gerar inovação”.

Tombo

A presidente deixou claro que o governo está fazendo a sua parte para a retomada do crescimento. Por isso, abriu mão de mais de R$ 45 bilhões em impostos por meio de medidas de estímulo ao consumo e à produção para enfrentar os efeitos da crise internacional, que está afetando, principalmente, os países da Zona do Euro. Recentemente, o Ministério da Fazenda prorrogou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos até o fim deste ano, prazo válido também para eletrodomésticos da linha branca. A despeito dos incentivos, a produção industrial recuou 1% em setembro, o pior resultado em oito meses.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador