As expectativas positivas dos empresários

Do Valor

Empresários esperam melhora da atividade em seis meses, avalia a FGV

Marta Nogueira

Os empresários da indústria de transformação ainda estão insatisfeitos com o desenvolvimento recente do nível de atividade do setor. No entanto, as expectativas são positivas para a situação dos negócios nos seis meses seguintes. A afirmação foi feita pelo superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campelo, com base nos resultados da prévia da Sondagem da Indústria de Transformação de julho, divulgada nesta sexta-feira pela FGV.

A prévia da Sondagem da Indústria de julho sinaliza  ligeiro recuo, de 0,3%, do Índice de Confiança da Indústria (ICI), na comparação com mês anterior. Segundo Campelo, no início do ano os empresários da indústria haviam demonstrado melhoras na expectativa dos seus negócios. Mas como a demanda não cresceu e os estoques começaram a acumular, a avaliação da situação atual piorou no segundo trimestre.

Campelo explicou que apesar das medidas do governo federal para estimular a economia a demanda externa ainda está muito baixa, e o cenário da economia internacional continua incerto. Nos próximos três meses os empresários ainda não sinalizam boas expectativas. Entretanto, ele pondera que a situação poderia ser pior. “Se eles estivessem pessimistas em relação aos próximos seis meses a atividade da indústria estaria mais propícia a desacelerar”, disse Campelo, acrescentando que dados consolidados sobre cenário mais favorável em um horizonte de seis meses somente serão anunciados na semana que vem, quando o ICI completo for divulgado.

O economista da FGV explicou que o desempenho dos bens intermediários são os que mais trazem expectativas negativas. Já os não duráveis e os insumos para a construção estão relativamente bem.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) ficou estável em 83,8% na prévia de julho, idêntico à média dos últimos cinco anos. Para a prévia de resultados da Sondagem da Indústria foram consultadas 806 empresas entre os dias 2 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado em 27 de julho.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador