As sugestões de Roubini contra a crise

Por Paulo F.

Do dinheirovivo.pt

O economista que previu a crise de 2008 diz ter a receita para resolver a crise da zona euro. Conheça as quatro soluções que propõe:

Previsões de Roubini. Como se pode salvar a zona euro?

Nouriel Roubini
Nouriel Roubini
D.R.09/01/2012 | 11:15 | Dinheiro Vivo

O apoio à periferia da zona euro através de uma instituição financeira é, para Nouriel Roubini, mais seguro que os empréstimos diretos aos Estados. Desta forma o economista defende um papel mais ativo do FMI para apoiar as economias nacionais da zona euro:

1 – Quotas mais elevadas
Espera-se que as quotas do FMI aumentem em Outubro deste ano; desta forma o Fundo de Coesão Comunitário do FMI poderia aumentar.

2 – Mais fundos 
Uma ativação total do Conselho directivo nacional poderia permitir que mais fundos do FMI sejam prestados aos Estados membros da zona euro; dependendo do país, os fundos do Conselho Diretivo Nacional poderiam financiar-se bem, mediante o banco central do país ou do ministério da economia.

3 – Direitos especiais
Em terceiro lugar poderiam emitir-se mais direitos especiais de circulação bancária tal como se propôes na reunião do G20 em Cannes.

4 – Ativos bancários
Os bancos centrais da zona euro poderiam emprestar parte dos seus ativos ao FMI para que este possa ter mais recursos para posteriormente emprestar aos estados membros da zona euro. Roubini diz, todavia, que a legalidade deste acordo não está totalmente clara. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador