BCE muda discurso e diz que está pronto para agir, em caso de crise

Jornal GGN – Com a meta de garantir a estabilidade de preços, o Banco Central Europeu (BCE) se diz pronto para adotar medidas e ferramentas consideradas “fora do padrão”. As palavras foram do conselheiro Peter Praet, que ganharam ainda mais força após da declaração de Luis Maria Linde, presidente do Banco Central espanhol sobre a necessidade de medidas já nos próximos meses.

Outros membros do BCE afirmaram também que, embora a zona do euro não esteja ainda passando por uma deflação, o risco é grande e a autoridade monetária está pronta para agir em casos extremos. Todos participam de uma conferência em Frankfurt, na Alemanha.

Linde, que permaneceu em Madri, disse que uma apreciação do euro pode levar o bloco econômico a sofrer uma ação de política monetária de emergência. 

O BCE vem mantendo o discurso de sua política monetária expansionista. No entanto, os rumores ganharam força após a decepção dos mercados com o anúncio das taxas de juros mantidas na mínima recorde de 0,25% sem o adendo de nenhuma outra medida, mesmo com as estimativas de inflação baixa.

Hoje, os executivos refizeram seus discursos, afirmando que existe sim a possibilidade de adoção de novas medidas, especialmente se o euro continuar apreciado em relação ao dólar.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador