CNI: confiança do empresário é a menor desde abril de 2009

Do site da CNI

Confiança do empresário cai e é a mais baixa desde abril de 2009

Pesquisa da CNI mostra que industriais estão menos otimistas com o futuro. O indicador de expectativa sobre o desempenho da economia nos próximos seis meses recuou para 46,8 pontos em julho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu para 49,9 pontos em julho e ficou muito próximo da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. Com a queda de 4,9 pontos percentuais em relação a junho, o índice deste mês é o menor desde abril de 2009, quando o Brasil enfrentava os efeitos da crise financeira internacional. As informações são da pesquisa divulgada nesta terça-feira (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ICEI varia de zero a cem. Abaixo de 50 indica falta de confiança.

“Há dois motivos para a queda da confiança em julho. O primeiro é a retomada da política de elevação dos juros e, o segundo, os protestos da população”, avalia o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

De acordo com a pesquisa, a confiança caiu em todos os segmento da indústria. Mas o pessimismo é maior no setor de transformação, em que o ICEI baixou para 49,2 pontos. A avaliação dos empresários em relação à situação atual da economia passou para 34,1 pontos. A percepção sobre as condições da empresa recuaram para 44,7 pontos.

EXPECTATIVAS FUTURAS – A pesquisa informa ainda que os empresários estão menos otimistas em relação ao futuro. O indicador de expectativa sobre o desempenho da economia nos próximos seis meses passou de 52,5 pontos em junho para 46,8 pontos em julho. Como está abaixo de 50 pontos, indica expectativas de piora. O indicador de expectativas em relação à empresa diminuiu de 62,1 pontos em junho para 58,2 pontos neste mês.

Fonseca lembra que a queda na confiança dos empresários indica que a economia terá dificuldades de recuperação. “O empresário que não está muito confiante é mais conservador na hora de expandir a produção. Baixa confiança significa baixo investimento, baixa contratação de trabalhadores e baixa atividade industrial”, completa.

A pesquisa do ICEI foi feita entre 1º e 12 de julho com 2.475 empresas, das quais 874 são pequenas, 973 médias e 628 grandes.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador